Caro Mr. Mustard Citação de lusitano, hoje às 16:12:26.
Você tem o mais absoluto direito democrático, de discordar totalmente do meu ponto de vista místico e o dever cívico, de tentar refutar-me com a máxima eficácia possível e imaginária, que o seu talento intelectual lhe permita, até ao presente momento.
............................
Lusa,
Faz um exercício: Tente se lembrar quando foi que a palavra ou o conceito deus lhe foi ensinado.
Esse parece-me um óptimo exercício de memória.
![OK! :ok:](../forum/Smileys/default/icon13.gif)
Devia ter para aí, uns dois ou três anos de idade talvez...
![Smile :)](../forum/Smileys/default/icon_smile.gif)
Agora deste ponto para trás, deus existe?
Calma aí, caríssimo Mr Mustard. Na minha opinião actual, antes de eu aprender a comunicar-me, mais ou menos bem, utilizando a linguagem falada, até ao momento em que começaram a tentar doutrinar-me religiosamente, em termos da mística dominante da época, o catolicismo suponho eu, provavelmente, eu ainda não possuía estruturas intelectuais, para conjecturar por intuição espontânea, se deus existia ou não.
![Idéia :ideia:](../forum/Smileys/default/lightbulb.gif)
Portanto, na minha opinião, antes de ser apresentado pela primeira vez, à palavra deus, e ao seu controverso significado, não posso afirmar se deus existia ou não, porque tal ideia, não fazia parte do meu pacote linguístico.
Todavia, parece-me que já tinha tomado contacto empírico com o maravilhoso. A comida saborosa, o afecto correspondido, o fogo, as obras de arte e os filmes animados e coloridos.
Entretanto, posso afirmar com segurança, que a tentativa persistente de me doutrinarem catolicamente, só começou satistaforiamente quando comecei a aprender a ler e a escrever. Mas não foi por isso que me tornei um crente ferveroso.
Só depois de ler a "Apologia de Sócrates", é que de facto comecei a cogitar seriamente, se efectivamente deus, existia ou não. Para o efeito tive de peneirar tudo o que era suposto compreender-se como deus.
Actualmente, depois de alguma leitura sobre as mais diversas religiões e de muito especular a respeito do "autêntico" significado dessa controversa palavra, compreendi relativamente embasbacado, que para mim, o melhor significado para o conceito de deus é
Natureza ![Exclamation :!:](../forum/Smileys/default/icon_exclaim.gif)
Evidentemente que a palavra deus, tem quatro letras e natureza, tem o dobro; mas sinceramente, acho que vai dar ao mesmo.
Agora estenda este ponto para sua vida atual. Deus existe?
Obviamente que sim ![Exclamation :!:](../forum/Smileys/default/icon_exclaim.gif)
E para que não andemos numa jogada de "alhos & bugalhos", saliento-lhe que quando eu uso a palavra deus, estou conjecturando determinados aspectos da natureza, natural: a cadeia alimentar, que inclui o Homem a bordo do planeta Terra e o restante universo cósmico, por explorar.
Se você conseguir evidênciar que a crença em algo superior é inerente ao homem, logo, socialmente falando, deus sempre vai existir, concorda?
Falar de algo superior ao Homem, parece-me controverso em termos intelectais, dado que a própria Humanidade confecciona hierarquias, que procura fazer respeitar a todo o custo.
A propósito, permita que eu lhe cite uma metáfora, emitida por uma pessoa notável.
"Terá dito Hermes a Esculápio: Eis que o Homem, é um belo animal, com um génio admirável. Comporta-se na natureza, como se fosse divino, senão o próprio Zeus".
![Oba! :oba:](../forum/Smileys/default/w00t.gif)
A presidência da república é-lhe superior...? O chefe do estado maior da forças armadas, também o é? A força de gravidade, um terramoto, um vulcão em actividade, um maremoto, um furacão, também o são? Um génio como Einstein, é?
Então para que buscar outros argumentos para algo que, independente de ser verdade ou não, será haverá alguém que vai levar o memeplexo adiante?
Não parece haver dúvidas que o conceito de superioridade é mesmo bastante burlesco. O que não invalida, que eu constate, que a Humanidade é maior que eu e a totalidade do universo ainda mais.
Portanto eu sou de opinião, mais ou menos contestável - que sou uma "pequena célula nervosa" - no imenso sistema nervoso da Humanidade pensante, mais ou menos espiritual. Que é quase como dizer: Eu sou uma infinitéssima parte do corpo fantástico do animal cósmico, mais conhecido como natureza, ou deus.