Caro Mr. Mustard Citação de lusitano, hoje às 16:12:26.
Você tem o mais absoluto direito democrático, de discordar totalmente do meu ponto de vista místico e o dever cívico, de tentar refutar-me com a máxima eficácia possível e imaginária, que o seu talento intelectual lhe permita, até ao presente momento.
............................
Lusa,
Faz um exercício: Tente se lembrar quando foi que a palavra ou o conceito deus lhe foi ensinado.
Esse parece-me um óptimo exercício de memória.
Devia ter para aí, uns dois ou três anos de idade talvez...
Agora deste ponto para trás, deus existe?
Calma aí, caríssimo Mr Mustard. Na minha opinião actual, antes de eu aprender a comunicar-me, mais ou menos bem, utilizando a linguagem falada, até ao momento em que começaram a tentar doutrinar-me religiosamente, em termos da mística dominante da época, o catolicismo suponho eu, provavelmente, eu ainda não possuía estruturas intelectuais, para conjecturar por intuição espontânea, se deus existia ou não.
Portanto, na minha opinião, antes de ser apresentado pela primeira vez, à palavra deus, e ao seu controverso significado, não posso afirmar se deus existia ou não, porque tal ideia, não fazia parte do meu pacote linguístico.
Todavia, parece-me que já tinha tomado contacto empírico com o maravilhoso. A comida saborosa, o afecto correspondido, o fogo, as obras de arte e os filmes animados e coloridos.
Entretanto, posso afirmar com segurança, que a tentativa persistente de me doutrinarem catolicamente, só começou satistaforiamente quando comecei a aprender a ler e a escrever. Mas não foi por isso que me tornei um crente ferveroso.
Só depois de ler a "Apologia de Sócrates", é que de facto comecei a cogitar seriamente, se efectivamente deus, existia ou não. Para o efeito tive de peneirar tudo o que era suposto compreender-se como deus.
Actualmente, depois de alguma leitura sobre as mais diversas religiões e de muito especular a respeito do "autêntico" significado dessa controversa palavra, compreendi relativamente embasbacado, que para mim, o melhor significado para o conceito de deus é
Natureza Evidentemente que a palavra deus, tem quatro letras e natureza, tem o dobro; mas sinceramente, acho que vai dar ao mesmo.
Agora estenda este ponto para sua vida atual. Deus existe?
Obviamente que sim E para que não andemos numa jogada de "alhos & bugalhos", saliento-lhe que quando eu uso a palavra deus, estou conjecturando determinados aspectos da natureza, natural: a cadeia alimentar, que inclui o Homem a bordo do planeta Terra e o restante universo cósmico, por explorar.
Se você conseguir evidênciar que a crença em algo superior é inerente ao homem, logo, socialmente falando, deus sempre vai existir, concorda?
Falar de algo superior ao Homem, parece-me controverso em termos intelectais, dado que a própria Humanidade confecciona hierarquias, que procura fazer respeitar a todo o custo.
A propósito, permita que eu lhe cite uma metáfora, emitida por uma pessoa notável.
"Terá dito Hermes a Esculápio: Eis que o Homem, é um belo animal, com um génio admirável. Comporta-se na natureza, como se fosse divino, senão o próprio Zeus". A presidência da república é-lhe superior...? O chefe do estado maior da forças armadas, também o é? A força de gravidade, um terramoto, um vulcão em actividade, um maremoto, um furacão, também o são? Um génio como Einstein, é?
Então para que buscar outros argumentos para algo que, independente de ser verdade ou não, será haverá alguém que vai levar o memeplexo adiante?
Não parece haver dúvidas que o conceito de superioridade é mesmo bastante burlesco. O que não invalida, que eu constate, que a Humanidade é maior que eu e a totalidade do universo ainda mais.
Portanto eu sou de opinião, mais ou menos contestável - que sou uma "pequena célula nervosa" - no imenso sistema nervoso da Humanidade pensante, mais ou menos espiritual. Que é quase como dizer: Eu sou uma infinitéssima parte do corpo fantástico do animal cósmico, mais conhecido como natureza, ou deus.