Autor Tópico: Não Acreditar na Existência de Deus vs Acreditar Que Deus Não Existe  (Lida 64881 vezes)

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
Re: Não Acreditar na Existência de Deus vs Acreditar Que Deus Não Existe
« Resposta #150 Online: 23 de Novembro de 2010, 22:14:41 »
Acreditar que possa existir um Deus é supertição?
Sem provas é ...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #151 Online: 23 de Novembro de 2010, 22:17:58 »
Eu vi um calculo matemático na internet que prova que deus não existe. Prove que essa prova matemática não existe Realidade.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #152 Online: 23 de Novembro de 2010, 22:19:53 »
Se ele existir, é meio óbvio esta sua afirmação. Mas não prova que ele existe.
Mas façamos de conta que ele existe, pq vc acha que ele gostaria tanto que acreditassemos nele?
Talvez por respeitar nossos desejos ele se escondeu para ver realmente quem são os bons entre os maus. Mesmo que Deus não queira se manifestar nossas atitudes não justificaria ser pessoas ruins.
Bons = crentes Mals = ateus?
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #153 Online: 23 de Novembro de 2010, 22:20:18 »
Como se dá o nome de uma pessoa que acredita e não acredita ao mesmo tempo?
Isto incomoda aos céticos.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #154 Online: 23 de Novembro de 2010, 22:21:01 »

Indeciso?
Foto USGS

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #155 Online: 23 de Novembro de 2010, 22:25:06 »

Indeciso?

Confuso?

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #156 Online: 23 de Novembro de 2010, 22:26:21 »
Sem provas é ...
Talvez seria supertição se eu caso absovesse a idéia de que se eu não acreditasse nele teria sonhos com o diabo todos os dias.
Acreditar é somente uma opinião particular. Eu creio, assim como posso dizer que creio que exista seres em outro planeta.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #157 Online: 23 de Novembro de 2010, 22:28:21 »
Eu vi um calculo matemático na internet que prova que deus não existe. Prove que essa prova matemática não existe Realidade.
Eu entendo o lado cético, mas ninguém pode provar se Deus não existe.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #158 Online: 23 de Novembro de 2010, 22:33:53 »
acreditar é uma dicotomia, ou você acredita ou não, você pode ter certos níveis de certezas diferentes sobre a existência de coisas durante momentos diferentes. O que você diz fere uma das leis da lógica, é o mesmo que dizer que a sua cor favorita é o verde e a que mais odeia é também o verde ao mesmo tempo.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #159 Online: 23 de Novembro de 2010, 22:34:05 »
Não, mas é uma conversa meio sem sentido a sua ...
eu não to te recrimiando diretamente, mas só acho que a sua forma de tentar discutir com nós céticos é improdutiva

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #160 Online: 23 de Novembro de 2010, 22:38:33 »
acreditar é uma dicotomia, ou você acredita ou não, você pode ter certos níveis de certezas diferentes sobre a existência de coisas durante momentos diferentes. O que você diz fere uma das leis da lógica, é o mesmo que dizer que a sua cor favorita é o verde e a que mais odeia é também o verde ao mesmo tempo.
Também já estava pensando que estava louco. Em um outro tópico já até tinha chegado a começar a discutir sobre isso. Por algum motivo para deus :!: não é uma dicotomia.  :?: :|
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #161 Online: 23 de Novembro de 2010, 22:49:12 »
Também já estava pensando que estava louco. Em um outro tópico já até tinha chegado a começar a discutir sobre isso. Por algum motivo para deus :!: não é uma dicotomia.  :?: :|
Tudo é possível para o deus impossível .

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #162 Online: 23 de Novembro de 2010, 22:51:29 »

Mas podemos demonstrar o quanto o deus da bíblia é mesquinho, imoral, sem sentido, megalomaníaco, entre outros. Sendo assim esse deus certamente foi inventado lá pelos idos da idade média, com base inclusive em dogmas de outras religiões do passado. Isso é fato e pode ser provado.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #163 Online: 23 de Novembro de 2010, 23:23:01 »
Ou você acredita numa coisa ou não. É impossível os dois ao mesmo tempo, e de forma igualmente equivalente. Seria possível sim ter mais ou menos certeza, mas não de forma definitiva.

Não tenho porque me preocupar com o deus cristão, pois este para mim não existe. A minha forma de ver esse deus é diferente. E não tem a ver com os judaicos ou islâmicos ou qualquer um do tipo, é uma visão totalmente diferente sobre esse deus.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #164 Online: 23 de Novembro de 2010, 23:32:51 »
Se você tem essa dúvida sobre a existência de deus a ponto de ir num fórum cético e questioná-los sobre a crença na possibilidade de deus existir para tentar afirmar a sua crença, então sua fé em deus é muito questionável.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #165 Online: 23 de Novembro de 2010, 23:56:19 »
Talvez seria supertição se eu caso absovesse a idéia de que se eu não acreditasse nele teria sonhos com o diabo todos os dias.
Acreditar é somente uma opinião particular. Eu creio, assim como posso dizer que creio que exista seres em outro planeta.

Crer é uma coisa ... agora existir é outra ... de acordo com a minha definição anterior.

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #166 Online: 24 de Novembro de 2010, 01:13:20 »
Ou você acredita ou você não acredita... Isto está mais para ou você é Curingão ou você é Verdão! O clube da Luluzinha e o do Bolinha!
Temos mesmo de optar? Eu não gosto de futebol, muito menos do Curingão ou do Verdão! Em quem você votou? Na LULA ou no Serra? é proibido votar nulo?

Dicotomia se refere basicamente a divisão em si. E aqueles que preferem abster-se de acreditar ou não? Que não se importam com qual das duas possibilidades estão corretas? Que não dão a mínima? Que não estão nem aí? Que pensam que tanto faz? Que não preferem cor alguma (usa a roupa da cor que tiver limpa sem maiores constrangimentos)? Que por vezes até procuram algumas respostas, mas se maravilham mais com o fato de estarmos vivos do que com o fato de termos sido ou não criados?

É a falácia da falsa dicotomia (do falso dilema)...

Há como não opinar nisto sim! Há como não ser ateu e nem teísta!

É como impor uma ideologia: se você acredita por mera fé você é um ignorante, agora se você fala bonito em sua superioridade intelectual como um ateu (mesmo não tendo a resposta para tudo com o seu todo poderoso MÉTODO CIENTÍFICO) você é digno de fazer parte de meu clubinho de figurinhas autocolantes dos maiorais do mundo cético...
« Última modificação: 24 de Novembro de 2010, 01:25:39 por ANDREWaim »
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #167 Online: 24 de Novembro de 2010, 01:50:00 »
Ou você acredita ou você não acredita... Isto está mais para ou você é Curingão ou você é Verdão! O clube da Luluzinha e o do Bolinha!
Temos mesmo de optar? Eu não gosto de futebol, muito menos do Curingão ou do Verdão! Em quem você votou? Na LULA ou no Serra? é proibido votar nulo?
Você criou um espantalho, dicotomias são por definição mutualmente exclusivas, isso faz parte das leis da lógicas. Ou você torce para pelo menos um time ou não torce para nenhuma, ou você faz parte de pelo menos um clube ou não. Dicotomia requere exclusividade multa, os exemplos que você deu não.

Dicotomia se refere basicamente a divisão em si. E aqueles que preferem abster-se de acreditar ou não?
Ou você rejeita uma afirmação ou não. Se alguém lhe diz que existem sorveterias em Marte, você pode rejeitar essa afirmação, o que não quer dizer que você acredite que não existam sorveterias em Marte. Apenas quer dizer que o ônus da prova não foi alcançado para você.

Que não se importam com qual das duas possibilidades estão corretas? Que não dão a mínima? Que não estão nem aí? Que pensam que tanto faz? Que não preferem cor alguma (usa a roupa da cor que tiver limpa sem maiores constrangimentos)? Que por vezes até procuram algumas respostas, mas se maravilham mais com o fato de estarmos vivos do que com o fato de termos sido ou não criados?

É a falácia da falsa dicotomia (do falso dilema)...

No seu caso foram duas, a falácia do espantalho e a do olha o avião.

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #168 Online: 24 de Novembro de 2010, 01:57:42 »
Gostei do avião!!

Então eu só posso acreditar ou não em deus?

Ou você rejeita uma afirmação ou não. Se alguém lhe diz que existem sorveterias em Marte, você pode rejeitar essa afirmação, o que não quer dizer que você acredite que não existam sorveterias em Marte. Apenas quer dizer que o ônus da prova não foi alcançado para você.

OU o erro lógico está na rejeição/aceitação (irrestrita) da possibilidade e não na dúvida entre acreditar ou não?

Quem que entende!?!
« Última modificação: 24 de Novembro de 2010, 02:20:59 por ANDREWaim »
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #169 Online: 24 de Novembro de 2010, 02:30:56 »
Gostei do avião!!

Então eu só posso acreditar ou não em deus?

OU o erro lógico está na rejeição/aceitação (irrestrita) da possibilidade e não na dúvida entre acreditar ou não?

Quem que entende!?!
Óia, eu não sei muito de lógica (quase nada) ... mas se vc procurar por pragmatismo ... talvez isso lhe ajude

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #170 Online: 24 de Novembro de 2010, 06:14:54 »
Há como não opinar nisto sim! Há como não ser ateu e nem teísta!
É só dizer que é impossível saber a resposta e responder com o agnosticismo e portanto a atual ou a eterna ignorância sobre a questão. No segundo caso o dogma em questão é a impossibilidade de conhecimento sobre deus.

É como impor uma ideologia: se você acredita por mera fé você é um ignorante, agora se você fala bonito em sua superioridade intelectual como um ateu (mesmo não tendo a resposta para tudo com o seu todo poderoso MÉTODO CIENTÍFICO) você é digno de fazer parte de meu clubinho de figurinhas autocolantes dos maiorais do mundo cético...
Não tem questão de imposição. Enquanto indivíduo você escolhe os melhores argumentos que lhe cativem a sua intelectualidade subjetiva. Não há nada de desonesto intelectualmene nisso. Se você acredita ser impossível saber no presente momento, então esta é sua crença e está de acordo com sua estrutura cognitiva. Pensa ser o mais adequado em relação a questão teísmo/ateísmo. É como uma lógica de vários valores:

Sistemas que vão além dessas duas distinções (verdadeiro e falso) são conhecidos como lógicas não-aristotélicas, ou lógica de vários valores (ou então lógicas polivaluadas, ou ainda polivalentes).

No início do século 20, Jan Łukasiewicz investigou a extensão dos tradicionais valores verdadeiro/falso para incluir um terceiro valor, "possível".

Lógicas como a lógica difusa foram então desenvolvidas com um número infinito de "graus de verdade", representados, por exemplo, por um número real entre 0 e 1. Probabilidade bayesiana pode ser interpretada como um sistema de lógica onde probabilidade é o valor verdade subjetivo.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2010, 06:20:06 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #171 Online: 24 de Novembro de 2010, 07:56:04 »
Eu fumo e bebo somente nos fins de semana. Muita gente dizia para eu parar que com certeza eu iria me viciar, fumando e bebendo todos oa dias. Isto até agora não aconteceu, pois já se passaram 20 anos e continuo na mesma de sempre. Pelo incrível pode ter certeza que nem nos fins de semana eu gosto de fumar e beber, porque no outro dia acordo com depressão. Quer dizer: Fumo e bebo por causa do vício que tenho nos fins de semana, mas no outro dia fico com raiva de mim mesmo e digo que não vou mais beber.
Conclusão: Bebo e fumo, mas não gosto por isto faço isto aos fins de semana. A mesma coisa aplico a Deus acreditando e não acreditando que possa existir. Ainda estou inseguro.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #172 Online: 24 de Novembro de 2010, 07:58:50 »
Mas podemos demonstrar o quanto o deus da bíblia é mesquinho, imoral, sem sentido, megalomaníaco, entre outros. Sendo assim esse deus certamente foi inventado lá pelos idos da idade média, com base inclusive em dogmas de outras religiões do passado. Isso é fato e pode ser provado.
Independente deste Deus bíblico eu acredito que possa existir um. Não sei se o da bíblia, mas confesso que creio que há uma força atuando na criação.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #173 Online: 24 de Novembro de 2010, 08:01:44 »
Se você tem essa dúvida sobre a existência de deus a ponto de ir num fórum cético e questioná-los sobre a crença na possibilidade de deus existir para tentar afirmar a sua crença, então sua fé em deus é muito questionável.
Com certeza.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #174 Online: 24 de Novembro de 2010, 08:05:22 »
Crer é uma coisa ... agora existir é outra ... de acordo com a minha definição anterior.
Por isto eu creio e descreio sem nehuma supertição.
Respondendo ao tópico abaixo não se poderia uma mulher ou vice versa conviver com uma pessoa sem gostar totalmente. Quer dizer: Gosta e ao mesmo tempo não gosta. Isto é normal no dia a dia.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!