Autor Tópico: Problemas do SUS  (Lida 155151 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Problemas do SUS
« Resposta #550 Online: 22 de Abril de 2014, 22:13:34 »
Vocês críticos do SUS passam a impressão que é facil corrigir os problemas de gestão,  por isso quero saber mais sobre o assunto para ter uma idéia se é simples ou complicado. Quero saber a magnitude da falha de gestão,  pouca ou muita.

Caro Pasteur.

Para mudar o modelo de gestão tem de existir vontade política por parte do executivo, seja ele municipal ou estadual. E aí reside um dos problemas maiores, porque entra em choque frontal com o corporativismo dos funcionários públicos, com a atuação (quase sempre) nefasta dos sindicatos e a relutância natural por parte daqueles que podem fazer as mudanças, visto que isto implica em possível (e provável) perda de votos.
« Última modificação: 22 de Abril de 2014, 22:18:25 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #551 Online: 22 de Abril de 2014, 22:22:49 »
Não só do executivo, a maioria das mudanças propostas dependem de alterações de legislação., ai é responsabilidade do legislativo. Que ao meu ver é  grande problema do Brasil.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #552 Online: 23 de Abril de 2014, 19:29:14 »
Auditoria aponta série de falhas no atendimento do Samu no RS
Relatório mostra que ambulâncias demoram demais para prestar socorro.
Em quase 2 mil casos, o atendimento sequer aconteceu.

Uma auditoria do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul descobriu uma série de falhas no atendimento do Samu. O relatório, obtido pelo Bom Dia Brasil, mostra que as ambulâncias demoram demais para prestar o socorro a quem precisa.

O estudo revela dados alarmantes: o tempo médio de atendimento de urgência em Porto Alegre é de 18 minutos e 54 segundos - quando o recomendado é menos de 10 minutos.

Dependendo da região da cidade, a espera pode chegar a 22 minutos. Elias chamou o Samu para a mãe, mas a ambulância demorou a chegar e a idosa, de 70 anos, acabou morrendo.

“A Samu chegou uma meia hora, quase 40 minutos depois. Se o serviço deles não fosse tão demorado podia ter salvado a vida da minha mãe”, conta o filho da vítima, Elias Balem dos Santos.

“Tempo é vida e é nisto que se perde quando não se atende imediatamente o paciente”, diz a vice-presidente do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul, Maria Rita de Assis Brasil.

O relatório também aponta que, entre janeiro e agosto de 2013, mais de 7 mil atendimentos não foram feitos na hora do chamado, porque todas as ambulâncias estavam ocupadas. E pior: em quase 2 mil casos, o atendimento sequer aconteceu.

Um médico que prefere não se identificar confirma que a demora é rotina. “Quando tu ‘tem’ uma necessidade e tu não ‘tem’ equipe, tu ‘classifica’ na tela como necessário e sem meios. Frequentemente, em vários momentos do dia, essa tela ‘tá’ repleta de necessários e sem meios. Não tem como resolver no momento. A gente tem que aguardar uma equipe se liberar, sair do hospital, às vezes a equipe ‘tá’ presa, ‘tá’ com a maca retida”, conta.

A investigação do Tribunal de Contas começou depois do caso do aposentado Orlando Silva, mostrado pelo Bom Dia Brasil em agosto do ano passado. O idoso morreu após passar mal no Centro de Porto Alegre. O repórter Manoel Soares tentou chamar uma ambulância por mais de 20 minutos.

O secretário de Saúde de Porto Alegre, Carlos Casartelli, diz que o atendimento do Samu na cidade atende os critérios recomendados pelo Ministério da Saúde, mas admite que algumas melhorias precisam ser feitas.

“Tem muitas coisas que são possíveis de serem implementadas e que certamente tem condições de qualificar o serviço. Então, aquilo que nós avaliamos como sendo bom para o Samu será implementado”, afirma o secretário.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #553 Online: 23 de Abril de 2014, 19:33:04 »
Vídeo de outro caso:
Paciente morre após esperar mais de seis horas em hospital do interior de SP

O analista de sistemas, de 34 anos, ficou seis horas por atendimento de urgência no hospital São Marcos, em Jaboticabal, interior de São Paulo.

Essa notícia e anterior são do dia de hoje e não são casos antigos.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #554 Online: 23 de Abril de 2014, 19:43:29 »
O SAMU então é do mesmo nível do SUS.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #555 Online: 23 de Abril de 2014, 19:50:25 »
Vídeo de outro caso:

O analista de sistemas, de 34 anos, ficou seis horas por atendimento de urgência no hospital São Marcos, em Jaboticabal, interior de São Paulo.

Essa notícia e anterior são do dia de hoje e não são casos antigos.

Eu conheço esse hospital e ele não atende pelo Sus.

Edit. Agora vi o vídeo e se trata de um problema com o plano de saúde dele, se fosse um hospital atendido pelo sus teria sido atendido.
« Última modificação: 23 de Abril de 2014, 19:53:33 por _Juca_ »

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #556 Online: 23 de Abril de 2014, 19:58:24 »

Edit. Agora vi o vídeo e se trata de um problema com o plano de saúde dele, se fosse um hospital atendido pelo sus teria sido atendido.

Você tem razão. A notícia é descabida aqui neste tópico e não implica em falha do SUS.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #557 Online: 23 de Abril de 2014, 20:05:09 »

Você tem razão. A notícia é descabida aqui neste tópico e não implica em falha do SUS.

Não acho a notícia descabida, pra mim está totalmente no conceito da discussão aqui do público estatal x privado.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #558 Online: 23 de Abril de 2014, 20:08:43 »
Não acho a notícia descabida, pra mim está totalmente no conceito da discussão aqui do público estatal x privado.

Vamos celebrar, _Juca_! São poucas as vezes que concordamos!

Um brinde!
 :tintin:

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #559 Online: 23 de Abril de 2014, 20:24:36 »
O setor privado é um lixo, porcaria...  :: :P

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #560 Online: 23 de Abril de 2014, 22:02:29 »

Não seja seletivo Pasteur.  :lol:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #561 Online: 23 de Abril de 2014, 22:11:00 »

vai ser bem difícil igualar..
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #562 Online: 23 de Abril de 2014, 22:25:22 »

Não seja seletivo Pasteur.  :lol:

Nada funciona...  :histeria:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #563 Online: 23 de Abril de 2014, 22:32:02 »

Se continuar assim, o público melhorando e o privado piorando, não vai ser tão

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/10/79-dos-usuarios-tem-problemas-com-planos-de-saude-diz-pesquisa.html

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,paciente-de-plano-de-saude-ja-enfrenta-problemas-comuns-na-rede-publica,1048515,0.htm

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #564 Online: 23 de Abril de 2014, 22:35:27 »
compare com as centenas de links constando milhares de casos, dinheiro desperdiçado, absentismo, roubo de dinheiro público etc..  e verá que é completamente distinto.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #565 Online: 23 de Abril de 2014, 22:52:41 »
Toda vez que comparam, eu lembro das poucas vezes que precisei ir a um hospital particular, mas que também atende o SUS. Toda vez que eu passei por lá, a parte do SUS estava COMPLETAMENTE lotada, com gente esperando em pé por sua vez de ser atendido, e quando eu chegava na parte particular, sempre fui atendido em menos de 5 minutos.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #566 Online: 23 de Abril de 2014, 23:25:56 »

Se continuar assim, o público melhorando e o privado piorando, não vai ser tão

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/10/79-dos-usuarios-tem-problemas-com-planos-de-saude-diz-pesquisa.html

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,paciente-de-plano-de-saude-ja-enfrenta-problemas-comuns-na-rede-publica,1048515,0.htm

O segundo pode estar.

O primeiro certamente não está.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #567 Online: 24 de Abril de 2014, 00:32:14 »
Essa era pra estar no muro das lamentações, mas acho mais apropriado aqui. Estou com uma pubalgia há alguns meses, e o primeiro problema depois da dor, foi marcar uma consulta com o ortopedista, nada menos que 14 dias de espera. Consultado, o médico  me mandou tomar antiinflamatórios por alguns dias, já na saída marquei o retorno que so era possível dez dias depois. Tomei os antiinflamatórios, não resolveu, voltei e o médico me mandou num clínico geral, pois desconfiava de uma hérnia. Mais uma semana para a nova consulta, e não foi diagnosticado nada. Mais uma semana e pouco para voltar ao ortopedista, dessa vez ele pediu exame de ultra-som e raio x, no outro dia fiz o raio x, e o ultra som demorou 8 dias, o que deu o tempo certo de voltar ao ortopedista. Não deu nada nos exames e me mandou fazer fisioterapia, depois de 10 sessões, sem nenhuma melhora, voltei ao médico, me mandou para mais 10 sessões e me mandou fazer um ressonância, isso foi hoje. Também descobri que a autorização para o exame só sai dia 13 de maio, e pesquisando, demora em média mais de 15 dias para fazer o exame depois da aprovação.
Nisso meu diagnóstico deve ser dado lá pelo começo do mês de Junho, ou seja mais de 90 dias depois, se tudo der certo,

Não, não é muito, quando por exemplo uma consulta com um cardiologista pode demorar até 4 meses, se não for uma urgência. Já tive problemas parecidos no passado, devido aos esportes, mas nunca demorou mais de um mês nesses trâmites médicos, alguns mais complicados. É nítido que faltam profissionais e clínicas e que as condições dos planos particulares estão piorando ano a ano.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #568 Online: 24 de Abril de 2014, 05:55:11 »
Toda vez que comparam, eu lembro das poucas vezes que precisei ir a um hospital particular, mas que também atende o SUS. Toda vez que eu passei por lá, a parte do SUS estava COMPLETAMENTE lotada, com gente esperando em pé por sua vez de ser atendido, e quando eu chegava na parte particular, sempre fui atendido em menos de 5 minutos.
Não pode haver essa discriminação.  É o mesmo hospital,  que não é público,  mas privado, que recebe recursos para atender usuários do SUS.
http://www.conjur.com.br/2008-dez-08/hospital_mt_proibido_discriminar_paciente_sus

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #569 Online: 24 de Abril de 2014, 07:43:32 »
Não pode haver essa discriminação.  É o mesmo hospital,  que não é público,  mas privado, que recebe recursos para atender usuários do SUS.
http://www.conjur.com.br/2008-dez-08/hospital_mt_proibido_discriminar_paciente_sus

Derfel, por favor...

Nunca fui atendido pelo SUS, sempre fui por médico particular, pelo plano de saúde ou, em casos muito urgentes, pagando do meu bolso mesmo, e a situação é essa que o Gaúcho descreveu, sempre.

Na teoria pode ser que não poderia  haver a discriminação, mas na prática é rotina acontecer. Existe o SUS teórico e idealizado, um dos melhores sistemas do mundo, e o SUS real, inferno na terra para quem depende dele.
"Deus prefere os ateus"

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #570 Online: 24 de Abril de 2014, 08:23:19 »
Essa era pra estar no muro das lamentações, mas acho mais apropriado aqui. Estou com uma pubalgia há alguns meses, e o primeiro problema depois da dor, foi marcar uma consulta com o ortopedista, nada menos que 14 dias de espera. Consultado, o médico  me mandou tomar antiinflamatórios por alguns dias, já na saída marquei o retorno que so era possível dez dias depois. Tomei os antiinflamatórios, não resolveu, voltei e o médico me mandou num clínico geral, pois desconfiava de uma hérnia. Mais uma semana para a nova consulta, e não foi diagnosticado nada. Mais uma semana e pouco para voltar ao ortopedista, dessa vez ele pediu exame de ultra-som e raio x, no outro dia fiz o raio x, e o ultra som demorou 8 dias, o que deu o tempo certo de voltar ao ortopedista. Não deu nada nos exames e me mandou fazer fisioterapia, depois de 10 sessões, sem nenhuma melhora, voltei ao médico, me mandou para mais 10 sessões e me mandou fazer um ressonância, isso foi hoje. Também descobri que a autorização para o exame só sai dia 13 de maio, e pesquisando, demora em média mais de 15 dias para fazer o exame depois da aprovação.
Nisso meu diagnóstico deve ser dado lá pelo começo do mês de Junho, ou seja mais de 90 dias depois, se tudo der certo,

Não, não é muito, quando por exemplo uma consulta com um cardiologista pode demorar até 4 meses, se não for uma urgência. Já tive problemas parecidos no passado, devido aos esportes, mas nunca demorou mais de um mês nesses trâmites médicos, alguns mais complicados. É nítido que faltam profissionais e clínicas e que as condições dos planos particulares estão piorando ano a ano.
porque não foi ao SUS?  :biglol: Esperou sofrendo a toa e não buscou a melhor opção que é de longe o sus? Por que não?

Eu sou atendido no mesmo dia.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #571 Online: 24 de Abril de 2014, 10:06:14 »

porque não foi ao SUS?  :biglol: Esperou sofrendo a toa e não buscou a melhor opção que é de longe o sus? Por que não?

Eu sou atendido no mesmo dia.

Você acha que a melhor opção de longe é o SUS, alguém acha isso aqui no fórum?  :confuso: Bem, talvez ao menos teria sido atendido mais rapidamente já que é por ordem de chegada e não por agendamento, só teria que acordar meia hora mais cedo e chegar os posto médico às 6:00.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #572 Online: 24 de Abril de 2014, 11:35:41 »
[...]
É nítido que faltam profissionais e clínicas e que as condições dos planos particulares estão piorando ano a ano.

O mais importante: Espero que você possa se recuperar o quanto antes deste problema de saúde.

O menos importante: Os planos particulares estão piorando também por causa da interferência do Estado que obriga-os a realizarem procedimentos que não constam do contrato original. Sim, isso mesmo, CONTRATO, porque a relação entre plano de saúde e o usuário é comercial.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #573 Online: 24 de Abril de 2014, 11:47:26 »
[...]
É nítido que faltam profissionais e clínicas e que as condições dos planos particulares estão piorando ano a ano.

O mais importante: Espero que você possa se recuperar o quanto antes deste problema de saúde.

O menos importante: Os planos particulares estão piorando também por causa da interferência do Estado que obriga-os a realizarem procedimentos que não constam do contrato original. Sim, isso mesmo, CONTRATO, porque a relação entre plano de saúde e o usuário é comercial.

Não é somente comercial, também é uma questão de saúde pública. E a falta de profissionais é o principal problema, e quanto mais longe dos grandes centros, pior a situação.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #574 Online: 24 de Abril de 2014, 12:37:07 »

É exatamente isso que acontece, pelo menos no Hospital da PUC em POA. E essa notícia é de 2008, a última vez que estive no hospital foi em 2011~2012. Tinha até uma placa em cima das portas, eu não lembro o que dizia na do SUS, mas na dos particulares estava escrito "Convênios". Eu não cheguei a ver se a parte do SUS era suja e tal, pois estava lotada e tinha gente esperando do lado de fora, mas acredito que não, visto que ainda é um hospital da PUC. A parte dos convênios ficava a uns 50~100 m de distância, no máximo, e sempre estava vazia quando eu ia lá.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!