Autor Tópico: Problemas do SUS  (Lida 155149 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re:Problemas do SUS
« Resposta #500 Online: 21 de Abril de 2014, 22:10:46 »
Legal terem mencionado a SAMU. Um filho de um amigo do meu pai faleceu depois de ter um mal súbito e esperar a SAMU por mais de 50 minutos. Ele passou mal no jardim de sua casa, e o pai dele o acudiu e ficou o acalmando e conversando com ele por 30 MINUTOS, enquanto esperavam o socorro. Infelizmente ele não resistiu e morreu no colo do pai, esperando o serviço de E-M-E-R-G-Ê-N-C-I-A.

E, Juca, se ninguém falou que o SUS é uma maravilha, eu interpretei errado o que significa "um exemplo para o mundo". De repente estavam falando em exemplo negativo, inclusive faria mais sentido. Vai saber.

A admiração vem principalmente do fato de um pais como o Brasil, de renda média, indicadores médios, ter um sistema universal de saúde e eles, ricos, não.

Não adianta nada se o sistema não funciona. Um país como o Brasil, de renda baixa e indicadores pífios, ter um sistema de saúde universal que só funciona na teoria, não deveria ser exemplo pra nada.

Ruim com ele, bem pior, mas muuuuito pior sem ele. Ou você tem alguma outra alternativa?
Eu tenho não uso nem vacinação. E não acredito na capacidade de fiscalização do SUS então controlo os lugares onde vou.

como não confio na segurança ando em carro blindado e tive que morar em condomínio. como não posso ter uma boa educação para meus filhos, pago uma fortuna em escolas.

Eu tenho opção, infelizmente a maior parte não tem.

A solução seria terceirizar sem a participação do SUS, apenas fiscalização. Extinguir praticamente o órgão e trabalhar com rembolsos em rede privada de hospitais.
Como a polícia?
Não, polícia apenas questões administrativas, assim como a justiça. O resto é obrigação do estado. Sem o sus continuaria sendo obrigação do estado mas em um modelo distinto.
Você disse que não confia na segurança.  No caso do sus, essa desconfiança o faz controlar o lugar que vai (o que deve ser bem trabalhoso) e é motivo para terceirização,  então por que a polícia não pode ser terceirizada?
porque acho que é tarefa não passível de ir para iniciativa privada, para o sujeito arriscar a vida tem que ter algo mais, uma motivação maior possivelmente dada pelo conceito de patriotismo, proteção, cidadania, etc..  que não é possível de se replicar facilmente pela iniciativa privada. Já médicos do SUS são patologicamente absentistas e como há muito dinheiro envolvido, há mais exposição a roubos potencializado pela incapacidade da gestão pública de constituir controles efetivos.

Mas é de se pensar, derrapente existe uma solução que não vejo. Nada ideologicamente contra isso, só não é tão evidente quanto o SUS.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #501 Online: 21 de Abril de 2014, 22:12:35 »
não, só estou dizendo para terceirizar tudo é deixar apenas fiscalização e regulamentação.

Eu tenho receio também da fiscalização.
Sim claramente é deficiente. Agora, alguém externo têm que fiscalizar. Poderia tirar isso do SUS e criar uma nova agência com outra filosofia.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #502 Online: 21 de Abril de 2014, 22:13:34 »
Quanto o brasileiro paga em média que vai para o SUS?

44 reais por mês. Muito pouco.

Talvez seja para você.

Para mim é muito porque é compulsório.

É muito pra você?  :confuso:

Todos os valores compulsórios são caríssimos para mim, especialmente se forem mal-alocados: Os impostos, o seguro-obrigatório para veículos, a taxa mínima de fornecimento de água, etc.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #503 Online: 21 de Abril de 2014, 22:19:23 »
Mas profissionais de saúde também enfrentam risco a vida diariamente, seja por risco de contaminação,  seja por segurança mesmo, nas áreas onde encontram-se as unidades.  Por outro lado, existe segurança privada armada que atua diariamente arriscando a vida, bem como mercenários que atuam em guerras. Em nenhum dos dois casos o motivo seria alguma virtude abstrata como patriotismo ou cidadania (que seriam também conceitos que se poderiam utilizar para qualquer profissional de saúde, algo como ser um sacerdócio).

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #504 Online: 21 de Abril de 2014, 22:19:54 »
E para que fique bem claro:

Eu não sou contra o SUS per se porque os objetivos (inalcançáveis) dele é (mais) uma tremenda sandice da Constituição Federal de 1988.

Mas a falta de processos de controle de qualidade e de gestão é gritante.

E sem isto e mais a "cultura de corrupção" do brasileiro e o corporativismo do setor público são a 'receita para o desastre'.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #505 Online: 21 de Abril de 2014, 22:20:47 »
e claro, os resultados práticos.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #506 Online: 21 de Abril de 2014, 22:22:11 »
Mas profissionais de saúde também enfrentam risco a vida diariamente, seja por risco de contaminação,  seja por segurança mesmo, nas áreas onde encontram-se as unidades.  Por outro lado, existe segurança privada armada que atua diariamente arriscando a vida, bem como mercenários que atuam em guerras. Em nenhum dos dois casos o motivo seria alguma virtude abstrata como patriotismo ou cidadania (que seriam também conceitos que se poderiam utilizar para qualquer profissional de saúde, algo como ser um sacerdócio).
Super arriscam a vida, igual a polícia, principalmente aquele exército que bate ponto e vai embora. Piada.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #507 Online: 21 de Abril de 2014, 22:23:35 »
inclusive você pode me mostrar quantos médicos morreram em serviço e comparar com os números da PM.

Anyway, pode ser que o Diego nos dê uma visão de prós e contras disso.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #508 Online: 21 de Abril de 2014, 22:26:20 »
Super arriscam a vida, igual a polícia, principalmente aquele exército que bate ponto e vai embora. Piada.

Mas será que todos (ou mesmo a maioria) dos funcionários são assim, Madiba?

Eu acho que não.

Eu conheço muitos e eles são folgazões, principalmente porque não há cobrança de desempenho, mas não chegam ao ponto crítico daqueles médicos vagabundos flagrados nos atos de pilantragem.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #509 Online: 21 de Abril de 2014, 22:30:20 »
Segundo o Osler isso é mais do que comum. A Globo e depois a record fizeram reportagens extensivas. o Osler chegou a citar que praticamente não conhece médicos que fazem o plantão que deveriam fazer.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #510 Online: 21 de Abril de 2014, 22:44:51 »
inclusive você pode me mostrar quantos médicos morreram em serviço e comparar com os números da PM.

Anyway, pode ser que o Diego nos dê uma visão de prós e contras disso.
Acidentes com perfuro-cortantes acontecem o tempo todo, além do risco acentuado a adquirir agravos a que são expostos.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #511 Online: 21 de Abril de 2014, 22:47:42 »
Dados.. mortos e inválidos versus a PM. Não estou interessado em dodói no dedo. Mas um fato desabonador a seus argumentos Derfel.
« Última modificação: 21 de Abril de 2014, 22:57:04 por Madiba »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #512 Online: 21 de Abril de 2014, 23:32:33 »
O poder de polícia (no caso aqui, polícia administrativa, que é a função da PM e de qualquer fiscalizador em geral que tem poder para limitar os direitos do administrado ou prerrogativas no sentido de fazer valer certos ônus) não é delegável, somente os meios materiais. Por exemplo, você contrata uma empresa pra colocar radares, mas quem faz a multa é o poder público. Faz parte de um dos princípios que rege a administração pública, então não é nem cogitável sem que se mude a Constituição.

É algo certo porque já foi tentado em várias cidades, até que o STJ bateu o martelo sobre a impossibilidade. O caso mais célebre de cidade de maior porte foi o de BH, onde a BHTrans, uma empresa de economia mista, teve todas as multas aplicadas anuladas (só uns 5 anos de multas) por causa do conflito de interesses em um ente privado (com o objetivo de lucro) exercer poder de fiscalização sobre a população.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #513 Online: 22 de Abril de 2014, 00:59:03 »
Diego, reembolsaram os que levaram multa?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #514 Online: 22 de Abril de 2014, 07:35:03 »
Dados.. mortos e inválidos versus a PM. Não estou interessado em dodói no dedo. Mas um fato desabonador a seus argumentos Derfel.
Você consegue entender que esse dodói no dedo pode significar hiv ou um hepatocarcinoma por hepatite b ou c, por exemplo? PM e Saúde possuem riscos diferentes, mas ambas as profissões são arriscadas. Na PM o risco maior é a violência,  ainda que tenha um risco biológico. Por outro lado, na saúde existe um grande risco biológico e radiológico, ainda que tenha um risco de violência.  Não são raras agressões físicas e ameaças a profissionais de saúde. Lida-se frequentemente com pacientes violentos, com transtornos em surto e drogados.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #515 Online: 22 de Abril de 2014, 07:40:11 »
Segundo o Osler isso é mais do que comum. A Globo e depois a record fizeram reportagens extensivas. o Osler chegou a citar que praticamente não conhece médicos que fazem o plantão que deveriam fazer.
A saúde não se restringe a médicos, que possuem um maior poder de pressão (e sim, você encontra problemas em outras categorias).

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #516 Online: 22 de Abril de 2014, 07:47:37 »
Você consegue entender que esse dodói no dedo pode significar hiv ou um hepatocarcinoma por hepatite b ou c, por exemplo? PM e Saúde possuem riscos diferentes, mas ambas as profissões são arriscadas. Na PM o risco maior é a violência,  ainda que tenha um risco biológico. Por outro lado, na saúde existe um grande risco biológico e radiológico, ainda que tenha um risco de violência.  Não são raras agressões físicas e ameaças a profissionais de saúde. Lida-se frequentemente com pacientes violentos, com transtornos em surto e drogados.
Dados... morte, invalidados e infectados então.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #517 Online: 22 de Abril de 2014, 07:49:23 »
A saúde não se restringe a médicos, que possuem um maior poder de pressão (e sim, você encontra problemas em outras categorias).
Parece resposta petista. Você encontra roubos em outro partido.

Maior poder de pressão??  Isso é falta básica de capacidade de gestão.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #518 Online: 22 de Abril de 2014, 07:55:43 »

Talvez seja para você.

Todos os valores compulsórios são caríssimos para mim, especialmente se forem mal-alocados: Os impostos, o seguro-obrigatório para veículos, a taxa mínima de fornecimento de água, etc.

Proporcionalmente alguém que ganha um salário mínimo paga muito mais.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #519 Online: 22 de Abril de 2014, 08:03:46 »

Talvez seja para você.

O que não é nenhum consolo, pelo contrário, só agrava a situação.
"Deus prefere os ateus"

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #520 Online: 22 de Abril de 2014, 08:06:13 »

Talvez seja para você.

Pois é,  deveriam cobrar igual, proporcionalmente.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #521 Online: 22 de Abril de 2014, 08:19:03 »

Ainda não... Mas é algo líquido e certo.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #522 Online: 22 de Abril de 2014, 08:25:38 »

Ainda não... Mas é algo líquido e certo.

Fico imaginando isso se estendendo para todo o país.

Será que nessas instituições não existe um departamento jurídico?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #524 Online: 22 de Abril de 2014, 08:33:13 »

Talvez seja para você.

Pois é,  deveriam cobrar igual, proporcionalmente.
É pago até certa medida proporcionalmente.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!