Autor Tópico: Não Acreditar na Existência de Deus vs Acreditar Que Deus Não Existe  (Lida 64882 vezes)

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
Re: Não Acreditar na Existência de Deus vs Acreditar Que Deus Não Existe
« Resposta #175 Online: 24 de Novembro de 2010, 08:07:34 »
Até que uma pessoa escolha algo ela pode sim ficar indecisa por um certo tempo até tomar uma decisão. Não pode?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #176 Online: 24 de Novembro de 2010, 09:05:27 »
Até que uma pessoa escolha algo ela pode sim ficar indecisa por um certo tempo até tomar uma decisão. Não pode?

É a ordem natural das coisas, acho.

Se há dúvidas, alimente-as.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #177 Online: 24 de Novembro de 2010, 10:59:04 »
Questione, seja advogado do diabo! Um deus qualquer, se fosse real, resistiria até voce sendo imparcial.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #178 Online: 24 de Novembro de 2010, 10:59:33 »
Caro hsfrosa

Não existe um consenso global, mas existe um ideia bem comum, partilhada por mtas pessoas e vc sabe qual é! É de um deus pessoal humanizado, onipotente, oniciente e onipresente.

.....................................

Então eu sei qual é... :?: E que é partilhada por muitas pessoas. :?: Por si é, pelo o que eu estou a ver.

...............................

Mas diga-me por favor, que percentagem à escala planetária, é muitas pessoas?

Eu também conheço "muitos" cristãos.  

....................................................

tentar se fazer de desentendido pega mal num forum de céticos, pois isso é um comportamento visivelmente retórico, e não produtivo.

........................................................... ...............

É justamente por estar num clube de "cépticos", que eu apresento esta maneira de opinar.

........................................................... ...................................

Que foi isto um ato falho de trollismo? Vc esta se confesando retórico?

Olha isso já é trollismo,

Na minha opinião, você está exagerando e extrapolando ao usar as palavras trollismo, retórico e não produtivo.

O "trollismo" é uma violação deliberada das regras implícitas de convivência social da internet. A sua identificação implica necessariamente um juízo de valor feito por um usuário sobre o valor da contribuição de outro usuário. Devido a isso, não é considerado mais útil do que um simples - "Eu não concordo com você" - por muitos usuários, que preferem concentrar-se sobre os comportamentos em vez de presumir intenções.

Agora que você afirme que eu estou sendo retórico, porque lhe estou pedindo, que seja mais rigoroso nas suas afirmações, parece-me um excesso da sua parte.

A retórica, no seu significado mais nobre, é um conjunto de regras relativas à eloquência e à arte de bem falar e expôr uma opinião de forma bem explanada; e não significa exactamente, a esquiva em responder com honestidade a um oponente intelectual, com quem se está em desacordo.

A falta de produtividade que você alega em relação à nossa conversa, se ela existir, é apenas fruto da sua tentativa de fazer vista grossa, á minha opinião naturalista de deus.

o que vc acha 2 grande religiões monoteistas:

Acho-as respeitáveis e de valor moral razoavelmente humano, principalmente, quando praticam a tolerância e a filantropia social...

os cristãos e os mulçumanos só ai jah vai mais da metade dos individuos da terra.E dariamos para colocar o hinduismo no pacote pois se não é monoteista mas apresenta um punhado de deuses pessoais.

Você começou por desclassificar a minha concepção naturalista de deus, como irrelevante, no cômputo religioso do planeta em que vivemos; afirmando como habitual, que só as doutrinas religiosas, sócio-políticas mais o menos místicas, (quatro grandes religiões, com literatura livresca) é que para si têm credibilidade místico-religiosa. Pelo aparente facto, de representarem mais de metade da Humanidade.

Você dedica-se ao censo populacional em matéria religiosa... Porventura é teólogo, ou mesmo estudioso das religiões? O naturalismo místico, para si, não vale para a contagem de votos em matéria de concepção divina?

Sinceramente não o percebo, quando imagina que mais de metade das religiões, mais ou menos místicas da Terra, preenchem com suficiência significativa, tudo o que é suposto compreender-se como deus... :|

Lusitamo deste jeito vamos inundar o CC de tópico desnecessários.

Cá por mim, ainda não abri nenhum tópico neste clube "céptico". :)

vamos tentar ser mais objetivo com respostas que ambos sabemos quais são.

Parece-me mais correcto - que seja dito - em respostas que você "conhece" antecipadamente. :idea:

« Última modificação: 25 de Novembro de 2010, 20:55:02 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #179 Online: 24 de Novembro de 2010, 11:01:00 »
O problema não esta na duvida, e sim na palavra acreditar: você não pode acreditar em duas coisas contrárias ao mesmo tempo. Esse e o problema. Você pode acreditar que não sabe a resposta, que não tem certeza. Ao menos e assim que eu interpreto esse verbo.

http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #180 Online: 24 de Novembro de 2010, 11:49:28 »
Caros Realidade e N3RD

Citações em 22 Nov 2010, 10:23:30. Mas deus também foi criado pelo homem! Pela necessidade de controlar os desavisados mentais

Ele poderia existir! Mas não existe

Aqui eu discordo do que está dizendo :!:  

Ser humano nenhum pode criar um Deus e sim apenas acreditar que possa existir.

Atrevo-me a discordar da sua afirmação. :)

O unicórnio é alvo de ficção como bem frisei

E na minha modesta opinião - por esse motivo - tem hipóteses de vir a tornar-se existente, se é que já não existe neste momento. :idea:

e o Deus que a ciencia acha que pode existir não foi criado por ninguém.

Vejo-me obrigado a pedir-lhe que se explique melhor. Na sua opinião, qual é a concepção de deus, que a ciência concede que pode existir? :|
« Última modificação: 25 de Novembro de 2010, 15:56:58 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #181 Online: 24 de Novembro de 2010, 11:55:48 »
Caro Agnóstico

Eu vi um calculo matemático na internet que prova que deus não existe. Prove que essa prova matemática não existe Realidade.

Eu também li na internet, que o "grande" matemático Euler, demonstrou que deus existe :!:

Prove por sua vez, que essa demonstração matemática, é falsa ou inexistente... :)

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #182 Online: 24 de Novembro de 2010, 12:06:50 »
Caro Realidade

Citação de N3RD, em 22 Nov 2010, 10:23:30. Mas deus também foi criado pelo homem! Pela necessidade de controlar os desavisados mentais

Você achar que ele existe, não prova nada  :P
Não deseje.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #183 Online: 24 de Novembro de 2010, 12:29:56 »
Conclusão: Bebo e fumo, mas não gosto por isto faço isto aos fins de semana. A mesma coisa aplico a Deus acreditando e não acreditando que possa existir. Ainda estou inseguro.
Ok, perfeito, vc acredita as vezes e não acredita outras vezes, agora dizer que acredita e não acredita ao mesmo tempo, ai já vai contra duas das 3 leis da lógica. A lei da identidade e a lei da dicotomia.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #184 Online: 24 de Novembro de 2010, 20:36:28 »
N3RD

-------------------
panem et circenses

N3RD, em 22 Nov 2010, 10:23:30. Mas deus também foi criado pelo homem! Pela necessidade de controlar os desavisados mentais

..................................................

.....................................................

Você achar que ele existe, não prova nada :P

:ok: Concordo inteiramente :!: :arrow: Todavia, afirmar que ele não existe, tão pouco, prova alguma coisa. :)

Se na sua opinião, estamos perante um ser "criado" pela imaginação humana e que aparentemente, se recusa a colaborar em ser provado ou desprovado empiricamente, então parece-me evidente, que estamos perante um paradoxo demonstrativo, que precisa de ser bem clarificado. :ideia:

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #185 Online: 24 de Novembro de 2010, 21:00:54 »
Ao lusitano, Bem posso me reportar por ter sido meio exagerado em meus comentarios, mas se fiz "vistas grossas"  ao seu ponto de vista mistico. Não tenho dever de fazer "vistas finas". A palavra é uma fonte imensa de mal entendidos, e retórica tb poder vista como uma forma de usar esse poder para inverter conceitos e trabalha-los conformes nosso bel prazer.
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #186 Online: 25 de Novembro de 2010, 03:13:17 »
O problema não esta na duvida, e sim na palavra acreditar: você não pode acreditar em duas coisas contrárias ao mesmo tempo. Esse e o problema. Você pode acreditar que não sabe a resposta, que não tem certeza. Ao menos e assim que eu interpreto esse verbo.

Parcus, embora seus olhos possam ser mais belos que os meus, permita-me alertá-lo de que tive sérios problemas aqui por ter feito esta mesma afirmação: "você não pode acreditar em duas coisas contrárias ao mesmo tempo". Concordo plenamente com você, mas que fique entre nós.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #187 Online: 25 de Novembro de 2010, 03:17:24 »
Conclusão: Bebo e fumo, mas não gosto por isto faço isto aos fins de semana. A mesma coisa aplico a Deus acreditando e não acreditando que possa existir. Ainda estou inseguro.
Ok, perfeito, vc acredita as vezes e não acredita outras vezes, agora dizer que acredita e não acredita ao mesmo tempo, ai já vai contra duas das 3 leis da lógica. A lei da identidade e a lei da dicotomia.
Mas e o duplipensar? Onde fica nisso tudo?

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #188 Online: 25 de Novembro de 2010, 13:03:25 »
Mas e o duplipensar? Onde fica nisso tudo?
Dublipensar vem da racionalização. Você pode observar esse padrão principalmente em religiosos. Um exemplo é quando afirmam que deus é bom mas manda pessoas para o inferno por não acreditar em sua existência. O Duplipensar esta diretamente associado com a contradição, o que fere umas das leis da lógica.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #189 Online: 25 de Novembro de 2010, 16:12:26 »
Caro hsfrosa

Ao lusitano,

Bem posso me reportar por ter sido meio exagerado em meus comentarios, mas se fiz "vistas grossas" ao seu ponto de vista mistico. Não tenho dever de fazer "vistas finas".

:ok: :arrow: Você tem o mais absoluto direito democrático, de discordar totalmente do meu ponto de vista místico e o dever cívico, de tentar refutar-me com a máxima eficácia possível e imaginária, que o seu talento intelectual lhe permita, até ao presente momento :!: :)

A palavra é uma fonte imensa de mal entendidos, e retórica tb poder vista como uma forma de usar esse poder para inverter conceitos e trabalha-los conformes nosso bel prazer.

Concordo completamente com o que me diz :!: :arrow: :ok:

« Última modificação: 25 de Novembro de 2010, 16:14:28 por lusitano »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #190 Online: 25 de Novembro de 2010, 16:26:08 »
Você tem o mais absoluto direito democrático, de discordar totalmente do meu ponto de vista místico e o dever cívico, de tentar refutar-me com a máxima eficácia possível e imaginária, que o seu talento intelectual lhe permita, até ao presente momento :!: :)

Lusa,

Faz um exercício: Tente se lembrar quando foi que a palavra ou o conceito deus lhe foi ensinado. Agora deste ponto para trás, deus existe?

Agora estenda este ponto para sua vida atual. Deus existe?

Se você conseguir evidênciar que a crença em algo superior é inerente ao homem, logo, socialmente falando, deus sempre vai existir, concorda? Então para que buscar outros argumentos para algo que, independente de ser verdade ou não, será haverá alguém que vai levar o memeplexo adiante?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #191 Online: 25 de Novembro de 2010, 18:10:10 »
Caro Mr. Mustard

Citação de lusitano, hoje às 16:12:26.

Você tem o mais absoluto direito democrático, de discordar totalmente do meu ponto de vista místico e o dever cívico, de tentar refutar-me com a máxima eficácia possível e imaginária, que o seu talento intelectual lhe permita, até ao presente momento.  

............................

Lusa,

Faz um exercício: Tente se lembrar quando foi que a palavra ou o conceito deus lhe foi ensinado.

Esse parece-me um óptimo exercício de memória. :ok: Devia ter para aí, uns dois ou três anos de idade talvez... :)

Agora deste ponto para trás, deus existe?

Calma aí, caríssimo Mr Mustard. Na minha opinião actual, antes de eu aprender a comunicar-me, mais ou menos bem, utilizando a linguagem falada, até ao momento em que começaram a tentar doutrinar-me religiosamente, em termos da mística dominante da época, o catolicismo suponho eu, provavelmente, eu ainda não possuía estruturas intelectuais, para conjecturar por intuição espontânea, se deus existia ou não. :ideia:

Portanto, na minha opinião, antes de ser apresentado pela primeira vez, à palavra deus, e ao seu controverso significado, não posso afirmar se deus existia ou não, porque tal ideia, não fazia parte do meu pacote linguístico.

Todavia, parece-me que já tinha tomado contacto empírico com o maravilhoso. A comida saborosa, o afecto correspondido, o fogo, as obras de arte e os filmes animados e coloridos.

Entretanto, posso afirmar com segurança, que a tentativa persistente de me doutrinarem catolicamente, só começou satistaforiamente quando comecei a aprender a ler e a escrever. Mas não foi por isso que me tornei um crente ferveroso.

Só depois de ler a "Apologia de Sócrates", é que de facto comecei a cogitar seriamente, se efectivamente deus, existia ou não. Para o efeito tive de peneirar tudo o que era suposto compreender-se como deus.

Actualmente, depois de alguma leitura sobre as mais diversas religiões e de muito especular a respeito do "autêntico" significado dessa controversa palavra, compreendi relativamente embasbacado, que para mim, o melhor significado para o conceito de deus é Natureza :!:

Evidentemente que a palavra deus, tem quatro letras e natureza, tem o dobro; mas sinceramente, acho que vai dar ao mesmo. :)      

Agora estenda este ponto para sua vida atual. Deus existe?

Obviamente que sim :!: E para que não andemos numa jogada de "alhos & bugalhos", saliento-lhe que quando eu uso a palavra deus, estou conjecturando determinados aspectos da natureza, natural: a cadeia alimentar, que inclui o Homem a bordo do planeta Terra e o restante universo cósmico, por explorar.

Se você conseguir evidênciar que a crença em algo superior é inerente ao homem, logo, socialmente falando, deus sempre vai existir, concorda?

Falar de algo superior ao Homem, parece-me controverso em termos intelectais, dado que a própria Humanidade confecciona hierarquias, que procura fazer respeitar a todo o custo.

A propósito, permita que eu lhe cite uma metáfora, emitida por uma pessoa notável.

"Terá dito Hermes a Esculápio: Eis que o Homem, é um belo animal, com um génio admirável. Comporta-se na natureza, como se fosse divino, senão o próprio Zeus". :arrow: :oba:

A presidência da república é-lhe superior...? O chefe do estado maior da forças armadas, também o é? A força de gravidade, um terramoto, um vulcão em actividade, um maremoto, um furacão, também o são? Um génio como Einstein, é?

Então para que buscar outros argumentos para algo que, independente de ser verdade ou não, será haverá alguém que vai levar o memeplexo adiante?

Não parece haver dúvidas que o conceito de superioridade é mesmo bastante burlesco. O que não invalida, que eu constate, que a Humanidade é maior que eu e a totalidade do universo ainda mais.

Portanto eu sou de opinião, mais ou menos contestável - que sou uma "pequena célula nervosa" - no imenso sistema nervoso da Humanidade pensante, mais ou menos espiritual. Que é quase como dizer: Eu sou uma infinitéssima parte do corpo fantástico do animal cósmico, mais conhecido como natureza, ou deus. :ideia:

« Última modificação: 25 de Novembro de 2010, 18:28:30 por lusitano »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #192 Online: 25 de Novembro de 2010, 18:18:30 »
Portanto eu sou de opinião, mais ou menos contestável - que sou uma "pequena célula nervosa" - no imenso sistema nervoso da Humanidade pensante, mais ou menos espiritual. Que é quase como dizer: Eu sou uma infinitéssima parte do corpo fantástico do animal cósmico, mais conhecido como natureza, ou deus. :ideia:

Lusa, Lusa, Lusa... Pelas barbas do profeta tibetano...

O que eu te perguntei é nada menos que: Você também acredita em deus porque alguém lhe falou sobre deus, se você não ouvisse falar de deus, muito provavelmente, não falaria de deus. Lembra de Kaspar Hauser?

Sua visão "PAN" das coisas é somente mais umas das outras mil formas de crer em uma entidade superiora, ou sei lá o que!

E de onde você tirou esta idéia de hierarquia? Se você afirma que deus é tudo, incluíndo você, logo, você crê em um entidade (mesmo que você faça parte dela) reguladora de tudo.

Nunca lhe passou pela cabeça que o conceito de deus é um telefone sem fio interminável?
Com Apolo, Athena, Zeus e Outros o fio não terminou? Então pense nisto!

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #193 Online: 25 de Novembro de 2010, 18:46:04 »
Caro Mr Mustard

Lusa, Lusa, Lusa... Pelas barbas do profeta tibetano...

O que eu te perguntei é nada menos que: Você também acredita em deus porque alguém lhe falou sobre deus, se você não ouvisse falar de deus, muito provavelmente, não falaria de deus. Lembra de Kaspar Hauser?

:ok: :arrow: Portanto abreviando: Sem dúvida alguma, que se ninguém nunca me tivesse "educado religiosamente", mesmo que eu viesse a tomar conhecimento da palavra deus - eu aposto - que provavelmente, não me teria interessado em tentar aprofundar o "autêntico e verdadeiro" significado dessa tão extraordinária palavra.

Talvez o "Kasper Hauser" ou o "Tarzan", tenham tido muito mais sorte do que eu. :ideia:

Sua visão "PAN" das coisas é somente mais umas das outras mil formas de crer em uma entidade superiora, ou sei lá o que!

Concerteza :!:

E de onde você tirou esta idéia de hierarquia? Se você afirma que deus é tudo, incluíndo você, logo, você crê em um entidade (mesmo que você faça parte dela) reguladora de tudo.

Continuo a concordar. :ok: com a existência dessa entidade chamada natureza.

Nunca lhe passou pela cabeça que o conceito de deus é um telefone sem fio interminável?

Com Apolo, Athena, Zeus e Outros o fio não terminou? Então pense nisto!

Pensando nisso - se de facto o estiver a compreender - discordo ligeiramente da sua opinião: Mesmo que seja um telefone sem fios "interminável", é graças a ele, que estamos a comunicar-nos, uma vez que eu possuo um pacote de telecomunicações, que inclui telefone fixo com fios ou sem fios, televisão e internet, via satélite, embora normalmente quem o paga seja a minha mulher, em virtude de actualmente ela ter maior poder de compra que eu. :vergonha:

Ademais na minha opinião, a existência mais ou menos viva, é uma aventura interminável. :ideia:

Por Eros & Era: que Afrodite & Apolo sejam louvados :!: :arrow: :louva: :louva: :louva:

« Última modificação: 25 de Novembro de 2010, 19:17:14 por lusitano »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #194 Online: 26 de Novembro de 2010, 10:09:28 »
Pensando nisso - se de facto o estiver a compreender - discordo ligeiramente da sua opinião: Mesmo que seja um telefone sem fios "interminável", é graças a ele, que estamos a comunicar-nos, uma vez que eu possuo um pacote de telecomunicações, que inclui telefone fixo com fios ou sem fios, televisão e internet, via satélite, embora normalmente quem o paga seja a minha mulher, em virtude de actualmente ela ter maior poder de compra que eu. :vergonha:

Lusa,

Deixei em negrito o que não pode ser mais discutido.
Agora é crença mesmo e isto eu não vou levar adiante, pois é pessoal.

Volto a repetir: Já que você crê incondicionalmente em uma entidade, você não precisa de nenhum argumento para provar no que acredita, já que estará sempre certo.

Em outras palavras: Mesmo que a Ciência descubra algo inimaginável, você ainda vai crer em uma entidade.

Por tanto, o que deseja debater agora, receitas caseiras? Podemos abrir um tópico para isto. :hehe:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #195 Online: 26 de Novembro de 2010, 15:19:44 »
Caro Mr Mustard

Volto a repetir: Já que você crê incondicionalmente em uma entidade, você não precisa de nenhum argumento para provar no que acredita, já que estará sempre certo.

Em outras palavras: Mesmo que a Ciência descubra algo inimaginável, você ainda vai crer em uma entidade.

Desculpe-me, caríssimo - Mr Mustard: Na sua opinião a natureza, não é uma entidade? Se não for, o que será? Cá me pergunto... :|

« Última modificação: 26 de Novembro de 2010, 15:22:02 por lusitano »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #196 Online: 26 de Novembro de 2010, 15:57:31 »
Desculpe-me, caríssimo - Mr Mustard: Na sua opinião a natureza, não é uma entidade? Se não for, o que será? Cá me pergunto... :|

E a minha opinião faz diferença para alguém que, independente do que a natureza seja, deus existe?

Lusa,

Entenda uma coisa, de novo: Você crê em alguma coisa sobrenatural ou que age de forma sobrenatural e chama isto de deus.

O que mais devemos discutir aqui?

Não compreende que a Ciência, não concorda com você e por isto permanece na sua jornada de explicar fenomenos naturais?

Você não, para você basta acreditar em algo superior, ponto final. O que devemos explicar aqui? Nada, absolutamente nada. Para que tentar explicar alguma que você tem certeza que existe? Volto a repetir, você sempre estará certo, pois não há Ciência no mundo para refutar você.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #197 Online: 26 de Novembro de 2010, 16:27:32 »
Lusitano,
Se para você deus é uma criação do homem... então o homem é o criador de tudo de tabela. Logo que diferença isso faz pra sua vida?
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #198 Online: 26 de Novembro de 2010, 19:04:01 »
Caro Mr Mustard

E a minha opinião faz diferença para alguém que, independente do que a natureza seja, deus existe?

Claro que a sua opinião tem interesse para mim, independentemente, de eu considerar que a natureza e deus são a mesma "coisa". Só os nomes, são diferentes.

Lusa,

Entenda uma coisa, de novo: Você crê em alguma coisa sobrenatural ou que age de forma sobrenatural e chama isto de deus.

Não me parece que a natureza seja sobrenatural, mesmo que o nome dela seja deus. :)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #199 Online: 26 de Novembro de 2010, 22:17:36 »
E qual a utilidade de chamar a natureza de deus? Que diferença faria se eu chamasse a natureza de xirinforinfola?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!