Autor Tópico: Sobre mim, minha filosofia, ideologia e ceticismos  (Lida 28682 vezes)

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
Re: Sobre mim, minha filosofia, ideologia e ceticismos
« Resposta #75 Online: 01 de Maio de 2010, 12:54:15 »
Enio, você não é e nunca foi cético. Ceticismo é,antes de tudo, uma rejeição a conceitos metafísicos.

Uma dúvida Lord Vader.

Ceticismo não seria a postura de duvidar de algo sem base racional e empírica?

Ateísmo está mais próximo (embora não seja exatamente) a isto, que é a rejeição.

É uma rejeição por não haver motivos para acreditar. E, no fim das contas, para um cético, algo ser racional nem é tão importante, já que a razão provém da experiência. Se estivéssemos acostumados a ver coisas ser e não-ser ao mesmo tempo, sequer teríamos o princípio de não-contradição.

E todo cético é, necessariamente, ateu, já que não encontra motivos para crer em entidades metafísicas.

Não acho que o verdadeiro cético rejeite, a priori, qualquer coisa que seja. Para mim ser cético consiste em procurar evidências compatíveis com a extraordinariedade das alegações. Eu estaria disposto a aceitar a existência de espíritos, por exemplo, desde que as evidências fossem fortes o bastante.

No entanto sou obrigado a ser cético em face às "provas" que os espíritas apresentam, porque se supomos que fantasmas existem, e que são capazes de se comunicarem, interagir com o mundo físico, e até se materializarem, e ainda por cima, como alegam os espíritas, desejam muito que os viventes tenham conhecimento de que eles existem, então a essa altura ninguém mais deveria estar duvidando da existência de espíritos. Nestas condições nada seria mais fácil de provar que a existência de espíritos.

Além do mais, se os espíritos existissem então não seriam metafísicos, mas sim fenômenos da natureza, como tudo mais que é real. E a ciência estaria procurando entender o fenômeno, como faz com qualquer fenômeno.

Também não penso que a razão provenha da experiência. Fosse assim jamais aceitaríamos a Física Moderna, tão contrária ao senso comum. Com base unicamente na experiência, no que os nossos sentidos e a nossa intuição nos diz, a teoria da relatividade e mecânica quântica jamais teriam sido concebidas.

Offline Advogado do Diabo

• Nível 04
  • *
  • Que a Força esteja com você.
« Resposta #76 Online: 01 de Maio de 2010, 14:16:25 »
Não acho que o verdadeiro cético rejeite, a priori, qualquer coisa que seja. Para mim ser cético consiste em procurar evidências compatíveis com a extraordinariedade das alegações. Eu estaria disposto a aceitar a existência de espíritos, por exemplo, desde que as evidências fossem fortes o bastante.

Mas você não acredita, ou rejeita a existência de fantasmas na ausência de evidências, não? Foi isso que eu quis dizer.

No entanto sou obrigado a ser cético em face às "provas" que os espíritas apresentam, porque se supomos que fantasmas existem, e que são capazes de se comunicarem, interagir com o mundo físico, e até se materializarem, e ainda por cima, como alegam os espíritas, desejam muito que os viventes tenham conhecimento de que eles existem, então a essa altura ninguém mais deveria estar duvidando da existência de espíritos. Nestas condições nada seria mais fácil de provar que a existência de espíritos.

Sim, porque essas coisas não condizem com as outras evidências que você conseguiu ao longo da vida e porque você não consegue estabelecer relações entre evidências isoladas, como um fantasma aparecer e conseguir falar. Você precisaria de evidências "intermediárias" que lhe permitam crer que fantasmas sejam capazes de falar sem sequer ter um organismo.

Além do mais, se os espíritos existissem então não seriam metafísicos, mas sim fenômenos da natureza, como tudo mais que é real. E a ciência estaria procurando entender o fenômeno, como faz com qualquer fenômeno

Sem dúvidas. Espíritos, gnomos, fadas, etc. não são metafísicos, mas Deus sim. Por isso que eu digo que é mais fácil um cético acreditar em fadas que em Deus, afinal, bastaria mostrar-lhe uma fada e houver boas razões para crer que não se trata de uma falsificação. Agora, como se pode ter evidências de Deus, se ele é totalmente desprovido de propriedades empíricas?

Também não penso que a razão provenha da experiência. Fosse assim jamais aceitaríamos a Física Moderna, tão contrária ao senso comum. Com base unicamente na experiência, no que os nossos sentidos e a nossa intuição nos diz, a teoria da relatividade e mecânica quântica jamais teriam sido concebidas.

O que a ciência faz é estabelecer uma série de relações entre evidências, ao contrário do senso comum, que relaciona evidências isoladas, sem essas relações. Se toda vez que visto a camisa do meu time, ele ganha, o senso comum deduz que ele ganhou porque vesti a camisa. Eu tenho duas evidências isoladas (eu vestir a camisa e meu time ganhar), mas onde estão as outras evidências intermediárias? Embora eu não concorde com Bertrand Russell de que a ciência é um "senso comum refinado", a diferença talvez seja apenas essa.

"Aquele que não sabe, mas não sabe que não sabe, é um ignorante: ajudemo-lo. Aquele que não sabe, mas pensa que sabe, é um tolo: apiedemo-nos dele. Aquele que não sabe, mas sabe que não sabe, é um sábio: sigamo-lo"

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #77 Online: 01 de Maio de 2010, 14:41:21 »

O que a ciência faz é estabelecer uma série de relações entre evidências, ao contrário do senso comum, que relaciona evidências isoladas, sem essas relações. Se toda vez que visto a camisa do meu time, ele ganha, o senso comum deduz que ele ganhou porque vesti a camisa. Eu tenho duas evidências isoladas (eu vestir a camisa e meu time ganhar), mas onde estão as outras evidências intermediárias? Embora eu não concorde com Bertrand Russell de que a ciência é um "senso comum refinado", a diferença talvez seja apenas essa.

Pois é, tem que haver um raciocínio logicamente válido costurando todas estas evidências. Não basta a experiência, fosse assim o método científico seria 100% indutivo.  Por outro lado se a fonte da razão fosse a experiência a Matemática não poderia ser uma ciência completamente abstrata. No meu entender a razão prescinde da experiência e pode existir em um universo puramente abstrato, como o da Lógica ou da Matemática.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #78 Online: 01 de Maio de 2010, 15:42:17 »
Eu acho que muitos rejeitam aceitar a existência do espírito ou por não haver uma prova que possa medí-lo em laboratório ou talvez por não ter um entendimento mais profundo sobre o assunto. Ou talvez simplesmente por não conseguir fazer uma relação entre ele e a matéria. Assim como isso vai depender da forma como entendemos como é o espírito. Uma coisa que tenho em mente é que o espírito se liga à matéria, mas a matéria não reagiria diretamente ao espírito, mas de uma forma indireta. Por isso que não detectamos o espírito, por não haver uma reação direta.

Em parte isso se deveria também aos dogmas religiosos, como que se o fato de aceitar a existência do espírito fosse o mesmo que defender um dogma religioso, o que não é bem verdade. Pra mim, as religiões, de um ponto de vista espiritual, são só uma tentativa do ser humano a alcançar a verdade espiritual, que para mim não está presa nos conceitos de uma religião.

Eu simplesmente sempre aceitei naturalmente a existência do espírito, sem ter sido forçado a acreditar por conta de dogmas ou tradições. É mais uma questão de ponto de vista meu.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 01 de Maio de 2010, 17:56:49 »
Eu acho que muitos rejeitam aceitar a existência do espírito ou por não haver uma prova que possa medí-lo em laboratório ou talvez por não ter um entendimento mais profundo sobre o assunto. Ou talvez simplesmente por não conseguir fazer uma relação entre ele e a matéria. Assim como isso vai depender da forma como entendemos como é o espírito. Uma coisa que tenho em mente é que o espírito se liga à matéria, mas a matéria não reagiria diretamente ao espírito, mas de uma forma indireta. Por isso que não detectamos o espírito, por não haver uma reação direta.

Em parte isso se deveria também aos dogmas religiosos, como que se o fato de aceitar a existência do espírito fosse o mesmo que defender um dogma religioso, o que não é bem verdade. Pra mim, as religiões, de um ponto de vista espiritual, são só uma tentativa do ser humano a alcançar a verdade espiritual, que para mim não está presa nos conceitos de uma religião.

Eu simplesmente sempre aceitei naturalmente a existência do espírito, sem ter sido forçado a acreditar por conta de dogmas ou tradições. É mais uma questão de ponto de vista meu.

(1) Na sua opinião por que os "espíritos" são necessários?
(2) Quem tem esse "conhecimento profundo" sobre espíritos e por que não são levados a sério?
(3) Se alguém disser que os espíritos não são dectados porque existe um componente ectoplasmático semelhante ao pó de pirilipimpim, por que a sua explicação seria melhor do que essa?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #80 Online: 01 de Maio de 2010, 18:08:06 »
Uma coisa que tenho em mente é que o espírito se liga à matéria,

Como você sabe?  :?

mas a matéria não reagiria diretamente ao espírito, mas de uma forma indireta

Que forma indireta seria essa?  :?

Por isso que não detectamos o espírito

se não detectamos o espírito, de onde surgiu essa idéia afinal?  :?

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #81 Online: 01 de Maio de 2010, 19:25:43 »
Digamos que essa minha aceitação pela espiritualidade (que pra mim é matéria também) é uma tendência minha a não ficar embotado pela nossa realidade material, digo, que isso me evita ficar preso somente a esta realidade. Mas isso não tem nada a ver com motivos emocionais, pra ficar claro. Eu me recuso a refutar essa minha aceitação só pelo fato de aparentemente não parecer existir. Essa tendência é uma parte de minha natureza, portanto isso significa que nunca vou acabar me tornando ateu, no máximo próximo a isso (o fato de eu não aceitar a existência de um deus da forma como as religiões pregam).

Eu tenho um lado cético, mas isso não significa que sou totalmente cético. Na verdade estava falando que sou em parte, mas não como um todo. Me vejo como um meio cético. Em relação à espiritualidade, é mais pela minha discordância como as pessoas enxergam esta realidade que sobrepuja a nossa, e não em relação à existência dela. Por exemplo, existem pessoas que acham que só pelo fato desta realidade espiritual existir, acha que isso vai trazer algum benefício a elas. Mas quanto a isso não acho. Não acho que isso vai aumentar meus níveis de serotonina. É só uma aceitação, mas não remédio. Eu entendo que existem muitas pessoas que são totalmente fiéis à ciência, mas no meu caso acho que ela ainda tem de melhorar, digo, não seria totalmente fiel à ela, até porque ela também erra. Não digo que não sou fiel a ela, mas só não totalmente à ela, pois é imperfeita. Portanto peço para evitarem generalização aqui.

Eu acho que esse debate de existência de espírito não teria muito cabimento. Isso é mais uma questão de aceitação, da mesma forma que universos paralelos ou vida em outros planetas, enquanto não é detectada. Portanto não adiantaria me perguntar onde está o espírito, porque não terei resposta pra isso. O máximo que posso fazer é falar sobre esta minha aceitação e tentar fazer uma relação dela com a nossa realidade, mas sem ficar me limitando a me perguntar se existe ou não. Isso é critério de cada um. É da natureza de cada um.

A forma exata como o espírito se relaciona com a natureza... não sei. Mas poderia fazer especulação. Fica aqui mais como uma questão de se aceitar ou recusar, e não de impor realidades. Sou contra imposições, elas nos embotam, limitam nossas mentes e nos tornam ignorantes. Tanto em relação a só existir este universo quanto em relação a estarmos limitados a uma crença institucionalizada.

O típico cético ateu já tem uma tendência natural a só estar limitado à realidade material em que vive. Já o espiritualizado ou religioso (sem levar em consideração motivos emocionais) já tem uma tendência a sobrepujar a realidade que vive, ele simplesmente não gosta de ficar embotado em nossa realidade material. Ele a leva em conta, mas também se sobrepuja a isso. E então esse fato leva a esta pessoa inspirações sobre sua realidade material. Isso pra mim é da natureza de cada um e portanto acho que se deve apenas perguntar se aceita ou não, e não se existe ou não! E isso porque ainda não estamos em condições de fazer afirmações de forma apropriada. Digo, que isso tende a acabar numa situação não agradável, para ambos os lados.

Quanto aos espíritos serem necessários, como disse, é apenas porque os considero parte da natureza. Eu me vejo como um espírito habitando este meu corpo por tempo determinado. Portanto eu encaro o espírito como uma essência do que pode estar por detrás da nossa realidade material... mas que de alguma forma interage com ela. Mas não da forma como a matéria física reage consigo mesma. De fato, muitas pessoas apenas acreditam por motivos emocionais, sem ter um conhecimento mais profundo sobre o assunto. Mas existem aquelas pessoas, como eu, que vê isso como uma verdade... mas que não tem como objetivo impor isso a outrém. Mas isso não a impede de tentar fazer correlação entre aquilo que aceita como com o mundo em que vive.

Vou falar de um desejo meu... o que quero agora é acabar com essa misturança entre espiritualidade, fé e religião. Pra mim mas três devem ser tratadas de forma diferente, e não como uma coisa só. Espiritualidade como uma realidade a se ser aceita ou refutada, religião como uma instituição baseada numa crença e fé como uma sintonia mental íntima. As pessoas tendem a juntar as três numa coisa só, mas eu não acho que deva ser sempre assim, de se haver confusão entre essas três palavras. E é essa misturança que pode nos levar a errar.

No caso da matemática, até ela pode ser abstrata, não só concreta. Ou seja, a matemática pode nos sugerir uma realidade que nos parece abstrata. Pode não descrever como ela é, mas talvez dar uma pista. O que as pessoas vêem como uma coisa abstrata em relação à espiritualidade, eu vejo como uma coisa concreta. Veja, a própria matemática que nos é racional, levou certos físicos a considerarem os universos paralelos, assim como a teoria das cordas. E então, será mesmo que devemos confiar totalmente nela? Ou será que a matemática, que é respeitada, pode nos deixar na mão?

Ou seja, a ciência não é só o concreto, mas também há o abstrato envolvido. E não há como negar isso! Portanto fica mesmo difícil negar esse abstrato, pois ele é parte da natureza. Da mesma forma com esta minha aceitação em relação a existência de uma vida após a "morte".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #82 Online: 01 de Maio de 2010, 19:57:32 »
Lero-lero de novo. Papinho cabeça. Papo furado. Conversinha mole. Nhem-nhem-nhem. Mi-mi-mi. Besteirol.

Até tentei levar a sério. Tô fora dessa lenga lenga. Chega de xaropada.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #83 Online: 01 de Maio de 2010, 20:34:54 »
Olha, eu mesmo fui no site do lero-lero. E devo dizer uma coisa... ele não fala nada por nada. Eu coloquei um texto sobre ciência e espiritualidade, mas mesmo assim as palavras que pus só estavam no título! E olha que eu coloquei um número grande de frases! Além disso o texto não tem a ver com o meu linguajar. Prefiro então escrever do meu jeito do que falar abobrinha gerada por um programa que gera frases aleatórias sem sentido. Ao menos o que eu digo tem sentido, pois eu mesmo ponho sentido no que digo, ao invés de inventar abobrinha. E não usaria esse programa pra trabalho nenhum, já que vi que ele não tem um bom conteúdo, apesar do texto ser grande, não me é confiável.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #84 Online: 01 de Maio de 2010, 20:38:21 »
Eu acho que muitos rejeitam aceitar a existência do espírito ou por não haver uma prova que possa medí-lo em laboratório [...] Uma coisa que tenho em mente é que o espírito se liga à matéria, mas a matéria não reagiria diretamente ao espírito, mas de uma forma indireta.[...]

[...] Pra mim, as religiões, de um ponto de vista espiritual, são só uma tentativa do ser humano a alcançar a verdade espiritual, que para mim não está presa nos conceitos de uma religião.

Digamos que essa minha aceitação pela espiritualidade (que pra mim é matéria também) é uma tendência minha a não ficar embotado pela nossa realidade material, digo, que isso me evita ficar preso somente a esta realidade. [...]. Eu me recuso a refutar essa minha aceitação só pelo fato de aparentemente não parecer existir. [...]
[...] Mas quanto a isso não acho. Não acho que isso vai aumentar meus níveis de serotonina.

Eu acho que esse debate de existência de espírito não teria muito cabimento. Isso é mais uma questão de aceitação, da mesma forma que universos paralelos ou vida em outros planetas, enquanto não é detectada.[...]
A forma exata como o espírito se relaciona com a natureza... não sei. Mas poderia fazer especulação. Fica aqui mais como uma questão de se aceitar ou recusar, e não de impor realidades. Sou contra imposições, elas nos embotam, limitam nossas mentes e nos tornam ignorantes. Tanto em relação a só existir este universo quanto em relação a estarmos limitados a uma crença institucionalizada.

[...] Isso pra mim é da natureza de cada um e portanto acho que se deve apenas perguntar se aceita ou não, e não se existe ou não! E isso porque ainda não estamos em condições de fazer afirmações de forma apropriada. Digo, que isso tende a acabar numa situação não agradável, para ambos os lados.

Quanto aos espíritos serem necessários, como disse, é apenas porque os considero parte da natureza. Eu me vejo como um espírito habitando este meu corpo por tempo determinado. Portanto eu encaro o espírito como uma essência do que pode estar por detrás da nossa realidade material... mas que de alguma forma interage com ela. [...] Mas existem aquelas pessoas, como eu, que vê isso como uma verdade... mas que não tem como objetivo impor isso a outrém.

Vou falar de um desejo meu...

O que as pessoas vêem como uma coisa abstrata em relação à espiritualidade, eu vejo como uma coisa concreta. [...]

Da mesma forma com esta minha aceitação em relação a existência de uma vida após a "morte".

Enio,

É claro que respeitamos a sua opinião como a de qualquer pessoa. Mas você tem idéia que dizer coisas como " para mim o espírito é uma forma vibracional ligada à malha energética que mantém unidos os universos paralelos ", ou então, " Eu acho que a alma existe em uma dimensão paralela ", ou qualquer outra coisa que você ache, não tem muito sentido, a não ser talvez para você mesmo?

Quero dizer... eu também posso escrever aqui: "Na minha opinião devem existir 10 planetas em cada sistema planetário porque 10 é o número perfeito.",  mas e daí?

O fato de eu achar alguma coisa ( simplesmente do nada! ) por razões que talvez só eu conheça, não significa nada. Pelo menos para os outros, e não poderia ser diferente.

Tá certo que este é um tópico que você criou para falar de si mesmo ( o primeiro que eu vejo ) e você talvez tenha esta necessidade de pôr para fora as suas impressões sobre o mundo, mas espero que esteja consciente que são apenas isto: suas impressões sobre o mundo.

E sem evidências elas não devem significar nada para as outras pessoas.
« Última modificação: 01 de Maio de 2010, 20:45:40 por Pedro Reis »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #85 Online: 01 de Maio de 2010, 20:39:57 »
Olha, eu mesmo fui no site do lero-lero. E devo dizer uma coisa... ele não fala nada por nada. Eu coloquei um texto sobre ciência e espiritualidade, mas mesmo assim as palavras que pus só estavam no título! E olha que eu coloquei um número grande de frases! Além disso o texto não tem a ver com o meu linguajar. Prefiro então escrever do meu jeito do que falar abobrinha gerada por um programa que gera frases aleatórias sem sentido. Ao menos o que eu digo tem sentido, pois eu mesmo ponho sentido no que digo, ao invés de inventar abobrinha. E não usaria esse programa pra trabalho nenhum, já que vi que ele não tem um bom conteúdo, apesar do texto ser grande, não me é confiável.

Risos... É claro, Enio, aquilo é para ser uma piada, uma brincadeira.  :D

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 01 de Maio de 2010, 20:42:49 »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 01 de Maio de 2010, 23:34:45 »
de poe?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #88 Online: 01 de Maio de 2010, 23:38:35 »

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #89 Online: 01 de Maio de 2010, 23:56:54 »
É claro que são impressões minhas e que pode não significar nada para as outras pessoas. Como disse, não é de minha intenção impor verdades aqui, pois só estou mesmo falando do que eu acho, de uma opinião minha, minha filosofia, mas não que isso seja necessariamente uma verdade universal. Talvez o que eu digo faça mais sentido para aquelas pessoas que aceitam uma realidade que sobrepuja a nossa.

Já para aqueles que não aceitam o componente espiritual, já não teria muito cabimento mesmo. Digo, que talvez no fim das contas, esta minha filosofia só sirva mais para tais pessoas que aceitam o que aceito. Caso contrário não faria sentido aceitá-la. Poderia dizer que a minha filosofia seria só uma mera variação do Espiritismo, mas não religião em si, pois não pretendo torná-la religião. É só uma forma diferente de ver as coisas. Além disso é contra fanatismo religioso.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 02 de Maio de 2010, 00:09:46 »
Espiritismo = Bullshit
Variação do Espiritismo = (Bullshit)ˆ2

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #91 Online: 02 de Maio de 2010, 09:51:13 »
enio, você tem interesse em enterder o mundo real do jeito que ele é? Ou o seu objetivo é viver alienado num mundo de fantasia tal qual os espíritas?

Se for a opção 1 então você não pode sair aceitando qualquer idéia maluca que aparece por aí, pior ainda é criar variações dessas idéias malucas.
Se você aceita uma idéia sem qualquer evidência, a chance de estar errado é enorme.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #92 Online: 02 de Maio de 2010, 10:32:13 »
Eu sei muito bem a forma reducionista de se ver o mundo, tenho noção disso, até porque já tive dúvidas quanto à existência de uma realidade que spbrepuja a nossa. Eu considero mediunidade e transcomunicação como uma evidência espiritual, ao invés de achar que isso é loucura, portanto levo isso em consideração. Só prefiro não me embotar nisso, digo, não ficar só preso a essa mentalidade materialista. Não que eu não tenha essa mentalidade, eu tenho, só não me prendo só nisso. E pra mim, esse termo maluquice é um produto de um preconceito fundado na falta de compreensão por se estar preso a uma mentalidade embotada.

Enio, você tem interesse em enterder o mundo real do jeito que ele é?

Isso me parece ser mais imposição do ateísmo.

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #93 Online: 02 de Maio de 2010, 10:53:39 »
Eu considero mediunidade e transcomunicação como uma evidência espiritual

Que mediunidade? quem é médium? quer citar algum nome?
Trancomunicação? quer dizer que espíritos se comunicam através de instrumentos. mostre-nos um exemplo onde isto ocorreu.

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #94 Online: 02 de Maio de 2010, 11:10:50 »

Enio, você tem interesse em enterder o mundo real do jeito que ele é?

Isso me parece ser mais imposição do ateísmo.

não, não é imposição, é método. Se o seu objetivo é entender o mundo real, não se deve "adivinhar" explicações, mas sim descobri-las.
Um bom exemplo disso são nossos ancestrais que tentavam advinhar o formato da terra, a formação das chuvas, o causa das doenças etc...
Perceba que eles erraram tudo, a terra não é plana, espíritos não são responsáveis por causar doenças, deuses não controlam o tempo etc...
para entender o mundo real é preciso ter evidência. Se não há evidência a respeito de espíritos ou do mundo espiritual, é maluquice aceita-los como reais. A chance de estar errado é enorme, tal qual estavam erradas todas as advinhações de nossos ancestrais.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #95 Online: 02 de Maio de 2010, 18:15:03 »
Transcomunicação = Vá em http://www.worlditc.com/ e em http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=de&tl=pt&u=http://www.rodiehr.de e pesquise sobre Sonia Rinaldi e os relatos de quem recebeu as tais mensagens.

Todos nós somos médiums em algum grau. Alguns tem a intuição, ainda mais quando se trata de premonição, seja em sonho ou estando em vigília. Já outros percebem mesmo como é esta realidade que sobrepuja a nossa. Alguns acham que é por causa de micro cristais de apatita que de alguma forma permite essa mediunidade. Os médiums "mais fortes" ou ostensivos tem tal estrutura em maior concentração na pineal. Chico Xavier então tinha uma concentração muito grande. Já aqueles que se dão melhor com a prática yogue, de meditação, tem em quase ausência destes cristais.

Portanto isso já é uma evidência pra mim. Até porque eu já tive premonição mesmo... e não poderia negar isso. Não teria como eu adivinhar por conta própria uma situação da qual eu mesmo não teria como saber futuramente, ainda mais em algo relacionado a uma outra pessoa se não a mim. Algo teria me mostrado isso, seja por meio de idéia, imagem mental ou simplesmente por sentir uma sensação desagradável pouco antes de um fato ruim ocorrer. Poderia ser por meio de mediunidade (influência externa), ou animismo (vir de mim mesmo por um motivo que desconheço).

A imagem da mediunidade está prejudicada por causa daqueles que fraudulentam isso. Ou seja, por causa daqueles que se fazem de médiums para ganhar fama ou dinheiro (porém não são médiums ostensivos verdadeiros, mas fraudadores). O Espiritismo ao menos é contra se usar mediunidade para se enriquecer, e também sou a favor disso. A mediunidade deve é ser usada em benefício ao próximo, e não para se fazer show de circo. O mesmo em relação a transcomunicação. Se surge uma nova manifestação, os céticos já falam em fraude, sem ao menos investigar direito o caso. Talvez seja implicância. Não é porque indivíduos se fazem de médium que a mediunidade em si seja uma farsa. Essa generalização é ridícula.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #96 Online: 02 de Maio de 2010, 18:15:31 »
O trabalho de Sônia Rinaldi é usar a transcomunicação para trazer conforto aqueles que perderam entes queridos. E apóio isso. Vi relatos de pessoas que diziam que o que havia na mensagem do além era segredo, e que ninguém mais poderia saber de tal informação. E isso ocorre também em muitos casos de mediunidade, em que o médium fala sobre coisas muito particulares sobre determinadas pessoas, e não coisas em comum a todos. O médium em si não poderia adivinhar. Há um caso de um médium que disse que um garoto tinha escondido drogas atrás da parede da garagem de sua casa... e então isso fez a polícia descobrir isso. Nos EUA, quando a investigação criminal não consegue resolver um caso, apela aos médiums para poder solucionar tais casos. E já vi até um programa sobre isso.

Eu mesmo sou testemunha. Já me encontrei com uma médium que descreveu minha personalidade... mas simplesmente não tinha como ela poder saber daquilo tudo! Sobre coisas muito particulares sobre mim. Tipo, ela me disse que sou muito intuitivo, o que é verdade. E que preciso me socializar melhor, desenvolver melhor isso... só que eu nunca tinha dito tais coisas a ela. E não costumo dizer isso a ninguém. Não teria como aquilo ter chegado a ela. Eu nem a conhecia antes (não me lembro de a ter visto tempos antes). Ela me disse algo do qual não poderia ter conhecimento, simples assim.

Talvez a ciência não tenha conseguido evidenciar a espiritualidade ou por ridicularizá-la, ignorar certos fenômenos por não saber explicá-los devidamente ou talvez por não estar usando um método adequado a isso. O método pode ser adequado ao que pode ser material, mensurado, mas não adequado a esta realidade que nos passa despercebida, salvo a alguns que tem contato com ela. Ou seja, nem mesmo um louco poderia adivinhar certas situações, sejam situações futuras ou situações mantidas em segredo por alguém. E isto pra mim é uma evidência bastante sólida de uma influência externa. Pois não tenho preconceito disso por não estar dentro do método científico.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #97 Online: 02 de Maio de 2010, 18:49:50 »
Eu mesmo sou testemunha. Já me encontrei com uma médium que descreveu minha personalidade... mas simplesmente não tinha como ela poder saber daquilo tudo! Sobre coisas muito particulares sobre mim. Tipo, ela me disse que sou muito intuitivo, o que é verdade. E que preciso me socializar melhor, desenvolver melhor isso... só que eu nunca tinha dito tais coisas a ela. E não costumo dizer isso a ninguém. Não teria como aquilo ter chegado a ela. Eu nem a conhecia antes (não me lembro de a ter visto tempos antes). Ela me disse algo do qual não poderia ter conhecimento, simples assim.

Ênio, desculpe mas isso que destaquei em negrito é o que você considera "coisas muito particulares"? Já ouviu falar em "wishfull thinking"?

Você me parece um cara ávido em acreditar nesta suposta "mediunidade" da qual apenas os crentes vêem evidências, e que até o momento não tem nenhum respado da ciência. Direito seu, mas o que vemos nos seus relatos é apenas fé pura e simples, e nenhum fato concreto.

"Deus prefere os ateus"

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #98 Online: 02 de Maio de 2010, 19:03:17 »
Transcomunicação = Vá em http://www.worlditc.com/ e em http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=de&tl=pt&u=http://www.rodiehr.de e pesquise sobre Sonia Rinaldi e os relatos de quem recebeu as tais mensagens.

Todos nós somos médiums em algum grau. Alguns tem a intuição, ainda mais quando se trata de premonição, seja em sonho ou estando em vigília. Já outros percebem mesmo como é esta realidade que sobrepuja a nossa. Alguns acham que é por causa de micro cristais de apatita que de alguma forma permite essa mediunidade. Os médiums "mais fortes" ou ostensivos tem tal estrutura em maior concentração na pineal. Chico Xavier então tinha uma concentração muito grande. Já aqueles que se dão melhor com a prática yogue, de meditação, tem em quase ausência destes cristais.

Portanto isso já é uma evidência pra mim. Até porque eu já tive premonição mesmo... e não poderia negar isso. Não teria como eu adivinhar por conta própria uma situação da qual eu mesmo não teria como saber futuramente, ainda mais em algo relacionado a uma outra pessoa se não a mim. Algo teria me mostrado isso, seja por meio de idéia, imagem mental ou simplesmente por sentir uma sensação desagradável pouco antes de um fato ruim ocorrer. Poderia ser por meio de mediunidade (influência externa), ou animismo (vir de mim mesmo por um motivo que desconheço).

A imagem da mediunidade está prejudicada por causa daqueles que fraudulentam isso. Ou seja, por causa daqueles que se fazem de médiums para ganhar fama ou dinheiro (porém não são médiums ostensivos verdadeiros, mas fraudadores). O Espiritismo ao menos é contra se usar mediunidade para se enriquecer, e também sou a favor disso. A mediunidade deve é ser usada em benefício ao próximo, e não para se fazer show de circo. O mesmo em relação a transcomunicação. Se surge uma nova manifestação, os céticos já falam em fraude, sem ao menos investigar direito o caso. Talvez seja implicância. Não é porque indivíduos se fazem de médium que a mediunidade em si seja uma farsa. Essa generalização é ridícula.

Os espíritas não perdem essa mania de dizer bobagens sobre a glândula "Pineal" e seus "cristais" mediúnicos. Ficam repetindo essa besteira ano após ano como se fosse verdade. Leia os comentários do Luiz Souto aqui no fórum e pare de ficar repetindo essas asneiras. ../forum/topic=18340.0.html#msg386014

Pineal é a denominação antiga , já abandonada há mais de duas décadas.
A glândula se chama Hipófise - ou também Pituitária , embora este termo seja mais usado na literatura anglo-saxônica -  e na verdade é um orgão dual: a hipófise anterior é derivada do ectoderma ( como as demais glândulas endócrinas) e a hipófise posterior é uma extensão do hipotálamo , sendo portanto uma parte do cérebro ;  em fisiologia é comum a expressão eixo hipotálamo-hipofisário já que o hipotálamo controla a liberação dos hormônios das duas porções.
A hipófise anterior produz:
- ACTH ( hormônio adrenocorticotrópico)
- GH ( hormônio do crescimento)
- FSH ( hormônio folículo estimulante)
- TSH ( hormônio estimulante da tireóide)
- Prolactina
- LH ( hormônio luteinizante)
A hipófise posterior (neurohipófise) produz:
- Oxitocina
- Vasopressina ( também chamado de hormônio anti-diurético)

Para uma visão geral da fisiologia http://www.afh.bio.br/endocrino/endocrino1.asp

Até onde sei as funções da hipófise nos mamíferos são similares , mas não tenho informações mais específicas.

É interessante o padrão do pensamento dos esotéricos e demais psicotolos:

a)Sempre estão defasados de décadas em relação aos achados da ciência e à nomenclatura científica ( por isso que disse que geralmente quem fala em glândula pineal vai falar besteira). Até a década de 80 as "explicações" esotéricas mais elaboradas dos "planos espirituais" usavam o modelo atômico de Rutheford  e falavam de coisas como o hiper-meta-para-próton. De uns quinze anos para cá descobriram a física quântica e pronto: tudo tem uma "explicação quântica".

b) A posição de um orgão é para eles sinal da função: a hipófise está no centro do cérebro? então faz a ligação alma-cérebro. O timo , por estar atrás do osso esterno e próximo ao coração  , também já foi meio badalado como ligado às emoções , mas como ele é substituido por tecido gorduroso no fim da infância acabou perdendo o charme e acho que a maioria dos psicotolos parou de ficar elocubrando sobre ele.

Chico Xavier então tinha uma concentração muito grande.

Bullshit. Mais uma afirmação Maria "espírita" vai com as outras. Fizeram autópsia no Chicão? Você tem um exame que comprova essa bobagem? Quem disse essa asneira?

Portanto isso já é uma evidência pra mim.

Evidência? Putz... Você ia se dar bem com o Leafar.   :histeria: Iriam trocar muitas "evidências"  e links do youtube que provam a realidade do mundo espiritual... :histeria:
A imagem da mediunidade está prejudicada por causa daqueles que fraudulentam isso. Ou seja, por causa daqueles que se fazem de médiums para ganhar fama ou dinheiro (porém não são médiums ostensivos verdadeiros, mas fraudadores).

Cite alguns médiuns verdadeiros. Será que você consegue?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 02 de Maio de 2010, 19:12:42 »
O trabalho de Sônia Rinaldi é usar a transcomunicação para trazer conforto aqueles que perderam entes queridos. E apóio isso.

Que coisa fôfa... :smartass:

Você sabe o que é pareidolia? http://en.wikipedia.org/wiki/Pareidolia

A transcomunicação instrumental é uma bobajada monumental e está evoluindo pois existem "espíritos" que já estão se "comunicando" através da internet.  :histeria:

Ênio, não seja tão ingênuo....

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!