Autor Tópico: O Ateu e a morte.  (Lida 56814 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:como um ateu vê a morte?
« Resposta #275 Online: 20 de Outubro de 2011, 20:40:35 »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #276 Online: 20 de Outubro de 2011, 22:49:58 »
Ora ....olher em qualquer site na Internet de venda de livros...

Estes sites não trazem informações sobre lucratividade.

E depois os mediuns mais respeitados mesmo ,não ficam com nada do dinheiro da venda de livros.

E porque não ficam com o dinheiro, passa a ser verdade o que eles acreditam como tal?

E também há os livros de não-mediuns escrevendo sobre o assunto ,e inclusive os de confirmação feitas por tipos como o delegado Raniere.

São evidências anedóticas. Não existe uma só que tenha vindo de pesquisas em ambientes controlados e realizadas por cientistas independentes.

Em todo caso ,há necessidade de pagar pelo papel ,pela tinta ,pelos empregados da impressora e ter dinheiro para imprimir mais livros....

"Enquanto existirem cavalos, São Jorge não andará a pé".

E nesse sentido ,há uma menor margem de lucro que nos livros anti-veracidade-dos-fenômenos.

E?
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #277 Online: 20 de Outubro de 2011, 23:25:53 »
Minha visão sobre a morte é que quando morrer eu não saberei que morri. Eu nem saberei que vivi um dia. Toda a minha experiência subjetiva sera anulada, terei uma vida interior tão interessante quanto uma pedra. Isso já me afligiu quando eu era mais novo, mas hoje vejo isso com naturalidade e sem nenhum sentimento positivo ou negativo. É a velha máxima de Epicuro, de que não devemos temer a morte, pois no momento em que ela chegar nós deixaremos de existir, logo a morte não pode nos alcançar.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #278 Online: 20 de Outubro de 2011, 23:30:32 »
Minha visão sobre a morte é que quando morrer eu não saberei que morri. Eu nem saberei que vivi um dia. Toda a minha experiência subjetiva sera anulada, terei uma vida interior tão interessante quanto uma pedra. Isso já me afligiu quando eu era mais novo, mas hoje vejo isso com naturalidade e sem nenhum sentimento positivo ou negativo. É a velha máxima de Epicuro, de que não devemos temer a morte, pois no momento em que ela chegar nós deixaremos de existir, logo a morte não pode nos alcançar.

Você está cada vez mais budista (em direção ao zen).
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #279 Online: 20 de Outubro de 2011, 23:34:46 »
[...]
Toda a minha experiência subjetiva sera anulada, terei uma vida interior tão interessante quanto uma pedra.
[...]

Depende da "pedra". :)
Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #280 Online: 20 de Outubro de 2011, 23:35:18 »
Eu acho que quando deixamos de existir, é porque a morte nos alcançou. :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #281 Online: 20 de Outubro de 2011, 23:35:52 »
Simpatizo com o budismo, mas prefiro orbitar a distância. :)

Trudeau

• Visitante
« Resposta #282 Online: 20 de Outubro de 2011, 23:39:23 »
A Sra. LaraAS que me desculpe mas acho que as suas idéias são muito confusas.
1) Morte é o fim da vida. Para mim não faz sentido falar em vida após o fim da vida.
2) Fenômenos paranormais munca foram provados por ninguem. Tem 1 milhão no site do Randi esperando prova disso.
O mais recente livro sobre o assunto, que estou lendo no momento, é PARANORMALITY de Richard Wiseman que trabalhou tambem com James Randi. Ele estudou sériamente por mais de 20 anos quase todos os chamados fenômenos paranormais e mostra no livro como eles são produzidos. É bem educativo saber como se faz "cold reading" e como os  fenômenos mediunicos são uma grandissima fraude.
Conclusão de Mr. Wiseman:
Fenômenos paranormais não existem!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #283 Online: 20 de Outubro de 2011, 23:47:22 »
A Sra. LaraAS que me desculpe mas acho que as suas idéias são muito confusas.
1) Morte é o fim da vida. Para mim não faz sentido falar em vida após o fim da vida.
2) Fenômenos paranormais munca foram provados por ninguem. Tem 1 milhão no site do Randi esperando prova disso.
O mais recente livro sobre o assunto, que estou lendo no momento, é PARANORMALITY de Richard Wiseman que trabalhou tambem com James Randi. Ele estudou sériamente por mais de 20 anos quase todos os chamados fenômenos paranormais e mostra no livro como eles são produzidos. É bem educativo saber como se faz "cold reading" e como os  fenômenos mediunicos são uma grandissima fraude.
Conclusão de Mr. Wiseman:
Fenômenos paranormais não existem!

Paranormality é de fato muito bom, recomendo a todos. Diria que junto com "O Mundo Assombrado pelos Demônios" (The Demon-Haunted World) de Carl Sagan todo cético deve ler e reler. Espero que saia em portuguës em breve.

Trudeau

• Visitante
« Resposta #284 Online: 20 de Outubro de 2011, 23:50:04 »
Paranormality é de fato muito bom, recomendo a todos. Diria que junto com "O Mundo Assombrado pelos Demônios" (The Demon-Haunted World) de Carl Sagan todo cético deve ler e reler. Espero que saia em portuguës em breve.
Que bom saber que alguem tambem já leu o livro. Espero que mais foristas o leiam principalmente os que ainda cismam em achar que existe a paranormalidade.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #285 Online: 20 de Outubro de 2011, 23:51:14 »
Já gastei minha cota com livros importados este mês :(

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #286 Online: 20 de Outubro de 2011, 23:51:26 »
Aqui um pequeno trecho do Paranormality sobre "viagem astral":

../forum/topic=25209.100.html#msg624828

LaraAS, aprenda a sair do seu corpo e atravessar paredes com estilo.  :hihi:

Trudeau

• Visitante
« Resposta #287 Online: 21 de Outubro de 2011, 00:29:17 »
Aqui um pequeno trecho do Paranormality sobre "viagem astral":

../forum/topic=25209.100.html#msg624828

LaraAS, aprenda a sair do seu corpo e atravessar paredes com estilo.  :hihi:
Muito bom.
Ainda não tinha chegado a esse ponto no livro mas fui pra lá logo que li seu texto.
Acho que termino o livro hoje pois é fora de série.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #288 Online: 21 de Outubro de 2011, 09:53:06 »

O grande problema não é nem a morte em si, como vocês escreveu aí, mas sim os instantes, horas ou dias imediatamente anteriores a ela, que podem ser de extrema dor e sofrimento, tanto nosso como de nossos familiares e amigos. Por isto não temo a morte, somente o que vem um pouco antes dela.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #289 Online: 21 de Outubro de 2011, 10:53:31 »
Tem uma música do Bob Dylan, "I Pity The Poor Immigrant", que descreve a vida de um imigrante desgraçado, e em que uma dos trechos diz que ele apaixonadamente odeia a sua vida, e da mesma forma teme sua morte. O que parece uma contradição, percebi que não é. Analisando a mim ao menos, o medo da morte vem quando não estou fazendo nada que valha a pena fazer.

E é basicamente isso que penso sobre a morte. Nada de muito elaborado.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #290 Online: 21 de Outubro de 2011, 11:37:41 »
Eu não acredito muito é na vida. Pelo menos na vida como é exposta cientificamente, pela biologia. Somos poeira estelar, as estrelas nascem e morrem e somos apenas um pequeno átomo no infinito universo (ou aquela versão do grão de areia). Tanto que não vejo diferença entre vida natural e artificial, o mesmo para a inteligência, que é a sua maior expressão, no meu entendimento.

Do outro lado também não acredito muito, como já vi alguns comentando, no indivíduo, na subjetividade de cada um, no eu. Tem até este tópico sobre o eu ser um meme, que mostra bem essa visão contrária a vida individual. Em termos de indivíduo os memes explicam tudo.

Nossos cérebros são expressões de nossos genes, é aí que a matéria viva, orgânica, se diferencia em termos organizacionais da matéria morta, inorgânica, através da evolução. Nesse sentido que me sinto ligado ao universo, ao cosmo  :)
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #291 Online: 21 de Outubro de 2011, 11:45:07 »
O grande problema não é nem a morte em si, como vocês escreveu aí, mas sim os instantes, horas ou dias imediatamente anteriores a ela, que podem ser de extrema dor e sofrimento, tanto nosso como de nossos familiares e amigos. Por isto não temo a morte, somente o que vem um pouco antes dela.

É por isso que eu digo que tenho 50% de chance de morrer de suicídio :)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #292 Online: 21 de Outubro de 2011, 15:11:18 »
No caso de inferno eterno e de céu imediato para todos ,não não integram ,a chance é 0%.
As hipoteses são ou reecarnação junto com purgatorio ou sem purgatório (com o céu imediato só para os eticamente muito melhores que a média) ou purgatório sem reencarnação e depois do purgatório ,vão para o céu (com o céu imediato só para os eticamente muito melhores que a media).

Mas se houver outras hipóteses? Como:

a) E se houver uma pré-reencarnação com purgatório?
b) E se houver uma pré-reencarnação sem purgatório?
c) E se houver uma pós-reencarnação com purgatório?
d) E se houver uma pós-reencarnação sem purgatório?
e) E se os eticamente muito melhores são somente os seres nascidos na África e pertencem a Tribo Chuma-Chuma do Zimbabue do Sul?

O que você acha?

Offline Codex

• Nível 10
  • *
« Resposta #293 Online: 22 de Outubro de 2011, 08:11:01 »
Para não repetir o que já disseram, vou me ater apenas a minha visão de morte. Nossa consciência, ou o que quer que seja que nos faz lúcido, torna-se-á nada, e isso me deixa bastante intrigado até, não tenho pressa de descobrir (sério? haha), mas é instigante a ideia de nada ou "mente vazia" que eu teria após a morte. :umm:
Codex, prazer.

Offline Codex

• Nível 10
  • *
« Resposta #294 Online: 22 de Outubro de 2011, 08:15:56 »
É por isso que eu digo que tenho 50% de chance de morrer de suicídio :)

Essas são minhas chances também, mas no meu caso de um "suicídio culposo". :histeria:
Codex, prazer.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #295 Online: 22 de Outubro de 2011, 11:02:27 »
Para não repetir o que já disseram, vou me ater apenas a minha visão de morte. Nossa consciência, ou o que quer que seja que nos faz lúcido, torna-se-á nada, e isso me deixa bastante intrigado até, não tenho pressa de descobrir (sério? haha), mas é instigante a ideia de nada ou "mente vazia" que eu teria após a morte. :umm:

Eu entendo essse estado de mente vazia em analogia com quando eu desmaiei com uma anestesia para fazer uma endoscopia. Perdi a consciência por quinze minutos e para mim esse intervalo de tempo não existiu, eu acordei perguntando quando o procedimento ia começar, sendo que ele já tinha acabado... Para minha experiência subjetiva esse foi um intervalo de tempo que não existiu, é como se estivesse morto.

Offline Renyar

• Nível 03
  • *
  • #$%+& InFeCtEd &+%$#
« Resposta #296 Online: 22 de Outubro de 2011, 18:53:33 »
mas se a ideia da morte for apenas um nada ou fim de tudo , não estariamos automaticamente considerando que a existência de um espirito ( essência, alma) que as correntes a maior parte da correntes esotéricas pregam ser um ente eterno ou imortal ser apenas aqui tratado como um ser mortal como carne e osso ? então segue com isso que alma não seja nada divino mas sim algo da criação não de um criador?
''Todos têm direito de se enganar nas suas opiniões. Mas ninguém tem o direito de se enganar nos fatos.''

Offline Codex

• Nível 10
  • *
« Resposta #297 Online: 22 de Outubro de 2011, 19:13:36 »

Eu entendo essse estado de mente vazia em analogia com quando eu desmaiei com uma anestesia para fazer uma endoscopia. Perdi a consciência por quinze minutos e para mim esse intervalo de tempo não existiu, eu acordei perguntando quando o procedimento ia começar, sendo que ele já tinha acabado... Para minha experiência subjetiva esse foi um intervalo de tempo que não existiu, é como se estivesse morto.

Pois é, agora imagine isso pra sempre, é isso que me intriga.
Codex, prazer.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #298 Online: 22 de Outubro de 2011, 19:14:47 »
mas se a ideia da morte for apenas um nada ou fim de tudo , não estariamos automaticamente considerando que a existência de um espirito ( essência, alma) que as correntes a maior parte da correntes esotéricas pregam ser um ente eterno ou imortal ser apenas aqui tratado como um ser mortal como carne e osso ? então segue com isso que alma não seja nada divino mas sim algo da criação não de um criador?

Não complica. Se morreu então acabou.

É duro mesmo admitir isso.  Por isso viva o pouco tempo de vida que lhe resta e pensar em suicídio é um atestado horroroso de falta de imaginação.

O resto é conversa fiada, especulação filosófica ou crença religiosa.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #299 Online: 22 de Outubro de 2011, 19:16:17 »

Pois é, agora imagine isso pra sempre, é isso que me intriga.

Porque isto lhe intriga, se com a morte do cérebro deixam de existir o pensamento e a consciência?
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!