Autor Tópico: Problemas do SUS  (Lida 155196 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Problemas do SUS
« Resposta #1675 Online: 07 de Outubro de 2014, 14:16:49 »
Eu posso dar uma ajuda.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1676 Online: 07 de Outubro de 2014, 14:16:56 »
Pasteur denunciado de novo.  você prometeu que iria responder e só entra no debate para provocar  além de reafirmar sua covardia.

quanto ao interesse...  cara na boa, um sistema de SW jamais iria resolver a questão, mas ele é necessário para que se resolva. valeu pela lá piada e para reforçar seu caráter já mencionado.

e financeiramente como você deve imaginar, não me representa nada. E ja estamos trabalhando com gente bem mais graúda
« Última modificação: 07 de Outubro de 2014, 14:20:21 por Madiba »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1677 Online: 07 de Outubro de 2014, 14:21:45 »
Eu posso dar uma ajuda.
consultoria para o Derfel?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #1678 Online: 07 de Outubro de 2014, 14:26:54 »
Tópico trancado. Será feita análise pelo conselho. E ja aviso que não quero ver esse debate em outros tópicos.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1679 Online: 10 de Outubro de 2014, 21:35:58 »
Cartão amarelo pro Madiba e pro Pasteur.

Sério. Essa conversa já passou da hora. Vocês estão chatos pra caralho...

Vão dar uma volta pelas seções de bate papo, espairecer, deixar o ódio sair dos seus corações e cantar canções kumbaya..
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #1680 Online: 27 de Outubro de 2014, 01:40:03 »
Tópico destrancado, aviso aos foristas que a moderação esta de olho e que provocações, ad hominens e ofensas serão punidos.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1681 Online: 27 de Outubro de 2014, 15:37:39 »
Bom, conheci uma pessoa que coordena algumas UPAs através de um instituto (organização) sem fins lucrativos.

Sobre absenteísmo, ela simplesmente disse que é disseminado. Que os médicos ganhariam 1.2 reais (acho) por um turno de 12 horas, querem fazer de 3 horas e ir para outros turnos em outros lugares, para ganharem mais.

Simplesmente a coisa é tão forte que é complexo encontrar médicos se você não se torna de alguma maneira conivente com o esquema.  Ela me citou um caso de um médico que fazia atendimentos em menos de um minuto e se recusava a tocar nos pacientes.

Conversei rápido, vou pegar mais detalhes e postar aqui.
Resumindo, na visão dela, absenteísmo é a direção normal. Suor para controlar.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #1682 Online: 27 de Outubro de 2014, 18:19:47 »
Não é a experiência das OS aqui no Rio, pelo menos das que conheço.  A dificuldade de contratação realmente é grande, por isso os salários são tão altos, mas de maneira geral o pessoal segue o horário e não costuma faltar.  No Carnaval numa unidade foram dispensados 20% dos médicos por falta
Agora na rede pública o absenteísmo é regra, pelo menos nos serviços hospitalares, mas de toda equipe de saúde, não apenas os médicos
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1683 Online: 27 de Outubro de 2014, 18:44:33 »
Esse absenteísmo ocorre algumas vezes até quando estão no trabalho. Ficam batendo papinho enquanto a fila está lá, alguém se enfurece com a demora, cobra trabalho, e dizem que não sabiam, que não haviam sido avisados. E aqueles que teriam o papel de fazer esse aviso também jogam a culpa para o outro lado.

Fico imaginando quais seriam os números de mortes desnecessárias por protocolos simples que as pessoas deixam de seguir na base desses "ninguém me avisou", "mas isso não sou eu quem tem que fazer". Coisa de gente morrendo engasgadas com o próprio vômito e que poderia ser facilmente reduzida com a posição em que fica deitada. Já vi uns artigos sobre hospitais americanos diminuirem muito mortes desnecessárias por medidas que não custavam nada, a não ser vontade.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1684 Online: 28 de Outubro de 2014, 00:03:22 »
Não é a experiência das OS aqui no Rio, pelo menos das que conheço.  A dificuldade de contratação realmente é grande, por isso os salários são tão altos, mas de maneira geral o pessoal segue o horário e não costuma faltar.  No Carnaval numa unidade foram dispensados 20% dos médicos por falta
Agora na rede pública o absenteísmo é regra, pelo menos nos serviços hospitalares, mas de toda equipe de saúde, não apenas os médicos

Sim esse instituto consegue manter os médicos trabalhando, mas a duras penas. Eles tiveram que demitir gente também, mas realmente só funcionou porque é uma entidade "privada" regida pelos conceitos que citei do relatório do BM.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1685 Online: 29 de Outubro de 2014, 21:52:29 »
Fim.

Aguardando o artigo do Derfel que vai refutar o que o coloquei até aqui e provar que o SUS não é uma porcaria.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #1686 Online: 30 de Outubro de 2014, 22:46:42 »
Como médico formado há 1 ano, acho que o grande problema do SUS atualmente chama-se atenção básica.

Minha cidade (Ribeirão Preto) é considerada modelo em atenção básica, e apesar de o Programa de Saúde da Família estar previsto para toda a região, apenas 50% da população está coberta pelos Núcleos de Saúde da Família (NSF). É uma peça chave no binômio promoção-prevenção pois muitas das complicações crônicas que seriam evitadas com orientações, diagnóstico e manejo adequado de doenças oneram em demasia os níveis secundário e terciário de atenção à saúde.

Muitas cidades nem tem o programa de saúde da família; a maioria das UBS ainda funcionam da maneira tradicional. A iniciativa para o estabelecimento do programa e dos NSF parte das prefeituras, e isso talvez seja o grande problema, porque de modo geral prevalece, nas iniciativas dos governos municipais, a atenção básica nos moldes tradicionais, que tem menos exigências para sua implementação e é mais fácil de administrar.

Claro, existem problemas em todos os níveis da atenção. Mas acho que a atenção básica precisa de um olhar mais atencioso, especialmente porque as pessoas esquecem a sua importância em termos de gastos em saúde pública.
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #1687 Online: 30 de Outubro de 2014, 22:52:15 »
Esse absenteísmo ocorre algumas vezes até quando estão no trabalho. Ficam batendo papinho enquanto a fila está lá, alguém se enfurece com a demora, cobra trabalho, e dizem que não sabiam, que não haviam sido avisados. E aqueles que teriam o papel de fazer esse aviso também jogam a culpa para o outro lado.

Fico imaginando quais seriam os números de mortes desnecessárias por protocolos simples que as pessoas deixam de seguir na base desses "ninguém me avisou", "mas isso não sou eu quem tem que fazer". Coisa de gente morrendo engasgadas com o próprio vômito e que poderia ser facilmente reduzida com a posição em que fica deitada. Já vi uns artigos sobre hospitais americanos diminuirem muito mortes desnecessárias por medidas que não custavam nada, a não ser vontade.

Não quero bancar o advogado do diabo, mas, paciente da rede pública também não costuma ser fácil. Nas minhas "polacas", várias vezes os pacientes chutavam a porta e gritavam pra eu atender mais rápido, e eu nunca fui de "quebrar a mão". É realmente complicado. Aqui, os PAs geralmente lotam, 100, 120 fichas pra atender em um plantão, em poucos médicos. Acho difícil entender como alguém consegue viver e ser feliz trabalhando num ambiente tão estressor.
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1688 Online: 30 de Outubro de 2014, 22:58:16 »

Não quero bancar o advogado do diabo, mas, paciente da rede pública também não costuma ser fácil. Nas minhas "polacas", várias vezes os pacientes chutavam a porta e gritavam pra eu atender mais rápido, e eu nunca fui de "quebrar a mão". É realmente complicado. Aqui, os PAs geralmente lotam, 100, 120 fichas pra atender em um plantão, em poucos médicos. Acho difícil entender como alguém consegue viver e ser feliz trabalhando num ambiente tão estressor.

Tem gente que acha que médico é escravo, não tem nem direito a comer, fazer xixi e cocô, sendo taxado de vagabundo.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1689 Online: 30 de Outubro de 2014, 23:09:06 »

Tem gente que acha que médico é escravo, não tem nem direito a comer, fazer xixi e cocô, sendo taxado de vagabundo.
Mas é exatamente a falta de uma divisão clara de onde começa a procastinação e/ou omissão dos médicos e termina o profissionalismo que cria essa animosidade toda. O paciente é chamado paciente exatamente por estar em estado de vulnerabilidade físico-psicológica, em que a autoridade passa a ser o médico.
O fato é que parece não haver uma política de formação humanista para o setor, com médicos treinados para conviver com essa realidade.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #1690 Online: 30 de Outubro de 2014, 23:15:00 »
O fato é que parece não haver uma política de formação humanista para o setor, com médicos treinados para conviver com essa realidade.

O que exatamente você quis dizer com isso?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1691 Online: 30 de Outubro de 2014, 23:24:16 »

Que não são exatamente "médicos" os indivíduos que estão sendo formados a algum tempo em muitas escolas de medicina.

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #1692 Online: 30 de Outubro de 2014, 23:28:29 »

Que não são exatamente "médicos" os indivíduos que estão sendo formados a algum tempo em muitas escolas de medicina.

Bem, embora não acredite que medicina seja sacerdócio e também não acredite que um perfeito controle do sistema límbico seja necessário à prática da medicina, sim, concordo.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #1693 Online: 01 de Novembro de 2014, 17:56:06 »
Mas é exatamente a falta de uma divisão clara de onde começa a procastinação e/ou omissão dos médicos e termina o profissionalismo que cria essa animosidade toda. O paciente é chamado paciente exatamente por estar em estado de vulnerabilidade físico-psicológica, em que a autoridade passa a ser o médico.
Adoro essas leituras de entrelinha, quer dizer então que você é mais um dos muitos que tem sua visão toda especial e lindinha de como se deve formar um médico. É por pessoas como você que querem empurrar goela abaixo de outros seu próprio currículo todo "especial" que esse curso de medicina demora tanto e é extremamente dispendioso e dissociado do mercado.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1694 Online: 01 de Novembro de 2014, 18:12:52 »
Adoro essas leituras de entrelinha, quer dizer então que você é mais um dos muitos que tem sua visão toda especial e lindinha de como se deve formar um médico. É por pessoas como você que querem empurrar goela abaixo de outros seu próprio currículo todo "especial" que esse curso de medicina demora tanto e é extremamente dispendioso e dissociado do mercado.
Eu diria que para uns demora muito, para outros demora pouco, mas para um terceiro grupo nem que durasse a vida inteira seria suficiente.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #1695 Online: 01 de Novembro de 2014, 20:31:43 »

"há"?   hahahahahahahahahahah...  Tenho visto ultimamente você a corrigir deslises gramortográficos por aí... Acho validíssimo! Seriamente. Então, corrijamos o que pudermos, meu caro.

O Cientista está de volta de uma ausência (para o terror de tantos, como especialmente o jovem Skep, se pensa que vai escapar de ter as falácias dele dissecadas aos ossos). Não pode escolher outra postagem para avaliar a situação senão alguma do grande sergiomgbr. Tu és o guia seguro do Cientista por aqui, daquilo que vale olhar, de como os assuntos estão devida ou indevidamente tratados. Avalies o peso da tua responsabilidade, meu caro!   hahahahahhaha...

Eu diria que para uns demora muito, para outros demora pouco, mas para um terceiro grupo nem que durasse a vida inteira seria suficiente.
Exatamente! Vemos que entre joio e trigo ainda há muitas fibras de palhas diversas... Um bom aproveitamento de recursos humanos deve levar isso em conta. Tratar os produtos fabris, se assim é que são considerados os profissionais formados, como tais produtos, selecionados e direcionados como os chips, de acordo com suas posições, cortados do wafer. Não como uniformizados à desebocadura da fábrica como se todos tirassem a mesma avaliação durante o processo de fabricação. As características ingênitas também devem ser selecionadas de acordo com o destino da aplicação.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1696 Online: 01 de Novembro de 2014, 20:53:02 »

"há"?   hahahahahahahahahahah...  Tenho visto ultimamente você a corrigir deslises gramortográficos por aí... Acho validíssimo! Seriamente. Então, corrijamos o que pudermos, meu caro.

Como por exemplo, em "deslizes"?  Muahahahahahah...

Não, nem sempre é questão de querer corrigir não, na maioria das vezes é só pra tirar um sarrinho mesmo, nobre colega.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #1697 Online: 02 de Novembro de 2014, 02:31:17 »

Como por exemplo, em "deslizes"?  Muahahahahahah...
(Ou em "dese!bocadura"?...  kkkkkkkkkkkkkk...)

rmrm... É que... sabe, né?... O s e o z, ali tão pertinho um do outro... e é tanto s na palavra...  ...Ah, tá bão vai... o Cientista erra de propósito de vez em vez assim para não ficarem mais intimidados ainda com ele. Para cimular imperfeisão. Falei! Pronto! hahahahahahhahahahahahahah...

Não, nem sempre é questão de querer corrigir não, na maioria das vezes é só pra tirar um sarrinho mesmo, nobre colega.
Aí é boa pedida! Dando uma olhada pelo que tem tido aqui nesses últimos tempos, um sarro atrai mais interesse que a chatice de debates políticos intermináveis na base do "tudo só não funciona porque eu não estou no poder (porque eu sei de tudo)" ou "eu estou com um fragmentinho do poder e tudo funciona lindamente bem dentro dos limites do que é bem funcionar". Diante do tédio que dá ver tanto desperdício em 'cálculos' desgastantes que não projetam nada, feitos por 'calculadores' que são movidos pelos movimentos de lá e não movem nada lá, como Bruce Li já tão bem sabia que é fácil esmurrar a madeira porque ela não reage, um sarrinho é o que há de melhor!

Te agradeço!  hahahahahhahahahahhahahaha...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1698 Online: 09 de Novembro de 2014, 22:19:45 »
tratamento dentário público hoje no fantástico...  basicamente o que filmaram de dentista dormindo nas cadeiras enquanto 1/3 não consegue agendar um tratamento, é impressionante.

É tão porcaria quanto o SUS.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1699 Online: 09 de Novembro de 2014, 22:56:43 »
Mais fantástico mostrando corrupção no atendimento de saúde, CE como exemplo. Alguns há dois anos esperando um exame, outro apenas há 10 meses.. bacana nessa reportagem "onde está o dinheiro que estava aqui?"  relaciona a porcaria de atendimento ao roubo, nos mesmos lugares que prestam esse serviço lixo.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!