Isso não é argumento Juca, empresas privadas que não cumprem a lei são fechadas e seus donos processados, no caos do SUS nada acontece, ninguém é responsável, nada é fechado, nada muda e não existe concorrência possível.
Quando o SUS não aumenta a tabela de repasse e deixa hospitais a beira do colapso, o ministro da saúde não é responsabilizado, vira candidato a governador e ainda ganha seu voto se bobear.
Se fosse eu que tivesse fazendo comparações entre o público e o privado seu argumento estaria ok, mas não, e não sou especialista, então pergunte para o Derfel sobre auditorias, responsabilidades e fiscalização.
O que eu quis demonstrar para o é que o ente privado não é garantia de sucesso e eficiência, ainda mais em questões de saúde pública, onde o lucro não pode ser o principal fator, como são em empresas privadas.
O lucro é a representação do sucesso de uma operação e um ambiente competitivo permite custos menores a todos com aumento de eficiência. Quem usa Internet, equipamentos médicos de última geração, remédios sofisticados.. Basicamente a maior fatia do desenvolvimento o faz por esse modelo.
Derfel irá responder que (na teoria) existe blablabla, na prática sabemos a miséria e o descaso à população.
Com vários hospitais privados e vários planos de saúde, eu posso escolher o plano que melhor me convem, o estado tem que fazer o mínimo que é regular, fiscalizar e permitir que o mercado cresça de maneira justa. Se o governo (aí sim o pt) não sabe fazer funcionar uma agência reguladora ele vai querer executar um sistema de saúde.. no Brasil.. com nossos funcionários públicos e políticos.. e essa corrupção?
Não, se ele fizer bem o mínimo, é o suficiente para as coisas funcionarem. Vamos impedir que padilha e Vargas da vida (e seus pares de outros partidos) tenham sequer a chance de roubar remédios de pobres e executar sua incompetência administrativa em áreas tão carentes. Tire o poder dos políticos e a execução de nosso funcionalismo incompetente e não meritocrático assim pode haver desenvolvimento.