Autor Tópico: Espiritismo e lógica  (Lida 38595 vezes)

Offline Rios

• Nível 12
  • *
Re: Espiritismo e lógica
« Resposta #125 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 18:59:36 »
Kardec tem sido condenado apenas por não ser cego.

Como assim?  :hein:

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #126 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 20:14:47 »
Rios,

Leia a minha resposta acima ao lusitano. Eu não vou colocar mais nenhuma resposta visto que eu tenho um artigo bem redigido sobre o assunto e que refuta a acusação de racismo ou imoralidade ao Espiritismo ou a Kardec, e que mostra que isso é um assunto que aterroriza somente materialistas, e não espiritualistas.

Aliás, fiquem à vontade para criticarem. Quem sabe não haja mesmo algum ponto em que eu precise melhorá-lo, embora até hoje eu não tenha identificado nenhum... Eu só não vou mais discutir esse assunto aqui no fórum em respeito às determinações da casa, que tem medo de ser interpelada judicialmente embora não sejam responsáveis pelo que eu escrevo, além do que um parágrafo isolado que eu cite pode ser interpretado fora de contexto, como o foi da outra vez. E sugiro que me interpelem por MP ou pelo meu próprio site, no qual há um canal  próprio para receber sugestões ou críticas.

Eu redigi o artigo de forma a não renegar a possibilidade de uma única vírgula do que Kardec publicou (diferentemente do que tem feito o meu colega Correio em suas defecções), visto que julgo não haver nada ainda que deva ser renegado.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #127 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 21:47:47 »
Rios,

Leia a minha resposta acima ao lusitano. Eu não vou colocar mais nenhuma resposta visto que eu tenho um artigo bem redigido sobre o assunto e que refuta a acusação de racismo ou imoralidade ao Espiritismo ou a Kardec, e que mostra que isso é um assunto que aterroriza somente materialistas, e não espiritualistas.

Aliás, fiquem à vontade para criticarem. Quem sabe não haja mesmo algum ponto em que eu precise melhorá-lo, embora até hoje eu não tenha identificado nenhum... Eu só não vou mais discutir esse assunto aqui no fórum em respeito às determinações da casa, que tem medo de ser interpelada judicialmente embora não sejam responsáveis pelo que eu escrevo, além do que um parágrafo isolado que eu cite pode ser interpretado fora de contexto, como o foi da outra vez. E sugiro que me interpelem por MP ou pelo meu próprio site, no qual há um canal  próprio para receber sugestões ou críticas.

Eu redigi o artigo de forma a não renegar a possibilidade de uma única vírgula do que Kardec publicou (diferentemente do que tem feito o meu colega Correio em suas defecções), visto que julgo não haver nada ainda que deva ser renegado.

Um abraço.

Refuta?  :histeria:
Mais um exercício de malabarismo de releitura de um texto podre do século XIX. Aposto que você utilizou uma interpretação do texto original em francês para "pegar" o verdadeiro sentido das palavras de Kardec.  :histeria:

Na época você levou cartão amarelo e 15 dias de suspensão. Lembra?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #128 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 21:50:42 »
E sempre voltamos a velha tática de insinuar uma "perseguição". E mais uma vez, ele requenta baboseiras já desmontadas como se fossem refutações... Melhor jogar xadrez com pombos...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #129 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 22:27:29 »
Na época você levou cartão amarelo e 15 dias de suspensão. Lembra?
Giga, giga... não perde mesmo essa mania de me ameaçar, não é mesmo?
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 22:35:56 »
Leafar ainda está debatendo aqui? Pensei que depois do último debate questionando o porquê espíritos não podem se apresentar para céticos ele tinha ido debater em um site de cristais e espíritos.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 22:55:34 »
Leafar ainda está debatendo aqui? Pensei que depois do último debate questionando o porquê espíritos não podem se apresentar para céticos ele tinha ido debater em um site de cristais e espíritos.

Debatendo não, para isso ele teria que apresentar argumentos...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #132 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 23:40:55 »
eu lí o artigo do leafar esperando algum malabarismo interpretativo mas não, é pior que isso, ele PENSA igual allan kardec!

olha só algumas pérolas do leafar.

O Espiritismo admite, portanto, a possibilidade da superioridade biológica relativa de umas raças sobre as outras, não no sentido de criar habilidades, mas de limitá-las em maior ou menor grau...

Ainda segundo o Espiritismo, se numa raça que fosse hoje superior e bela começasse a encarnarem-se somente Espíritos do nível evolutivo dos homens das cavernas, ao cabo de algumas gerações (não sabemos precisar quantas), os corpos dos descendentes dessa raça tenderiam a mudar as suas formas e as suas características, de modo que se tornariam legítimos homens das cavernas; legítimos selvagens. Pela falta de uso, várias habilidades intelectuais atrofiariam. Por outro lado, certas habilidades físicas se desenvolveriam ou se adaptariam pela necessidade do Espírito de usá-las

Então, enquanto o racista vê no índio selvagem um ser que jamais será como ele, que será eternamente ignorante e inferior, por enxergar apenas o corpo, o espírita vê um irmão que, se inferior hoje, positivamente e fatalmente será como ele algum dia, ou até melhor, embora isso possa não acontecer num mesmo corpo físico.

O racista vê o selvagem como um diferente e mesmo como uma aberração. O espírita o vê como um irmão mais novo, que apenas precisa de alguns cuidados, instrução e tempo para se desenvolver e nos quais todos são responsáveis por auxiliá-lo.

Mas o entendimento da pergunta de São Luís vai mais além. O que ele quis dizer, nas entrelinhas, é que a raça negra (pelo menos a existente até àquele tempo) era uma raça cujos corpos eram preparados para a expiação e para o sofrimento físico (...) Mas desaparecerão naturalmente à medida que o trabalho for se tornando cada vez mais intelectual. Nada nisso há que afronte a razão ou a moral.

Leafar, você não consegue perceber que essa sua forma de pensar é racista e ultrapassada. Largue essa porcaria de espiritismo, cara, enquanto há tempo.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #133 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 23:44:07 »
Leafar

---------------------------------------------------
Quem ainda acredita em charlatães desinteressados?

O problema, lusitano, é que essa análise sobre o "racismo espírita" é parcial. Se me dissessem apenas que as citações parecem racistas, eu concordaria, porque parecem mesmo. Mas numa análise mais aprofundada e menos superficial, as citações nem de longe podem ser consideradas racistas, e Kardec tem sido condenado apenas por não ser cego.

Concordo inteiramente consigo. :ok:

Mas é como você mesmo disse: um mal-entendido literário. E a crítica parcial, zombeteira e desonesta tem explorado isso como se fosse uma brecha moral que invalidasse o Espiritismo. Só esquecem que, mesmo que a crítica fosse consistente e pertinente, poderiam até invalidar o Espiritismo, mas não invalidariam o Espiritualismo. Esse argumento do racismo é, portanto, uma canoa furada de uma forma ou de outra, seja porque o Espiritismo sobreviverá a ela ou, mesmo que não sobrevivesse, o Espiritualismo sobreviveria.

Um abraço.

Evidentemente que continuo a concordar consigo - que se trata duma crítica parcial, zombeteira e desonesta - que tem explorado isso como se fosse uma brecha moral que invalidasse o Espiritismo... :)

Outro abraço.
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #134 Online: 28 de Fevereiro de 2010, 23:50:27 »
O Leafar está tão intoxicado com esses absurdos ditos pelo Kardec que nem parece perceber o quanto os argumentos que ele escreveu e que o Rios colocou são racistas. Impressionante como alguém pode ficar tão cego assim.

"Deus prefere os ateus"

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #135 Online: 01 de Março de 2010, 00:30:56 »
Se voce não pode mudar os fatos, faça uma "interpretação" pessoal deles com o significado inverso.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #136 Online: 01 de Março de 2010, 01:29:25 »
Gigaview

Lusitano, desafio-o a demonstrar que Kardec estava certo e que essa doutrina merece ser considerada com seriedade, isto é, que não passa de uma compilação de bobagens.

Caríssimo: o seu desafio para mim, não tem utilidade prática a breve prazo. Embora concerteza, que constitui um estímulo, para eu tentar exercitar a minha fraca capacidade de argumentação.

Se você “instintivamente ou mesmo  intuitivamente, sentiu à primeira vista”, que a exposição doutrinária de kardec, é um conjunto de compilações de certo modo infantis, ainda por cima racistas, como é que eu poderia vir a conseguir realizar o milagre de o “hipnotizar” em sentido contrário, ao que você está habituado a conjecturar, para defender uma ideia na qual você aparentemente só sente repugnância intelectual?

Para já – honestamente - não poderia ser advogado de Kardec; porque eu próprio, tenho sérias dúvidas a respeito da reencarnação. Entre outros motivos, por artigos postados anteriormente por si, que eu sinceramente apreciei…

Ademais as regras deste fórum - proíbem formalmente - toda a tentativa declarada e intencional de evangelização de qualquer espécie. Assunto esse que você antes, teve o cuidado de relembrar à atenção do camarada “Leafar” nesse sentido.

Para já - contento-me em ser “franco-atirador” - espiritualista e não propriamente espírita. E o meu principal “móbil lógico”, como eu costumo justificar, é a forma como eu vivencio os meus sonhos; além do desejo ardente de que a consciência humana, algum dia possa conquistar a saúde perfeita: isto é, a imortalidade. Seja fisicamente ou não.

Entre outras realidades, admito como plausível que o mineralismo, o vegetalismo e o animalismo, são modos de ser espirituais da Natureza e que a perfeição orgânica pode vir a ser alcançada.

“Deus” – na minha opinião – entre outras coisas, é a animalidade feliz.

Detesto nobremente - o sofrimento, a dor e a morte - seja por medo ou não… A cadeia alimentar, em minha opinião, precisa dumas afinações.

Entretanto os “científicos”, demonstraram-me que o Universo, oferece uma poderosa sugestão de evidência essencial: Na Natureza - nada nasce, nada morre; nada se cria nada se perde - tudo se transforma…

Isto para mim significa: «algures, algum tipo de consciência, capaz de ser constantemente mutante, mais ou menos mineral, vegetal, animal, cerebral, ou até mesmo mental, pode tentar e conseguir vir a ser imortal, ou até mesmo eterna»

Isto são ambições fornecidas pelos meus mais fantásticos sonhos, mais ou menos lúcidos. :) :arrow: :idea:

« Última modificação: 01 de Março de 2010, 01:35:46 por lusitano »

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #137 Online: 01 de Março de 2010, 11:09:08 »
Citação de: rios
E daí correio? Em que essa questão anula o que eu falei?
Presta atenção, a questão 191 nos diz que os espíritos dos selvagens são mais atrasados. ponto. É essa afirmação racista ensinada pelos espíritos que você tem que tentar refutar.
O que você postou acima não tem nada a ver. 

O Senhor não fala nada, escreve. E seus textos levam a conclusão que espíritas são racistas. A questão 191 sob a ótica espírita, ou seja, a da evolução do espírito não constitui uma idéia racista, mas não vou discutir já que o que pesa aqui no fórum esta a anos luz das idéias espíritas.
O Senhor vai insistir com a 191 até a mesma virar um ad nausem?Cuidado, falacias aqui no fórum não são bem vindas. Por que não tenta outras questões? Será porque a maioria sugere que somos todos irmãos e que devemos ser bons uns com os outros. A questão 789 prova o que estou falando. Tem mais, graças a Deus não preciso ficar preso apenas em uma questão na tentativa débil de provar algo.
Um abraço.

1.A moderação deveria punir ofensas como a que o Senhor Rios costuma fazer. Chamar de racista uma pessoa que não o é causa um grande constrangimento, ainda mais quando conhecidos meus costumam acessar este fórum também.
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 01 de Março de 2010, 11:25:07 »
Correio, na sua opinião como devemos chamar uma pessoa que defende idéias racistas? E quem defende idéias racistas mas assume uma postura politicamente correta no sentido de não manifestá-las com comportamento racista?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #139 Online: 01 de Março de 2010, 11:30:38 »
Correio, na sua opinião como devemos chamar uma pessoa que defende idéias racistas? E quem defende idéias racistas mas assume uma postura politicamente correta no sentido de não manifestá-las com comportamento racista?
racistas caro amigo? Onde o espiritismo ensina isto? Somente na ótica materialista isto se apresenta. Já leu que somos todos irmãos. Semelhantes? Tem isso lá nas obras espíritas. Devemos ser bons uns com os outros e não apenas para quem tema mesma cor de pele.
« Última modificação: 01 de Março de 2010, 13:01:27 por Correio »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #140 Online: 01 de Março de 2010, 12:33:43 »

Que idéias racistas caro amigo? Onde o espiritismo ensina isto? Somente na ótica materialista isto se apresenta. Já leu que somos todos irmãos. Semelhantes? Tem isso lá nas obras espíritas. Devemos ser bons uns com os outros e não apenas para quem tema mesma cor de pele.

Calma Correio. Respire fundo. Fiz duas perguntas simples. Pode responder?

1. Na sua opinião como devemos chamar uma pessoa que defende idéias racistas?
Resposta: __________

2. E quem defende idéias racistas mas assume uma postura politicamente correta no sentido de não manifestá-las?
Resposta:___________
« Última modificação: 01 de Março de 2010, 12:37:44 por Gigaview »

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #141 Online: 01 de Março de 2010, 13:13:51 »
Correio, não vou insistir na questão 191, posso lhe trazer outras, que tal esta?

831. A desigualdade natural das aptidões não coloca certas raças humanas sob a dependência das raças mais inteligentes?

Sim, mas para que estas as elevem, não para embrutecê-las ainda mais pela escravização...

como assim desigualdade natural de aptidões? :hein: de que raça, será que estão falando? ::)

isso aí é o espiritismo correio, agora por favor, responda as perguntas do gigaview, nós precisamos saber como chamar pessoas que defendem tais idéias não acha?

abraço

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #142 Online: 01 de Março de 2010, 14:38:55 »
Citação de: Gigaview
1. Na sua opinião como devemos chamar uma pessoa que defende idéias racistas?
Resposta: Otário, babaca, idiota e podendo ir baixando mais o nível, mas acredito que O Senhor já entendeu, correto?
2. E quem defende idéias racistas mas assume uma postura politicamente correta no sentido de não manifestá-las?
Resposta:Otário, babaca e idiota.

Agora se O Senhor pensa que a carapuça serviu vai ter que tirar o cavalinho da chuva. :histeria:
Olha só isto aqui(Tá lá nas obras do racistas espíritas) :
O homem de bem é bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raças, nem de crenças, porque em todos os homens vê irmãos seus.

Respeita nos outros todas as convicções sinceras e não lança anátema aos que como ele não pensam.
8-)

Agora Senhor Rios, vamos lá. A questão que o Senhor citou isolada do restante do capitulo não apresenta a idéia na sua forma completa.Note o começo do capitulo: :)

804 Por que Deus não deu as mesmas aptidões a todos os homens?– Deus criou todos os Espíritos iguais; mas, como cada um viveu mais ou menos, conseqüentemente, adquiriu maior ou menor experiência; a diferença está na experiência e na vontade, que é o livre-arbítrio. Daí uns se aperfeiçoarem mais rapidamente do que outros, o que lhes dá aptidões diversas. A variedade dessas aptidões é necessária, para que cada um possa concorrer com os desígnios da Providência no limite do desenvolvimento de suas forças físicas e intelectuais. O que um não pode ou não sabe fazer o outro faz; é assim que cada um tem o seu papel útil. Depois, todos os mundos sendo solidários uns com os outros, é natural que habitantes de mundos superiores, na sua maioria criados antes do vosso, venham aqui habitar para dar o exemplo. (Veja a questão 361.)

Ainda tem um comentário bem interessante, mas vale lembrar que ele serve apenas para quem acredita que há espíritos e que estes evoluem nas sucessivas provas, expiações e missões de cada vida, neste ou em outro planeta. 
  :idea: Assim, a diversidade das aptidões entre os homens não tem relação com a natureza íntima de sua criação, mas do grau de aperfeiçoamento que tenha alcançado como Espírito, durante as várias encarnações. Deus, portanto, não criou a desigualdade das faculdades ou aptidões, mas permitiu que Espíritos de diferentes graus de desenvolvimento mantivessem permanente contato, a fim de que os mais avançados pudessem ajudar o progresso dos mais atrasados e também para que os homens, tendo necessidade uns dos outros, praticassem a lei de caridade que deve uni-los.

E tem um detalhe! Por que o Senhor suprimiu a questão 831? :hein:
Vejamos o que o Senhor não mostrou:
.....Os homens têm considerado durante muito tempo algumas raças humanas como animais de braços e mãos e se julgaram no direito de vendê-los como animais de carga. Eles acreditam possuir um sangue mais puro, insensatos que vêem apenas a matéria! Não é o sangue que é mais ou menos puro, mas o Espírito.

E não nada relacionado a alguma raça em particular! Mas claro, vão dar atenção a o último parágrafo e dizer que espírito mais ou menos puro é racismo!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #143 Online: 01 de Março de 2010, 15:00:37 »
Ok. Obrigado, Correio. Nada de carapuças, seria óbvio demais, não acha?   8-)

No stress, please.  :ok:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #144 Online: 02 de Março de 2010, 12:02:56 »
Gigaview

Lusitano, desafio-o a demonstrar que Kardec estava certo e que essa doutrina merece ser considerada com seriedade, isto é, que não passa de uma compilação de bobagens.

........................................................... ........................................

Caríssimo: o seu desafio para mim, não tem utilidade prática a breve prazo... Embora concerteza, que constitui um estímulo, para eu tentar exercitar a minha fraca capacidade de argumentação.

Por outro lado, eu também nunca poderia aceitar - esse seu tão incrível desafio - porque, os motivos em que eu concordo com Kardec, são de ordem ético e moral, que confirmo estarem contidos na mensagem cristã, a qual ele fazia a maior apologia.

Na sua opinião "céptica" a mensagen fundamental do cristianismo - amai-vos uns aos outros e a vós mesmos, como se fosse ao próprio "Deus" - é uma bobagem ou xaropada absolutamente besta, sem a menor seriedade, que não merece portanto qualquer consideração, por parte dos mais diversos tipos de "cépticos, ateus e agnósticos" deste óptimo clube? 

Na minha modesta opinião, essa mensagem - é uma "sugestão hipnótica" - que merece da minha parte, o maior respeito, atenção dedicada e o mais absoluto empenhamento.   

Por outro lado, um dos motivos porque eu apoio “Leafar e o camarada Correio”, embora eu não seja “Kardecista”, são de natureza “espiritualista”, o que filosófica e doutrinariamente nos aproxima muito razoavelmente…

E tem a parte mais importante – é que você e outros foristas do seu estilo - têm uma forma de “refutar” os oponentes “flosóficos e científicos”, deselegante, deseducada, e desnecessariamente agressiva, em termos de palavreado autorizado e aconselhado pela digníssima administração deste magnífico clube “céptico”.

Evidenciando dessa forma - um comportamento “TROLL”, na terminologia que vocês apreciam utilizar - inadmissível com as regras básicas de educação, solicitadas como fundamentais, para uma saudável interacção entre pessoas que emitem opiniões contrárias às vossas.  

Mas em relação ao seu extraordinário desafio, acrescento o seguinte: concordo que você tem muitíssima razão, quando considera que Kardec, não foi assim tão original, ao criar o “espiritismo”.

Uma vez que obviamente, para quem gosta de filosofar - a “história da Filosofia Ocidental” – fala-nos de Platão, Sócrates, Pitágoras, Descartes, Espinosa, Hegel e outros filósofos, que agora não me lembro o nome - que escreveram tão bem ou melhor que ele e muitos séculos ou anos antes - e que se calhar, de uma forma que não provocasse mal-entendidos para receberem o epípeto de “racistas”, pelo menos com a facilidade com que atribuem tais intenções, a essa valorosa personalidade espiritualista, do século XIX.

Eu sou de opinião que o interpretam mal, em relação a essas acusações.  

Entretanto, o camarada de fórum “Leafar” já tinha escrito e eu aprovo totalmente!

Leafar

---------------------------------------------------------------
Quem ainda acredita em charlatães desinteressados?

Lusitano,

«Kardec nunca "registrou patente" dos princípios espíritas. Ele sempre admitiu que as ideias estavam pulverizadas aqui ou ali. Ele apenas "registrou patente" da reunião desses princípios em um corpo doutrinário único, que chamou de Espiritismo.

222. Não é novo, dizem alguns, o dogma da reencarnação; ressuscitaram-no da doutrina de Pitágoras. Nunca dissemos ser de invenção moderna a Doutrina Espírita. Constituindo uma lei da Natureza, o Espiritismo há de ter existido desde a origem dos tempos e sempre nos esforçamos por demonstrar que dele se descobrem sinais na antigüidade mais remota. Pitágoras, como se sabe, não foi o autor do sistema da metempsicose; ele o colheu dos filósofos indianos e dos egípcios, que o tinham desde tempos imemoriais. A idéia da transmigração das almas formava, pois, uma crença vulgar, aceita pelos homens mais eminentes. De que modo a adquiriram? Por uma revelação, ou por intuição? Ignoramo-lo... (Kardec em O Livro dos Espíritos, p.222, Considerações sobre a pluralidade das existências)»

Um abraço.

Portanto caríssimo Gigaview, eu não poderia atrever-me a arrogância de advogar Kardec, naquilo em que estou absolutamente concorde consigo. Exceptuando, as acusações de “bobagem ou xaropada”, nos termos em que você tão prodigamente utiliza, para “desintegrar” os argumentos dos seus adversários “doutrinários, filosóficos ou científicos”.

Etc. :)
« Última modificação: 02 de Março de 2010, 12:45:57 por lusitano »

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #145 Online: 02 de Março de 2010, 12:16:31 »
vamos la correio, sem enrolação, sem postar textos estúpidos de kardec, use as suas palavras para explicar.

A pergunta é:

831. A desigualdade natural das aptidões não coloca certas raças humanas sob a dependência das raças mais inteligentes?

A resposta do espírito é SIM. Ponto final, sim é sim, não dá para mudar, nem o maior dos malabarismos interpretativos consegue mudar esse "sim".

Portanto, para os espíritas

1- Existe desigualdade natural das aptidões entre as raças humanas.
2- Existem raças mais inteligentes
3- As raças mais burras estão sob dependência das raças mais inteligentes.

FATO INDISCUTÍVEL, ISSO ESTÁ ESCRITO NO SEU LIVRO SAGRADO.

Agora eu pergunto para você que é espírita e provalvelmente defende essas idéias:

a) Quais são as raças mais inteligentes ?
b) Qual é a raça burra que está sob dependência da raça mais inteligente?
c) fora a inteligência, qual outra aptidão natural causa desigualdade entre as raças?

até

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #146 Online: 02 de Março de 2010, 12:31:00 »
Não demora muito, vão dizer que a DE fez um aliança com a Energia Vrill e deste pacto em diante, possuem todo o conhecimento do mundo, mantendo o discurso de Superioridade e Sabedoria e que nós, meros mortais, não sabemos de nada, somos arrogantes e por aí vai...

A DE me lembra muito um sketch do Monty Python: "SPAM! SPAM! SPAM!"... Mesmo sabendo que não serve para nada, ainda tem gente que tenta empurrá-la goela a baixo.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
« Resposta #147 Online: 02 de Março de 2010, 13:09:49 »
Não Senhor Rios, para os espíritas funciona assim:

1- Se há desigualdades, o motivo certamente não tem nada a ver com raça.
2- Quem afirma que há raças mais inteligentes é este sujeito: James Watson, o co-descobridor da molécula de DNA e ganhador do Nobel de 1953. Espíritas não!
3- Eu não lembro de ver a palavra “raça burra” em nenhum livro da codificação. Mas lembro de ler que é errado escravizar.

E quanto suas perguntas:

a) Eu só sei que o Border Collie é considerado mais inteligente que o Poodle. Mas como não sou racista e amo cachorros, acho isto uma tremenda bobagem.
b) Pergunte para James Watson, porque eu não sei.
c) A aptidão de cantar NIC......NIC ME ADIANTA VIVER NA CIDADE SE A FELICIDADE NÃO ME ACOMPANHAR :hehe:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #148 Online: 02 de Março de 2010, 13:13:34 »
Lusitano,

Engraçado. Você aparece aqui como telepata que se comunica com cães selvagens, conta que fala com os mortos mas diz que não é médium, viaja na maionese do realismo fantástico, endossa as abobrinhas que o Leafar e Correio dizem e barafusta esperneando espetacularmente quando é desafiado?

Não entendí.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #149 Online: 02 de Março de 2010, 13:18:41 »
 :histeria: :histeria:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!