Autor Tópico: Não Acreditar na Existência de Deus vs Acreditar Que Deus Não Existe  (Lida 64884 vezes)

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
Re: Não Acreditar na Existência de Deus vs Acreditar Que Deus Não Existe
« Resposta #225 Online: 27 de Novembro de 2010, 18:13:52 »
Devido ao ateísmo ser o melhor modelo observável para as análises religiosas. Esta e inúmeras outras questões já foram debatidas e respondidas por ele.
Por isso eu levando a bandeira do ateísmo como um todo ao invés de ficar buscando fragmentos proposicionais que justifiquem um ou outro aspecto fragmentado da certeza teísta.
E o lado religioso não seria o melhor modelo observável para as análises ateístas?
Começo a entender que este assunto não terá um fim por falta de provas dos dois lados. Os ateus querem evidenciar que a através da matéria bruta tudo se originou do acaso de uma forma natural enquanto a DI tentam evidenciar que cientificamente é possível tudo ter sido obra de um projeto inteligente. Sem as provas as cobranças sofrem ataques simultaneamente. Ateus querem que religiosos provem Deus e estes querem que a ciência prove como tudo se deu origem do acaso. Se um lado não pode provar, o outro também não pode. Enfim empatou 0X0.
A razão correta seria simplificar a vida apenas num sentido material, mas o que faz alguns a irem além do entendimento é a coerência fantástica entre as leis que rege o universo e a nossa capacidade de entende-la. Isto levam muitos a concluir que o ser humano pode ter sido obra de um projeto sabil. O que sobra agora são apenas debates.
Quando a ciência ou DI provará Deus se este não tem nenhuma preensão de se manifestar?
Não é fácil não amigos foristas admitir porque o universo iria querer uma explicação de suas origens se ela tendenciosamente não planejou nada para este objetivo.
Logo a vida se resumiria num sentido restrito totalmente amplo e irracional. Mas se temos capacidade para explicar mentalmente a razão do universo existir física e matematicamente é porque sempre teremos a mente a possibilidade de crer que pode ter havido um projeto.
Quem sabe se a prova real de todo este mistério não está no resultado de nossa inteligência?
Por fim acredite quem quiser.
É como diz um velho ditado hebreu: Quem tem olhos para ver que veja e ouvidos para ouvir que ouça.
Eu acho que não há mais como continuar este debate.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #226 Online: 27 de Novembro de 2010, 18:17:06 »
Na minha opinião sim :!: :arrow: :) Porque sou de parecer, que o substracto intelectual, da ciência é a filosofia, como pessoas, como o camarada de fórum Enjolras e eu, entre outros, opinam.
Dito de maneira clássica, a filosofia, é a "rainha das ciências". O que quanto a mim, leva à seguinte conclusão: as ciências experimentais ou empíricas, são modos especializados de filosofar, utilizando para o efeito a observação, os instrumentos técnicos apropriados e a matemática, entre outras ferramentas intelectuais mais. Ou seja; o que é suposto chamar-se o método científico. :ideia:
Concordo que ciencia tem muita filosofia, por isto muitos perdem o sentido da vida e acham que somos frutos de algo imaginário.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #227 Online: 27 de Novembro de 2010, 18:18:16 »
empatou nada.

Veja, não precisamos evidenciar de onde a a vida veio. Temos apenas algumas teorias. E muitos cientiscas reconhecem brechas enormes. E na verdade céticos convivem muito bem com dúvidas.

Para você a coisa é "já que não existe uma prova concreta de onde veio a primeira fonte de vida então foi deus". Isso tem um nome, deus nas lacunas, que é inventar um ente mágico para explicar coisas que não entendemos.

Ainda bem que o tipo de conhecimento de cientistas e céticos desenvolve vacinas, remédios, etc.. enquanto o conhecimento advindo da religião faz.. tipo assim... deixa eu ver, merda nenhuma.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #228 Online: 27 de Novembro de 2010, 18:21:13 »
Numa "matrix" - criada por uma civilização tipo III - por exemplo, nós podemos ser provavelmente, um modelo de observação, criado pelos físicos do ano 1000000000000, depois de "cristo". :ideia:
Tudo é possível. Inteligencia temos para compreender este lado.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #229 Online: 27 de Novembro de 2010, 18:23:01 »
Agnóstico,
Errou, o conhecimento advindo da religião serve para iniciar guerras, fugir do raciocínio lógico e assim vai.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #230 Online: 27 de Novembro de 2010, 18:24:30 »
Ainda bem que o tipo de conhecimento de cientistas e céticos desenvolve vacinas, remédios, etc.. enquanto o conhecimento advindo da religião faz.. tipo assim... deixa eu ver, merda nenhuma.
E quem poderia ter projetado esta inteligencia para ser aplicado no conhecimento humano?
As vacinas tem valor. correto!
E a inteligencia do homem não tem?
Falta muita coisa para explicar.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #231 Online: 27 de Novembro de 2010, 18:27:24 »
Agnóstico,
Errou, o conhecimento advindo da religião serve para iniciar guerras, fugir do raciocínio lógico e assim vai.
Compreendo este lado da natureza como sendo algo justificável de acordo com o nosso projeto desenvolvido. Por isto disse que a melhor explicação para o ateísmo seria o modelo religioso.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #232 Online: 27 de Novembro de 2010, 18:30:42 »
E quem poderia ter projetado esta inteligencia para ser aplicado no conhecimento humano?

Tipo assim: Não foi a inteligência humana capaz de criar vacinas?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #233 Online: 27 de Novembro de 2010, 18:34:26 »
Devido ao ateísmo ser o melhor modelo observável para as análises religiosas. Esta e inúmeras outras questões já foram debatidas e respondidas por ele.
Por isso eu levando a bandeira do ateísmo como um todo ao invés de ficar buscando fragmentos proposicionais que justifiquem um ou outro aspecto fragmentado da certeza teísta.
E o lado religioso não seria o melhor modelo observável para as análises ateístas?
Começo a entender que este assunto não terá um fim por falta de provas dos dois lados. Os ateus querem evidenciar que a através da matéria bruta tudo se originou do acaso de uma forma natural enquanto a DI tentam evidenciar que cientificamente é possível tudo ter sido obra de um projeto inteligente. Sem as provas as cobranças sofrem ataques simultaneamente. Ateus querem que religiosos provem Deus e estes querem que a ciência prove como tudo se deu origem do acaso. Se um lado não pode provar, o outro também não pode. Enfim empatou 0X0.
A razão correta seria simplificar a vida apenas num sentido material, mas o que faz alguns a irem além do entendimento é a coerência fantástica entre as leis que rege o universo e a nossa capacidade de entende-la. Isto levam muitos a concluir que o ser humano pode ter sido obra de um projeto sabil. O que sobra agora são apenas debates.
Quando a ciência ou DI provará Deus se este não tem nenhuma preensão de se manifestar?
Não é fácil não amigos foristas admitir porque o universo iria querer uma explicação de suas origens se ela tendenciosamente não planejou nada para este objetivo.
Logo a vida se resumiria num sentido restrito totalmente amplo e irracional. Mas se temos capacidade para explicar mentalmente a razão do universo existir física e matematicamente é porque sempre teremos a mente a possibilidade de crer que pode ter havido um projeto.
Quem sabe se a prova real de todo este mistério não está no resultado de nossa inteligência?
Por fim acredite quem quiser.
É como diz um velho ditado hebreu: Quem tem olhos para ver que veja e ouvidos para ouvir que ouça.
Eu acho que não há mais como continuar este debate.

Quando considero o ateísmo como religião é exatamente por acreditar conhecer bem o ateísmo. Para ser sintético tenho que ser paradoxal e dizer que o ateísmo é o meu deus supremo. Considerando a ética que encontro nesta divindade, sento muito superior a qualquer teísmo existente.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #234 Online: 27 de Novembro de 2010, 18:36:47 »

Faz o seguinte. Eu digo que não temos provas cabais do surgimento da vida através da abiogênsis, assim como existe buracos na teoria do big bang. Mas isso não quer provar que deus exista.

E o pensamento cético funciona muito bem sem isso.. a ciência faz foguetes, computadores..

O que vai dar uma prova que deus exista é uma prova. Tem prova?? Senão tem prova, tá tendo conversa de bar.

Ciencia = progresso no médio e longo prazo.
Religião = desastre no médio e longo prazo.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #235 Online: 27 de Novembro de 2010, 18:38:52 »
Sei na verdade e tenho entendimento que as idéias sobre a existencia ou não de Deus sempre estarão presentes na natureza humana. Acredito que isto não justifica que alguém vai ser melhor que o outro.
Por fim as pessoas vão vivendo sem ter como colocar culpa em Deus ou em alguma divindade. Somos na minha opinião nossos mesmos juízes para favorecer um bem melhor a humanidade. Além disto se houver uma razão disto tudo quem poderá entender para explicar?

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #236 Online: 27 de Novembro de 2010, 18:41:44 »
Sim, e sem um modelo que regem as leis físicas do universo isto não seria possível. O nosso entendimento não está na criação das vacinas e sim em nossa mentalidade para criá-las.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #237 Online: 27 de Novembro de 2010, 18:46:41 »
Quando considero o ateísmo como religião é exatamente por acreditar conhecer bem o ateísmo. Para ser sintético tenho que ser paradoxal e dizer que o ateísmo é o meu deus supremo. Considerando a ética que encontro nesta divindade, sento muito superior a qualquer teísmo existente.
Deus não poderia ser um ateu e teísta em relação a sua ausencia no seu seu projeto?
Com certeza ela fará o bem para ambos os lados. O resultado será apenas nossas atitudes irracionais.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #238 Online: 27 de Novembro de 2010, 18:51:37 »
Faz o seguinte. Eu digo que não temos provas cabais do surgimento da vida através da abiogênsis, assim como existe buracos na teoria do big bang. Mas isso não quer provar que deus exista.
E o pensamento cético funciona muito bem sem isso.. a ciência faz foguetes, computadores..
O que vai dar uma prova que deus exista é uma prova. Tem prova?? Senão tem prova, tá tendo conversa de bar.
Sei que voce está na sua casa dando incentivo ao seu pensamento cético, Acredito que os religiosos inteligentes não são contra a ciencia. O progresso ou desastre está em nós e não em Deus. Mesmo que ele não exista que são os responsáveis por tudo está assim?
Vai culpar a Deus se para os céticos ele não existe.
O que adiantará isto?
Examine-se a si mesmo e veja a realidade das coisas.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #239 Online: 27 de Novembro de 2010, 18:57:51 »
Sim, e sem um modelo que regem as leis físicas do universo isto não seria possível. O nosso entendimento não está na criação das vacinas e sim em nossa mentalidade para criá-las.

Modelo de A, Modelo de B, Modelo de C... Quanto modelos!!!

Realidade,
Veja, os modelos que você tanto invoca e soam (e posso estar errado) imutáveis, podem estar errados. Me parece que aí que você peca.

De acordo com resultados preliminares do LHC, a Ciência terá uma grande trabalho pela frente, pois o Modelo Atômico atual muito provavelmente poderá sofrer alterações.

E é aí que está o diferencial da Ciência: Ela se adapta e se melhora constantemente, atualizando-se sempre que novas descobertas vão surgindo.

Ou seja, não dá para bater o martelo e dizer: Alguém criou. Isso é crença apenas. Existem tantos problemas em crer num projetista que o custo de testar esta hipótese simplesmente não levaria a lugar algum. Sem falar que ela não pode ser testada. Entende agora o "x" da questão? Para que deus? Ele explica o que? Serve para que?

Da para por deus no LINGO 11.0 e testar? :hehe:

É muito diferente de testar, observar e medir fenômenos naturais. Estes sim, explicam muita coisa.

E não adianta colocar a autoria de deus nestes fenômenos, isto é ridículo, pois estaríamos endossando as mesmas práticas, velhas e imutáveis, da idade do bronze.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #240 Online: 27 de Novembro de 2010, 20:20:27 »
Caro SnowRaptor

-------------------------------------

Knowledge is power — France is Bacon

O povo viaaaaaaja... :|

A que velocidade :?: :arrow: :|
« Última modificação: 27 de Novembro de 2010, 20:29:46 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #241 Online: 27 de Novembro de 2010, 20:46:49 »
Caro Realidade

Dito de maneira clássica, a filosofia, é a "rainha das ciências". O que quanto a mim, leva à seguinte conclusão: as ciências experimentais ou empíricas, são modos especializados de filosofar, utilizando para o efeito a observação, os instrumentos técnicos apropriados e a matemática, entre outras ferramentas intelectuais mais. Ou seja; o que é suposto chamar-se o método científico. 

...

Concordo que ciencia tem muita filosofia,

Fico feliz, com essa concordância :!: :arrow: :ok:

por isto muitos perdem o sentido da vida e acham que somos frutos de algo imaginário.

Na sua opinião - porque é que "muitos" - perdem o sentido da vida, por causa da filosofia e da ciência... Poderá explicar-se melhor?

Eu por exemplo, admito que nós somos frutos de algo imaginário, em que nós próprios, somos o criador desse imaginário. :arrow: :idea:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #242 Online: 27 de Novembro de 2010, 21:13:43 »
Deus não poderia ser um ateu e teísta em relação a sua ausencia no seu seu projeto?
Com certeza ela fará o bem para ambos os lados. O resultado será apenas nossas atitudes irracionais.
Nossa irracionalidade é uma consideração teísta para a evocar a supremacia da racionalidade de deus. O ateísmo não compartilha desta verdadeira irracionalidade que o teísmo faz ao nos julgar como irracionais. A ciência é a demonstração da racionalidade humana.
« Última modificação: 28 de Novembro de 2010, 01:32:40 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #243 Online: 27 de Novembro de 2010, 23:04:49 »
Os ateus querem evidenciar que a através da matéria bruta tudo se originou do acaso de uma forma natural ...
Com licença Realidade (que nick esquisito hein),
Mas os ateus não querem em princípio evidenciar nada, somente acham que não há evidências da exitência de divindades.
Agora, acho que a maioria dos ateus são naturalistas cientificistas (como eu), mas o ateísmo é independente do cientificismo ou naturalismo.
E outra coisa, os modelos científicos não dizem que "tudo se originou do acaso", mas sim que muitas das estruturas que conhecemos são podem ser explicadas (inclusive a sua origem) pelas das leis da natureza, sendo as mais básicas as leis da física.

Ateus querem que religiosos provem Deus e estes querem que a ciência prove como tudo se deu origem do acaso.
Esse conceito errado que vc repete novamente aqui, é o que eu estava discutindo com o Itacaré. É uma falsidade do discurso criacionista, vcs afirmarem que a ciência implica em frases simplistas como "surgiu por acaso".
« Última modificação: 27 de Novembro de 2010, 23:54:24 por gilberto »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #244 Online: 28 de Novembro de 2010, 01:20:05 »
Sei que voce está na sua casa dando incentivo ao seu pensamento cético, Acredito que os religiosos inteligentes não são contra a ciencia. O progresso ou desastre está em nós e não em Deus. Mesmo que ele não exista que são os responsáveis por tudo está assim?
Vai culpar a Deus se para os céticos ele não existe.
O que adiantará isto?
Examine-se a si mesmo e veja a realidade das coisas.

quanta merda, culpar deus não dá porque ele não existe. Facilmente dá para culpar religiosos por boa parte dos desastres da humanidade.
Pessoas que acreditam em papai noel costumam fazer imbecilidades.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #245 Online: 28 de Novembro de 2010, 01:27:50 »
Eu vi um calculo matemático na internet que prova que deus não existe. Prove que essa prova matemática não existe Realidade.
Eu entendo o lado cético, mas ninguém pode provar se Deus não existe.

acho que não percebeu, normalmente é quase impossível provar o "não alguma coisa". Por isso que fiz a brincadeira para você provar que não existe o site da internet onde a prova matemática existe.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #246 Online: 28 de Novembro de 2010, 03:12:56 »
Eu entendo o lado cético, mas ninguém pode provar se Deus não existe.
Então, de acordo com o raciocínio usado pelo forista o saci existe, pois ninguem pode provar o contrário!

Recomendo que voce pesquise por "dragão na garagem", onde Sagan explica esse erro de raciocínio que voce está cometendo.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #247 Online: 28 de Novembro de 2010, 07:17:53 »
Caro Adriano

Simpatizo profundamente, com a sua religião :!: :arrow: :ok:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #248 Online: 28 de Novembro de 2010, 07:52:15 »
Caro Contini

Citar: Eu entendo o lado cético, mas ninguém pode provar se Deus não existe. Então, de acordo com o raciocínio usado pelo forista o saci existe, pois ninguem pode provar o contrário!

Perdão, meu caro: Eu vivi 20 anos, num país, em que 0,01 % da população, eram negros pernetas; e alguns fumavam cachimbo a torto e a direito, embora nem sempre fosse tabaco. Ademais, não eram necessários óculos especiais para os enxergar a qualquer hora do dia.

Recomendo que voce pesquise por "dragão na garagem", onde Sagan explica esse erro de raciocínio que voce está cometendo.

Não me leve a mal - mas a alegoria de Sagan - em relação ao dragão invisível, dentro duma garagem, já está ultrapassada pela moderna tecnologia actual, principalmente, depois do filme "o contacto".

Você já concordou que a invisibilidade comparada, total ou parcial, é uma uma poderosa possibilidade, numa civilização tipo I. A conquistas da engenharia civil e militar, já apontam nessa direcção na presente data. :ideia:

Parece-me que tem de arranjar, uma metáfora mais actualizada. :)
« Última modificação: 28 de Novembro de 2010, 09:42:38 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #249 Online: 28 de Novembro de 2010, 09:39:45 »
Caro Mr Mustard

Ou seja, não dá para bater o martelo e dizer: Alguém criou. Isso é crença apenas. Existem tantos problemas em crer num projetista que o custo de testar esta hipótese simplesmente não levaria a lugar algum. Sem falar que ela não pode ser testada. Entende agora o "x" da questão? Para que deus? Ele explica o que? Serve para que?

Na minha modesta opinião - em termos de paralogismo comparado - a palavra deus, entre outras definições igualmente bárbaras, também significa tecnologia fantástica, de civilização tipo I, II, ou III, segundo as especulações de Michio Kaku em "ciência do impossível" & e Isaac Azimov, em Fundação I, II e III, respectivamente. :ideia:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!