Autor Tópico: Problemas do SUS  (Lida 155168 vezes)

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
Re:Problemas do SUS
« Resposta #975 Online: 05 de Agosto de 2014, 13:54:56 »
Gabarito, se você comparar o quanto é destinado à saúde lá e aqui pra cada habitante, verá que fazemos milagres.

Está certo, Pasteur. Eu não quero generalizar ao afirmar que todos que trabalham com o SUS são pessoas envolvidas e comprometidas com trambiques. Sei que tem muita gente séria e que se esforça para dar o seu melhor. Inclusive, sou solidário a esses heróis que podem ser confundidos com as piores peças da engrenagem. A eles, o meu respeito e admiração.

Mas, infelizmente, esse grupo é pequeno e não consegue fazer verão.
Infelizmente, a máquina maior não tem um bom motorista e, por mais que o retrovisor não queira, por menos que os bancos e o estofamento desejem, o veículo segue para o abismo. Porque aqueles que fazer bem ao sistema não possuem o controle do sistema, não dominam a direção que as coisas tomam.

Você há de concordar comigo que colocar mais dinheiro ainda num bolso furado, vai só aumentar a quantidade de moedas que vão cair no chão. O bolso está furado, Pasteur, o saco está roto, tudo que colocar dentro vai cair.

Os que roubam, sonham com esses projetos de aumentar a destinação de recursos federais para a saúde. Os olhos deles brilham quando alguém fala em aumentar a verba da saúde. É tudo o que comissões de licitação bandidas querem, é o paraíso na Terra, é o doce da criança:
"- Ôba, vem mais verba por aí! Vai dar para comprar aquele iate a vista!"

Acredito que você é inteligente o suficiente para saber dos descalabros que existem. Como é que podemos admitir que se deve dar mais dinheiro para essa gandaia de assaltantes de cofres públicos?

Aí você me pede uma sugestão de mudança, de melhoria.
Reforma do sistema. Reforma série, começando pelos que batem ponto e vão embora. Como Madiba disse, isso é o básico do básico.

Aí você me pergunta de novo: quem pode realizar essa reforma.
Sou sincero e digo que não sei. Mas isso não tira de mim o direito de enxergar que está errado, que está mal feito, que está sem dono.

Um abraço cordial.

Gabarito, qualquer um sabe que há ladrões em todos os setores, saúde, educação, segurança, que desviam uma parte das verbas. O bolso está furado como você disse, mas o quanto está furado? Eu não sei. Tudo que entrar a mais vai cair? Quero crer que não. Qual é a porcentagem de médicos que batem o ponto e vão embora? Creio ser poucos. Se você necessita de um medicamento de 100 reais pra salvar uma vida, pouco importa se o valor justo seria de 50 reais. Você vai pagar os 100. Pode protestar, se indignar, gritar, mas primeiro tem que salvar essa vida.

Grande abraço.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #976 Online: 05 de Agosto de 2014, 14:08:11 »
A fonte que você deu diz que é privado. Leia novamente.

O modelo não é privado, ele recebe de vários órgãos, convênios, SUS, etc.. Não há acionistas. É mais como uma fundação.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #977 Online: 05 de Agosto de 2014, 14:10:57 »
Gabarito, se você comparar o quanto é destinado à saúde lá e aqui pra cada habitante, verá que fazemos milagres.

Está certo, Pasteur. Eu não quero generalizar ao afirmar que todos que trabalham com o SUS são pessoas envolvidas e comprometidas com trambiques. Sei que tem muita gente séria e que se esforça para dar o seu melhor. Inclusive, sou solidário a esses heróis que podem ser confundidos com as piores peças da engrenagem. A eles, o meu respeito e admiração.

Mas, infelizmente, esse grupo é pequeno e não consegue fazer verão.
Infelizmente, a máquina maior não tem um bom motorista e, por mais que o retrovisor não queira, por menos que os bancos e o estofamento desejem, o veículo segue para o abismo. Porque aqueles que fazer bem ao sistema não possuem o controle do sistema, não dominam a direção que as coisas tomam.

Você há de concordar comigo que colocar mais dinheiro ainda num bolso furado, vai só aumentar a quantidade de moedas que vão cair no chão. O bolso está furado, Pasteur, o saco está roto, tudo que colocar dentro vai cair.

Os que roubam, sonham com esses projetos de aumentar a destinação de recursos federais para a saúde. Os olhos deles brilham quando alguém fala em aumentar a verba da saúde. É tudo o que comissões de licitação bandidas querem, é o paraíso na Terra, é o doce da criança:
"- Ôba, vem mais verba por aí! Vai dar para comprar aquele iate a vista!"

Acredito que você é inteligente o suficiente para saber dos descalabros que existem. Como é que podemos admitir que se deve dar mais dinheiro para essa gandaia de assaltantes de cofres públicos?

Aí você me pede uma sugestão de mudança, de melhoria.
Reforma do sistema. Reforma série, começando pelos que batem ponto e vão embora. Como Madiba disse, isso é o básico do básico.

Aí você me pergunta de novo: quem pode realizar essa reforma.
Sou sincero e digo que não sei. Mas isso não tira de mim o direito de enxergar que está errado, que está mal feito, que está sem dono.

Um abraço cordial.

Gabarito, qualquer um sabe que há ladrões em todos os setores, saúde, educação, segurança, que desviam uma parte das verbas. O bolso está furado como você disse, mas o quanto está furado? Eu não sei. Tudo que entrar a mais vai cair? Quero crer que não. Qual é a porcentagem de médicos que batem o ponto e vão embora? Creio ser poucos. Se você necessita de um medicamento de 100 reais pra salvar uma vida, pouco importa se o valor justo seria de 50 reais. Você vai pagar os 100. Pode protestar, se indignar, gritar, mas primeiro tem que salvar essa vida.

Grande abraço.

Não são poucos os absenteistas, não tenho o número mas gente aqui desse fórum que trabalha com saúde diz ser muito. Uma conhecida minha trabalha com saúde através de uma ONG e me diz que os médicos já se acham no direito de bater ponto e ir embora. Sequer o Derfel foi contra essa visão.

Quanto roubam? O suficiente para desmoralizar o SUS, e o suficiente para provar que náo há controles, a ponto de ter desvios de dezenas e dezenas de milhões, o tempo todo.

Então, o que eu digo é auto-evidente.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #978 Online: 05 de Agosto de 2014, 14:14:53 »
Madiba, você fala tanto de gestão, quem vê pensa que tem um raio X completo da questão. Se tiver apresente aí toda a problemática desse assunto. Vamos lá. Seja objetivo. Quem são os gestores, quanto cada um surrupia, o que cada um fez e o que não fez.

Quero ver você falar que não há subfinanciamento na saúde. Vamos lá. Repita comigo: não há subfinanciamento na saúde...

Sempre há super-financiamento quando há roubos nesta proporção, absenteísmo, etc.. E QUANDO HÁ PAÍSES que desempenham melhor com menos, como mostrado no relatório B.M

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #979 Online: 05 de Agosto de 2014, 14:27:55 »
A fonte que você deu diz que é privado. Leia novamente.

O modelo não é privado, ele recebe de vários órgãos, convênios, SUS, etc.. Não há acionistas. É mais como uma fundação.

Recebe aquilo que gasta, assim como qualquer outro hospital que atende ao sus. O controle não é estatal, é privado, o espaço físico não é estatal, é privado. Seja uma fundação ou não, é uma fundação privada.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #980 Online: 05 de Agosto de 2014, 14:31:12 »
Uma fundação tem um estatuto e um modus operandi bem distinto que uma empresa privada com ações na bolsa, por exemplo. Não vale a discussão aqui, só pontuei que a Santa Casa não é exemplo de uma empresa privada.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #981 Online: 05 de Agosto de 2014, 14:32:49 »
Se eu tiver um hospital particular familiar sem ações na bolsa, isso não vale como exemplo se empresa privada? Vai chamar o escocês Madiba?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #982 Online: 05 de Agosto de 2014, 15:03:10 »
Se eu tiver um hospital particular familiar sem ações na bolsa, isso não vale como exemplo se empresa privada? Vai chamar o escocês Madiba?

Não é uma questão de ter ações na bolsa Barata e sim de que é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, o que é bem diferente de uma empresa com finalidade lucrativa.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #983 Online: 05 de Agosto de 2014, 15:04:40 »

Não é uma questão de ter ações na bolsa Barata e sim de que é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos, o que é bem diferente de uma empresa com finalidade lucrativa.

Então a gestão privada só vale se  não sem fins lucrativos?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #984 Online: 05 de Agosto de 2014, 15:05:12 »

Não entendi a pergunta.
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #985 Online: 05 de Agosto de 2014, 15:10:00 »

O lucro é indiferente no caso, ter ou não ter lucro não muda o fato de que é uma empresa privada!!!

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #986 Online: 05 de Agosto de 2014, 15:13:06 »
O lucro é indiferente no caso, ter ou não ter lucro não muda o fato de que é uma empresa privada!!!

Não quero ser chato mas uma empresa privada é uma PJ de direito privado com fins lucrativos. Uma fundação é uma PJ de direito privado sem fins lucrativos.

Acho que você sabe melhor do que eu o que isto significa.

Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #987 Online: 05 de Agosto de 2014, 15:17:50 »

Não entendi a pergunta.

É porque não entendi porque a diferenciação entre a gestão privada ter fins lucrativos ou não?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #988 Online: 05 de Agosto de 2014, 15:20:55 »

Não quero ser chato mas uma empresa privada é uma PJ de direito privado com fins lucrativos. Uma fundação é uma PJ de direito privado sem fins lucrativos.

Significa que as duas são privadas.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #989 Online: 05 de Agosto de 2014, 16:22:07 »

Não entendi a pergunta.

É porque não entendi porque a diferenciação entre a gestão privada ter fins lucrativos ou não?

Significa que as duas são privadas.

É sério que vocês ignoram as implicações de uma e de outra?
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #990 Online: 05 de Agosto de 2014, 16:34:14 »
Vou porque as diferenças não importam, o que importa é diferenciar do estatal e não a diferença entre as duas privadas. Eu não quero saber se é escocês do Norte ou do Sul, quero mostrar que esse escocês não é irlandês.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #991 Online: 05 de Agosto de 2014, 16:36:51 »
Vou porque as diferenças não importam, o que importa é diferenciar do estatal e não a diferença entre as duas privadas. Eu não quero saber se é escocês do Norte ou do Sul, quero mostrar que esse escocês não é irlandês.

'Escocês não é irlandês'?

Não entendi!
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #992 Online: 05 de Agosto de 2014, 16:43:07 »
Ver falácia do escocês. Não me importa se tem fim lucrativo ou não, o que importa é que não são estatais. Ficar debatendo se uma é mais ou menos privada não faz diferença, a Santa Casa é um hospital privado. Ponto.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #993 Online: 05 de Agosto de 2014, 17:32:21 »
oxa.. se você não vê diferença nos modelos de gestão Ok,  go ahead. Já trabalhei em uma fundação e te passo garantir que não é uma empresa privada, nem pela busca de eficiência, nem pela meritocracia,  nem pela maneira como buscam os recursos através de politicagem e inflacionando os dados de seus serviços. Se para você isso não é relevante, ok.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #994 Online: 05 de Agosto de 2014, 17:53:21 »
Falácia do escocês. Pode não ser um exemplo de ótima administração, mas continua sendo uma empresa privada.

Empresa privada:

Modalidade de empresa em que o proprietário é pessoa natural ou jurídica, sendo, então singular ou individual, se explorada por pessoa física; e coletiva, se organizada e dirigida por uma sociedade.

http://jb.jusbrasil.com.br/definicoes/100005429/empresa-privada

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #995 Online: 05 de Agosto de 2014, 18:16:02 »
e quem disse que toda a empresa privada é bem gerida ou de qualquer maneira enfatizei o modelo sobre o que realmente importa que é a capacidade de gestão?  Não disse que na Suécia o estado funciona?
Além disso, a diferença é brutal e a partir de agora vou reforçar para entendimento perfeito de todos que a probabilidade de se ter uma boa gestão é muito maior em empresas privadas excetuando - se as fundações.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #996 Online: 05 de Agosto de 2014, 18:59:43 »
Falácia do escocês. Pode não ser um exemplo de ótima administração, mas continua sendo uma empresa privada.

Empresa privada:

Modalidade de empresa em que o proprietário é pessoa natural ou jurídica, sendo, então singular ou individual, se explorada por pessoa física; e coletiva, se organizada e dirigida por uma sociedade.

http://jb.jusbrasil.com.br/definicoes/100005429/empresa-privada

Pela última vez.

A palavra "empresa" é usada comumente para pessoas jurídicas de direito privado com finalidade de lucro.

E não estou questionando a sua afirmação de que 'fundação' é um ente privado e, por conseguinte, que aquele hospital em tela seja dirigido por pessoas não-funcionárias públicas.

O que eu afirmo é que há uma diferença enorme de gestão de pessoas entre uma "empresa" e uma "fundação". Esta geralmente adota um estilo gestão mais próximo do estatal do que de uma 'empresa'. E afirmo com conhecimento de causa porque sou proprietário de duas empresas e participo, sob diferentes condições, de três pessoas jurídicas que não tem fins lucrativos. Nestas, antes do nosso grupo assumir, tinham problemas gerenciais básicos como a ausência de uma simples 'planilha de fluxo de caixa' e ausência de verificação e cobrança de metas.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #997 Online: 05 de Agosto de 2014, 19:20:55 »
melhor usar empresa privada exceptuando-se fundações e torcer para que exista um nome para essa trolha,  barata questiona muitas vezes mais a forma do que o conteúdo.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #999 Online: 05 de Agosto de 2014, 19:47:30 »
Isso não é argumento Juca, empresas privadas que não cumprem a lei são fechadas e seus donos processados, no caos do SUS nada acontece, ninguém é responsável, nada é fechado, nada muda e não existe concorrência possível.

Quando o SUS não aumenta a tabela de repasse e deixa hospitais a beira do colapso, o ministro da saúde não é responsabilizado, vira candidato a governador e ainda ganha seu voto se bobear.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!