Autor Tópico: Garota sendo expulsa da Uniban por usar minisaia  (Lida 70212 vezes)

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
Re: Garota sendo expulsa da Uniban por usar minisaia
« Resposta #175 Online: 01 de Novembro de 2009, 18:41:51 »
Qual constrangimento???? Poderiam ser mais específicos??? Ou não?????
 A menina (ou qualquer outro cidadão) precisa ser telepata antes de entrar em um antro de mongóis?   :no:
« Última modificação: 01 de Novembro de 2009, 18:44:32 por Spitfire »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #176 Online: 01 de Novembro de 2009, 18:49:44 »
... Parece-me que vocë não acredita nem um pouquinho que a menina utilizou uma roupa que NAQUELE CONTEXTO, NAQUELA PARCELA DA SOCIEDADE, NAQUELE GRUPO DE PESSOAS provocaria certo constrangimento e que ela fez isso sabendo parte das consequencias. (a hostilidade que ocorreu, acredito que nem o mais pessimista pensaria)

Acho que isto resume bem o que ocorreu.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #177 Online: 01 de Novembro de 2009, 19:15:30 »
Tirei as outras "minorias" e deixei só referencia aos gays porque depois que reli achei a analogia meio furada, já que o preconceito aqui é obviamente sexual.

Gente, ou eu estou enganado ou vocês acham que a Sociedade é um mundo de rosas. Pelo que me parece, todos aqui sabem o que pode e o que não pode nessa nossa selva social e sabem as consequencias que pode ocorrer em inverter essa lógica.

Luis, todos aqui sabem que a sociedade não é um "mar de rosas". A diferença é que você parece aceitar isso como natural e imputar parte ou toda a culpa nas vítimas da discriminação.

Parece-me que vocë não acredita nem um pouquinho que a menina utilizou uma roupa que NAQUELE CONTEXTO, NAQUELA PARCELA DA SOCIEDADE, NAQUELE GRUPO DE PESSOAS provocaria certo constrangimento e que ela fez isso sabendo parte das consequencias. (a hostilidade que ocorreu, acredito que nem o mais pessimista pensaria)

Diga como alguém poderia saber que com umas meninas usando outras minissaias, e não dando em nada, num belo dia aquela minissaia especificamente (ou qualquer uma, eventualmente) iria gerar um alvoroço e fazer com que as pessoas se unissem em coro para chamá-la de puta. A analogia de "panela de pressão" não convence (ou não é clara); a mim parece mais lógico que quanto mais comuns fossem, menos esperado fosse esse tipo de reação, tanto que até deu no jornal, pegando a todos de surpresa, ninguém esperava.

Se alguém resolvesse usar fio dental em topless numa praia particular de um retiro de cristãos, até poderia se dizer que deveria saber que está se metendo em problemas, talvez procurando sarna para se coçar mesmo, mas esse caso parece bem diferente, sem condições de alguém ter previsto que usar minissaia, uma roupa razoavelmente comum naquele meio, de repente causaria isso tudo num ambiente de jovens que não se supõe serem extraordinariamente conservadores.

Offline Luis

• Nível 06
  • *
« Resposta #178 Online: 01 de Novembro de 2009, 19:28:30 »
Tirei as outras "minorias" e deixei só referencia aos gays porque depois que reli achei a analogia meio furada, já que o preconceito aqui é obviamente sexual.

Gente, ou eu estou enganado ou vocês acham que a Sociedade é um mundo de rosas. Pelo que me parece, todos aqui sabem o que pode e o que não pode nessa nossa selva social e sabem as consequencias que pode ocorrer em inverter essa lógica.

Luis, todos aqui sabem que a sociedade não é um "mar de rosas". A diferença é que você parece aceitar isso como natural e imputar parte ou toda a culpa nas vítimas da discriminação.

Parece-me que vocë não acredita nem um pouquinho que a menina utilizou uma roupa que NAQUELE CONTEXTO, NAQUELA PARCELA DA SOCIEDADE, NAQUELE GRUPO DE PESSOAS provocaria certo constrangimento e que ela fez isso sabendo parte das consequencias. (a hostilidade que ocorreu, acredito que nem o mais pessimista pensaria)

Diga como alguém poderia saber que com umas meninas usando outras minissaias, e não dando em nada, num belo dia aquela minissaia especificamente (ou qualquer uma, eventualmente) iria gerar um alvoroço e fazer com que as pessoas se unissem em coro para chamá-la de puta. A analogia de "panela de pressão" não convence (ou não é clara); a mim parece mais lógico que quanto mais comuns fossem, menos esperado fosse esse tipo de reação, tanto que até deu no jornal, pegando a todos de surpresa, ninguém esperava.

Se alguém resolvesse usar fio dental em topless numa praia particular de um retiro de cristãos, até poderia se dizer que deveria saber que está se metendo em problemas, talvez procurando sarna para se coçar mesmo, mas esse caso parece bem diferente, sem condições de alguém ter previsto que usar minissaia, uma roupa razoavelmente comum naquele meio, de repente causaria isso tudo num ambiente de jovens não consideravelmente conservadores.

A quetão é  da ordem do simplista: alguma variável, naquela situação, desencadeou aquele furor. O ponto não é conseguir prever isso, mas sim como evitar. Para começar, aprendendo (ou relembrando) que biquine combina com praia, calça combina com biblioteca, decote combina com boate, etc.

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #179 Online: 01 de Novembro de 2009, 20:50:10 »

Era exatamente isso que eu estava querendo dizer.
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #180 Online: 01 de Novembro de 2009, 21:00:19 »

Somos preconceituosos, sim, quem diz que não só pode ser louco ou acreditar em coisas utópicas
, como deus.

Abraços,
Luis

Esse é o "x" da questão.

Eu tenho todo o direito, previsto na Constuituição, de Ir e Vir, aquela coisa maravilhosa e tal.

Agora, nem por isso pretendo visitar a favela de Heliópolis às 4h00 da madrugada por que me deu na telha.

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #181 Online: 01 de Novembro de 2009, 21:02:39 »
Agora, nem por isso pretendo visitar a favela de Heliópolis às 4h00 da madrugada por que me deu na telha.
Mesmo se for, e acabar sendo morto, a culpa recai sobre quem te matou, e não sobre você. Além disso, vocês não tem como responder o que a outra garota da faculdade falou, dizendo que ela mesma veio de mini-saia outras vezes e nunca aconteceu nada.
Meu blog

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #182 Online: 01 de Novembro de 2009, 21:17:36 »
Mesmo se for, e acabar sendo morto, a culpa recai sobre quem te matou, e não sobre você. Além disso, vocês não tem como responder o que a outra garota da faculdade falou, dizendo que ela mesma veio de mini-saia outras vezes e nunca aconteceu nada.

E daí? Estarei morto por ter ido até lá. Ela quase foi linchada.

A culpa não seria minha, não foi dela. Isso te faz se sentir melhor?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #183 Online: 01 de Novembro de 2009, 21:25:29 »
Acho estranho como vocês mantém a posição de que a menina que começou a história, sendo que houve até entrevista de outra garota falando que muita gente usa aquele tipo de roupa na faculdade e nunca aconteceu nada.

Você está querendo dizer que a menina foi bode expiatório para uma demonstração de ódio coletivo? Isto soa bem mais estranho...

Na verdade não soa não. Mesmo você não concordando, parece que acaba de matar a charada.

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #184 Online: 01 de Novembro de 2009, 21:26:20 »

Bom, duas coisas. Em primeiro lugar, como a garota disse, como o Buckaroo disse, como eu disse, não havia motivos pra ela suspeitar que causaria aquela reação.

Em segundo lugar, o que você está falando serve para dar recomendações a pessoas sobre o que elas devem fazer ou não. O que estamos discutindo é, tendo acontecido, de quem é a responsabilidade? São coisas completamente diferentes.
Meu blog

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #185 Online: 01 de Novembro de 2009, 21:27:26 »
Você está querendo dizer que a menina foi bode expiatório para uma demonstração de ódio coletivo? Isto soa bem mais estranho...

Na verdade não soa não. Mesmo você não concordando, parece que acaba de matar a charada.

Eu acho que uma tese mais plausível é a garota ser 'alvo' de algum grupo e a roupa ter servido de desculpa pra começar uma avacalhação (como poderia servir qualquer outra coisa). E aí o espírito de turba explicaria o resto.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2009, 21:30:15 por André T. »
Meu blog

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #186 Online: 01 de Novembro de 2009, 21:27:26 »
Eu fiz faculdade há mais de 10 anos atrás, e já naquele tempo as meninas usavam roupas curtas sem serem atacadas. Já fui em várias faculdades, sempre vejo campus de faculdades na TV, moro em frente à UFES (Universidade Federal do ES), sempre vejo as meninas indo à universidade, e nenhuma delas usa burca. Muitas usam roupas curtas e minissaias. E nem por isso são estigmatizadas e perseguidas. Encara-se tudo como no século 21, normalmente.

Sinceramente até hoje não tinha notícia de faculdades onde os alunos ficam constrangidos com mulheres com roupa curta... pelo contrário.

Parece que para justificar o injustificável criou-se a faculdade espantalho, onde os estudantes se chocam com minissaias e vestidos curtos como se estivessem no Oriente Médio ou no Século 19.

E é claro, se a garota comete o terrível pecado de ir de roupa curta nesta faculdade, que arque com as terríveis consequências!

Vamos encarar a realidade: esse foi um caso isolado, onde uma turma de retardados incentivados pelo efeito manada colocaram seus preconceitos à mostra e hostilizaram uma mulher por usar uma roupa curta... misoginia pura e simples.

Tratar uma faculdade como se fosse uma mesquita é muita fantasia pro meu gosto.

"Deus prefere os ateus"

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #187 Online: 01 de Novembro de 2009, 21:37:48 »

Bom, duas coisas. Em primeiro lugar, como a garota disse, como o Buckaroo disse, como eu disse, não havia motivos pra ela suspeitar que causaria aquela reação.

Em segundo lugar, o que você está falando serve para dar recomendações a pessoas sobre o que elas devem fazer ou não. O que estamos discutindo é, tendo acontecido, de quem é a responsabilidade? São coisas completamente diferentes.

Então, o que escrevi foi exatamente isso: se ela não sabia/suspeitava, é uma anomalia. Normalmente, as mulheres conhecem muito bem as reações do sexo masculino, especialmente se convivem com homens recém saídos das cavernas, como os colegas da Geysa. É incrível que ela não tenha suspeitado de nada...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #188 Online: 01 de Novembro de 2009, 21:40:08 »
Eu fiz faculdade há mais de 10 anos atrás, e já naquele tempo as meninas usavam roupas curtas sem serem atacadas. Já fui em várias faculdades, sempre vejo campus de faculdades na TV, moro em frente à UFES (Universidade Federal do ES), sempre vejo as meninas indo à universidade, e nenhuma delas usa burca. Muitas usam roupas curtas e minissaias. E nem por isso são estigmatizadas e perseguidas. Encara-se tudo como no século 21, normalmente.

Sinceramente até hoje não tinha notícia de faculdades onde os alunos ficam constrangidos com mulheres com roupa curta... pelo contrário.

Parece que para justificar o injustificável criou-se a faculdade espantalho, onde os estudantes se chocam com minissaias e vestidos curtos como se estivessem no Oriente Médio ou no Século 19.

E é claro, se a garota comete o terrível pecado de ir de roupa curta nesta faculdade, que arque com as terríveis consequências!

Vamos encarar a realidade: esse foi um caso isolado, onde uma turma de retardados incentivados pelo efeito manada colocaram seus preconceitos à mostra e hostilizaram uma mulher por usar uma roupa curta... misoginia pura e simples.

Já no sul, o normal é usar calça na faculdade. Muito raro alguém de saia ou bermudinha.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #189 Online: 01 de Novembro de 2009, 21:43:28 »

Já no sul, o normal é usar calça na faculdade. Muito raro alguém de saia ou bermudinha.

Em São Paulo, capital e principalmente interior, as garotas usam muito minissaia em dias de calor, comum.

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #190 Online: 01 de Novembro de 2009, 21:45:35 »
Achei ridícula também Renato, nunca vi isso em Universidade, parecia escola pública de ensino fundamental em bairro de periferia.

Sem comentários...

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #191 Online: 01 de Novembro de 2009, 21:49:20 »
Aqui em Vitória faz bastante calor, muito comum ver alunas com roupas curtas.
"Deus prefere os ateus"

Offline Luis

• Nível 06
  • *
« Resposta #192 Online: 01 de Novembro de 2009, 21:54:25 »
Acredito que até os defensores da saia curta em velórios já perceberam que a menina passou do ponto e teve uma parcela de participação (intencional) na conduta dos seus colegas bárbaros.

Aqui no Rio faz bastante calor, mas minha namorada não vai à faculdade com tapa sexo, não. Na verdade, no meu tempo de faculdade havia umas que iam, mas algumas pararam depois de perceber que o pessoal as chamava de puta nas reuniões informais que ocorrem entre os estudantes.

O interessante é que agora ela diz que pensa em fazer novela: ser atriz.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #193 Online: 01 de Novembro de 2009, 21:58:37 »

O que? :susto: Então está provado, é uma prostituta mesmo e mereceu o que aconteceu! Se tivesse dito que queria ser física nuclear ou neurocirurgiã, aí seria diferente.
"Deus prefere os ateus"

Offline Blues Brother

• Nível 16
  • *
« Resposta #194 Online: 01 de Novembro de 2009, 22:00:29 »
Luis, você ainda não entendeu...

A Geysa agora é a Rosa Parks dos micro-vestidos.

Virou símbolo da causa. Vão fazer música sobre ela.

Offline André T.

• Nível 17
  • *
    • Meu blog
« Resposta #195 Online: 01 de Novembro de 2009, 22:01:20 »
Luis, você ainda não entendeu...

A Geysa agora é a Rosa Parks dos micro-vestidos.

Virou símbolo da causa. Vão fazer música sobre ela.

Quando não consegue responder... ridicularize! hehehe
Meu blog

Offline Luis

• Nível 06
  • *
« Resposta #196 Online: 01 de Novembro de 2009, 22:01:30 »

O que? :susto: Então está provado, é uma prostituta mesmo e mereceu o que aconteceu! Se tivesse dito que queria ser física nuclear ou neurocirurgiã, aí seria diferente.

Uau! vocë é um ser humano sem estereótipos!!

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #197 Online: 01 de Novembro de 2009, 22:03:56 »

Não sou não, mas eu tento :hihi:...
"Deus prefere os ateus"

Offline Luis

• Nível 06
  • *
« Resposta #198 Online: 01 de Novembro de 2009, 22:05:42 »

Não sou não, mas eu tento :hihi:...

Saia curta em velório quando tá quente, pode ? :)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #199 Online: 01 de Novembro de 2009, 22:06:05 »
Todos deveríamos ser, não? :)
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!