Autor Tópico: Problemas do SUS  (Lida 155217 vezes)

Offline Jack Carver

• Nível 25
  • *
Re:Problemas do SUS
« Resposta #2200 Online: 17 de Agosto de 2015, 22:46:27 »
Hot topic !
O Brasil é um país de sabotadores profissionais.

“Dêem-me controle sobre o dinheiro de uma nação e não me importa quem faz as suas leis. - Mayer Amschel Rothschild

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #2201 Online: 17 de Agosto de 2015, 22:46:58 »
De toda forma, só pra ficar claro aqui, eu acredito que mais dinheiro pra um sistema eficiente de saúde deve funcionar (os outros foristas também devem acreditar, eu acho).

Mas para o SUS, não há qualquer garantia que mais dinheiro vá funcionar, existem fatores que apontam só para que haverá aumento do desperdício e farras ja brutais. Na verdade não se sabe nem quanto dinheiro, se algum, deveria ser empenhado.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2202 Online: 17 de Agosto de 2015, 22:48:14 »
Moro/Bahadur vai floodando aí que amanhã eu respondo.  :ok:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2203 Online: 17 de Agosto de 2015, 22:48:18 »
Alias eu percebi que o BM diz algo Dilmês. Que o SUS não tem meta.

É igual a Dilma, não tem meta, mas quando atingir a meta, eles dobram a meta kkkk
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2204 Online: 17 de Agosto de 2015, 22:49:06 »
Moro/Bahadur vai floodando aí que amanhã eu respondo.  :ok:

Responde Pasteuurrr.. como você sempre faz... sempre mostrando dados  :biglol: e nunca dizendo "é uma porcaria mas é bom" :histeria:
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2205 Online: 17 de Agosto de 2015, 22:56:22 »
Citação de: Sobre os poucos números bons do SUS
While the improved outcomes and lower inequalities in health are good news, these gains are attributable at least in part to developments outside the health system: access to safe water and sanitation, quality food and education, and the economic situation of households.21 Nearly a quarter of the population is covered by private insurance and another 15 percent do not use the SUS as their regular source of care, which complicates the picture further. Finally, several broad public health programs that are linked only partially to the SUS reforms have also contributed to improvements. These include, for example, a Ministry of Health program promoting breast-feeding, which was initiated in 1981. As a result of this program, the mean duration of breast-feeding increased from 2.5 months in the mid-1970s to 14 months in 2006–07 (Victora et al. 2011).
Have the SUS reforms contributed to improving health outcomes? This is very difficult to answer with certainty because reforms were implemented nationwide and the quality and consistency of administrative data from the program are problematic. There is, however, some convincing evidence from studies of avoidable mortality and evaluations of the ESF that the SUS has played an important role in improving health outcomes.

Aí ó Pasteur... em itálico o BM concedeu alguma coisa ao SUS.. apesar de não poder medir por causa do caos de gestão..

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2206 Online: 17 de Agosto de 2015, 22:56:57 »
Releia meu último post em relação ao Johnny, tem tmb a ver com esse quote. O que colocar no lugar do SUS(e como) foi a minha indagação a você mais atrás. Abs.

Sim, eu sei disso. Só que para isso, preciso entender que tipo de argumento você é sensível, se é sensível a algum. Por exemplo, petistas o ELA não são sucetíveis a argumento algum. Se você não concorda que temos um problema e que a gestão é essencial, o que é evidente, não entenderá a solução.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Jack Carver

• Nível 25
  • *
« Resposta #2207 Online: 17 de Agosto de 2015, 22:59:36 »
Moro, vc deve entender que muitas pessoas dependem exclusivamente do SUS. Pense no Mais Médicos, ele está se saindo melhor do que se não houvesse sido implantado. Eu sei, havia caminhos melhores para sanar essa deficiência nas regiões mais afastadas, e que era reivindicado pela classe médica.

@Johnny:
Eu não sei o que vai acontecer, entretanto, o povo é um termômetro do que pode acontecer no Congresso nos próximos anos. Eu espero à toa por uma Reforma Tributária, seria o começo no desdobramento de muitas das soluções futuras dos problemas nacionais, entre ela a Saúde Pública.

Maldita crise.

“Dêem-me controle sobre o dinheiro de uma nação e não me importa quem faz as suas leis. - Mayer Amschel Rothschild

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2208 Online: 17 de Agosto de 2015, 23:00:39 »
Citação de: Elogios.. mas... realmente o BM não sabe.. que pena que o SUS não tem gestão
Various studies of avoidable mortality in Brazil suggest that the SUS has played an important role in improving outcomes. For instance, Malta et al. (2010) examined trends in avoidable mortality in infants (children under one year of age) during the period of 1997–2006. They found a significant decline in both avoidable deaths (37 percent) and deaths from ill-defined causes (75 percent), indicating improved access to health care, but stable mortality from other causes (a reduction of 2.2 percent). This is likely to be driven at least in part by improvements in coverage and quality of the health system. For instance, mortality from pneumonia fell 52.7 percent, with effective primary care likely to have played an important role. However, other factors, particu- larly improvements in living conditions and public health interventions that affect the incidence of different health conditions, are also likely to have played a role.

Praticamente todas as considerações positivas do BM dizem que simplesmente não há dados para medir a atuação do SUS.. e a causa é simplesmente a falta de medidas básicas de gestão..

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2209 Online: 17 de Agosto de 2015, 23:02:39 »
Moro, vc deve entender que muitas pessoas dependem exclusivamente do SUS. Pense no Mais Médicos, ele está se saindo melhor do que se não houvesse sido implantado. Eu sei, havia caminhos melhores para sanar essa deficiência nas regiões mais afastadas, e que era reivindicado pela classe médica.

@Johnny:
Eu não sei o que vai acontecer, entretanto, o povo é um termômetro do que pode acontecer no Congresso nos próximos anos. Eu espero à toa por uma Reforma Tributária, seria o começo no desdobramento de muitas das soluções futuras dos problemas nacionais, entre ela a Saúde Pública.

Maldita crise.

Por favor, responda a minha pergunta de maneira clara.

E eu te digo como é simples sair disso, dada apenas a aceitação das premissas que o SUS é uma merda irrecuperável.

É claro que a solução é teórica porque a corja política que, junto com o funcionalismo público incompetente destrói o SUS, jamais vão deixar passar algo.

Mas, responda, concorda com as premissas? Algo a adicionar ou a contestar?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2210 Online: 17 de Agosto de 2015, 23:04:24 »
Errei algo.. na verdade, TODOS os elogios ao SUS tem um caveat dizendo da falta de dados que comprovem se foi o SUS ou não.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2211 Online: 17 de Agosto de 2015, 23:06:29 »
Mais uma coisinha aí para os ideólogos de plantão. A iniciativa privada é 34% mais eficiente (isso é, colocando aqueles hospitais privados pixulés) e em SP são 50% mais baratos.

Querem bilhões de redução??

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2212 Online: 17 de Agosto de 2015, 23:07:46 »
Bom, já tenho mais uma dezena de posts, mas vou esperar o Jack..

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2213 Online: 17 de Agosto de 2015, 23:09:41 »
De toda forma, só pra ficar claro aqui, eu acredito que mais dinheiro pra um sistema eficiente de saúde deve funcionar (os outros foristas também devem acreditar, eu acho).

Mas para o SUS, não há qualquer garantia que mais dinheiro vá funcionar, existem fatores que apontam só para que haverá aumento do desperdício e farras ja brutais. Na verdade não se sabe nem quanto dinheiro, se algum, deveria ser empenhado.

O BM disse explicitamente que não é problema de mais dinheiro no SUS. Também diz que países de mesmo grau de desenvolvimento fazem bem mais com menos. Estou achando, por isso que estou relendo as coisas mais óbvias do mundo.. de novo.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Jack Carver

• Nível 25
  • *
« Resposta #2214 Online: 17 de Agosto de 2015, 23:23:21 »
Por favor, responda a minha pergunta de maneira clara.

E eu te digo como é simples sair disso, dada apenas a aceitação das premissas que o SUS é uma merda irrecuperável.

É claro que a solução é teórica porque a corja política que, junto com o funcionalismo público incompetente destrói o SUS, jamais vão deixar passar algo.

Mas, responda, concorda com as premissas? Algo a adicionar ou a contestar?
Já foi respondida a premissa. Qualquer um acertaria em dizer que há problemas nas três escalas de Gestão pública da Saúde. Se é irrecuperável, aí eu não apostaria nisso. Até porque recuperar algo que nunca foi melhor anteriormente fica difícil. Aperfeiçoar o Sistema Único, sim, é possível, cabe a uma boa equipe de Governo o desafio, seja qual for.

À propósito, é 8 ou 80? Eis a questão..  :umm:

http://saude.estadao.com.br/noticias/geral,oms-elogia-saude-publica-no-brasil-mas-diz-que-sus-precisa-de-financiamento,606877

http://www.unasus.ufma.br/site/servicos/noticias/9-geral/363-oms-elogia-avan%C3%A7os-na-sa%C3%BAde-p%C3%BAblica-no-brasil-em-informe-mundial-divulgado-hoje

[Argument from authority mode]
« Última modificação: 17 de Agosto de 2015, 23:45:19 por Jack Carver »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2215 Online: 17 de Agosto de 2015, 23:49:50 »
Jack, é irrecuperável porque no brasil todos o fracasso do SUS vem desde de dezenas de anos e apresentou melhoras (questionáveis) em algumas áreas e pioras em outras, enquanto todo o desperdício continua, com os roubos e todos os desmandos. Não está claro que você notou os bilhões citados nesses últimos dados.

É irrecuperável porque o brasil, o governo brasileiro, coloca um pedágio na distribuição de renda, um pedágio de corrupção e um pedágio de ineficiência. Não sei sua idade, tente ver como a 3g é gerida, como a Amazon é gerida, como a Oracle é gerida, como várias empresas nacionais são geridas.. e veja os órgãos públicos e estatais. O SUS não é uma anomalia de incompetência, esse é o ponto, é apenas esperado do modelo de gestão pública brasileira.

Sobre ser 8 ou 80, esses dados que você mostrou não são estudos, é o que chamo de jaba institucional, você pega gente disposta a se pronunciar favoravelmente a qualquer coisa se bem remunerado. E claramente conflita com estudos mais sérios, que demoraram 6 anos para serem concluídos.

Seria difícil com dados tão duros o SUS ser eficiente, além de sabermos sobre jornais, filas, conhecidos, empregadas.. o que é o SUS. Seria uma aberração, uma fenda no espaço da realidade, se o SUS fosse algo decente, dentro de um país como o brasil e com todos os sinais e estudos julgando o SUS.

Dito isso, a solução é simples.

O estado NÃO necessita operar nada. O estado não sabe operar nada. Ele precisa criar condições para que todo o serviço seja prestado por hospitais privados e públicos em lugar onde um investimento social se justifica. Ainda nesses casos, a gestão poderia ser privada, o investimento não.

O modelo seria então:
1- O governo faz o PLANEJAMENTO da saúde, isso é, metas, áreas a ser atendidas, quais são as iniciativas que com recursos controlados podem gerar mais saúde a população, propõe KPIs de controle por região, estado, município e hospitais.

2- O governo libera o mercado para a iniciativa privada operar. Quanto mais grupos competirem, melhor. Mais eficiência e menor preço.
Em lugares onde não há interesse comercial, o governo deve intervir e fazer uma PPP, com gestão privada.

3- Todos os cidadãos são convidados a ter um plano de saúde, com mais subsídio ou menos de acordo com sua condição financeira.

4- SLA based management para as empresas

5- O governo contrata e terceiriza toda a parte de sistemas (detecção de fraude, agendamentos, controle de SLA, CRM, financeiro, call center, sala de situação.. tudo), não põe a mão em nada que não seja regulamentação

6- Congelasse a contratação de funcionários públicos, são caros, ineficientes e trabalham menos que os da iniciativa privada.

7- Em 20 anos, teremos poucos funcionários públicos e diversas empresas no mercado. Com sorte, os mais sérios migrem para a iniciativa privada.

8- Transição passo a passo. Mas com a intenção de abandonar o SUS completamente em 10..20 anos no máximo.

9- O governo não meche na oferta. Todas as empresas que quiserem entrar no sistema entra.. respeitando apenas os critérios de qualidade. Sem máfias, sem proteção de território.
« Última modificação: 17 de Agosto de 2015, 23:52:37 por Moro »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2216 Online: 18 de Agosto de 2015, 00:10:01 »
Sem dúvida, nos casos em que elas são obrigadas (por um Judiciário ideologizado) a realizar serviços que não estavam previstos em contrato.
Isso é minoria ou maioria dos casos julgados? Tenho ouvido bastante o contrário. A saber.

Deveria ser zero, no caso do contrato estar sendo respeitado. Ponto final.

Sim, eu sei disso. Só que para isso, preciso entender que tipo de argumento você é sensível, se é sensível a algum. Por exemplo, petistas o ELA não são sucetíveis a argumento algum. Se você não concorda que temos um problema e que a gestão é essencial, o que é evidente, não entenderá a solução.
Basta que você explique como, de preferência não ignorando os gráficos. Esqueça os petistas, o petista é aquele que vota, luta pelo partido e não reconhece a merda que é o seu Governo no país.

O que é mais relevante, nos gráficos, para você?

Não é necessário que seja uma relação de "ou", a depender do que se diagnostica como problema fundamental e o plano traçado para melhorar a performance. No caso do SUS, me parece que ambos os pontos que você mencionou estariam contemplados no plano, entre vários outros possíveis.

A conversa sobre o que colocar para atender as demandas de saúde da população e como garantir o pleno acesso e correta performance não é simples e, até agora por aqui, não sei se pintou a resposta. O grande problema são essas soluções do tipo colocar mais dinheiro (e ponto) quando já foi apontado por aqui, inúmeras vezes, o pq disso não ser nem de longe uma ideia sensata quando se preza pelos recursos que se utiliza e se respeita a população usuária do serviço, não só pela sensbilidade das atividades de saúde mas friamente pelo povo ser quem paga e deve receber algo em troca, sempre, se é esse o contrato.
Apenas para reforçar, não defendi exclusivamente apenas aumentar as verbas para a Saúde e ponto. Uma Reforma é necessária, indispensável. Para o bem ou para o mal creio que os gastos(públicos + privados) só irão aumentar!

Certamente, por causa do envelhecimento da população.

E é exatamente por isto que urge uma reforma completa do SUS, assim como da Previdência, das Leis Trabalhistas e Tributária.

Do contrário, o colapso econômico e social é inevitável.
Foto USGS

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #2217 Online: 18 de Agosto de 2015, 00:16:33 »

O BM disse explicitamente que não é problema de mais dinheiro no SUS. Também diz que países de mesmo grau de desenvolvimento fazem bem mais com menos. Estou achando, por isso que estou relendo as coisas mais óbvias do mundo.. de novo.

Menos dinheiro per capita??

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2218 Online: 18 de Agosto de 2015, 00:25:35 »
Mais investimentos o que reflete em mais investimentos per capita.  Porque a gestão é calamitosa  e os pontos que apontei anteriormente no relatório são um corolário disso.

Amanhã termino de procurar.  Amanhã também faço um compêndio das dezenas de vezes onde o Pasteur diz que o SUS é uma porcaria pois todos sabemos que tem mortes demasiadas por câncer,  filas de anos,  roubos, falta de gestão ...  Mas não é uma merda..  Porque isso tudo que ele admite por algum motivo não faz do sus uma merda,  apenad porque ele tem uma relação de afetividade com o sistema que ele não abre,  diferente do Derfel que é corporativista e petista declarado.

Mas será engraçado 

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #2219 Online: 18 de Agosto de 2015, 00:27:34 »
Não entendi.

Também acho que você não entendeu meu ponto. Amanhã continuamos.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2220 Online: 18 de Agosto de 2015, 00:29:20 »
Abraços. Insônia por tensão pré fim quarter

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #2221 Online: 18 de Agosto de 2015, 00:35:33 »
Nessas horas bate uma inveja de não ter uma mamatinha tranquila num cantinho qualquer do governo por aí...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2222 Online: 18 de Agosto de 2015, 00:39:12 »
Nessas horas bate uma inveja de não ter uma mamatinha tranquila num cantinho qualquer do governo por aí...

Nunca é tarde para fazer um concurso, passar e aí 'amarrar o burro na sombra'.
Foto USGS

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #2223 Online: 18 de Agosto de 2015, 08:40:39 »

Nunca é tarde para fazer um concurso, passar e aí 'amarrar o burro na sombra'.

Acho que eu sou burro o suficiente pra, na verdade, ter alguns "problemas éticos internos" com isso.  :?

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2224 Online: 18 de Agosto de 2015, 09:19:47 »
Destruindo de vez o argumento/religião do Agnóstico/Bahadur/Moro só com um gráfico:

Não sou estatólatra, nem estatofóbico, apenas um homem com o pé na realidade!

Faz um favor, análise o quadro acima e não duplipense!  :ok:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!