Notícias isoladas sobre casos isolados não fazem regra. O SUS é deficitário sim, mas a prova não é essa. Mesmo hospitais privados fazem merda, e não dá pra comparar a quantidade de atendimentos público com o privado. A diferença de quantidade é imensa, obviamente, haverão mais erros no setor público.
E demora no atendimento por demora, já fiquei 4 horas esperando no Oswaldo Cruz.
Concordo _tiago.
Mas, neste caso, o problema é do SUS que se propôs 'abraçar o Universo' quando não tem condições sequer de 'abraçar uma araucária'.
Na verdade o SUS veio num momento de discussões sobre administração pública e passou a utilizado como desculpa para atrair verbas e consumi-las erradamente.
Se partiu do princípio de precisar ser um atendimento democrático (não elitista) e universal. Para você pode querer dizer abraçar o mundo, mas é a necessidade de atender um país que é um continente, o que faz sentido.
A parte ruim é estar no continente latrinoamericano, onde qualquer concentração de verba vira uma festa da roubalheira e da má gestão.
O desperdício está desde em alocação incorreta como já mencionei sobre burocracia desnecessária por estar tudo em papel e não ser ágil na distribuição dessa informação, e por exemplo na administração deficiente de contratos -que faz que haja posto inaugurado, vazio, sem equipamentos, ou com equipamentos e sem a contratação de pessoal -e o equipamento especializado, muitas vezes importado, dormindo numa sala.
Quando não está no bolso de alguma turma que pega 10% da verba, compra uma ambulância (para enviar os problemas para outros lugares) e embolsa os outros 90% (já superfaturados, é claro, porque a fila para corromper é grande!).
Daí se culpa o `sistema` que não tem pernas nem boca para se defender. Fica fácil pra caramba.
Eu acho que deveria se cortar verbas de vários ministérios e de membros legislativos e com o dinheiro aumentar as campanhas de vacinação, só para impedir que os caras voltem a pegar dinheiro da verba. Chega de vale jatinho, despesa extra e os cambau: e se reclamar, em toda próxima eleição diminui o salário. É isso que deveriamos dizer: vamos votar em quem vai escolher por corat sua própria verba como primeira medida.
'Ah, é pouco dinheiro para a saúde', primeiro que não é pouco, como disse dá para ampliar a vacinação de 5 para 20 anos da gripe por exemplo, só com alguns milhões a mais (e o que você economiza cortando de salário corta para o budget do ano todo), e ainda fazendo isso dá para gerar um efeito cascata do legislativo e judiciário de todo o país. E ainda dá o exemplo, que é importante hoje.
Você acha que eu seria votado e ficaria vivo por quantos minutos ? Pois é...