Autor Tópico: Espiritismo e lógica  (Lida 38597 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re: Espiritismo e lógica
« Resposta #175 Online: 04 de Março de 2010, 18:39:22 »
leafar, sem enrolar, ensina pra gente segundo o espiritismo qual das raças é a mais inteligente, bonita, e mais adiantada espiritualmente.

Brancos, negros, amarelos ou vermelhos (indígenas). se possível coloque-as em ordem considerando esses três quesitos.

Essa eu quero ver ....
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #176 Online: 04 de Março de 2010, 20:20:50 »
Mas entretanto - se o que de facto tentamos averiguar, é se o ser humano é um espírito metafísico ou não - então a ênfase persistente, que certos "cépticos" incluindo você, dão à suposição que Kardec foi racista, é uma forma óbvia de nos desviarmos do assunto principal. (O que se discute aqui, é a existência de espíritos.)
Não é um desvio. O racismo nos textos de Kardec é uma evidência contra a suposta autoria espiritual desses mesmos textos. Observe as seguintes afirmações:

1. Os espíritos que ditaram os textos a Kardec são supostamente dotados de uma visão moral e espiritual superior à época, portanto qualquer coisa que eles produzissem deveria refletir essa moral.

2. Kardec era fruto do seu tempo, ou seja, um europeu vivendo em uma sociedade racista e eurocentrista. Portanto, qualquer texto produzido somente por Kardec, sem qualquer "ajuda" deve refletir essa visão, do homem branco como superior e outras etnias, particularmente a negra, como inferior.

Posto isso, é só analisar o que foi escrito por Kardec. Sem fazer "malabarismos", "interpretações" e outros contorcionismos para tentar fazer parecer que "o que ele disse não foi bem exatamente o que ele quis dizer". O que os textos mostram? Uma visão moral superior à época ou uma visão moral que refletia a época? Analisando friamente, o que os textos retratam é uma moral cristã (a dominante no meio de Kardec) e ao mesmo tempo racista e eurocentrista (também dominante no meio de Kardec). Ou seja, fica claro que os textos são produtos de humanos bem "encarnados" de não de "espíritos desencarnados espiritualmente superiores".

Aliás, o objetivo em constatar o racismo nos textos não é achincalhar Kardec. É até compreensível que alguém, no século XIX, nascido e criado em uma sociedade racista e etnocentrista, se comporte como tal. O que é realmente problemático é que alguém, em pleno século XXI, continue, concorde e defenda a mesma visão de 200 anos atrás, achando que não há nada demais nela e que não é racista...
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #177 Online: 04 de Março de 2010, 22:26:31 »
Citação de: Fabrício
Mas nada prova que, na média, uma raça seja superior a outra. Eu posso ter um QI maior do que um negro que more na Etiópia, mas com certeza tem pessoas lá com QIs muito maiores que o meu. E isso vale para todas as características humanas, inteligência, talento musical, resistência física, etc.
Pelos frutos se reconhecem as árvores, já dizia Jesus.

O que acontece é que o meio ambiente exerce uma enorme influência. O que adianta para um africano ser extremamente inteligente se ele não tem condições de se alimentar bem, não tem como estudar, não tem as mínimas condições de desenvolver o seu potencial?
Os verdadeiramente inteligentes criam as condições favoráveis, e não esperam que se lhes deem.

Se pegarmos 1.000 recém nascidos em Serra Leoa, trazermos para a Europa ou os EUA, e desde a infância dermos a eles boas condições de alimentação, educação, etc., e levarmos 1.000 europeus ou americanos recém-nascidos para lá, qual grupo se sairá melhor na vida? Se fizermos depois de alguns anos testes, quem você acha que vai se sair melhor?
O que aconteceria nesse caso específico eu não sei e nem quero opinar. Mas se pegássemos um povo inteiro que é desenvolvido e o migrássemos para um local subdesenvolvido, e pegássemos um povo subdesenvolvido e migrássemos para um local desenvolvido, a tendência seria o local subdesenvolvido se desenvolver e o local desenvolvido estagnar ou mesmo retrogradar. Isso já aconteceu. Porque você acha que a cultura grega quase desapareceu, ou porque incendiaram a famosa biblioteca de Alexandria, etc.?

Que dados são esses? Onde estão? Por favor, não vale o livrinho do Kardec e nem revista espírita, dados confiáveis.
Se você tivesse lido o meu artigo você veria.

http://www.istoe.com.br/assuntos/entrevista/detalhe/3365_MISCIGENACAO+DIMINUI+O+QI+DOS+BRASILEIROS?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

Citação de: Rios
leafar, sem enrolar, ensina pra gente segundo o espiritismo qual das raças é a mais inteligente, bonita, e mais adiantada espiritualmente.

Brancos, negros, amarelos ou vermelhos (indígenas). se possível coloque-as em ordem considerando esses três quesitos.

Assim que você me disser em que ordem de "mais fortes" ou "mais fracos" Dawkins estava pensando quando disse isso:

As pessoas tendem a pegar a teoria darwinista da seleção natural, a teoria que explica a origem da vida, e aplicá-la à política e à sociedade, como se aquilo que é natural fosse necessariamente bom e como se tivéssemos que copiar a natureza na política e na sociedade. 'Darwinismo social' é um termo que teve origem com Herbert Spencer no século 19 e se tornou influente no fim do século 19 e na primeira metade do século 20, como, por exemplo, no caso de Hitler. Na natureza, a ideia da sobrevivência do mais apto é a responsável pela graciosa habilidade de caça do leopardo e pela habilidade de fuga igualmente graciosa dos músculos e membros do antílope. A seleção natural, a sobrevivência do mais apto, foi o que deu forma ao mundo natural. Mas afirmar que, portanto, devemos planejar a sociedade seguindo linhas darwinistas, em que o mais fraco sucumbe, o mais apto sobrevive e o mais forte vence, isso é darwinismo social. Isso foi defendido, por exemplo, por John D. Rockefeller, o magnata americano do petróleo do início do século 20, para legitimar a ideia de que é ético ser cruel, é ético ser egoísta, é ético ser forte e destruir o mais fraco. Eu não desejo viver numa sociedade assim. Portanto, uma boa descrição da sociedade que não desejamos seria uma sociedade darwinista. Em 'O Gene Egoísta', eu escrevi: 'Não vamos estudar o darwinismo só porque ele representa a verdade sobre a evolução da vida, mas porque, estudando o darwinismo, aprendemos a saber o que evitar ao nos organizarmos política e socialmente.'" (Richard Dawkings)

Porque darwinismo social? Isso não faz sentido algum, já que não há nenhuma diferença visível ou aparente que faça-se sequer supor a existência de um "mais forte" ou um "mais fraco". Darwinismo só é gracioso para os animais, oras. E nós não somos animais, concorda?

P.S.: Longe de mim discordar da opinião do Sr. Dawkings acima.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #178 Online: 04 de Março de 2010, 22:44:00 »
Groselha Lefar. E você só reforça o seu racismo.

Se eu pegasse negros nenês e desse para pais com condições de cria-los, eles seriam como os brancos.

Seu pensamento é racista.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #179 Online: 04 de Março de 2010, 22:49:43 »
E esse seu comentário só reforça a sua hipocrisia, Agnóstico. É impressionante ver vocês caírem nas mesmas armadilhas que vocês mesmos estendem.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #180 Online: 04 de Março de 2010, 23:00:34 »
Que hipocrisia? porque eu não sou racista como você e não vejo que negros iriam se dar piores do que os brancos em condições semelhantes? Não cara, não é hipocrisia não ser racista.

Além de acreditar em lixo, você acredita em um lixo racista, além de compartilhar essa visão de mundo racista.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #181 Online: 04 de Março de 2010, 23:29:04 »
Não ví a palavra "raça" citada no texto de Dawkings. Alguém viu?  :P

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #182 Online: 05 de Março de 2010, 06:59:28 »
Pelos frutos se reconhecem as árvores, já dizia Jesus.

O que isso quer dizer? Jesus falava tanta merda quanto Kardec? Palavras vazia, Leafar, não dá para julgar pessoas com um conceito tão raso.

Os verdadeiramente inteligentes criam as condições favoráveis, e não esperam que se lhes deem.

Caramba, cara, que absurdo... gostaria de saber, Leafar, como você se sairia se fosse negado a você as mínimas condições de desenvolvimento como educação, alimentação, vestuário, desde bebê... gostaria muito de ver como seu "espírito superior" ia se virar.

O que aconteceria nesse caso específico eu não sei e nem quero opinar. Mas se pegássemos um povo inteiro que é desenvolvido e o migrássemos para um local subdesenvolvido, e pegássemos um povo subdesenvolvido e migrássemos para um local desenvolvido, a tendência seria o local subdesenvolvido se desenvolver e o local desenvolvido estagnar ou mesmo retrogradar. Isso já aconteceu. Porque você acha que a cultura grega quase desapareceu, ou porque incendiaram a famosa biblioteca de Alexandria, etc.?

E isso não tem nada a ver com raça, tem a ver com cultura, educação, conhecimento, história.

Se você tivesse lido o meu artigo você veria.

Não, obrigado, já chega a baboseira que você escreve aqui no fórum. Se elas são uma amostra dos seus "artigos", não tenho o menor interesse em ler.

E esse seu comentário só reforça a sua hipocrisia, Agnóstico. É impressionante ver vocês caírem nas mesmas armadilhas que vocês mesmos estendem.

Aqui você se superou e mostrou descaradamente seu preconceito racista. Então é mentira o que o Agnóstico disse? Quer dizer que, mesmo que bebês negros tivessem todas as condições necessárias, não seriam como brancos? Será que você não conhece nenhum negro que seja igual a brancos?

Além de acreditar em lixo, você acredita em um lixo racista, além de compartilhar essa visão de mundo racista.

Antes o lixo era só de porcarias espalhadas aqui e ali, agora começa a feder insuportavelmente.

Mas você não respondeu à pergunta do Rios:

"Deus prefere os ateus"

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #183 Online: 05 de Março de 2010, 08:08:44 »
O pombo está ficando acuado, já começou a derrubar as peças...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #184 Online: 05 de Março de 2010, 12:06:04 »

Ângelo Melo

-------------
Administrador

Mas entretanto - se o que de facto tentamos averiguar, é se o ser humano é um espírito metafísico ou não - então a ênfase persistente, que certos "cépticos" incluindo você, dão à suposição que Kardec foi racista, é uma forma óbvia de nos desviarmos do assunto principal. (O que se discute aqui, é a existência de espíritos.)

………………………………………………

Não é um desvio. O racismo nos textos de Kardec é uma evidência contra a suposta autoria espiritual desses mesmos textos. Observe as seguintes afirmações:

1. Os espíritos que ditaram os textos a Kardec são supostamente dotados de uma visão moral e espiritual superior à época, portanto qualquer coisa que eles produzissem deveria refletir essa moral.

2. Kardec era fruto do seu tempo, ou seja, um europeu vivendo em uma sociedade racista e eurocentrista. Portanto, qualquer texto produzido somente por Kardec, sem qualquer "ajuda" deve refletir essa visão, do homem branco como superior e outras etnias, particularmente a negra, como inferior.

Posto isso, é só analisar o que foi escrito por Kardec. Sem fazer "malabarismos", "interpretações" e outros contorcionismos para tentar fazer parecer que "o que ele disse não foi bem exatamente o que ele quis dizer". O que os textos mostram? Uma visão moral superior à época ou uma visão moral que refletia a época? Analisando friamente, o que os textos retratam é uma moral cristã (a dominante no meio de Kardec) e ao mesmo tempo racista e eurocentrista (também dominante no meio de Kardec). Ou seja, fica claro que os textos são produtos de humanos bem "encarnados" de não de "espíritos desencarnados espiritualmente superiores".

Aliás, o objetivo em constatar o racismo nos textos não é achincalhar Kardec. É até compreensível que alguém, no século XIX, nascido e criado em uma sociedade racista e etnocentrista, se comporte como tal. O que é realmente problemático é que alguém, em pleno século XXI, continue, concorde e defenda a mesma visão de 200 anos atrás, achando que não há nada demais nela e que não é racista.

:ok: :arrow: Muito bem, caro Ângelo Melo – concordo inteiramente consigo – quando insiste na importância, de considerar pertinente para o tema em debate, que é necessário encarar como óbvio, que os escritos de Kardec, revelam a personalidade racista duma época histórica, além dele próprio o ser: o século XIX e a cultura cristã de então…

:ok: :arrow: Concordo portanto - que não é possível negar o que está escrito - e que a sua interpretação, de que Kardec, apenas formalizou literariamente, o pensamento dominante do seu tempo, é um facto indesfarçável.

Mas todavia pergunto - apesar de você provar - segundo a sua óptica pessoal, a personalidade racista de Kardec, supõe sinceramente como plausível, que isso é o suficiente, para o levar a acreditar piamente, que desse modo demonstra em definitivo, a inexistência do espírito, dentro duma especulação metafísica?

Ora se efectivamente, como disse o camarada Fabrício, a discussão fundamental, é se de facto existe o espírito, como algo passível de se evidenciar como uma realidade persistente, num nível mental ou psíquico dos fenómenos naturais, que hipoteticamente pode perdurar muito para além da decomposição física de um corpo biológico… Em que ponto é que ficamos?

A “evidência anedótica” - experienciada por pessoas como eu – não tem qualquer valor em termos de conhecimento pragmático e filosófico, já que cientificamente parece não ter…?

Acha que perante estes factos pessoais, a melhor coisa a fazer, é considerar todas as pessoas que investigam esta realidade “ilusória”, como destituídas de senso lógico ou “espírito crítico”? Pior ainda desconhecedoras ou desprezadoras do método científico? Ou até mesmo no limite, atrasadas mentais ou simplesmente psicóticas?

Eu pelo meu lado, confesso-me não espírita kardecista; mas a análise dos meus sonhos, em termos de neurologia, psiquiatria e paralogismo comparados – levam-me a admitir como plausível - que o espírito, como algo de espécie mais ou menos mística, é uma tentação fantasticamente sedutora, que eu de boa vontade, não posso facilmente desdenhar ou descartar…

Principalmente, quando existe na internet - um clube de “esquizofrénicos” - mais ou menos como eu, que praticam de forma sistemática, investigação onironautica. Entre os quais - “os voadores” - do fórum criado pelos projeccionistas de consciência Lázaro Freire & Wagner Borges, que é corroborado indistintamente, tanto por “t(d)eístas como por ateus”. :)

http://www.voadores.com.br

« Última modificação: 06 de Março de 2010, 08:49:32 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #185 Online: 05 de Março de 2010, 12:25:46 »
Acha que perante estes factos pessoais, a melhor coisa a fazer, é considerar todas as pessoas que investigam esta realidade “ilusória”, como destituídas de senso lógico ou “espírito crítico”? Pior ainda desconhecedoras ou desprezadoras do método científico? Ou até mesmo no limite, atrasadas mentais ou simplesmente psicóticas?
O problema é o desprezo para com as conquistas científicas relacionadas ao funcionamento cerebral e portando o que consideramos sendo a mente. Espíritos são invenções humanas assim como a abordagem de uma consciência distinta do cérebro.

O aspecto de doença mental é atribuido a desajustes de interação social, incluindo a profissional. Quando os indivíduos possuem saúde mental estes são considerados apenas equivocados em assuntos de menor importância para o seu dia a dia.

Estava me esquecendo. Outra questão levada em conta para a doença mental é o sofrimento psíquico do indivíduo. O que progredindo acaba por levar ao desajuste de sua interação.
« Última modificação: 05 de Março de 2010, 12:35:03 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #186 Online: 05 de Março de 2010, 13:04:49 »
embora o espiritismo ensine que todos são irmãos,que devem se amar, fazer caridade e o escambau, isso não anula o fato de também ensinar que existem raças inferiores.Ou seja, todos são irmão e devem se amar, mas meus irmão negros são inferiores e estão sob dependência das raças mais inteligentes para poder progredir.

Senhor Rios, o fato de nos reconhecermos como irmãos já anula raça. Portanto o ensinamento cristão apoiado pelo espiritismo torna praticamente impossível que uma pessoa que siga esta máxima, seja racista.Se julgar mais evoluido  que outro por sua cor, é racismo também e caso o Senhor insista em me ofender chamando-me de racista graças a minha crença, vou apelar novamente para a moderação do Fórum para que alguma atitude seja tomada. :x
Um detalhe que o Senhor não pegou do espiritismo, levando em conta que eu acredito que o Senhor realmente já tenha sido um, foi o claro conselho do codificador da obra para que os espíritas aceitem a palavra final da ciência. E a ciência o que nos informa sobre raças? Tem espírita fazendo mimimi para a ciência? Azar o dele. Não entendeu bulifas do que é ser espírita. :no:

O correio não entende isso porque ele inventou um espiritismo próprio onde quem decide o que vale e o que não vale é ele mesmo.

Será mesmo? Presta atenção caro colega.  :hein:
« Última modificação: 05 de Março de 2010, 13:06:55 por Correio »
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #187 Online: 05 de Março de 2010, 13:23:00 »
Senhor Rios, o fato de nos reconhecermos como irmãos já anula raça. Portanto o ensinamento cristão apoiado pelo espiritismo torna praticamente impossível que uma pessoa que siga esta máxima, seja racista.
O altruísmo não é uma caracteríscita religiosa e sim natural de nossa espécie. O discurso religioso e doutrinário é uma das maneiras que nós conseguimos transmitir de forma simplificada esses avanços morais da espécie. É uma questão prática e pragmática.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #188 Online: 05 de Março de 2010, 21:28:33 »
embora o espiritismo ensine que todos são irmãos,que devem se amar, fazer caridade e o escambau, isso não anula o fato de também ensinar que existem raças inferiores.Ou seja, todos são irmão e devem se amar, mas meus irmão negros são inferiores e estão sob dependência das raças mais inteligentes para poder progredir.

Senhor Rios, o fato de nos reconhecermos como irmãos já anula raça.

Bullshit.

O fato de você chamar "meu irmão negro inferior" não quer dizer que você não é racista.
Hipocrisia e idiotice.

A questão que define o racismo é você se declarar superior, ou mais evoluido, ou qualquer outro tipo de merda que vocês costumam falar.
Mesmo que você amasse esse negro inferior, você ainda seria racista.

Religião racista.. defendida por racistas. Pode ser duro admitir, mas é isso.

« Última modificação: 05 de Março de 2010, 23:40:41 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #189 Online: 05 de Março de 2010, 21:31:32 »
Citação de: Lusitano
Mas todavia pergunto - apesar de você provar - segundo a sua óptica pessoal, a personalidade racista de Kardec, supõe sinceramente como plausível, que isso é o suficiente, para o levar a acreditar piamente, que desse modo demonstra em definitivo, a inexistência do espírito, dentro duma especulação metafísica?

Lusitano, praticamente 100% do que você diz é besteira, mas mesmo assim vou responder.

Na verdade, era de se esperar que se o espírito estivesse realmente encarnado e fosse superior, como alegava Kardec, ele não falaria essas idiotices. E era de se esperar que ao menos o espirito não estivesse tão preso as convenções e preconceitos da época.

Para alguém inteligente, somado a isso a absoluta falta de evidência da existência de espíritos, deveria ser suficiente para caracterizar essas comunicações como fraude ou auto-engano.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #190 Online: 05 de Março de 2010, 21:32:07 »
Adriano

Senhor Rios, o fato de nos reconhecermos como irmãos já anula raça. Portanto o ensinamento cristão apoiado pelo espiritismo torna praticamente impossível que uma pessoa que siga esta máxima, seja racista.

..............................

O altruísmo não é uma caracteríscita religiosa e sim natural de nossa espécie. O discurso religioso e doutrinário é uma das maneiras que nós conseguimos transmitir de forma simplificada esses avanços morais da espécie. É uma questão prática e pragmática.

Eu sou de opinião que você está certo. :ok: No entanto pergunto-lhe: Porque motivo concordo eu consigo?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #191 Online: 05 de Março de 2010, 21:56:14 »
Agnóstico

........................................................... ........................................

Lusitano, praticamente 100% do que você diz é besteira, mas mesmo assim vou responder.

:| Caríssissimo agnóstico: não me leve a mal; mas não consigo acreditar de modo nenhum, que exista verdade nua e crua, na sua simpática afirmação. Se você ao menos dissesse 50%, eu ainda era capaz de especular, que você tem alguma razão. :) :arrow: :idea:

Na verdade, era de se esperar que se o espírito estivesse realmente encarnado e fosse superior, como alegava Kardec, ele não falaria essas idiotices. E era de se esperar que ao menos o espirito não estivesse tão preso as convenções e preconceitos da época.

Para alguém inteligente, somado a isso a absoluta falta de evidência da existência de espíritos, deveria ser suficiente para caracterizar essas comunicações como fraude ou auto-engano.

Na minha opinião - você não se apercebe - que está a dizer-me alhos, quando eu falei bugalhos.

Desculpe meu caro, Já não estava falando de kardec, nem de espiritismo, não percebeu? :(

Tendo eu tacitamente admitido, que provavelmente Kardec, era mesmo racista, então eu estava conjecturando outra vertente espiritualista.

Caro Agnóstico, você pura e simplesmente não me entendeu. :)
Aliás, já não seria a primeira vez.

===========

« Eu pelo meu lado, confesso-me não espírita kardecista; mas a análise dos meus sonhos, em termos de neurologia, psiquiatria e paralogismo comparados – levam-me a admitir como plausível - que o espírito, como algo de espécie mais ou menos mística, é uma tentação fantasticamente sedutora, que eu de boa vontade, não posso facilmente desdenhar ou descartar…

Principalmente, quando existe na internet - um clube de “esquizofrénicos” - mais ou menos como eu, que praticam de forma sistemática, investigação onironautica. Entre os quais - “os voadores” - do fórum criado pelo projeccionista de consciência Lázaro Freire & Wagner Borges que é corroborado indistintamente, tanto por “t(d)eístas como por ateus”. :)»

http://www.voadores.com.br

« Última modificação: 06 de Março de 2010, 08:52:53 por lusitano »

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #192 Online: 05 de Março de 2010, 21:59:07 »
Caríssimo,  você pura e simplesmente não me entendeu.

E alguém entende? :hihi:
"Deus prefere os ateus"

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #193 Online: 05 de Março de 2010, 22:14:02 »
Fabrício

Caríssimo, você pura e simplesmente não me entendeu.
E alguém entende? :hihi:

Talvez... :arrow: :idea: :arrow: Não sei ao certo. Você acredita que todas as pessoas deste clube, não me entendem? Mesmo que discordem das minhas especulações?

A forma como acima me respondeu - na minha opinião - indica como lógico, que você alguma coisa entendeu. O camarada "Agnóstico" é que não. :)

« Última modificação: 05 de Março de 2010, 22:41:42 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #194 Online: 05 de Março de 2010, 22:33:15 »
Adriano

.......................................

O problema é o desprezo para com as conquistas científicas relacionadas ao funcionamento cerebral e portando o que consideramos sendo a mente. Espíritos são invenções humanas assim como a abordagem de uma consciência distinta do cérebro.

Pareceu-me que você, algum dia terá afirmado, que foi ou é, estudioso de projecção de consciência. Se ainda não mudou de ideias, que implicações filosóficas, essa ocorrência poderá ter, entre os adeptos do método científico de analisar a realidade, se esse fenómeno natural, for efectivamente um facto?   

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #195 Online: 05 de Março de 2010, 23:48:44 »
Lógica racista espiritóide

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #196 Online: 05 de Março de 2010, 23:58:47 »
Visão de Kardec da fraternidade entre espíritos superiores e inferiores.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #197 Online: 06 de Março de 2010, 00:00:42 »
mas eles os amam... então não são racistas.

São apenas espíritos menos evoluidos que precisam de mais cuidados dos espíritos mais evoluidos que, coincidentemente, costumam encarnar nos brancos.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #198 Online: 06 de Março de 2010, 00:48:17 »
Adriano

.......................................

Pareceu-me que você, algum dia terá afirmado, que foi ou é, estudioso de projecção de consciência. Se ainda não mudou de ideias, que implicações filosóficas, essa ocorrência poderá ter, entre os adeptos do método científico de analisar a realidade, se esse fenómeno natural, for efectivamente um facto?   
Eu mudei de idéia quanto a consciênciologia e projeciologia, abri até um tópico a respeito. E neste caso não me entusiasmo em trabalhar com esta hipótese. O que me interessa é entender a lógica de funcionamento desta mutação que considero mais avançada do que o espiritismo. E que já me atraiu por duas vezes.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #199 Online: 06 de Março de 2010, 09:13:54 »
Mas você não respondeu à pergunta do Rios:

Eu até poderia, e já até ensaiei um princípio. Mas tentar explicar isso aqui para vocês seria a mesma coisa que Galileu tentando explicar para a Igreja Católica porque é que a Terra não poderia ser o centro do Universo. E eu ainda corro o risco de sair literalmente "queimado", pois vocês não estão preparados para tratar esse assunto de um ponto de vista mais científico e filosófico, com isenção e sem preconceitos, e eu, por minha vez, não direi abjuro só para satisfazê-los. Eu quero ser persuadido, e jamais vou mudar a minha opinião sob ameaças ou por causa do ridículo que me lançam e que um dia vai se voltar contra quem o atira.

Então, pensem como quiserem, mas o fato é que a imoralidade dos textos está refutada filosoficamente e são justamente eles que, ao contrário do que disse o Ângelo, atestam a verdadeira superioridade dos espíritos, porque os preceitos não estão atrelados a princípios morais provisórios e temporais. E aliás, eu não conheço um único espírita convicto que renegaria as suas crenças por causa desses textos, mas antes procuram explicá-los, até mesmo, às vezes, através de malabarismos intelectuais pouco recomendáveis para um verdadeiro filósofo, mas que não deixa de ser uma evidência de que ninguém dentro da DE leva a sério a acusação de racismo a ponto de abandonar o Espiritismo por causa dela. É apenas um assunto difícil de ser tratado, por causa de uma característica do nosso tempo atual, que era diferente da do tempo de Kardec e da do tempo futuro. Nada mais.

Encerro.

Um abraço.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!