Como são formados os fósseis?
Simplificadamente, os fósseis são formados quando partes de um animal ou planta jazem sobre uma camada de sedimentos de granulação fina e são recobertos por outras camadas do mesmo sedimento, de tal maneira que não houve tempo para a decomposição em ambiente oxidante. A quase totalidade dos fósseis ocorrem em rochas sedimentares.
Por que os fósseis são encontrados somente nas rochas sedimentares?
A maioria deles sim. Mas há fósseis em rochas de baixo grau de metamorfismo. Eu, por exemplo, tenho uma amostra de estromatólitos em metacalcáreo cuja idade é estimada em 1,0 bilhão de anos AP.
É bom saber também que há fósseis preservados em âmbar, antigos lagos de piche (cerca de 40.000 anos como o La Brea) e no gelo.
Os fósseis só são encontrados nos lugares onde, geologicamente foi comprovado que havia algum rio, correto? Poderia falar um pouco mais sobre isso?
Não necessariamente eles são encontrados onde havia algum rio, mas em algum lugar onde os restos dos animais pudessem ser rapidamente cobertos com sedimentos. Por isso de serem encontrados em rochas sedimentares. Imagino que o fundo do mar, fundo de lagos, permafrost(?) e até desmoronamentos de terra poderiam "originar" fósseis.
O Contini deu uma resposta simples e satisfatória.
Se os animais foram soterrados durante o Dilúvio, então, por que não os fósseis não são distribuidos uniformemente por exemplo, por que não se encontra fósseis em todos os lugares? (Eu acho que esta última pergunta devia ser feito a um criacionista).
Não houve o "dilúvio".
Neste site:
http://michelsonperguntas.blogspot.com/2009/02/perguntas-frequentes-sobre-criacionismo_1255.html
Na última pergunta: "7. Quais são os problemas não resolvidos mais importantes sobre Eras Glaciais?"
A resposta:
"Como explicar as evidências de que algumas regiões da América do Norte e Europa Setentrional experimentaram intervalos alternados de glaciação e climas mais quentes, sugerindo um período de tempo mais longo do que a maioria dos criacionistas julga disponível? Como explicar sondagens do gelo da Groenlândia e Antártica que são interpretadas como representando períodos de tempo de 100.000 anos ou mais?"
O que é essa glaciação na América do Norte e na Europa? Que sondagens são essas no gelo da Groenlândia?
Há uma mistura proposital (e, ao que parece, de má-fé) de informações pelo senhor Borges, pois ele dá a entender que existiu apenas uma glaciação, associada ao "dilúvio" é claro.
Mas, há abundantes evidências de que existiram muitas glaciações no planeta ao longo dos últimos 2 bilhões de anos, pelo menos. Eis dois exemplos de glaciações antigas em território brasileiro, baseados em textos técnicos e não em "achismo criacionista". O
primeiro caso foi descrito no estado de Minas Gerais com idade estimada do Proterozóico Superior (cerca de 1 bilhão de anos AP) e o
segundo caso foi descrito no estado de São Paulo, com idade estimada do Permo-Carbonífero (cerca de 310 a 290 milhões de anos AP).
Agora, sobre as suas perguntas específicas. A última glaciação que ocorreu no hemisfério norte foi a chamada 'Glaciação Wisconsin' (denominação nos EUA), que é do tipo alpina, e que começou por volta de 72.000 AP e e se encerrou por volta de 9.500 AP, marcando, portanto, o fim da época pleistocênica.
As sondagens são perfurações realizadas em locais com espessos mantos de gelo que foram formados pela precipitação e compactação contínua de neve ao longo de milhares a centenas de milhares de anos. Delas são obtidas amostras ('testemunhos') e que servem para diversos tipos de análises, entre elas a variação na composição atmosférica. Quanto mais profunda for a amostra, mais antigo é o gelo.
Neste aqui:
http://michelsonperguntas.blogspot.com/2009/02/perguntas-frequentes-sobre-criacionismo_2509.html
"5. Que problemas não resolvidos sobre a idade da Terra são de maior preocupação?
(...)e busca-se uma explicação para as longas séries de camadas em gelo."
O que seria essas longas séries de camadas em gelo?
Esta questão já foi respondida acima.
Em outras palavras, poderia responder as perguntas deste criacionista?
Caro Privet.
Não caia na armadilha da ultra-simplificação (simploriedade!) criacionista. Há muitas questões ainda em aberto sobre diversas áreas do conhecimento geológico, mas isto não significa que a explicação criacionista deva ser considerada uma alternativa.