Acredito que muita gente está disposta a ler coisas não escritas em minhas mensagens, talvez pela interpretação erronea permitir maior arcabouços de argumentos antigos, sem precisar ter de recorrer às citações, fontes externas, frases enormes, etc, que faço.
Acho impressionante como alguns tem a capacidade de responder um argumento lógico, com sentido, que utiliza até de algumas referências à psicologia das massas, análise sociológica, etc, com uma frase normalmente irônica ou dizendo que o filme tal fala algo muito similar.
Vou só dar uma resumida para caso alguem queira uma discussão bacana, via email ou similar:
1) Penso que existem existem situações específicas e adequedas para condutas (roupas, comportamentos, atitudes, etc) propícias e compatíveis. A menina sabia disso e transgrediu essa convenção social para provocar certa atitude dos seus colegas mas não imaginou que a resposta seria tão grande.
2) Vocês parecem pensar que a menina não fez absolutamente nada demais em utilizar uma saia pink, muito curta, num ambiente acadêmico e a atitude do povo foi apenas uma ação (a algo desconhecido) e não uma reação. (Eu acho tão absurdo o argumento de vocês, pois além de parecer negligenciar o fato de ISSO TER ACONTECIDO E NÃO ESTARMOS DISCUTINDO SOBRE UMA FICÇÃO, LIVRO, ETC desconsideram sequer a participação da menina no ocorrido).
Vamos lá, para sintetizar: Eu não sou nenhum talibã e jamais agrediria ou ofenderia uma menina na rua. Sei bastante respeitar as pessoas apesar de perceber que elas vem aos poucos se auto-desrespeitando. Tenho uma certa predisposição a fazer análises mais sociológicas das coisas que ocorrem e penso que ambos entraram uma dança naquele dia.
A menina provocou, sabia que iria provocar e gosta de provocar, como disse. Os meninos foram provocados e agiram como homens provocados enquanto olhavam para a menina. Até aqui, o mundo inteiro é assim. Nada muda.
O errado, absurdo, vadanlismo, etc, foi quando a reação dos meninos foi da órdem da agressão, o que não possui nenhuma justificativa. Porém, vejo essa atitude como uma Reação.
Meu combate a isso não é pedindo que as mulheres se tapem o corpo inteiro, é simplesmente dando educação aos participantes do evento, para que uns percebam que a atitude agressiva não possui lógica interna que a sustente em nada e outros percebam que para modificar convenções sociais tão estabelecidas e paradoxais (como todas), é necessário começar pela auto-preservação.
Apenas uma opinião, ou talvez um desabafo:
Vale lembrar que não estamos discutindo sobre a Judith Butler moderna, nem a Parks. Estamos discutindo sobre uma menina que garanto que quase ninguém gostaria de ter muito perto para conversas culturais, que meteu a porra dum vestido curtissimo, rosa pink, e depois fala "oh, meu deus, o que meu pai pensará de mim". Ou é alguém que acha que mora em Marte ou é uma Débil.
Além do mais, parabenizo o 1% de homens e mulheres aqui presentes que acham tranquilo suas Filhas, Mães, Esposas, Namoradas, etc usarem tapa-sexo desde que não roubem. Eu sou bastante diferente.
Com bastante verdade,
Abraço a todos.