Autor Tópico: Problemas do SUS  (Lida 155177 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Problemas do SUS
« Resposta #1200 Online: 01 de Setembro de 2014, 16:32:45 »

Os gastos da copa, incluindo todos de infraestrutura de aeroportos, trens urbanos e vias, ao longo dos anos não equivalem a 4% dos gastos em saúde no mesmo período.

Mas gastou-se mais que nos outros países e entregou-se menos. Por que na saúde ao gastar mais se entregaria mais sendo que o executor é o mesmo?

Por favor demonstre que gastamos mais e entregamos menos, de preferência em valores atualizados e discriminados.

Estádio a 1.2bi não é o suficiente? Viaduto caindo não é? Ah cara..., já discutimos muito sobre isso.

Mas aí está:

SUI is how much the stadium is used after the event
FCI is how much it cost to get that usage

http://fivethirtyeight.com/features/were-the-billions-brazil-spent-on-world-cup-stadiums-worth-it/

Não entendi muito bem, foi 3,6 bi o custo dos doze estádios?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1201 Online: 01 de Setembro de 2014, 16:36:18 »

Os gastos da copa, incluindo todos de infraestrutura de aeroportos, trens urbanos e vias, ao longo dos anos não equivalem a 4% dos gastos em saúde no mesmo período.

Mas gastou-se mais que nos outros países e entregou-se menos. Por que na saúde ao gastar mais se entregaria mais sendo que o executor é o mesmo?

Por favor demonstre que gastamos mais e entregamos menos, de preferência em valores atualizados e discriminados.

Estádio a 1.2bi não é o suficiente? Viaduto caindo não é? Ah cara..., já discutimos muito sobre isso.

Mas aí está:

SUI is how much the stadium is used after the event
FCI is how much it cost to get that usage

http://fivethirtyeight.com/features/were-the-billions-brazil-spent-on-world-cup-stadiums-worth-it/

Não entendi muito bem, foi 3,6 bi o custo dos doze estádios?

O valor final foi muito maior...
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1202 Online: 01 de Setembro de 2014, 16:56:42 »
Apenas para pegar as duas ultimas copas

Em média fomos 42% mais caros que a africa do sul (que não é lá um padrão de probidade) e 91% mais caros que a Alemanha.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1203 Online: 01 de Setembro de 2014, 17:02:06 »
Geo, afinal de contas falta ou não falta dinheiro para a saúde, educação e segurança?
Não falta dinheiro, sobra.  Tanto que a há roubos, falta de planejamento,  equipamentos comprados apodrecendo, pagamento de BILHOES* A CUBA MESMO SABENDO QUE OS NOSSOS MÉDICOS SÃO ABSENTEISTAS e seus gestores coniventes de crimes.
Não falta dinheiro, sobra.  Só faltará SE com uma boa gestão não se conseguir melhorias significativas. Enquanto isso não ocorre o diagnóstico é : Sobra dinheiro ao SUS.

Alguém me explica porque esquerdista latino americano não entende conceito de eficiência?  Sério..

*após pagamento dos médicos e OPAS.

A sua opinião subjetiva carregada de paixão e fé todo mundo já está careca de saber.

A sua competa fé baseado em nada, apenas no esquerdismo latino americano, também sabemos. Porque nao refuta as análises que fiz sobre os dados do BM?

Pasteur, seus números não querem dizer nada! São números absolutos, pelo seu raciocínio, a China, não importa a merda que ela faça, ela seria super competente já que os números seriam maiores do que o apresentado?!

Cara..  tenta responder aos fatos-- gente morrendo de cancer por falta de atendimento, espera mais de um ano.. que tal?? Investimentos parados, hospitais apodrecendo, maquinarios e ambulancias idem, roubo sem fim

Isso você chama de eficiente.. só sendo religioso.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1204 Online: 01 de Setembro de 2014, 17:13:30 »
Geo, afinal de contas falta ou não falta dinheiro para a saúde, educação e segurança?
Não falta dinheiro, sobra.  Tanto que a há roubos, falta de planejamento,  equipamentos comprados apodrecendo, pagamento de BILHOES* A CUBA MESMO SABENDO QUE OS NOSSOS MÉDICOS SÃO ABSENTEISTAS e seus gestores coniventes de crimes.
Não falta dinheiro, sobra.  Só faltará SE com uma boa gestão não se conseguir melhorias significativas. Enquanto isso não ocorre o diagnóstico é : Sobra dinheiro ao SUS.

Alguém me explica porque esquerdista latino americano não entende conceito de eficiência?  Sério..

*após pagamento dos médicos e OPAS.

A sua opinião subjetiva carregada de paixão e fé todo mundo já está careca de saber.

A sua competa fé baseado em nada, apenas no esquerdismo latino americano, também sabemos. Porque nao refuta as análises que fiz sobre os dados do BM?

Pasteur, seus números não querem dizer nada! São números absolutos, pelo seu raciocínio, a China, não importa a merda que ela faça, ela seria super competente já que os números seriam maiores do que o apresentado?!

Cara..  tenta responder aos fatos-- gente morrendo de cancer por falta de atendimento, espera mais de um ano.. que tal?? Investimentos parados, hospitais apodrecendo, maquinarios e ambulancias idem, roubo sem fim

Isso você chama de eficiente.. só sendo religioso.

Põe no bolo também os 3 meses (até agora e contando) numa fila para um simples tratamento de canal aqui em Curitiba.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1205 Online: 01 de Setembro de 2014, 17:34:00 »
Madiba, o problema é que você se baseia em anedotas. Pega um caso de descaso e generaliza. Quem não sabe que tem gente morrendo em filas? Você é muito repetitivo, nossa!!!

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #1206 Online: 01 de Setembro de 2014, 17:38:14 »
Eu fico imaginando como o Madiba resolveria a questão dos médicos que batem cartão e não vão trabalhar se ele fosse prefeito de uma cidade que só tem um médico e mais nenhum interessado em mudar pra lá. O que é pior, um médico que vai um dia e falta dois ou nenhum médico?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1207 Online: 01 de Setembro de 2014, 17:44:43 »
Eu fico imaginando como o Madiba resolveria a questão dos médicos que batem cartão e não vão trabalhar se ele fosse prefeito de uma cidade que só tem um médico e mais nenhum interessado em mudar pra lá. O que é pior, um médico que vai um dia e falta dois ou nenhum médico?
Se fosse ele eu não sei, mas esse tipo de coisa não deveria ser ponderável.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #1208 Online: 01 de Setembro de 2014, 17:47:33 »
Se fosse ele eu não sei, mas esse tipo de coisa não deveria ser ponderável.

Não deveria, mas esse é o mundo real. Coisas assim tem que ser levadas em conta.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #1209 Online: 01 de Setembro de 2014, 17:47:38 »

Terceiriza, faz um convênio com um hospital/clínica particular, etc. O que não dá é jogar as mãos pro alto e dizer que não tem solução e que é o que a casa oferece.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #1210 Online: 01 de Setembro de 2014, 17:49:30 »

Terceiriza, faz um convênio com um hospital/clínica particular, etc. O que não dá é jogar as mãos pro alto e dizer que não tem solução e que é o que a casa oferece.

E terceirizar resolve o problema como? A cidade continua com apenas um médico que não gosta de trabalhar e é um safado, o problema continua, só mudou de mãos.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1211 Online: 01 de Setembro de 2014, 17:51:55 »
Quem acompanha esse tópico tem a impressão que o índice de absenteísmo é grande. O fato é que ninguém até agora apresentou nenhum dado, só exemplos que ganham destaque no noticiário.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1212 Online: 01 de Setembro de 2014, 18:03:25 »
Madiba, o problema é que você se baseia em anedotas. Pega um caso de descaso e generaliza. Quem não sabe que tem gente morrendo em filas? Você é muito repetitivo, nossa!!!

Anedota, quantos casos você quer?? E o relatório do BM, peque minhas análises e as refute.

Seja honesto intelectualmente e diga que os items que coloquei não existem.. maior índice de cancer por demora de atendimento, etc.. Seja honesto e refute um por um.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1213 Online: 01 de Setembro de 2014, 18:04:16 »

E terceirizar resolve o problema como? A cidade continua com apenas um médico que não gosta de trabalhar e é um safado, o problema continua, só mudou de mãos.

Calma aí.. você pode faltar em uma empresa sem dar explicações?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1214 Online: 01 de Setembro de 2014, 18:05:00 »
Quem acompanha esse tópico tem a impressão que o índice de absenteísmo é grande. O fato é que ninguém até agora apresentou nenhum dado, só exemplos que ganham destaque no noticiário.

Sim, pergunte ao Derfel e ao Osler. Simplesmente é super relevante. Mas não é apenas isso que eu trouxe a mesa. O Derfel até disse que "não há nada a fazer" com o absenteísmo.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #1215 Online: 01 de Setembro de 2014, 18:10:28 »

Hein? Quantos dias tu acha que um médico absentista dura em uma empresa privada? :o
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #1216 Online: 01 de Setembro de 2014, 18:17:49 »
Eu fico imaginando como o Madiba resolveria a questão dos médicos que batem cartão e não vão trabalhar se ele fosse prefeito de  uma cidade que só tem um médico e mais nenhum interessado em mudar pra lá. O que é pior, um médico que vai um dia e falta dois ou nenhum médico?

Hein? Quantos dias tu acha que um médico absentista dura em uma empresa privada? :o

OK, ele é mandado embora, e a cidade fica sem médico. A minha primeira questão se mantém. Como fazer se a cidade só tem um médico e nenhum candidato a assumir a vaga dele. Um médico faltoso ou nenhum médico, em vários casos essas são as únicas opções.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1217 Online: 01 de Setembro de 2014, 19:09:23 »
http://economia.ig.com.br/financas/meubolso/2014-08-31/voce-acha-que-entende-de-economia-conheca-os-erros-mais-comuns-dos-leigos.html

Nopes. É um artigo que pode ser um paralelo com a saúde pública e a saúde de uma maneira geral.

Derfel.

Se você, com a indicação do artigo supra, quis dizer que muitas pessoas dão palpite em coisas que não entendem, eu concordo plenamente. E isto pode ser aplicado a todos os não-envolvidos na área de saúde quando o tema é este.

Mais ou menos isso. Eu quis dizer é que as pessoas muitas vezes se baseiam no senso comum para emitir uma opinião sobre temas que são mais complexos e não são entendidos a primeira vista sem que se tenha um conhecimento da área, acabando essa opinião sendo enviesada por um fator ideológico ou moral. Um paralelo com o artigo mesmo.

Mas somente na parte técnica, porque até onde eu conheço, não há nenhum programa eficiente de gestão de qualidade que faça a correlação entre os resultados da área com a eficiência financeira e o desempenho dos profissionais. Ou seja, a crítica do Madiba tem procedência, embora eu discorde alguns aspectos.

Claro que existe. Por exemplo, considerando o governo federal, existe o PMAQ que condiciona os recursos ao desempenho das equipes da AB. Não apenas avalia indicadores de saúde, como também existe uma série de itens a serem considerados, desde estrutura da unidade até satisfação do usuário. A avaliação é feita por universidades, sem a participação da União, estados ou municípios (a não ser em apoio aos municípios para conseguirem atingir os indicadores). O programa vai ser expandido ano que vem para a atenção especializada. Também existem outros programas mais genéricos como o Qualifar para a assistência farmacêutica e o planejaSUS. E isso apenas alguns da União. Existem municípios com remuneração por produtividade e outros por indicadores de desempenho. Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia, como estados, foram alguns que tiveram uma melhora da gestão da Atenção Básica, ao menos.

Posso deixar algum material aqui para você:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/planejaSUS_livro_1a6.pdf
http://portalsaude.saude.gov.br/option=com_content&view=article&id=8490&Itemid=368
http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/manual_instrutivo_pmaq_site.pdf
http://189.28.128.100/dab/docs/sistemas/Pmaq/manual_instrutivo_pmaq_site_anexo.pdf
http://189.28.128.100/dab/docs/geral/amaq.pdf
http://aplicacao.saude.gov.br/sargsus/login!carregarPagina.action

A única coisa que leio e ouço das pessoas desta área é: "Falta dinheiro!".

O problema aqui talvez seja do meio onde você se encontra. Pessoalmente leio e ouço, no meu meio (que você sabe qual é), que falta melhor gestão e planejamento (além de outras coisas mais), incluindo uma política mais adequada de RH (e que o MS tem tentado com o MM). Apesar disso, outro problema é, sim, que falta dinheiro. A proporção de investimentos públicos/privados do Brasil é quase a mesma dos EUA (e os EUA não possuem um sistema de saúde público e universal) e somando público e privado, o investimento em saúde no Brasil é de 8,3% do PIB.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1218 Online: 01 de Setembro de 2014, 19:16:19 »

E como é que isto justifica os diversos casos de absenteísmo e de falsificação de 'relógio-ponto'?
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1219 Online: 01 de Setembro de 2014, 19:20:08 »

A minha esposa é odontóloga no município. Ela relata que há pelo menos um caso toda semana de pessoas que faltam e apresentam justificativas suspeitas, principalmente com atestados médicos.

Isto entre os funcionários concursados.

Dos apaniguados políticos então...

Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1220 Online: 01 de Setembro de 2014, 19:21:46 »
Eu fico imaginando como o Madiba resolveria a questão dos médicos que batem cartão e não vão trabalhar se ele fosse prefeito de  uma cidade que só tem um médico e mais nenhum interessado em mudar pra lá. O que é pior, um médico que vai um dia e falta dois ou nenhum médico?

OK, ele é mandado embora, e a cidade fica sem médico. A minha primeira questão se mantém. Como fazer se a cidade só tem um médico e nenhum candidato a assumir a vaga dele. Um médico faltoso ou nenhum médico, em vários casos essas são as únicas opções.

Repare no que você escreveu Barata.

É praticamente a aceitação de uma contravenção.

Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #1221 Online: 01 de Setembro de 2014, 19:22:51 »

A minha esposa é odontóloga no município. Ela relata que há pelo menos um caso toda semana de pessoas que faltam e apresentam justificativas suspeitas, principalmente com atestados médicos.

Ela é absenteísta ou trabalha direito?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1222 Online: 01 de Setembro de 2014, 19:26:58 »
Uma anedota. Até agora não fui chamado para fazer o tratamento de canal definitivo pelo SUS, e estou na fila faz uns 3 meses.

Saúde Bucal é um dos maiores problemas do SUS (e já foi muito pior). No município onde trabalho, a fila é em torno de 2 meses e com um pronto-socorro 24 horas para atender eventualidades. Antes que soltem os cachorros, um detalhe: municípios menores SEMPRE terão um serviço mais rápido porque a) a demanda é menor (ainda que seja alta) e b) uma estrutura menor consegue cobrir uma grande área do município.

Porém, já fiz tudo com um plano odontológico e se não fosse isso estaria com muitas dores, ou teria que fazer novas visitas pra ficar trocando o curativo.

Agora fico imaginando alguém humilde que está sofrendo com dor de dente e não pode arcar com um tratamento privado. Por quê é tão demorado assim fazer um tratamento de canal? Caramba, gasta-se 1-2 horas e poucos recursos. Não estamos falando de transplante. E isso aqui em Curitiba que tem alguma qualidade.
Não são poucos recursos: são várias tomadas de RX, limas endodônticas são dividas em série e são reutilizadas poucas vezes, ainda gasta-se cimentos, isolamentos, cones, cones de papel e ainda os líquidos de irrigação e medicações de demora. Gasta-se uma a duas horas POR SESSÃO (e, normalmente, são duas sessões, às vezes muito mais, dependendo da lesão periapical). Um endodontista vai atender então quantos pacientes em um dia? Em torno de 8, em 8 horas. Você tem a ideia da demanda para tratamento endodôntico reprimida (lembre-se que esse procedimento é relativamente recente no SUS)? Some tudo isso e vai entender porque existe uma fila tão grande. O problema é que a Saúde Bucal é subdimensionada no SUS, tanto a especializada quanto a básica.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1223 Online: 01 de Setembro de 2014, 19:31:26 »
Mas somente na parte técnica, porque até onde eu conheço, não há nenhum programa eficiente de gestão de qualidade que faça a correlação entre os resultados da área com a eficiência financeira e o desempenho dos profissionais. Ou seja, a crítica do Madiba tem procedência, embora eu discorde alguns aspectos.
Claro que existe. Por exemplo, considerando o governo federal, existe o PMAQ que condiciona os recursos ao desempenho das equipes da AB. Não apenas avalia indicadores de saúde, como também existe uma série de itens a serem considerados, desde estrutura da unidade até satisfação do usuário. A avaliação é feita por universidades, sem a participação da União, estados ou municípios (a não ser em apoio aos municípios para conseguirem atingir os indicadores). O programa vai ser expandido ano que vem para a atenção especializada. Também existem outros programas mais genéricos como o Qualifar para a assistência farmacêutica e o planejaSUS. E isso apenas alguns da União. Existem municípios com remuneração por produtividade e outros por indicadores de desempenho. Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia, como estados, foram alguns que tiveram uma melhora da gestão da Atenção Básica, ao menos.

Posso deixar algum material aqui para você:
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/planejaSUS_livro_1a6.pdf
http://portalsaude.saude.gov.br/option=com_content&view=article&id=8490&Itemid=368
http://189.28.128.100/dab/docs/publicacoes/geral/manual_instrutivo_pmaq_site.pdf
http://189.28.128.100/dab/docs/sistemas/Pmaq/manual_instrutivo_pmaq_site_anexo.pdf
http://189.28.128.100/dab/docs/geral/amaq.pdf
http://aplicacao.saude.gov.br/sargsus/login!carregarPagina.action

Lerei assim que puder. Obrigado.

No entanto, eu entendo que especialistas independentes é que devem avaliar a situação, por motivos de isenção.

A única coisa que leio e ouço das pessoas desta área é: "Falta dinheiro!".
O problema aqui talvez seja do meio onde você se encontra. Pessoalmente leio e ouço, no meu meio (que você sabe qual é), que falta melhor gestão e planejamento (além de outras coisas mais), incluindo uma política mais adequada de RH (e que o MS tem tentado com o MM). Apesar disso, outro problema é, sim, que falta dinheiro. A proporção de investimentos públicos/privados do Brasil é quase a mesma dos EUA (e os EUA não possuem um sistema de saúde público e universal) e somando público e privado, o investimento em saúde no Brasil é de 8,3% do PIB.

A "falta de dinheiro" ocorre para praticamente todo os setores públicos: As forças armadas, as polícias, o judiciário, a saúde, a educação e todo resto reclamam da falta de dinheiro.

Então eu respondo: Aperfeiçoem os processos de gestão, eliminem as benesses, cortem pessoal, eliminem os super-salários e melhorem a produtividade.

Depois conversaremos sobre readequação de dotações orçamentárias.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1224 Online: 01 de Setembro de 2014, 19:32:39 »

Ela é absenteísta ou trabalha direito?

Tem que perguntar isto para a chefe dela ou para as suas colegas de trabalho.

Eu sou suspeito.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!