Autor Tópico: Problemas do SUS  (Lida 155218 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Problemas do SUS
« Resposta #2225 Online: 18 de Agosto de 2015, 09:34:51 »
Destruindo de vez o argumento/religião do Agnóstico/Bahadur/Moro só com um gráfico:

Não sou estatólatra, nem estatofóbico, apenas um homem com o pé na realidade!

Faz um favor, análise o quadro acima e não duplipense!  :ok:

Fonte?

E depois a pergunta: E?
Foto USGS

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2226 Online: 18 de Agosto de 2015, 10:11:46 »
Segundo esse site a fonte é OMS, mas 2006. Vou ver se acho mais recente, mas aposto que não muda muita coisa.

E quero ver a explicação de quem demoniza o público e endeusa o privado. Capitche?

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #2227 Online: 18 de Agosto de 2015, 10:13:59 »
Segundo esse site a fonte é OMS, mas 2006. Vou ver se acho mais recente, mas aposto que não muda muita coisa.

E quero ver a explicação de quem demoniza o público e endeusa o privado. Capitche?

Cara, esse seu chart, mesmo se fosse atual, prova o que? Ou destroi o que? Isso é que você tem que dizer.

Escreva mais do que duas linhas, se possível.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2228 Online: 18 de Agosto de 2015, 10:48:15 »
Pensei que estava subentendido!  :duh:

O sistema de saúde brasileiro é híbrido com menos da metade sendo financiada pelo setor público, enquanto que em vários países capitalistas mais de 70% do financiamento vem do setor público. Isso diz alguma coisa do quão pernicioso é o sistema privado, ou não? Deixe de lado a sua fé no livre mercado, porque saúde e negócios não combinam.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2229 Online: 18 de Agosto de 2015, 10:52:20 »

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #2230 Online: 18 de Agosto de 2015, 10:58:27 »
O que exatamente foi destruído? Isso que você postou foi só chover no molhado de que existem vários outros países que proporcionalmente investem mais dinheiro nos sistemas públicos de saúde do que o Brasil. Ponto. Não destruiu nada, ninguém tinha dito que isso era mentira.

Minha pergunta foi absolutamente clara, se você não quiser responder sinalize e eu não perco tempo lendo seus próximos posicionamentos.

Pontue algo, faça um contraponto. Do tipo: Foi dito A, mas esse gráfico aqui mostra que A não é correto, pq X, Y e Z.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #2231 Online: 18 de Agosto de 2015, 11:03:51 »
Seria frase de efeito se em um mesmo suspiro que afirma que sabe que é uma porcaria e que se joga dinheiro no ralo você não pedisse por mais dinheiro para se jogar no ralo.

Desvios, má gestão existem, mas não chega a ser um ralo. Prove que é um ralo! Até agora ninguém conseguiu. Só cherry picking, exemplos de descaso e uma generalização forçada.

Pra você, quantas mortes precisam acontecer por ingerência pra não ser cherry picking ou generalização forçada? Quantos km de fila a gente precisa ter?

E outra, você sabe o que é um ralo e como essa metáfora se aplica ao cenário do SUS? Talvez esteja aí o problema. Não é possível.

Eu estou imune a ataques emocionais, comigo só funciona números.

Falando nisso, já olhou o material que o Jack Carver trouxe?

E a pergunta que eu te fiz, aliás as duas primeiras, são sobre números. Responde aí.

Já olhei, basicamente, nosso sistema tem números diferentes dos de outros países.

Pra não ser cherry-picking, ou besteira... responde aí.

Se não for responder, sinalize.

Offline MarceliNNNN

• Nível 16
  • *
« Resposta #2232 Online: 18 de Agosto de 2015, 11:05:12 »

O sistema de saúde brasileiro é híbrido com menos da metade sendo financiada pelo setor público, enquanto que em vários países capitalistas mais de 70% do financiamento vem do setor público. Isso diz alguma coisa do quão pernicioso é o sistema privado, ou não? Deixe de lado a sua fé no livre mercado, porque saúde e negócios não combinam.
Como assim saúde e negócios não combinam? Os melhores hospitais brasileiros são particulares. Ademais, pesquise sobre a dívida pública do Reino Unido. Esse sistema um dia irá quebrar e já começa a demonstrar isso: http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/10/primeira-greve-na-saude-publica-britanica-em-mais-de-30-anos.html

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2233 Online: 18 de Agosto de 2015, 11:09:40 »

[...]
8- Transição passo a passo. Mas com a intenção de abandonar o SUS completamente em 10..20 anos no máximo.
[...]

Você não viu esse post do Moro/Bahadur? Não percebeu que ele tem asco a tudo o que é estatal? É isso, ele acha que tudo o mercado resolve! Com saúde não é assim!

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2234 Online: 18 de Agosto de 2015, 11:11:24 »

Como assim saúde e negócios não combinam? Os melhores hospitais brasileiros são particulares. Ademais, pesquise sobre a dívida pública do Reino Unido. Esse sistema um dia irá quebrar e já começa a demonstrar isso: http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/10/primeira-greve-na-saude-publica-britanica-em-mais-de-30-anos.html

Estou dizendo para a população no geral.

Offline MarceliNNNN

• Nível 16
  • *
« Resposta #2235 Online: 18 de Agosto de 2015, 11:20:43 »

Estou dizendo para a população no geral.
E eu também. Se não pagássemos impostos altos e se a inflação não comesse nosso dinheiro, poderíamos pagar um plano de saúde bom e barato.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2236 Online: 18 de Agosto de 2015, 11:26:53 »

Eu não sei como qualificar esse comportamento e vou pensar que não existe má fé na postagem do Pasteur.

Pasteur como esse gráfico refuta que o Brasil gasta imensamente mal os recursos e todas as argumentações de ineficiência de gestão apresentados aqui ? Para que você possa argumentar mais claramente você defenderia mais aporte de recursos ao SUS se fosse roubado 90% de tudo que lhe é repassado?

Veja os casos que coloquei do BM que mostram rombos bilionários em eficiência sem contar roubo, absenteísmo e casos de gestão do dia a dia.

Sou eu que estou louco ou o Pasteur está debatendo sem ler nada e sem tocar em um ÚNICO ponto postulado?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2237 Online: 18 de Agosto de 2015, 11:28:30 »

[...]
8- Transição passo a passo. Mas com a intenção de abandonar o SUS completamente em 10..20 anos no máximo.
[...]

Você não viu esse post do Moro/Bahadur? Não percebeu que ele tem asco a tudo o que é estatal? É isso, ele acha que tudo o mercado resolve! Com saúde não é assim!

Espantalho. E não responde, apenas pega um trecho para fazer ad hominen
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2238 Online: 18 de Agosto de 2015, 11:30:53 »

Eu não sei como qualificar esse comportamento e vou pensar que não existe má fé na postagem do Pasteur.

Pasteur como esse gráfico refuta que o Brasil gasta imensamente mal os recursos e todas as argumentações de ineficiência de gestão apresentados aqui ? Para que você possa argumentar mais claramente você defenderia mais aporte de recursos ao SUS se fosse roubado 90% de tudo que lhe é repassado?

Veja os casos que coloquei do BM que mostram rombos bilionários em eficiência sem contar roubo, absenteísmo e casos de gestão do dia a dia.

Sou eu que estou louco ou o Pasteur está debatendo sem ler nada e sem tocar em um ÚNICO ponto postulado?

Ué, nunca neguei que há desvios, corrupção e má gestão: mais alguma coisa? Não é você que quer acabar com a merda do SUS?

Enquanto vai pensando, lê isso aqui:

http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/sistema-de-saude-dos-eua-o-pior-entre-11-paises-desenvolvidos-12891662

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2239 Online: 18 de Agosto de 2015, 11:57:04 »
Então.. ok o SUS é uma merda. Já temos essa definição.

A segunda é: Como resolver isso? O que você acha que deve ser feito para arrumar?

E sim, eu quero acabar com o SUS, porque não? É uma vaca sagrada? Acabar com o SUS significa encontrar uma maneira muito melhor de atender a população.

O que você tem de fato contra os pontos que coloquei?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2240 Online: 18 de Agosto de 2015, 12:21:16 »
O SUS, apesar de corrupção, má gestão de alguns setores, o que é comum em qualquer sistema público ou privado,  se observado seu financiamento ridículo, só pode ser chamado de muito bom.

É isso: o SUS é muito bom e querer acabar com ele é ser religioso, partisan.

Outra coisa: não leio flood, passo por cima porque meu tempo é precioso.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2241 Online: 18 de Agosto de 2015, 12:58:11 »
O relatório do BM e a 95ª posição no ranking mundial estão errados. A realidade do dia a dia do SUS não existe. Pessoas não morrem esperando atendimento e os exames e resultados são quase imediatos.

Venham todos para o mundo do Pasteur.

Tu não lê absolutamente nada. Se lesse algo, não estaria vomitando essas asneiras.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2242 Online: 18 de Agosto de 2015, 13:10:53 »
O relatório do BM e a 95ª posição no ranking mundial estão errados. A realidade do dia a dia do SUS não existe. Pessoas não morrem esperando atendimento e os exames e resultados são quase imediatos.

Tu não lê absolutamente nada. Se lesse algo, não estaria vomitando essas asneiras.
Você viu que a gente já discutiu isso há umas 40 páginas atrás?

Bom, que tal então refutar os posts onde detalho os dados da pesquisa do B.M e as outras informações dadas? Você disse que iria responder.

Morte por câncer acima da média - subfinanciamento, má gestão, corrupção

Hospitais parados e equipamentos apodrecendo - má gestão, corrupção

Roubos ao extremo - você acha que é 30%, o TCU acha que é 0,045% e eu uns 5% no máximo.

Filas de um ano - subfinanciamento,  má gestão, corrupção, mas até no Canadá há filas demoradas.

Ingerência política - ninguém nega.

Posição 95 no ranking - não é o SUS e sim a Saúde brasileira incluindo os planos de saúde e hospitais privados. Já disse isso muitas vezes, só que você finge não ver.

Banco Mundial fala que países fazem mais com menos - está ligado com o anterior.

Já disse um milhão de vezes: há problemas, mas se comparar do início até agora, segundo um dos autores do BM, a situação melhorou. Pega mal você ignorar o que um dos autores do relatório do BM concluiu.

O país está em 95 porque tem, não se você viu os gráficos, menos da metade do financiamento da saúde vem do setor público.

E você lembra do que disse um dos autores do relatório do BM ou quer que eu te lembre?

Se quiser terei o prazer em postar!  :ok:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2243 Online: 18 de Agosto de 2015, 13:12:48 »
você não lê nada mesmo. Só os dados das duas últimas página mostram perdas muito maiores que isso. leia em sua vida.

Esse seu post já foi refutado e você sequer leu.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #2244 Online: 18 de Agosto de 2015, 13:13:10 »

Ué, nunca neguei que há desvios, corrupção e má gestão: mais alguma coisa? Não é você que quer acabar com a merda do SUS?

http://oglobo.globo.com/sociedade/saude/sistema-de-saude-dos-eua-o-pior-entre-11-paises-desenvolvidos-12891662

O que exatamente tem nesse link???

Que o sistema dos eua consegue ser o mais caro e o pior de todos, e ainda assim você defende mais dinheiro pro sistema???

Cara, isso se repete cronicamente aqui, direto postam referências sem dizer o que é e que em alguma medida apontam na direção contrária do que defendem e não contrapõe nada apresentado. É trollismo.

O SUS, apesar de corrupção, má gestão de alguns setores, o que é comum em qualquer sistema público ou privado,  se observado seu financiamento ridículo, só pode ser chamado de muito bom.

É isso: o SUS é muito bom e querer acabar com ele é ser religioso, partisan.

Cara, você fala que o sistema é acometido por desperdício, corrupção e má gestão e ainda assim é muito bom. Trollismo.

Você sistematicamente tem se esquivado das minhas perguntas aqui nesse tópico respondendo com brincadeira, acusação ou outras perguntas. Trollismo.

Evita apontar cuidadosamente quais os itens está combatendo e ajudar com análise do pq seu ponto estaria correto.

Na maior parte dos seus posts há algum tipo de ataque ou provocaçãozinha a outros foristas.

Não sou de fazer isso, mas, denunciado. Esse comportamento não está ajudando o avanço do debate, pelo contrário.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2245 Online: 18 de Agosto de 2015, 13:13:18 »

2

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2246 Online: 18 de Agosto de 2015, 13:15:07 »
Como não lê nada, ele deve ter deixado de perceber que for profit organizations no brasil, segundo o BM, custam 50% do que custa o SUS e prestam melhores serviços

Mas ele não consegue ligar os pontos e pensar... uhh.. quer dizer que isso são bilhões se o programa fosse nacional?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #2247 Online: 18 de Agosto de 2015, 13:15:46 »
só isso já deveria bastar:

Cara, você veio com esse discurso agora de que nós só falamos sobre os sintomas e eu pensei "jesus, o que será que tem de tão revelador nesses 'textos' que nos faltou à crítica" e ja abri um deles, pra constatar o óbvio, não há novidades. Ok, ainda não vi os outros textos, mas pelo seu tom, não esperava que isso acontecesse com qualquer dos links, que estariam aqui “pra informar os foristas de boa vontade que queiram aprender”.

Bom, abri o 'texto' ABC DO SUS - DOUTRINAS E PRINCÍPIOS, de 1990, que começa apresentando os problemas diagnosticados à época e que seriam mitigados pelo sistema de saúde. Os problemas (chame você agora de causa ou sintoma) que seriam resolvidos são:

[...]

O que levou os constituintes a proporem essa transformação foi o consenso, na sociedade, quanto à total inadequação do sistema de saúde caracterizado pelos seguintes aspectos, entre outros:

• um quadro de doenças de todos os tipos condicionados pelo tipo de desenvolvimento social e econômico do país e que o velho sistema de saúde não conseguia enfrentar com decisão;
• completa irracionalidade e desintegração das unidades de saúde, com sobre-oferta de serviços em alguns lugares e ausência em outros;
• excessiva centralização implicando por vezes em impropriedade das decisões pela distância de Brasília dos locais onde ocorrem os problemas;
• recursos financeiros insuficientes em relação às necessidades de atendimento e em comparação com outros países;
• desperdício dos recursos alocados para a saúde, estimado nacionalmente em, pelo menos 30%, produzido por incompetência gerencial;
• baixa cobertura assistencial da população, com segmentos populacionais excluídos do atendimento, especialmente os mais pobres e nas regiões mais carentes;
• falta de definição clara das competências dos vários órgãos e instâncias políticoadministrativas do sistema, acarretando fragmentação do processo decisório e descompromisso com as ações e falta de responsabilidade com os resultados;
• desempenho desordenado dos órgãos públicos e privados conveniados e contratados, acarretando conflito entre os setores público e privado, superposição de ações, desperdícios de recursos e mau atendimento à população;
• insatisfação dos profissionais da área da saúde que vêm sofrendo as conseqüências da ausência de uma política de recursos humanos justa e coerente;
• insatisfação da população com os profissionais da saúde pela aparente irresponsabilidade para com os doentes, greves freqüentes, freqüentes erros médicos e corporativismo se sobrepondo à saúde do povo;
• baixa qualidade dos serviços oferecidos em termos de equipamentos e serviços profissionais;
• ausência de critérios e de transparência dos gastos públicos, bem como de participação da população na formulação e gestão das políticas de saúde;
• falta de mecanismos de acompanhamento, controle e avaliação dos serviços;
• imensa preocupação e insatisfação da população com o atendimento à sua saúde.

Honestamente, o que é que está aí e que eu e os outros foristas ainda não apontamos (salvo um ou dois itens, variando de intensidade)? O que é que está aí que não está mais no balaio de problemas ainda a serem vencidos?

*o link pro texto a que eu me refiro é o: http://www.foa.unesp.br/include/arquivos/foa/pos/files/abc-do-sus-doutrinas-e-principios.pdf

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2248 Online: 18 de Agosto de 2015, 13:35:04 »

O que exatamente tem nesse link???

Que o sistema dos eua consegue ser o mais caro e o pior de todos, e ainda assim você defende mais dinheiro pro sistema???

Não sei se você sabe mas esse link compara os EUA que não tem um sistema universal como o SUS, com outros países ricos que tem. Percebe a besteira que você falou acima?

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2249 Online: 18 de Agosto de 2015, 13:38:55 »
MANIFESTO DE BELÉM

UMA MENSAGEM DOS MÉDICOS À NAÇÃO BRASILEIRA

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e os 27 Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), reunidos em Belém (PA), manifestam seu repúdio às ações anunciadas, recentemente, pelo Governo Federal que ferem conquistas e diretrizes constitucionais da saúde pública. As entidades alertam a sociedade brasileira para as medidas, com as quais não concordamos, que se implementadas podem comprometer o futuro do sistema de saúde brasileiro:

1)    A entrada irresponsável de médicos estrangeiros e de brasileiros com diplomas de medicina obtidos no exterior sem sua respectiva revalidação fere a norma legal, coloca a qualidade da assistência à população em situação de risco e não garante a ampliação definitiva de acesso à assistência nas áreas de difícil provimento. Trata-se de proposta improvisada, imediatista e midiática, que ignora as questões estruturais do trabalho médico no Sistema Único de Saúde (SUS) e também o Revalida, exame criado pelo Governo que tem avaliado com justiça a competência e a capacidade desses médicos interessados em atuar no país;

2)    A ausência de uma carreira de Estado para o médico do SUS, com a previsão de infraestrutura e de condições de trabalho adequadas para os profissionais, impede a presença efetiva de médicos e a melhoria do atendimento em pequenos municípios e nas periferias dos grandes centros. Somente a implementação dessa carreira trará solução eficaz para o preenchimento definitivo dos vazios assistenciais;

3)    A intenção de reduzir impostos, dar subsídios e destinar recursos públicos para as operadoras de planos de saúde, conforme anunciado após encontros de representantes do Governo com empresários do setor, demonstra, de forma contraditória, o favorecimento da esfera privada em detrimento da pública na prestação da assistência à saúde, cuja prática tem sido feita sob o signo do subfinanciamento público federal, principal responsável pelas dificuldades do SUS;

4)    Os Conselhos de Medicina defendem o SUS público, integral, gratuito, de qualidade e acessível a toda a população. Para tanto, exigimos o cumprimento de uma agenda mínima, a qual inclui a destinação de 10% da receita da União para a saúde e o aperfeiçoamento dos serviços públicos, dotando-os de infraestrutura e recursos humanos valorizados para atender de forma eficaz a população;

Conclamamos o Poder Legislativo; o Poder Judiciário; o Ministério Público; as entidades médicas e da área da saúde; os parlamentares; as universidades; a imprensa; e todos os movimentos da sociedade civil organizada a se irmanarem nesta cruzada em defesa de um sistema público de saúde de qualidade, como um dos maiores patrimônios sociais da Nação. Não podemos admitir que interesses políticos subalternos, financeiros e de mercado decidam sozinhos os rumos e o futuro de um modelo enraizado na nossa Constituição e que pertence a 190 milhões de brasileiros.

Belém (PA), 8 de março de 2013.

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA (CFM)
CONSELHOS REGIONAIS DE MEDICINA (CRMs)

http://portal.cfm.org.br/option=com_content&view=article&id=23621:conselhos-de-medicina-aprovam-manifesto-em-defesa-do-sus-e-fazem-criticas-a-medida-do-governo&catid=3

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!