Autor Tópico: Problemas do SUS  (Lida 155172 vezes)

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Offline Moro

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Re:Problemas do SUS
« Resposta #1075 Online: 13 de Agosto de 2014, 05:27:03 »
Queria ver a mesma pesquisa no Maranhão, Piauí,  Ceará,  e mesmo rio. Rio grande do norte não porque é excelente.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

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Offline Pasteur

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Re:Problemas do SUS
« Resposta #1076 Online: 13 de Agosto de 2014, 09:29:11 »
tinha um funcionário meu, há algum tempo, que pediu um lanche delivery e foi agraciado com uma barata no meio do lanche. Ele ligou para o lugar e a reclamação dele foi mais ou menos assim "Não é que esteja reclamando da Barata, mas isso pode afetar a sua reputação".  Aprendemos, principalmente os de mais baixa renda,  a sermos tratados como lixo. O que é normal, simplesmente o ser humano em geral têm uma facilidade incrível de se adequar às mazelas da vida.

Dito isso, o SUS aterroriza até o povo do estado mais rico do Brasil, interior maravilha incluso.  Da reportagem da folha (parabéns mais uma vez ao SUS e à sua gestão fantástica,  talvez seja isso que o Pasteur diga que vou passar mico ao detonar a MERDA do SUS)

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/08/1499213-30-dos-paulistas-esperam-mais-de-6-meses-por-atendimento-no-sus-aponta-datafolha.shtml
Citar
30% dos que procuram o SUS esperam atendimento há mais de seis meses

Três em cada dez paulistas que procuram atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde) esperam por consultas, exames e cirurgias há mais de seis meses, aponta pesquisa Datafolha feita a pedido de entidades médicas para avaliar a situação da saúde.

Destes, metade relata estar há mais de um ano na fila. Os dados são de pesquisa encomendada pela Associação Paulista de Medicina e pelo Conselho Federal de Medicina.

Ao todo, foram entrevistadas 812 pessoas no Estado de São Paulo, de todas as classes sociais, entre 3 e 10 de junho. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Dentre os entrevistados, 94% relatam ter buscado atendimento no SUS e 37% disseram estar aguardando a marcação de consultas, exames e outros procedimentos -deste contingente, 50% já espera entre um e seis meses, 29% por mais de seis meses e apenas 21% por menos de um mês. (mal escrito, a coisa parece ainda pior pois os 21 que esperam a menos que um mês podem vir a se enquadrar na faixa de seis meses ou um ano)

Na avaliação dos serviços de saúde, o acesso a cirurgias é considerado o mais complicado pelos paulistas. Ao todo, 62% dos entrevistados relataram ter sido difícil ou muito difícil ter acesso ao procedimento.

Também foram relatadas dificuldades no acesso a consultas com médicos (considerada difícil ou muito difícil por 54% dos entrevistados) e atendimento em emergência em pronto socorro (52%).

Já o item que recebeu melhor avaliação foi a distribuição de remédios: neste caso, 64% avaliaram o acesso como "fácil" ou "muito fácil". (é o que dizemos aqui, essa part,  a fácil,  como vacinação etc. é o que pode ser defendido na porcaria)

AVALIAÇÃO

Os entrevistados também fizeram uma avaliação do acesso e atendimento em saúde no Brasil e do SUS, usando notas de zero (péssimo) a dez (excelente).

Ao todo, 63% consideraram a situação da saúde insatisfatória e atribuíram notas de 0 a 4. A mesma avaliação foi apresentada por 51% dos entrevistados em relação ao SUS.

Em relação à qualidade dos serviços, 42% consideraram o atendimento no SUS regular, enquanto 24% avaliaram como ruim ou péssimo. Outros 33% tiveram avaliação positiva.

A saúde também foi considerada como área prioritária pela maioria dos entrevistados para investimentos tanto a nível federal quanto estadual

Então está melhor do que eu imaginava.  Quer dizer que 75% acham a qualidade do serviço de regular a bom. É isso que você chama de MERDA? Pergunta pros  entrevistados quantos acham o SUS uma MERDA...  :stunned:
« Última modificação: 13 de Agosto de 2014, 09:51:06 por Pasteur »

Offline Moro

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Re:Problemas do SUS
« Resposta #1077 Online: 13 de Agosto de 2014, 11:39:19 »
63%, no mais rico estado do país.
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Offline Diegojaf

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Re:Problemas do SUS
« Resposta #1078 Online: 13 de Agosto de 2014, 12:03:49 »
Pra avaliar a qualidade dos serviços tem se que ouvir somente os que conseguiram. Quando conseguem realizar o serviço, é satisfatório.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Moro

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Re:Problemas do SUS
« Resposta #1079 Online: 13 de Agosto de 2014, 16:19:22 »
ao contrário Diego. Já elaboro.. 
« Última modificação: 13 de Agosto de 2014, 16:26:29 por Madiba »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

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Offline Geotecton

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Re:Problemas do SUS
« Resposta #1080 Online: 15 de Agosto de 2014, 09:06:09 »
Para o Madiba

A minha esposa é funcionária pública municipal em meio período. Ela recebe regularmente um informativo denominado 'Jornal do SISMUC', que pertence ao sindicato dos funcionários públicos do nosso município.

Na última edição (103), na página 08, traz uma "análise" incipiente sobre as propostas de passar a administração do Zoo de Curitiba para uma administração privada. Três aspectos do texto se destacam imediatamente, a saber:

a) A visão esquerdista da 'coisa pública', ou seja, o 'bem público' é do povo (agora como um ente abstrato), que deve continuar unicamente sob a tutela do Estado e este sob os desígnios dos funcionários públicos, organizados coletivamente.

b) O discurso ideológico baseado em apelo à emoção (entrevista com pessoas ligadas ao Zoo que serão supostamente prejudicadas) e nos chavões medíocres e sem sentido, diretos ou indiretos, sobre o "neoliberalismo".

c) A total repulsa que o funcionalismo tem pelos mecanismos de gestão e aferição e aumento de produtividade que marcam o setor privado. Eis um trecho conspícuo

Citação de: Jornal do SISMUC, n. 103, agosto de 2014, página 08, coluna 3, penúltimo parágrafo
[...]
Ficará a critério da nova empresa a redistribuição interna de competências e alocação de pessoal; controle de frequência, de produtividade e das horas-extras; a escala de trabalho, de recessos e de plantões; a autorização para programação de férias, licenças e afastamentos, quando for o caso.
[...]

A palavra é sua, meu caro Madiba.
Foto USGS

Offline Derfel

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Re:Problemas do SUS
« Resposta #1081 Online: 15 de Agosto de 2014, 12:32:57 »
Para o Madiba

A minha esposa é funcionária pública municipal em meio período. Ela recebe regularmente um informativo denominado 'Jornal do SISMUC', que pertence ao sindicato dos funcionários públicos do nosso município.

Na última edição (103), na página 08, traz uma "análise" incipiente sobre as propostas de passar a administração do Zoo de Curitiba para uma administração privada. Três aspectos do texto se destacam imediatamente, a saber:

a) A visão esquerdista da 'coisa pública', ou seja, o 'bem público' é do povo (agora como um ente abstrato), que deve continuar unicamente sob a tutela do Estado e este sob os desígnios dos funcionários públicos, organizados coletivamente.

b) O discurso ideológico baseado em apelo à emoção (entrevista com pessoas ligadas ao Zoo que serão supostamente prejudicadas) e nos chavões medíocres e sem sentido, diretos ou indiretos, sobre o "neoliberalismo".

c) A total repulsa que o funcionalismo tem pelos mecanismos de gestão e aferição e aumento de produtividade que marcam o setor privado. Eis um trecho conspícuo

Citação de: Jornal do SISMUC, n. 103, agosto de 2014, página 08, coluna 3, penúltimo parágrafo
[...]
Ficará a critério da nova empresa a redistribuição interna de competências e alocação de pessoal; controle de frequência, de produtividade e das horas-extras; a escala de trabalho, de recessos e de plantões; a autorização para programação de férias, licenças e afastamentos, quando for o caso.
[...]

A palavra é sua, meu caro Madiba.

Mas antes que o Agnóstico tenha a palavra, um adendo: uma coisa é o funcionalismo, outra é o sindicato.

Offline Moro

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Re:Problemas do SUS
« Resposta #1082 Online: 15 de Agosto de 2014, 22:07:20 »
Para o Madiba

A minha esposa é funcionária pública municipal em meio período. Ela recebe regularmente um informativo denominado 'Jornal do SISMUC', que pertence ao sindicato dos funcionários públicos do nosso município.

Na última edição (103), na página 08, traz uma "análise" incipiente sobre as propostas de passar a administração do Zoo de Curitiba para uma administração privada. Três aspectos do texto se destacam imediatamente, a saber:

a) A visão esquerdista da 'coisa pública', ou seja, o 'bem público' é do povo (agora como um ente abstrato), que deve continuar unicamente sob a tutela do Estado e este sob os desígnios dos funcionários públicos, organizados coletivamente.

b) O discurso ideológico baseado em apelo à emoção (entrevista com pessoas ligadas ao Zoo que serão supostamente prejudicadas) e nos chavões medíocres e sem sentido, diretos ou indiretos, sobre o "neoliberalismo".

c) A total repulsa que o funcionalismo tem pelos mecanismos de gestão e aferição e aumento de produtividade que marcam o setor privado. Eis um trecho conspícuo

Citação de: Jornal do SISMUC, n. 103, agosto de 2014, página 08, coluna 3, penúltimo parágrafo
[...]
Ficará a critério da nova empresa a redistribuição interna de competências e alocação de pessoal; controle de frequência, de produtividade e das horas-extras; a escala de trabalho, de recessos e de plantões; a autorização para programação de férias, licenças e afastamentos, quando for o caso.
[...]

A palavra é sua, meu caro Madiba.

É o mesmo que vemos agora com a petrobras, Geo. Todo dia na TV tem aquela historinha de que a BR é do brasileiro, que temos que ter orgulho. A BR está sendo utilizada como catalizadora de uma campanha que basicamente quer passar ao brasileiro que ele é dono de um imenso patrimônio e a BR é a ponta de lança dessa campanha.

E não, o Derfel está equivocado mais uma vez. O argumento do funcionalismo, nesse assunto, é o mesmo corporativismo sem lógica do sindicato.

Voltando à realidade. O que é meu? A BR? A Eletrobras? O grupo X subsidiado pelo BNDES junto com outras campeãs? Se é meu, eu ganho algo? Ou é meu porque sou devedor solidário desses monumentos a ineficiência.
Zoológico público? Sem comentários. Será que é deficitário?

De meu, nisso tudo, eu vejo a dívida, a vergonha, os impostos mal gastos e um antro de políticos e funcionários públicos incapazes em sua maioria. Eu vejo uma saúde miserável, uma petrobras violentada, uma eletrobras falida e saqueada, e minha parte da dívida sendo descontada no meu imposto.

Essa é minha opinião Geo.
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Offline Moro

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Re:Problemas do SUS
« Resposta #1083 Online: 15 de Agosto de 2014, 22:16:15 »
Pra avaliar a qualidade dos serviços tem se que ouvir somente os que conseguiram. Quando conseguem realizar o serviço, é satisfatório.

Diego, levando ao extremo esse raciocínio, se o SUS atendesse maravilhosamente bem apenas uma pessoa e deixasse o restante se estrepando, seria um serviço maravilhoso.

Não creio ser um bom ponto de partida.

Todavia, os resultados são extremamente negativos. Note que a base escolhida basicamente foi de pessoas que tentaram utilizar o serviço do SUS (94%). Desses 40% ainda estão esperando na fila, com tendência a esperar mais de seis meses.

O texto está meio mal escrito como apontei acima, vou procurar a fonte.



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Offline Moro

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Re:Problemas do SUS
« Resposta #1084 Online: 19 de Agosto de 2014, 11:28:11 »
O Derfel,  a chefa do chefe do chefe disse que a saúde no Brasil não é minimamente aceitável, pode isso,  até a Dilma??

Mas ela disse que é descentralizado..   :hihi:

esses antis que não reconhecem a eficiência do SUS, pufff
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Offline Gaúcho

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Re:Problemas do SUS
« Resposta #1085 Online: 19 de Agosto de 2014, 16:04:57 »
Pesquisa sobre o SUS

Citar
Pesquisa diz que 93% estão insatisfeitos com SUS e saúde privada
Levantamento do Datafolha feito a pedido do CFM foi divulgado nesta terça.
Saúde deveria ser prioridade do governo para 57% dos entrevistados.


Pesquisa realizada pelo instituto Datafolha a pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta que 93% dos eleitores brasileiros avaliam os serviços público e privado de saúde como péssimos, ruins ou regulares. Entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 87% dos entrevistados declararam insatisfação com os serviços oferecidos.

Na pesquisa, foi pedido aos entrevistados que dessem notas de zero a dez para a saúde no Brasil e para o SUS. O estudo considera ruins ou péssimas as notas de zero a quatro. De cinco a sete, a avaliação é considerada regular.

O Datafolha ouviu 2.418 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 3 e 10 de junho deste ano. A pesquisa foi realizada em todas as cinco regiões do país.

O levantamento apontou que nos últimos dois anos, 92% da população brasileira buscou atendimento no SUS e 89% da população conseguiu ser atendida pelo sistema público.

De acordo com o levantamento, 57% dos eleitores brasileiros consideram que a saúde deveria ser tema prioritário para o governo federal. Em seguida estão a educação (18%) e o combate à corrupção (8%).

Para o presidente do CFM, Roberto D'ávila, a pesquisa mostra a "insatisfação da população". D'ávila disse ainda que não se pode tratar a saúde como "bem de consumo".

"A situação é extremamente grave. Mas toda vez que nós falamos, sempre é levantada a possibilidade de um viés corporativo. A pesquisa mostra a insatisfação da população", afirmou o presidente do CFM.

"Saúde é um dever do Estado e um direito da população. A saúde não é um bem de consumo. É um bem público", concluiu.

Tempo de espera no SUS
Outro ponto destacado pelos entrevistados foi o tempo de espera para o atendimento no SUS. Das pessoas ouvidas, 725 (30%) disseram estar esperando a marcação ou realização de algum serviço no Sistema Único de Saúde ou disseram que tê alguém da família nessa situação.

Destes 725, 24% disseram que estão na fila de espera há até um mês; 47% disseram aguardar o atendimento há entre um e seis meses; e 29% dizem que aguardam na fila do SUS há mais de seis meses - algo em torno de 210 pessoas.

Segundo a pesquisa, as maiores taxas de pessoas que aguardam na fila do SUS estão entre as mulheres de 25 a 55 anos, de classes sociais mais baixas, residentes em regiões metropolitanas e no Sudeste do Brasil.

Serviços do SUS
Entre os serviços oferecidos pelo SUS e considerados de difícil acesso, 33% dos entrevistados consideram o acesso às cirurgias "muito difícil". Em seguida, estão procedimentos específicos como quimioterapia e hemodiálise (23%), o serviço de atendimento em casa - conhecido como "home care" (21%) e internações hospitalares (20%).

Já os serviços considerados de mais fácil acesso são a distribuição de remédios gratuitos pela rede pública - 53% consideram fácil - e o atendimento em postos de saúde (47%).

Para os entrevistados que disseram ter utilizado algum serviço do SUS, 26% consideram a qualidade do atendimento como ruim ou péssimo; 44% avaliam como regular; e 30% considera a qualidade boa ou excelente.

FONTE
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Barata Tenno

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Re:Problemas do SUS
« Resposta #1086 Online: 19 de Agosto de 2014, 16:17:52 »
Brasileiro esta fodido mesmo.


Oito em cada 10 usuários de plano de saúde tiveram problemas com atendimento, aponta pesquisa.

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/08/15/oito-em-cada-10-usuarios-de-plano-de-saude-tiveram-problemas-com-atendimento-aponta-pesquisa.htm
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pasteur

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Re:Problemas do SUS
« Resposta #1087 Online: 19 de Agosto de 2014, 18:03:40 »
Gaúcho, o Madiba já tinha postado essa pesquisa.

Offline Moro

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Re:Problemas do SUS
« Resposta #1088 Online: 19 de Agosto de 2014, 18:14:26 »
Brasileiro esta fodido mesmo.


Oito em cada 10 usuários de plano de saúde tiveram problemas com atendimento, aponta pesquisa.

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/08/15/oito-em-cada-10-usuarios-de-plano-de-saude-tiveram-problemas-com-atendimento-aponta-pesquisa.htm
Bom que muito desses o próprio governo pediu para suspender,  será que vai usar o mesmo critério de qualidade exigida e suspender o sus? anyway, ter problema é uma afirmação bem distinta da pesquisa acima..  E você sempre pode trocar de plano.
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Re:Problemas do SUS
« Resposta #1089 Online: 19 de Agosto de 2014, 18:27:25 »
Brasileiro esta fodido mesmo.


Oito em cada 10 usuários de plano de saúde tiveram problemas com atendimento, aponta pesquisa.

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/08/15/oito-em-cada-10-usuarios-de-plano-de-saude-tiveram-problemas-com-atendimento-aponta-pesquisa.htm
Bom que muito desses o próprio governo pediu para suspender,  será que vai usar o mesmo critério de qualidade exigida e suspender o sus? anyway, ter problema é uma afirmação bem distinta da pesquisa acima..  E você sempre pode trocar de plano.

É só pagar mais, simples.

Offline Gaúcho

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Re:Problemas do SUS
« Resposta #1090 Online: 19 de Agosto de 2014, 18:33:26 »
Brasileiro esta fodido mesmo.


Oito em cada 10 usuários de plano de saúde tiveram problemas com atendimento, aponta pesquisa.

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/08/15/oito-em-cada-10-usuarios-de-plano-de-saude-tiveram-problemas-com-atendimento-aponta-pesquisa.htm

Não tem para onde correr. Pelo menos, no privado, você tem a opção de trocar de operadora. No caso de depender do SUS...

Gaúcho, o Madiba já tinha postado essa pesquisa.

Também achei que sim, mas como a data é de hoje, pensei que podia ser uma nova pesquisa.
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Offline Moro

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Re:Problemas do SUS
« Resposta #1091 Online: 19 de Agosto de 2014, 21:25:02 »
Brasileiro esta fodido mesmo.


Oito em cada 10 usuários de plano de saúde tiveram problemas com atendimento, aponta pesquisa.

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/08/15/oito-em-cada-10-usuarios-de-plano-de-saude-tiveram-problemas-com-atendimento-aponta-pesquisa.htm
Bom que muito desses o próprio governo pediu para suspender,  será que vai usar o mesmo critério de qualidade exigida e suspender o sus? anyway, ter problema é uma afirmação bem distinta da pesquisa acima..  E você sempre pode trocar de plano.

É só pagar mais, simples.
De acordo com sua necessidade e de uma maneira que o roubo e ineficiência não saia do seu bolso.  E os proponentes do SUS querem exatamente que paguemos mais (mais dinheiro é simples não?)  só que em um instrumento que não tem chance de funcionar,  e acham que é bom obrigar alguém a pagar por algo que não funciona e ainda pedir mais.
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« Resposta #1092 Online: 19 de Agosto de 2014, 23:00:24 »
Brasileiro esta fodido mesmo.


Oito em cada 10 usuários de plano de saúde tiveram problemas com atendimento, aponta pesquisa.

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/08/15/oito-em-cada-10-usuarios-de-plano-de-saude-tiveram-problemas-com-atendimento-aponta-pesquisa.htm
Bom que muito desses o próprio governo pediu para suspender,  será que vai usar o mesmo critério de qualidade exigida e suspender o sus? anyway, ter problema é uma afirmação bem distinta da pesquisa acima..  E você sempre pode trocar de plano.

É só pagar mais, simples.
De acordo com sua necessidade e de uma maneira que o roubo e ineficiência não saia do seu bolso.  E os proponentes do SUS querem exatamente que paguemos mais (mais dinheiro é simples não?)  só que em um instrumento que não tem chance de funcionar,  e acham que é bom obrigar alguém a pagar por algo que não funciona e ainda pedir mais.

Não funciona, é? Quantas cirurgias, consultas, procedimentos o SUS faz por ano e qual é o custo disso? Porque se você diz com tanta propriedade que não funciona, você deve saber pelo menos o quanto o SUS gasta com isso, sabe não?

Offline Moro

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Re:Problemas do SUS
« Resposta #1093 Online: 20 de Agosto de 2014, 01:29:52 »
Sim, está tudo nos relatórios mostrados, já apresentados, que nos coloca em 92 posição, com roubos e ineficiências monstruosas, filas de mais de um ano, enorme número de morte de câncer por atendimento tardio, países que entregam mais por menos, absenteísmo etc..

resumindo, uma merda.
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« Resposta #1094 Online: 20 de Agosto de 2014, 06:31:33 »
Não enrola, mostra os números.

Offline Derfel

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« Resposta #1095 Online: 21 de Agosto de 2014, 09:11:50 »
Pesquisa sobre o SUS

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Pesquisa diz que 93% estão insatisfeitos com SUS e saúde privada
Levantamento do Datafolha feito a pedido do CFM foi divulgado nesta terça.
Saúde deveria ser prioridade do governo para 57% dos entrevistados.


Pesquisa realizada pelo instituto Datafolha a pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta que 93% dos eleitores brasileiros avaliam os serviços público e privado de saúde como péssimos, ruins ou regulares. Entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 87% dos entrevistados declararam insatisfação com os serviços oferecidos.

Na pesquisa, foi pedido aos entrevistados que dessem notas de zero a dez para a saúde no Brasil e para o SUS. O estudo considera ruins ou péssimas as notas de zero a quatro. De cinco a sete, a avaliação é considerada regular.

O Datafolha ouviu 2.418 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 3 e 10 de junho deste ano. A pesquisa foi realizada em todas as cinco regiões do país.

O levantamento apontou que nos últimos dois anos, 92% da população brasileira buscou atendimento no SUS e 89% da população conseguiu ser atendida pelo sistema público.

De acordo com o levantamento, 57% dos eleitores brasileiros consideram que a saúde deveria ser tema prioritário para o governo federal. Em seguida estão a educação (18%) e o combate à corrupção (8%).

Para o presidente do CFM, Roberto D'ávila, a pesquisa mostra a "insatisfação da população". D'ávila disse ainda que não se pode tratar a saúde como "bem de consumo".

"A situação é extremamente grave. Mas toda vez que nós falamos, sempre é levantada a possibilidade de um viés corporativo. A pesquisa mostra a insatisfação da população", afirmou o presidente do CFM.

"Saúde é um dever do Estado e um direito da população. A saúde não é um bem de consumo. É um bem público", concluiu.

Tempo de espera no SUS
Outro ponto destacado pelos entrevistados foi o tempo de espera para o atendimento no SUS. Das pessoas ouvidas, 725 (30%) disseram estar esperando a marcação ou realização de algum serviço no Sistema Único de Saúde ou disseram que tê alguém da família nessa situação.

Destes 725, 24% disseram que estão na fila de espera há até um mês; 47% disseram aguardar o atendimento há entre um e seis meses; e 29% dizem que aguardam na fila do SUS há mais de seis meses - algo em torno de 210 pessoas.

Segundo a pesquisa, as maiores taxas de pessoas que aguardam na fila do SUS estão entre as mulheres de 25 a 55 anos, de classes sociais mais baixas, residentes em regiões metropolitanas e no Sudeste do Brasil.

Serviços do SUS
Entre os serviços oferecidos pelo SUS e considerados de difícil acesso, 33% dos entrevistados consideram o acesso às cirurgias "muito difícil". Em seguida, estão procedimentos específicos como quimioterapia e hemodiálise (23%), o serviço de atendimento em casa - conhecido como "home care" (21%) e internações hospitalares (20%).

Já os serviços considerados de mais fácil acesso são a distribuição de remédios gratuitos pela rede pública - 53% consideram fácil - e o atendimento em postos de saúde (47%).

Para os entrevistados que disseram ter utilizado algum serviço do SUS, 26% consideram a qualidade do atendimento como ruim ou péssimo; 44% avaliam como regular; e 30% considera a qualidade boa ou excelente.

FONTE

Queria ter acesso à pesquisa para poder melhor avaliar. 93% dos pesquisados avaliaram os serviços de saúde públicos E PRIVADOS como péssimos, ruins ou regulares, mas considerando apenas os usuários do SUS,  87% se mostraram insatisfeitos com o serviço.  Esses 87% são amostra de 93%? A insatisfação com o privado puxou a média de insatisfação para cima? Não sei, se não vir a pesquisa e o texto não informa. Outra coisa é misturar ruim e péssimo com regular. Regular, pela própria definição da pesquisa, é acima da média, ou seja, se o serviço teve desempenho avaliado com nota 5 a 7 foi considerado regular. E isso foi 44% das respostas. Boa e excelente qualidade foi a avaliação de 30%. O menor percentual, 26%, é que avaliou o serviço como ruim ou péssimo.
De acordo com a pesquisa também, 92% buscaram atendimento nos últimos dois anos e 89% conseguiram atendimento. Então 3% apenas não conseguiu acesso? Qual a média nos planos de saúde?
Existem gargalos? Existem. E que devem ser corrigidos. Mas, por exemplo, 29% apenas aguardam mais de seis meses em uma fila. É um percentual alto, mas parece ainda mais alto quando se baseia apenas nas reportagens de TV. E qual o percentual entre os planos de saúde? Dependendo da especialidade médica,  não é muito diferente. Pediatria, por exemplo, não se consegue marcar com menos de um mês de antecedência (se conseguir).
Agora uma coisa interessante sobre a percepção e como esse percepção afeta, principalmente os foristas. Quem mais aguarda nas filas (e, consequentemente,  é quem mais deve avaliar o serviço como ruim), são mulheres de 25 a 55 anos, de classes baixas, das regiões metropolitanas e no Sudeste do Brasil.   Existe um motivo epidemiológico para ser essa população nessa faixa etária e um motivo econômico e de gestão porque daquelas regiões, porém é interessante porque é o grupo que, acredito, a maior parte dos foristas tenham contato.

Dito tudo isso,  não significa que eu esteja dizendo que o SUS seja perfeito e o melhor sistema do mundo (o que nunca disse), mas ele é melhor que a percepção da maioria tem aqui, apesar de precisar ter que melhorar muito (ainda que tenha avançado muito nesses 25 anos).

Offline Gaúcho

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Re:Problemas do SUS
« Resposta #1096 Online: 21 de Agosto de 2014, 12:50:34 »
O problema é que não é "percepção", é a realidade. Eu já senti isso na pele com o meu pai, quando tive que ir pra casa dormir na minha cama confortável, enquanto ele ficou em um corredor de hospital, com muita dor, "dormindo" em uma cadeira. Pro resto da minha vida, eu nunca vou esquecer aquele sentimento, uma mistura de impotência/raiva/indignação. Nossa sorte é que era um procedimento relativamente simples (retirada da vesícula) e ele ficou menos de uma semana nesta situação.

Depois da cirurgia, ele ficou em uma sala com mais um MONTE de gente em recuperação/aguardando cirurgia, e nós tivemos que levar um ventilador para ele, pois a sala não contava com nenhum, tinha janelas pequenas e inúteis perto do teto, e era o pico do verão porto-alegrense.

E isso sem contar os relatos de conhecidos, reportagens, notícias, etc. É simplesmente a realidade que o SUS é desumano. Simples assim. Seria pior sem ele? Seria. Ninguém aqui defende o fim do SUS. Só que entre existir e ser um bom sistema de saúde, tem um abismo gigantesco.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Derfel

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Re:Problemas do SUS
« Resposta #1097 Online: 21 de Agosto de 2014, 13:48:05 »
A percepção é moldada tambémmpor experiências individuais. Agora mesmo, uma colega teve um aneurisma. Ela tem plano de saúde, mas os hospitais conveniados não a receberam porque não havia vaga na UTI. O que a salvou foi o SUS. Ela foi recebida no hospital de parnamirim e transferida para o hospital de urgência de Natal. 24 horas depois ela já havia feito a cirurgia no hospital Universitário. Gaúcho, você pega uma experiência ruim que houve com você e a partir dela induz que todo o sistema é ruim. É um sistema sem dúvida cheio de problemas, mas não é essencialmente ruim.

Offline Lorentz

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Re:Problemas do SUS
« Resposta #1098 Online: 21 de Agosto de 2014, 14:00:53 »
Derfel, você acha que tem o que melhorar no SUS? E tem como melhorar sem ter que gastar mais, mas somente gerenciando melhor?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Derfel

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Re:Problemas do SUS
« Resposta #1099 Online: 21 de Agosto de 2014, 14:19:08 »
Derfel, você acha que tem o que melhorar no SUS? E tem como melhorar sem ter que gastar mais, mas somente gerenciando melhor?
Acho que tem MUITO o que melhorar no SUS. Tem que melhorar o acesso, com uma maior racionalização dos recursos disponíveis,  que passa por um processo de maior regionalização.  As redes de atenção devem ser melhor construídas. Na construção das redes e no processo de regionalização passa por fechamento de serviços (e de leitos) que não possuem demanda, com a concentração de recursos em polos. Tem que ser revista a questão do financiamento, e não apenas a questão do quantitativo,  mas, principalmente,  a forma como se dá os repasses, que hoje são engessados em blocos e componentes. Tem que ser revisto o processo de formação,  com uma formação voltada para o serviço público de saúde. Uma profissionalização dos gestores, principalmente os municipais, que passa por uma qualificação.  Precisa-se discutir os recursos humanos e os formatos de contratação.  Precisa-se rediscutir o processo de território, saindo de uma ótica geográfica e indo para a necessidade do usuário (como no modelo inglês). Não acho que não se tenha ferramentas de gestão eficientes no SUS, mas falta, muitas vezes, quem saiba usá-las. Falta uma discussão de carreira, o que implica em uma rediscussão do pacto federativo. Essa rediscussão do pacto federativo é importante mesmo para redefinir os papéis de estados, união e municípios, que hoje está muito nas costas dos municípios (e nem sempre possuem condições de gerir o sistema eficientemente). Passa também por uma rediscussão do papel da Atenção Básica, com a ampliação dos serviços ofertados, conforme a Atenção Primária preconizada por Barbara Starfield. E por aí vai. Isso é apenas uma amostra de muitos outros problemas que devem ser revistos. E quando resolvidos, outros aparecerão.

 

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