Autor Tópico: O Ateu e a morte.  (Lida 56812 vezes)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Re: O Ateu e a morte.
« Resposta #225 Online: 04 de Março de 2007, 11:54:26 »
Desculpe-me GAROTO! Passei batido nas ultimas vezes, que tal fazer isso agora? por gentileza, claro!

Eu falei alguma mentira?

Vamos a lista? agradeço.

A lista consiste em pegar tudo o que você alega acreditar e mostrar que ela não bate com a realidade. Coisas como os elementos químicos dos espíritos, como ele pode ser feito de um material volátil e manter as conexões neurais, sua capacidade de entrar no cérebro de outras pessoas sem expulsar o espírito do hospedeiro, a veracidade das informações dos espíritos que nunca vai além do que é dito pelos familiares, o que isso tudo tem a ver com Deus, etc.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #226 Online: 04 de Março de 2007, 11:55:05 »
Dantas se existir "qualquer Deus" ele tem que ser justo! e o padrão de justiça dele não pode ser menor que o nosso! dizer que seria diferente não quer dizer injusto! O que temos como justiça "seria" o parametro! Pois sendo assim é que criticamos os absurdos do Deus do velho testamento, que manda matar e pilhar alguns povos!

Ok.  A minha dúvida é se você está propondo o malteísmo (a crença em um Deus indiferente ao sofrimento humano e portanto indigno de culto) ou o ateísmo como alternativa.

Porque, no duro, não dá para levar a sério o Espiritismo com tanto absurdo já na concepção, por isso vou te fazer a cortesia de supor que você não o está propondo.

Dantas, um pai é indiferente ao sofrimento do filho, sabendo que aquele sofrimento vai torna-lo um ser humano melhor? Um tecnico é indiferente ao sofrimento do atleta quando o sofrimento vai torna-lo mas competitivo?
Onde esta o absudo na DE?
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #227 Online: 04 de Março de 2007, 11:57:28 »
Mas não é assim! escolher entre duas ideias, a que nos satisfaz e para nos parece ser a mais justa, prevalece!

Errado. Dentre três idéias — a que nos satisfaz, a que é justa e a que é mais plausível — é óbvio que a que é mais plausível tem mais valor.

Não importa o quanto a idéia da existência de Deus ou de espíritos nos satisfaça ou nos pareça mais justa, se não for verdade não vai servir para nada. Por isso a plausibilidade é importante.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #228 Online: 04 de Março de 2007, 11:58:42 »
Desculpe-me GAROTO! Passei batido nas ultimas vezes, que tal fazer isso agora? por gentileza, claro!

Eu falei alguma mentira?

Vamos a lista? agradeço.

A lista consiste em pegar tudo o que você alega acreditar e mostrar que ela não bate com a realidade. Coisas como os elementos químicos dos espíritos, como ele pode ser feito de um material volátil e manter as conexões neurais, sua capacidade de entrar no cérebro de outras pessoas sem expulsar o espírito do hospedeiro, a veracidade das informações dos espíritos que nunca vai além do que é dito pelos familiares, o que isso tudo tem a ver com Deus, etc.

Gostaria que de debater esse ponto:a veracidade das informações dos espíritos que nunca vai além do que é dito pelos familiares...
daria para vc ser mais claro! e me dizer quantas reuniões mediunicas vc participou onde vc percebeu esses pontos citados!

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #229 Online: 04 de Março de 2007, 12:00:26 »
Mas não é assim! escolher entre duas ideias, a que nos satisfaz e para nos parece ser a mais justa, prevalece!

Errado. Dentre três idéias — a que nos satisfaz, a que é justa e a que é mais plausível — é óbvio que a que é mais plausível tem mais valor.

Não importa o quanto a idéia da existência de Deus ou de espíritos nos satisfaça ou nos pareça mais justa, se não for verdade não vai servir para nada. Por isso a plausibilidade é importante.

Isso! entre um Deus justo e um sadico é mais plausivel, logico e razoavel seria um Deus justo!!!!

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #230 Online: 04 de Março de 2007, 12:41:26 »
Video, está querendo outra semana de férias?

Ou você maneira com a inversão de ônus da prova (e os Ad Hominem) ou vai ter uma.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #231 Online: 04 de Março de 2007, 13:17:50 »
Video, está querendo outra semana de férias?

Ou você maneira com a inversão de ônus da prova (e os Ad Hominem) ou vai ter uma.

A inversão de ônus da prova! QUEM ACUSA É QUE TEM QUE PROVAR! Esta lá no direito! Vc quer á prova de que espiritos se comunicam?
Vá a um centro espirita e veja um medium em traze, ele vai te falar de coisas que ele desconhece, e talvez ate um ente querido lhe diga algo relevante! é Fraude ? Prove.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #232 Online: 04 de Março de 2007, 13:48:28 »
A inversão de ônus da prova! QUEM ACUSA É QUE TEM QUE PROVAR! Esta lá no direito!

Direito é uma disciplina voltada a preservar a justiça nas relações humanas.  Esse é um escopo que não abrange coisas como verdade científica ou conceitos metafísicos.  Falar em Direito aqui é tão descabido quanto falar em Arte Dramática.  Ou mais.

Vc quer á prova de que espiritos se comunicam?
Vá a um centro espirita e veja um medium em traze, ele vai te falar de coisas que ele desconhece, e talvez ate um ente querido lhe diga algo relevante! é Fraude ? Prove.

Bom proveito das suas férias.  Trinta dias, já que você quer tanto.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #233 Online: 04 de Março de 2007, 22:58:01 »
daria para vc ser mais claro! e me dizer quantas reuniões mediunicas vc participou onde vc percebeu esses pontos citados!
Falácia, para começar.
Segundo que se você soubesse um pouco sobre o comportamento humano saberia que alguém experiente é capaz de lhe dizer coisas que pode lhe parecer estranho, ou até usar truques do tipo "algo que aconteceu com qualquer" que podemos citar exemplos do tipo "uma pessoa o traiu" ou "você se irritou com uma dívida não paga", etc.

De todo caso: a alegação se baseia na paranormalidade.
A existência dos especialmente em definir a personalidade de criminosos a partir de seus crimes tira qualquer paranormalidade de seu ponto.

Porque espíritos são tão limitados? Porque nunca vão a um laboratório? Porque precisam de um intermediário onde acaba por depender da palavra dele? Porque as "provas de paranormalidade" nunca são tão paranormais? Porque tanto, como qualquer paranormalidade, se baseiam nas alegações de familiares, as famosas "experiências pessoas" (ou melhor dizendo "conclusões para os mal-entendidos")?

Vejamos, caso você tenha crenças, já deve de estar pensando em desculpas mirabolantes.
Mas talvez algo simples, fácil, rápido e sem complicações: não há espíritos, basta analisar.

Então porque tantas idéias que milhões de cientistas aceitaram durante as eras acabam sendo desmentidas?
Porque eu prefiro ter super-poderes, e isso ainda não aconteceu??

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #234 Online: 05 de Março de 2007, 07:07:20 »
Esse é o ponto, você não tem como, Video, porque está partindo desse dogma de que Deus existe e é justo independentemente do que aconteça.
Dantas se existir "qualquer Deus" ele tem que ser justo! e o padrão de justiça dele não pode ser menor que o nosso! dizer que seria diferente não quer dizer injusto! O que temos como justiça "seria" o parametro! Pois sendo assim é que criticamos os absurdos do Deus do velho testamento, que manda matar e pilhar alguns povos!
Por que "tem que ser justo"?
E se ele for justo, mas segundo um padrão que nós não entendemos? E se nós estivermos enganados sobre o que é ser justo, já que somos apenas criaturas limitadas?
E se aquilo que Deus acha que é justo não for do seu agrado?

E se as crueldades de Deus no Antigo Testamento fizeram parte de um propósito maior, que não entendemos, e por isso forem justas?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #235 Online: 05 de Março de 2007, 07:12:02 »
Por que a que acredito torna o criador e a criação mas logica e racional! e isso basta!
Não, não basta. Torna mais lógica e racional segundo o seu ponto de vista, não necessariamente do ponto de vista de Deus. Quem é você para achar que entende o que Deus pensa? Você não passa de uma criatura insignificante.

Não é você que diz "A verdade, sempre"? Pois então procure a verdade, do jeito que ela for, agradável ou não, em vez de se agarrar àquilo que você gostaria que fosse a verdade.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #236 Online: 05 de Março de 2007, 11:15:55 »
VideoMaker é o Lanterna Verde.  O erro está em nós que não aceitamos esse fato tão evidente.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #237 Online: 06 de Março de 2007, 09:28:00 »
Se a existencia de um Deus esta longe de ser aceita por materialistas, como então provar esses atributos?

Não é bem assim. Não é questão de "aceitar". Não há evidência NENHUMA de que existam seres pessoais metafísicos. Querer que o mundo aceite a existência de algo só porque uns "acreditam" que esse algo existe é, no mínimo, pretensioso.

FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline Renyar

• Nível 03
  • *
  • #$%+& InFeCtEd &+%$#
como um ateu vê a morte?
« Resposta #238 Online: 20 de Outubro de 2011, 16:21:12 »
ola galera eu to iniciando nos estudos ateistas e gostaria de sabe .
do ponto de vista de um ateu o que nos aguarda após a morte?
talvez pergunta seja boba mas preciso saber :ok:
''Todos têm direito de se enganar nas suas opiniões. Mas ninguém tem o direito de se enganar nos fatos.''

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
Re:como um ateu vê a morte?
« Resposta #239 Online: 20 de Outubro de 2011, 16:28:00 »
o que nos aguarda após a morte?

Um monte de vermes famintos.

Offline Luiz Otávio

• Nível 16
  • *
  • Amat victoria curam.
« Resposta #240 Online: 20 de Outubro de 2011, 16:32:59 »

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #241 Online: 20 de Outubro de 2011, 16:35:09 »
Verdade. Esqueci desta possibilidade.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #242 Online: 20 de Outubro de 2011, 17:03:27 »
Nada?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline LaraAS

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
« Resposta #243 Online: 20 de Outubro de 2011, 17:03:50 »
                Para Renyar

Bom ,há espíritas e pessoas da Nova Era ateus que não acreditam em Deus mas acreditam na vida após a morte ou pelo menos julgam que há 50% de possibilidades de existir vida após a morte.
E se se for consiterar que Deus para ser Deus tem que ser onipotente e oniciente ,então eu sou atéia mas tenho 50% de esperanças de que exista vida após a morte.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #244 Online: 20 de Outubro de 2011, 17:11:19 »
50% significa o quê? Ou tem ou não tem? :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #245 Online: 20 de Outubro de 2011, 17:12:53 »
Bem, antes de qualquer coisa, é bom lembrar que o ateísmo não é um conjunto coerente de ... crenças opiniões, assim, não há uma resposta comum para a pergunta "como um ateu vê ______."

Pessoalmente, vejo a morte como a cessação das funções corporais de um ente vivo.

E, sinceramente, não me preocupo muito com ela.
A vida é um encadeamento de incontáveis momentos singulares. A morte é apenas um momento. (Dogen Zenji disse algo mais ou menos assim, e eu tô com ele). :)

Offline Cachaceiro

• Nível 11
  • *
« Resposta #246 Online: 20 de Outubro de 2011, 18:29:04 »
                Para Renyar

Bom ,há espíritas e pessoas da Nova Era ateus que não acreditam em Deus mas acreditam na vida após a morte ou pelo menos julgam que há 50% de possibilidades de existir vida após a morte.
E se se for consiterar que Deus para ser Deus tem que ser onipotente e oniciente ,então eu sou atéia mas tenho 50% de esperanças de que exista vida após a morte.
Esses 50 % se baseiam em que e que calculo foi usado???? vamos considerar então que existem 50% de chance de Marte colidir com a terra amanhã

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #247 Online: 20 de Outubro de 2011, 18:29:46 »
do ponto de vista de um ateu o que nos aguarda após a morte?

Não existe resposta peremptória para sua pergunta, uma vez que ateus são pessoas que compartilham uma característica (o ateu), mas divergem em um cem número de ideias, como em qualquer outro caso essencialmente subjetivo. Apenas encontrarás, estatisticamente, uma posição frequente de que simplesmente não se sabe o que acontece quando se morre (além de "se morrer"), com uma certa tendência a ser o "fim de tudo". É uma questão de parcimônia e discernimento, de quem não tem elementos para se pensar diferente. Como, em geral, a crença do ateu (apenas em geral... têm-se muitas exceções) está atrelada muito de perto às evidências de que se dispõe, a falta destas implica em uma serenidade existencial em relação ao fim como algo muito distinto do que qualquer mitologia e/ou misticismo coloca.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2011, 18:33:15 por Feynman »
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #248 Online: 20 de Outubro de 2011, 18:32:17 »
Esses 50 % se baseiam em que e que calculo foi usado????

No mesmo cálculo de quem olha uma luzinha piscando à noite, e aponta como 50% as chances de ser uma nave extraterrestre.   :-)
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #249 Online: 20 de Outubro de 2011, 19:27:33 »
Não vejo problema algum de um ateu acreditar no pós-morte desde que essa crença não seja ligada a nenhuma hipótese de existência e de intervenção de deus(es). Se além de ateu a pessoa for cética fica mais complicado porque dificilmente ela irá além dos fatos e evitará especulações que considerará sem sentido diante da falta de evidências sobre a vida pós-morte. Existem ainda os céticos não ateus, que apesar de todo rigor em relação aos fatos e evidências ainda acreditam em deus(es), inteligência universal ou seja lá o que for e em consequência disso possuem sentimentos de ordem pessoal-íntima para alimentar o wishful thinking de que existe de fato alguma coisa ainda por vir após a morte.

Não contemplo hipótese divina alguma e procuro me ater aos fatos, isto é, se morreu então acabou. E para mim quase-morte é um bullshit tão grande quanto quase-grávida.  :hihi:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!