Autor Tópico: Não dá para acreditar  (Lida 33554 vezes)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re: Não dá para acreditar
« Resposta #200 Online: 28 de Abril de 2010, 07:08:08 »
Preciso agora compreender se a natureza possui condições de mudar toda a estrutura genética de uma espécie para se tranformar uma bactéria através de milhões de anos em uma girafa.
Que exemplos podemos tomar para se apoiar nesta teoria?
A realidade nos mostra que é assim.
Além de termos todos, cenouras, ratos, moscas, peixes, fungos etc. uma base genética comum, vemos as mutações ocorrerem em nossos dias e a seleção natural agir sobre elas.

Vemos as bactérias se transformarem em girafas por meios dos fósseis.

A evolução é uma teoria confirmada por fatos e que faz previsões que se confirmam.
E não há fatos que a contradigam.

Até que surja coisa melhor, ela é a verdade aceita.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #201 Online: 28 de Abril de 2010, 07:11:39 »
Com o decorrer do debate irei explicar porque não acredito na evolução explicada desta maneira como entende a ciência. Se a evolução realmente existiu esta foi muito diferente na qual é explicada.
Não sei se vai demorar ainda alguns tempos para que a teoria atual seja desfeita mas com certeza creio que ela irá mudar mais cedo ou mais tarde.
Publique suas ideias, comprove-as com fatos e se arrisca a ganhar um prêmio Nobel de biologia.

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #202 Online: 28 de Abril de 2010, 09:20:52 »
Isso é BEM complicado. São interações moleculares, como elas reagem umas com as outras de acordo com suas cargas elétricas e outras propriedades. Para se ter uma idéia, um livro de graduação sobre o tema:
Banzai compreendo que a bioquímica é super difícil entendê-la mas se regredirmos a vida como a origem do universo ela com certeza ficaria na palma de nossas mãos.
Estes elementos químicos antes de sofrerem reações não sabiam os serviços que poderiam prestar para a natureza. Hoje tudo está como está graças as suas origens.
Eu colocaria como exemplo uma pessoa entrando em um quarto escuro com uma folha de desenho e todos os materias para desenhar uma casa. Então a pessoa começa a desenhar a casa e depois ao pintar com lápis de cor pede para ascender a luz. Tenho quase absoluta certeza que tanto a casa com sua pintura ficarão totalmente fora de linhagem.
Assim seria os elementos químicos em sua reação espontânea. Ao contrário desta imperfeição o que vemos é perfeição, pois a própria medicina mostra que ela conserta se algo deu errado. Se uma pessoa nasceu com deficiência genética a medicina vai lá e conserta para a perfeição. Após o paciente curado o médico dá alta ao paciente porque este está em perfeito estado nas suas células.
A intrigante questão nesta atitude química é que ela desenvolveu algo perfeito sem saber o que poderia fazer no futuro para a origem da vida. Não é caso que desperta alguma atenção?
« Última modificação: 28 de Abril de 2010, 09:25:43 por São tomé »
Quem não sabe pensar pensa o que quer.

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #203 Online: 28 de Abril de 2010, 09:29:44 »
Mas se O imagina onipotente e, como diz a bíblia, "nem uma folha de parreira cai sem a Sua permissão", então não há como não responsabiliza-Lo por todas as imperfeições de sua Criação.
Eu também entendo que Deus será o responsável por tudo que ele fez. Cada caso é um caso e com certeza ele não seria um débil mental para tomar atitudes esquisofrênicas. Hoje a realidade é uma mas no futuro com certeza será bem diferente. Enquanto isto vou vivendo minha vida como um bom ser humano.

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #204 Online: 28 de Abril de 2010, 09:33:22 »
Uma pergunta que sempre me despertou curiosidade é esta:
Podemos dar sentido a vida com a inteligência que possuímos?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #205 Online: 28 de Abril de 2010, 09:36:11 »
São tomé debate assim:
a) Eu sei que Deus criou a evolução, mas por que ela se manifesta assim?
b) Eu sei que Deus fez o homem a partir de Adão e Eva, mas porque a ciência ainda não tem respostas para a origem da vida?
c) Eu sei que Deus fez a Química, Física a Biologia, mas porque o cosmos expandiu?
Ou seja, São tomé está tentando entender a cabeça do seu Deus.
Com o decorrer do debate irei explicar porque não acredito na evolução explicada desta maneira como entende a ciência. Se a evolução realmente existiu esta foi muito diferente na qual é explicada.
Não sei se vai demorar ainda alguns tempos para que a teoria atual seja desfeita mas com certeza creio que ela irá mudar mais cedo ou mais tarde.

Meu caro,

Só existe a ciência e é esta ciência que propõe teorias para as manifestações da natureza.
Se não for ela, o que mais será? Bíblia? Alcorão? Torá?

Reflita sobre este seu auto-engano. Não há nenhuma outra entidade e/ou grupo de pessoas dedicadas a analisar e testar os fenômenos da natureza senão a ciência.

Fato: Você não vai encontrar respostas para suas dúvidas em dogmas, mas sim em pesquisa, testes, teorias, etc. Será que está tão difícil entender isto?

Qualquer argumento seu "duvidando" das teorias científicas existentes para o que você chama de Tudo, é fé e ponto final.

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #206 Online: 28 de Abril de 2010, 09:44:19 »
Já ouviram falar desta teoria abaixo?
Embora o ser humano tenha uma afinidade genética muito grande com outros primatas, ele possui vários caracteres totalmente distintos desses animais, como a redução progressiva dos pêlos do corpo, a postura ereta, a grande quantidade de gordura subcutânea. Entre os caracteres de comportamento se salientam a habilidade natatória e a tendência do ser humano em entrar na água por prazer ou para se refrescar. Embora a maior parte dos animais terrestres tenham a capacidade de nadar à superfície da água, poucos são capazes de nadar e mergulhar debaixo da água; o ser humano é entre os animais tipicamente terrestres uma grande exceção neste aspecto.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_do_macaco_aqu%C3%A1tico

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #207 Online: 28 de Abril de 2010, 09:47:57 »
Meu caro,
Só existe a ciência e é esta ciência que propõe teorias para as manifestações da natureza.
Reflita sobre este seu auto-engano. Não há nenhuma outra entidade e/ou grupo de pessoas dedicadas a analisar e testar os fenômenos da natureza senão a ciência.
Fato: Você não vai encontrar respostas para suas dúvidas em dogmas, mas sim em pesquisa, testes, teorias, etc. Será que está tão difícil entender isto?
Qualquer argumento seu "duvidando" das teorias científicas existentes para o que você chama de Tudo, é fé e ponto final.
Voce sabia que existem muitas teorias científicas?
Esqueça religião.

Offline São tomé

• Nível 11
  • *

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #209 Online: 28 de Abril de 2010, 09:59:55 »
Meu caro,
Voce sabia que existem muitas teorias científicas?
Esqueça religião.

Desculpe-me São Tomé, sem ofensa contra a sua pessoa, mas este foi o post mais cínico seu que eu já vi.
Você está sendo novamente desonesto intelectualmente.

Não temos mais nada para debater.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #210 Online: 28 de Abril de 2010, 10:37:12 »
Sao Tomé, as respostas para todos as as suas duvidas

La tem o porque do nosso bipedismo, da falta de pelagem...

E exemplos da evoluçao acontecendo na "nossa fuça" como aguas vivas confinadas em lagos e peixes que nadam de cabeça para baixo quando na verdade nao estao

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #211 Online: 28 de Abril de 2010, 10:53:55 »
Eu gostaria de ver a sua opinião:
Ao aparecer os elementos químicos na natureza com todo seu desmembramento através das leis naturais, concluímos materialmente que a vida surgiu sem que houvesse nenhuma pré-organização desejada. Tudo foi acontecendo naturalmente e hoje tudo está como esta. Correto?
Mais ou menos. Não foi logo após surgir os elementos químicos que surgiu a vida.

Por fim a propria evolução deu ao ser humano uma inteligência para entender as reações químicas em todos o seu processo. Hoje através desta inteligência nunca pensada pela natureza em nos dar, conseguimos obter um milagre para entendermos passo a passo todo o processo da vida em suas origens.
O que voce chama isto: milagre?
Não. Como eu já disse: não há necessidade de intervenção divina.

Se a inteligência nossa fosse igual aos animais, hoje não se teria ciência, edifícios, pontes faculdades, hospitais, religião etc...
Concordo até certo ponto que tudo pode ter sido feito sem nenhuma intenção para que futuro fosse tudo assim, mas uma coisa que não pedia explicação no final nos deu algo para dar explicação.
Como voce entende este processo inteligênte que hoje está fixado sôbre a natureza humana?
O que você quis dizer com "mas uma coisa que não pedia explicação no final nos deu algo para dar explicação"?
As pedras não pedem para cair quando são soltas. Mas elas caem. :oba:

Eu colocaria como exemplo uma pessoa entrando em um quarto escuro com uma folha de desenho e todos os materias para desenhar uma casa. Então a pessoa começa a desenhar a casa e depois ao pintar com lápis de cor pede para ascender a luz. Tenho quase absoluta certeza que tanto a casa com sua pintura ficarão totalmente fora de linhagem.
Assim seria os elementos químicos em sua reação espontânea. Ao contrário desta imperfeição o que vemos é perfeição, pois a própria medicina mostra que ela conserta se algo deu errado. Se uma pessoa nasceu com deficiência genética a medicina vai lá e conserta para a perfeição. Após o paciente curado o médico dá alta ao paciente porque este está em perfeito estado nas suas células.
A intrigante questão nesta atitude química é que ela desenvolveu algo perfeito sem saber o que poderia fazer no futuro para a origem da vida. Não é caso que desperta alguma atenção?

Sua analogia não pode ser aceita. Não há nela um elemento essencial da evolução: seleção natural. Uma analogia correta seria mais ou menos assim:
Uma pessoa entra num quarto escuro com todos os materiais para desenho e desenha uma casa. Esta pessoa sai do quarto e tenta contruir esta casa, se ela não ficar em pé ela volta ao quarto escuro e desenha outra casa para ser construída. Os desenhos que acidentalmente tiverem uma estrutura mais estável serão usados e posteriormente melhorados, os menos estáveis serão descartados.
Do mesmo modo que os desenhos da analogia, as mutações são irracional, e sozinhas não podem fazer nada. Mas se adicionarmos um processo de repetição e seleção dos mais aptos, as estruturas mais adaptadas irão continuar e as menos eliminadas.

Dica: Ciência não é que nem religião. Não basta criar uma analogia bonitinha para explicar os fatos, e necessário que aja correspondência à realidade.

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #212 Online: 28 de Abril de 2010, 12:53:18 »
Desculpe-me São Tomé, sem ofensa contra a sua pessoa, mas este foi o post mais cínico seu que eu já vi.
Você está sendo novamente desonesto intelectualmente.
Não temos mais nada para debater.
Releia todos os meus argumentos que voce irá ver um argumento meu que não me torna desonesto. Voce precisa estar mais concentrado nas palavras que dirijo a todos.

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #213 Online: 28 de Abril de 2010, 12:58:38 »
E exemplos da evoluçao acontecendo na "nossa fuça" como aguas vivas confinadas em lagos e peixes que nadam de cabeça para baixo quando na verdade nao estao
Muito bom este livro mas não esqueça que existem muitas outras teorias que a ciência também
investiga.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #214 Online: 28 de Abril de 2010, 13:14:29 »
Vou te dar o mesmo conselho que dei a outro forista aqui que escrevia com um estilo muito parecido com o seu: deixa disso. Se você quer acreditar em Deus, no Gênesis, no Design Inteligente, no raio que o parta; então acredite e seja feliz. Ninguém vai bater na sua porta e exigir que você abandone suas crenças.

Mas por favor, não pense que há "controvérsia" quanto à Evolução na Biologia. Não há. Não há, porque simplesmente não existem teorias alternativas que expliquem tão bem a diversidade de vida que observamos na Terra, nem que se encaixem nos fatos observados, ou que concordem com a montanha de evidências acumuladas há mais de 150 anos de pesquisa científica; nem tampouco que estejam de acordo com as outras montanhas de evidências indiretas dadas pelas demais ciências.

Em resumo: acredite no que você quiser, mas não se iluda. A Evolução está a cada dia mais sólida.

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #215 Online: 28 de Abril de 2010, 13:28:38 »
Mais ou menos. Não foi logo após surgir os elementos químicos que surgiu a vida.
E onde eu afirmei que foi logo quando surgiu os elementos químicos?
Não. Como eu já disse: não há necessidade de intervenção divina.
Eu não disse que foi intervenção divina e sim perguntei porque estes elementos apareceram para darem certo.
O que você quis dizer com "mas uma coisa que não pedia explicação no final nos deu algo para dar explicação"?
As pedras não pedem para cair quando são soltas. Mas elas caem. :oba:
Mas elas caem porque existe uma regra. Os elementos químicos em sí na sua origem não dava explicação para que existiram e por fim eles foram essenciais para gerar uma vida incomparável em inteligência igual a nossa.
Do mesmo modo que os desenhos da analogia, as mutações são irracional, e sozinhas não podem fazer nada. Mas se adicionarmos um processo de repetição e seleção dos mais aptos, as estruturas mais adaptadas irão continuar e as menos eliminadas.
Sim mas os elementos químicos foram essenciais para a vida quando surgirão. Ela teve ultilidade para desenvolver uma evolução satisfatória.
Observe que soménte um modelo de padrão foi fixado para desenvolver a maioria das espécies. Temos todos a evolução dos órgãos para ver, ouvir, pensar, sentir e os demais órgãos que possuem funções precisas.
No exemplo do desenho a própria pessoa que estava desenhando é comparada a evolução e no entanto se colocasse uma mesma pessoa 10 vezes para fazer o mesmo desenho ela não sairia perfeita.
Porque? Porque a pessoa que estava fazendo o desenho precisava de uma luz para realizar a casa perfeita. No caso da evolução os elementos químicos precisavam de uma luz para que o ser humano viesse a ter funções perfeitas.

Dica: Ciência não é que nem religião. Não basta criar uma analogia bonitinha para explicar os fatos, e necessário que aja correspondência à realidade.
Concordo.

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #216 Online: 28 de Abril de 2010, 13:47:29 »
Vou te dar o mesmo conselho que dei a outro forista aqui que escrevia com um estilo muito parecido com o seu: deixa disso. Se você quer acreditar em Deus, no Gênesis, no Design Inteligente, no raio que o parta; então acredite e seja feliz. Ninguém vai bater na sua porta e exigir que você abandone suas crenças.
Mas por favor, não pense que há "controvérsia" quanto à Evolução na Biologia. Não há. Não há, porque simplesmente não existem teorias alternativas que expliquem tão bem a diversidade de vida que observamos na Terra, nem que se encaixem nos fatos observados, ou que concordem com a montanha de evidências acumuladas há mais de 150 anos de pesquisa científica; nem tampouco que estejam de acordo com as outras montanhas de evidências indiretas dadas pelas demais ciências.
Em resumo: acredite no que você quiser, mas não se iluda. A Evolução está a cada dia mais sólida.
Eu não concordo em nada do que argumentou pois dentro da própria ciência muitas teorias são discutidas para ver se existe uma melhor que dá as respostas que ainda estão faltando.
Fora a isto eu gostaria de lhe perguntar: Eu estaria errado em entrar num fórum cético para colocar minhas dúvidas científicas?
Aqui não existe pessoas inteligêntes que entenda do assunto para poder explicar ou é apenas um site para favorecer o ateísmo?
Gosto muito de usar meu pouco tempo que resta para discutir os mistérios da vida, mas se voce particularmente está se incomodando pode me dar um site onde existe um fórum de discurssão onde não haja ceticismo?
Ainda não encontrei,senão já estaria lá.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #217 Online: 28 de Abril de 2010, 13:59:06 »
Primeiro: eu não falei das teorias científicas em geral, e sim da Evolução. Acho que deixei isso bem claro.

Segundo: o fórum é livre para discussão e debate, mas tal como seu nick anterior predecessor ideológico, você torce argumentos, se esquiva de objeções e não responde às perguntas colocadas pelos colegas. E isso não é debate.

Terceiro: eu, de coração, acredito que você estaria mais feliz professando sua crença sem precisar perseguir moinhos de vento. O fato evolutivo não está nem aí se você acredita ou não nele. Se, por outro lado, sua crença pessoal particular te impele a vir até um fórum cético e tentar nos convencer com um monte de não-argumentos que a Evolução está furada, sinto dizer que está perdendo seu tempo.

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #218 Online: 28 de Abril de 2010, 14:07:51 »
Sao Tomé, as respostas para todos as as suas duvidas

Seguido por:

"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #219 Online: 28 de Abril de 2010, 14:27:03 »
Citação de: São tomé
...dentro da própria ciência muitas teorias são discutidas para ver se existe uma melhor que dá as respostas que ainda estão faltando.

Como o Dbohr colocou, estamos falando sobre Evolução. Neste contexto, estás totalmente mal informado. E nos outros também. Absolutamente nenhuma área da ciência está impregnada de muitas teorias para "ver se existe uma melhor". O que talvez esteja confundindo, são que propostas diferentes de explicação para um dado elemento de uma teoria existem, como naturalmente devem existir para nossa escalada do conhecimento. Assim, podemos dizer que a vida na Terra surgiu por panspermia ou gênese a partir de coacervados, mas isto não muda o fato de estarmos falando sobre a origem de um replicante a partir das leis básicas da física. Seja na Terra ou em um planeta do sistema Vega. Podemos até sugerir que o universo não está em expansão, e que sempre existiu, como propõe a Teoria do Universo Estacionário, mas isto não muda o fato de sua base ser a mesmíssima física einsteiniana (ver Halton Arp). Em suma: pluralidade de explicações existem e são até bem-vindas. Mas não existe um contexto de "muitas teorias" em parte alguma da ciência, a não ser que não estejas sendo rigoroso em sua terminologia.

Edit: Verificarás que a Teoria do Universo Estacionário é, de fato, uma teoria rival da Teoria do Big Bang, ainda que trabalhe com as mesmas teorias-base desta. Mas, se fores atrás, perceberá que o consenso é bem explícito, e que os adeptos da teoria rival estão em maus lençóis. Porém, o mais bonito disto, é que se a Teoria do Universo Estacionário pudesse trazer melhores respostas às questões cosmológicas, naturalmente ela passaria a ser consensual. A ciência está do lado da assintótica verdade, não importa ela de onde venha. Se houvesse uma teoria rival da Evolução, que desse conta de suas explicações, de seus problemas, que tivesse o grande compromisso com heurísticas e evidências que a Evolução tem, seríamos muito rapidamente convencidos. Por que será que criacionistas e "inteligent designers" não conseguem nos convencer?
« Última modificação: 28 de Abril de 2010, 14:37:15 por Feynman »
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline HeadLikeAHole

• Nível 17
  • *
« Resposta #220 Online: 28 de Abril de 2010, 17:33:13 »
E onde eu afirmei que foi logo quando surgiu os elementos químicos?
Você não disse. Eu apenas fiz uma observação.

Eu não disse que foi intervenção divina e sim perguntei porque estes elementos apareceram para darem certo.
Milagre = intervenção divina
Os elementos não apareceram para darem certo.

Mas elas caem porque existe uma regra. Os elementos químicos em sí na sua origem não dava explicação para que existiram e por fim eles foram essenciais para gerar uma vida incomparável em inteligência igual a nossa.
Qual é o seu ponto? O universo não precisa de um motivo para existir, nada no universo precisa, as coisas apenas existem.
Você, por que você existe? E por que a vida existe? Qual é o motivo? Deus? Por que deus existe?
O que há são explicações de como existe, como a vida surgiu, como as estrelas se formaram, etc.
Os elementos não foram "criados" só para servir como base à vida. Você sabia que 99,9999...% do universo é ausente de vida?

Até agora a Teoria da Evolução é a única que consegue explicar como a vida, a partir de um replicante inicial, se diversificou. Se você quer um motivo para a existência da vida, o porquê dela existir, abandone a ciência e entre para a religião mais adequada aos seus valores.

*Note que quando eu digo motivo é no sentido finalidade, e não causa.

Sim mas os elementos químicos foram essenciais para a vida quando surgirão. Ela teve ultilidade para desenvolver uma evolução satisfatória.
Observe que soménte um modelo de padrão foi fixado para desenvolver a maioria das espécies. Temos todos a evolução dos órgãos para ver, ouvir, pensar, sentir e os demais órgãos que possuem funções precisas.
No exemplo do desenho a própria pessoa que estava desenhando é comparada a evolução e no entanto se colocasse uma mesma pessoa 10 vezes para fazer o mesmo desenho ela não sairia perfeita.
Porque? Porque a pessoa que estava fazendo o desenho precisava de uma luz para realizar a casa perfeita. No caso da evolução os elementos químicos precisavam de uma luz para que o ser humano viesse a ter funções perfeitas.
A vida não é perfeita.
Não são todos que temos os órgãos para ver, animais que vivem em ambientes escuros possuem olhos atrofiados ou ausentes.
O desenvolvimento de sentidos na maioria dos animais está totalmente acordo com a seleção natural, animais surdos e cegos não conseguiriam fugir dos predadores nem encontrar alimentos. Alias, animais que não precisam fugir de predadores nem procurar alimentos não possuem estes sentidos, as esponjas são um bom exemplo.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #221 Online: 28 de Abril de 2010, 23:25:46 »
R: O DNA é responsável por armazenar a informação que é então traduzida em proteínas, as leis que as moléculas seguem são as leis da química. O processo de mutações e seleção natural selecionou os mais aptos a sobreviver que por ventura viriam a ser os seres mais complexos. Varios processos como este, ocorridos durante milhões anos, deram resultado à complexidade da vida atual.
Podemos chamar isto de Milagre?

Na verdade não. Mas se não ocorresse, aí sim, seria um milagre. Veja bem, em um meio ambiente existem pressões evolucionárias que acabam selecionando aqueles mais aptos para sobreviver naquele ambiente. São aqueles que possuem uma mutação que ofereciam uma vantagem. Uma mudança brusca em um meio, como um cataclismo ou uma mudança climática brusca, faz com que todo um ecossistema seja alterado. Aqueles indivíduos superadaptados a um meio-ambiente se vêem em uma situação de desvantagem que acaba, talvez, a por extingui-los. Indivíduos com um mutação que permita uma adaptação ao novo ambiente conseguem sobreviver e  passar seus genes adiante. Se esses indivíduos superadaptados a um meio-ambiente conseguissem sobreviver a essa mudança brusca sem que passassem por uma mutação adaptativa,aí sim seria um milagre.

A lei que entendo está posicionado dentro dos elementos químicos da natureza. O resultado é filtrado pelo meio ambiente na qual voce afirmou. Este é o único sentido que possui seus elementos químicos em seus resultados. (Exemplo: H2O)
Não entendi. Explique melhor.
Esta codificação pelo DNA dá como resultados protéinas para a vida celular e depois codifica um retorno que através da meiose transforma toda a característica da célula novamente em códigos genéticos.
Este cícrculo genético celular faz mante a espécie em vida.

Mais ou menos. O DNA é uma molécula interessante porque se replica. É formada por bases nitrogenadas (Guanina, Adenina, timina, citosina) e são ela que formam os nucleotídeos que são a base da informação. Em uma estrutura de dupla-hélice (DNA), uma fita se une à outra seguindo uma regra de pares, a citosina se liga à timina e a Guanina à adenina, através de pontes de hidrogênio. A replicação celular se dá através da mitose celular (e não meiose), onde a fita da dupla hélice se separa. Como as ligações só podem ser realizadas da forma já explicada, nos pares G-A e C-T, o resultado são duas moléculas iguais que acabam se separando em duas células iguais (com o restante do processo, é claro). A meiose se dá em células germinativas, onde os cromossomos são separados em duas células, assim uma apresenta metade dos cromossomos e a outra a outra metade dos cromossomos da célula diploide inicial. Já a transcrição de proteínas se dá através do RNA que copia uma informação de um gene, mas essas proteínas não são apenas para a "vida celular" (principalmente em um pluricelular), servem também como mensageiros, defesa externa e outras funções.

Preciso agora compreender se a natureza possui condições de mudar toda a estrutura genética de uma espécie para se tranformar uma bactéria através de milhões de anos em uma girafa.
Que exemplos podemos tomar para se apoiar nesta teoria?

A resposta é não. Pelo menos não da maneira que está imaginando. A natureza não muda toda a estrutura genética de uma espécie. Primeiro porque ela não muda nada, atua mais como um agente seletor. O sistema de replicação celular não é perfeito, o que acaba causando pequenas alterações no processo, como erros de replicação. Esses erros é que são as mutações. Essas mutações podem ser deletéricas, podendo até invializar  indivíduo, levando-o ao óbito, porém, eventualmente, essas mutações podem levar a uma expressão de uma proteína que acaba por trazer alguma vantagem evolutiva ao indivíduo. Uma mutação deletérica hoje, por exemplo, é o gene da hemofilia e um que apresenta uma vantagem é uma mutação que surgiu em alguns indivíduos da Àfrica que os deixa imunes ao HIV (são contaminados, mas não desenvolvem AIDS). A outra coisa é que a estrutura genética não é totalmente modificada. Em nosso DNA temos genes de todos os nossos ancestrais (e alguns transespécies, mas é melhor deixar isso de lado por enquanto). Temos genes reptílicos, de peixes, roedores... O Sistema nervoso central é um exemplo (pelo menos na formação), desde um sistema reptílico até os primatas superiores (o córtex).
Assim, uma bactéria não se transformaria em milhões de anos em uma girafa. Uma bactéria poderia continuar uma bactéria, mas parte de sua população e parte dessa e parte dessa, assim por diante, pode acumular pequenas alterações que levariam a uma espécie diferente de bactéria, em um nível maior, com mais tempo e mais acúmulo de alterações, a um gênero diferente e assim por diante até um ser mais complexo, ou não. Não sabemos o que aconteceria, mas sabemos que a girafa de hoje e a bacteria de hoje tiveram um ancestral comum há bilhões de anos atrás.

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #222 Online: 29 de Abril de 2010, 00:17:05 »
Assim, uma bactéria não se transformaria em milhões de anos em uma girafa. Uma bactéria poderia continuar uma bactéria, mas parte de sua população e parte dessa e parte dessa, assim por diante, pode acumular pequenas alterações que levariam a uma espécie diferente de bactéria, em um nível maior, com mais tempo e mais acúmulo de alterações, a um gênero diferente e assim por diante até um ser mais complexo, ou não. Não sabemos o que aconteceria, mas sabemos que a girafa de hoje e a bacteria de hoje tiveram um ancestral comum há bilhões de anos atrás.
Os primeiros seres vivos que apareceram na terra não foram unicelulares?
A vida não começou nas águas?
Não foi através destes seres unicelulares aquáticos (Através de mutações genéticas) que se originou todas as espécies de peixes mais complexas que vivem no mar?

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #223 Online: 29 de Abril de 2010, 00:22:08 »
Uma pessoa que nasceu sem nenhuma doença não está em perfeito estado para prosseguir a vida?
Então como não há perfeição?

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #224 Online: 29 de Abril de 2010, 00:26:58 »
Se você quer um motivo para a existência da vida, o porquê dela existir, abandone a ciência e entre para a religião mais adequada aos seus valores.
Eu queria saber porque existiu os elementos químicos satisfátórios para que houvesse vida. Houve um acerto em 100%. Não houve?
O que é a vida ou a vida não tem significado?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!