Autor Tópico: Não Acreditar na Existência de Deus vs Acreditar Que Deus Não Existe  (Lida 64885 vezes)

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
Re: Não Acreditar na Existência de Deus vs Acreditar Que Deus Não Existe
« Resposta #250 Online: 28 de Novembro de 2010, 22:51:40 »
Bom, eu gostaria de saber qual a coerencia entre a nossa inteligencia e os fatores iniciais da lei da física. Porque tínhamos que ser inteligentes para compreender o universo e suas faculdades?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #251 Online: 28 de Novembro de 2010, 23:17:45 »
Nao tinhamos. Tem um porrilhæo de leis equivocadas e um porrilhão de leis que desconhecemos. Puff.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #252 Online: 28 de Novembro de 2010, 23:26:01 »
Aliais antigamente entendiamos o Universo duma maneira equivocada em relação ao nosso conhecimento atual
Mesmo nosso conhecimento atual pode ter vários furos a serem descobertos
Nada comprova que exista intencionalidade no universo - como dizem em outro topico, somos cachorros empalhados
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #253 Online: 28 de Novembro de 2010, 23:35:01 »
Bom, eu gostaria de saber qual a coerencia entre a nossa inteligencia e os fatores iniciais da lei da física. Porque tínhamos que ser inteligentes para compreender o universo e suas faculdades?

Deixa eu ver se entendi. O que você realmente deseja saber é qual a relação entre inteligência e as leis da física? Bem, são fenômenos físicos que ocorrem nas interfaces neurais o que acaba por gerar a inteligência. E a estrutura da rede neural segue um padrão que é ditado por (entre outras coisas) fenômenos físicos, como o estabelecimento de flipflops. Na segunda pergunta, "por que tínhamos de ser inteligentes para compreender o Universo?", como o Agnóstico disse: não tínhamos. Na verdade, é o fato de sermos inteligentes (como espécie) que faz com que desejemos compreender o Universo e seu funcionamento, como uma busca constante para que o mundo possa fazer sentido (o que acaba por levar às religiões também) e ser controlado. Contudo, o Universo ainda seria tal qual como ele é, existindo ou não uma inteligência para compreendê-lo.

EDIT: quanto à parte "e suas faculdades" eu não entendi.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #254 Online: 29 de Novembro de 2010, 04:42:57 »
Bom, eu gostaria de saber qual a coerencia entre a nossa inteligencia e os fatores iniciais da lei da física.
Coerência total. Ou seja, a nossa inteligência que faz parte das nossas características cognitivas são totalmente compatíveis com as leis da física.

Porque tínhamos que ser inteligentes para compreender o universo e suas faculdades?
Todo ser vivo compreende o universo e suas faculdades de acordo com a sua capacidade. Um formigueiro é capaz de compreender as suas necessidades de organização e demais atividades, um pássaro é capaz de compreender as suas necessidades de voar, comer, reproduzir, para qual direção migrar, etc. A capacidade cognitiva de cada ser lhe possibilita compreender o universo cognitivamente acessível a ele.

A nossa capacidade é tal que conseguimos desenvolver toda a cultura humana, inclusive a atual compreensão científica da natureza. Se não fossemos "inteligentes" teríamos uma compreensão limitada como a da maioria dos animais.

Mas não há nada na nossa capacidade cognitiva que possa ser associada a um deus ou qualquer explicação sobrenatural.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #255 Online: 29 de Novembro de 2010, 09:38:23 »
Ainda não responderam:
Porque tínhamos que ser inteligentes para compreender o universo e suas origens. Fui mais claro?

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #256 Online: 29 de Novembro de 2010, 10:46:00 »
Ainda não responderam:
Porque tínhamos que ser inteligentes para compreender o universo e suas origens. Fui mais claro?

Não tinhamos, o Universo existe da maneira que existe independente de nós.
Se não fossemos tão inteligentes não teriamos essa necessidade, provavelmente nem estaríamos conversando aqui no forum. 
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #257 Online: 29 de Novembro de 2010, 12:26:02 »
Ainda não responderam:
Já foi respondido por várias pessoas aqui.
Pq vc acha que a sua dúvida é mais correta que as respostas dadas aqui?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #258 Online: 29 de Novembro de 2010, 12:31:12 »
Estou vendo tanta confusão de conceitos aqui que nem me animo em tentar corri-las...
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #259 Online: 29 de Novembro de 2010, 18:38:11 »
Ainda não responderam:

Porque sem a inteligência e, mais importante ainda, a curiosidade não faríamos as perguntas que acabam por questionar o Universo, seu mecanismo e suas origens. No fim, a Humanidade busca entender o seu papel no drama cósmico (estou sendo poético hoje :P ), mas o Universo é o que é independente de alguma espécie o compreender ou não, e sua origem (se é que houve) foi o que foi, independente dessa mesma inteligência.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #260 Online: 29 de Novembro de 2010, 20:40:39 »
É o que eu costumo dizer: O universo está pouco se lixando com a gente.

O universo não existe em função de nós, isso é uma postura muito antropocentrica, tipicamente religiosa.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #261 Online: 29 de Novembro de 2010, 22:32:51 »
Acho que não há muito o que acrescentar no que o Contini falou.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #262 Online: 30 de Novembro de 2010, 08:55:11 »
Era as respostas que estavam faltando para eu tirar minhas conclusões.
Conclusão: Tudo que falamos é achismo.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #263 Online: 30 de Novembro de 2010, 09:22:11 »
Era as respostas que estavam faltando para eu tirar minhas conclusões.
Conclusão: Tudo que falamos é achismo.

Considerando a postura religiosa, sim, tudo é achismo.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #264 Online: 30 de Novembro de 2010, 09:43:07 »
Estou vendo tanta confusão de conceitos aqui que nem me animo em tentar corri-las...
Eu com certeza digo que não existe mais conceito de confusão. Entendi muito bem que somos apenas lixos cósmicos, frutos de uma aberração da natureza. Ainda que eu consiga explicar todos os fenomenos dela, suas leis, as faculdades intelectuais, a medicina, a matemática, física, química etc...,cairíamos naquela filosofia de que o sentido das coisas é real e ao mesmo tempo imaginário.
Ceticismo na verdade se identificaria como uma lavagem cerebral para dela tirar algum proveito que faça o indivíduo ser vago como a natureza.
Alguns cientistas acreditam que dentro do nada a matéria sempre existiu e que tudo que vemos hoje é fruto de um círculo vazio. Temos tudo ao nosso redor, mas na verdade este mundo nos rodeando seria como um fatasma aos nossos olhos.
Esta é uma forma de adaptar a mente ao ceticismo e que leva uma classe a se comportar filosoficamente.
Se muitos encaram a realidade de uma forma diferente a visão das coisas terá outro sentido, pois a nossa mente foi fruto de um esquema organizado para compreender o universo e suas origens.
Que sentido faria criar uma caneta se não existe papel para escrever?
O sentido da criação da caneta foi por causa da folha de papel e se invertermos este sentido muitos dirão que a folha existiu porque causa de algo sem sentido e não planejado.
Quer dizer: Tudo tem sentido para os céticos, menos o sentido de um projetista.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #265 Online: 30 de Novembro de 2010, 09:52:47 »
Considerando a postura religiosa, sim, tudo é achismo.
O ceticismo é um achismo mental, que determina uma postura filosófica de vida.
Afirmar que nada tem sentido porque foi fruto do acaso sem nenhum propósito é estar em vida como não se estivesse. Qual seria o sentido da vida para céticos numa postura científica?
Querem que eu pense desta maneira?
Se sou racional para detectar que o resultado de uma conta é correta então levo a crer que houve um sentido inteligente.
Se muitos dizem que mesmo que tenha sentido não faz muito sentido para as coisas em sí, então que sentido tem a vida numa visão complexa?
Fazemos então da vida um momento irracional.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #266 Online: 30 de Novembro de 2010, 10:03:36 »
Eu com certeza digo que não existe mais conceito de confusão.
COntinua confuso, com conceito ou sem.

Entendi muito bem que somos apenas lixos cósmicos, frutos de uma aberração da natureza.
Na verdade nenhum céctio afirma isso, justamente o contrário.  Aberração da natureza é um ser mágicofazer Puff e as coisas acontecerem

Ainda que eu consiga explicar todos os fenomenos dela, suas leis, as faculdades intelectuais, a medicina, a matemática, física, química etc...,cairíamos naquela filosofia de que o sentido das coisas é real e ao mesmo tempo imaginário.
Desconheço essa filosofia.  POr favor me esclareça.

Ceticismo na verdade se identificaria como uma lavagem cerebral para dela tirar algum proveito que faça o indivíduo ser vago como a natureza.
Frase sem sentido para mim, novamente.  A natureza é vaga em que sentido?  Porque lavagem cerebral?

Alguns cientistas acreditam que dentro do nada a matéria sempre existiu e que tudo que vemos hoje é fruto de um círculo vazio.
Quais cientistas?  Nunca li isso, tem fontes?

Temos tudo ao nosso redor, mas na verdade este mundo nos rodeando seria como um fatasma aos nossos olhos.
Acho que falaram sobre isso em Matrix...

Esta é uma forma de adaptar a mente ao ceticismo e que leva uma classe a se comportar filosoficamente.
Qu classe?  O que é se comportar filosoficamente?

Se muitos encaram a realidade de uma forma diferente a visão das coisas terá outro sentido,
É o que costuma acontecer quando pessoas diferentes tem visões diferentes - conclusões diferentes

pois a nossa mente foi fruto de um esquema organizado para compreender o universo e suas origens.
O sentido da criação da caneta foi por causa da folha de papel e se invertermos este sentido muitos dirão que a folha existiu porque causa de algo sem sentido e não planejado.
Alguma evidência a esse respeito?  Links?

A questão não é sentido, é comprovação.  Tem alguma evidência do projetista?  Links?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #267 Online: 30 de Novembro de 2010, 10:48:32 »
O ceticismo é um achismo mental, que determina uma postura filosófica de vida.

Hehehe... Nessa eu não caio mais...

Afirmar que nada tem sentido porque foi fruto do acaso sem nenhum propósito é estar em vida como não se estivesse. Qual seria o sentido da vida para céticos numa postura científica?

Somos um constante resultado evolutivo consciente de inteligencia com o propósito de transformação dos recursos naturais cada vez mais apurado e avançado.

Querem que eu pense desta maneira?

Buscar conhecimento se livrando da imutabilidade religiosa é uma decisão pessoal. Fique a vontade para refletir sobre isto.

Se sou racional para detectar que o resultado de uma conta é correta então levo a crer que houve um sentido inteligente.

Usar a Bad Math aqui também já está manjado demais. Esse argumento de que o problema é da matemática é tão ruim que não fornece explicação alguma, visto a concha de retalios que a evolução das espécies se utilizou para produzir um organismo complexo. Um designer jamais faria desta forma, ou é burro demais.

Se muitos dizem que mesmo que tenha sentido não faz muito sentido para as coisas em sí, então que sentido tem a vida numa visão complexa?

Já respondido, mas o atalho mais comum para os Crias é invocar deus para tudo, até para o pensamento.

Fazemos então da vida um momento irracional.

Do ponto de vista religioso, eu não encontro melhores palavras que a sua.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #268 Online: 30 de Novembro de 2010, 10:53:59 »
Estava escrevendo uma resposta mas o Mustard foi mais rápido :)

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #269 Online: 30 de Novembro de 2010, 10:56:22 »
Outra coisa: a vida não tem de ter sentido.
Não deseje.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #270 Online: 30 de Novembro de 2010, 11:03:58 »
Estava escrevendo uma resposta mas o Mustard foi mais rápido :)

Foi mal... :hehe:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #271 Online: 30 de Novembro de 2010, 11:04:07 »
Caro SnowRaptor

--------------------------------------
Knowledge is power — France is Bacon

Acho que não há muito o que acrescentar no que o Contini falou.

Acha :?: :arrow: :|
« Última modificação: 30 de Novembro de 2010, 11:17:42 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #272 Online: 30 de Novembro de 2010, 11:09:51 »
Caro realidade

Rigorosamente exacto :!: Na natureza, tudo é possível, menos a existência dum projectista. Com mais precisão, eu diria que é proibido... :ideia:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #273 Online: 30 de Novembro de 2010, 11:20:53 »
Caro N3RD

-------------------
panem et circenses

Outra coisa: a vida não tem de ter sentido.

Você está dando uma de poeta, ou de cientista :?: :arrow: :| 

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #274 Online: 30 de Novembro de 2010, 11:27:39 »
Caro mr Mustard

Esse argumento de que o problema é da matemática é tão ruim que não fornece explicação alguma, visto a concha de retalios que a evolução das espécies se utilizou para produzir um organismo complexo. Um designer jamais faria desta forma, ou é burro demais.

Você conseguiria fazer muito melhor :?: :arrow: :|

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!