Autor Tópico: Não Acreditar na Existência de Deus vs Acreditar Que Deus Não Existe  (Lida 64880 vezes)

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
Re: Não Acreditar na Existência de Deus vs Acreditar Que Deus Não Existe
« Resposta #125 Online: 22 de Novembro de 2010, 21:35:45 »
Queira vc ou não o conceito foi criado pelos homens, para explicar o que eles não conseguiam
Com certeza este conceito foi criado pelos homens, mas Deus em sua existencia jamais poderia ser criado por alguém humano.
Poder existir até pode, mas pelo visto ele não quer ser descoberto.
Eu também sei que pode existir e estou de acordo contigo.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #126 Online: 22 de Novembro de 2010, 21:43:55 »
Provado onde??? Como se dá provas negativas da existência de algo em termos universais???
Não conhece a história do unicónio Rosa?
3- Possibilidade existe, em termos universais existe por mais remota que seja a possibilidade de qualquer coisa existir, o ponto é que se você validar a existência de deus sem nenhuma evidência apenas pela ínfima probabilidade universal você teria que validar todos os seres já imaginados pelo ser humano, ao invés disso o bom senso nos diz para não acreditar em nada que não possua alguma evidência de sua existência.
Voce diz que pode existir em quais consequencias já que disse que não existem evidencias?

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #127 Online: 22 de Novembro de 2010, 21:53:41 »
Para você e o teísmo existe. Para mim não existe nenhuma possibilidade. A linguagem estatística para representar a origem ética da ficção religiosa é muito ruim. Pelo menos considerando a filosofia da matemática, que demonstra os deslizes desta linguagem.
Como voce explicaria a origem da matéria viva que deu a ciencia condições necessárias para criar pessoas a entender suas faculdades equacionárias.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #128 Online: 22 de Novembro de 2010, 21:59:05 »
Para você e o teísmo existe. Para mim não existe nenhuma possibilidade. A linguagem estatística para representar a origem ética da ficção religiosa é muito ruim. Pelo menos considerando a filosofia da matemática, que demonstra os deslizes desta linguagem.
Como voce explicaria a origem da matéria viva que deu a ciencia condições necessárias para criar pessoas a entender suas faculdades equacionárias.
Faculdades equacionárias? Isso é apenas um nome que damos a linguagem da matéria, da física, que é a matemática. Deus é também a ficção/imaginação para as questões que os indivíduos ou grupos consideram não possíveis de responder. Está claro que você não considera resposta alternativa a sua questão que não seja a resposta de que existe um deus. Ou estou errado?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #129 Online: 22 de Novembro de 2010, 22:24:03 »
Faculdades equacionárias? Isso é apenas um nome que damos a linguagem da matéria, da física, que é a matemática. Deus é também a ficção/imaginação para as questões que os indivíduos ou grupos consideram não possíveis de responder. Está claro que você não considera resposta alternativa a sua questão que não seja a resposta de que existe um deus. Ou estou errado?
Estou aberto a mudar de opinião quanto a não crer na existencia de Deus, mas observo na natureza uma faculdade circular para o entendimento de suas origens. Isto seria conscidencia?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #130 Online: 22 de Novembro de 2010, 22:42:40 »
Estou aberto a mudar de opinião quanto a não crer na existencia de Deus, mas observo na natureza uma faculdade circular para o entendimento de suas origens. Isto seria conscidencia?
Não observo nada disso. Circularidade vejo no conceito de deus e o ateísmo expõe isso muito bem.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #131 Online: 22 de Novembro de 2010, 23:38:55 »

Não existe um consenso global, mas existe um ideia bem comum, partilhada por mtas pessoas e vc sabe qual é! É de um deus pessoal humanizado, onipotente, oniciente e onipresente.

Então eu sei qual é... :| E que é partilhada por muitas pessoas. 8-) Por si é, pelo o que eu estou a ver. :idea:

Mas diga-me por favor, que percentagem à escala planetária, é muitas pessoas?
Eu também conheço "muitos" cristãos. :)

Olha isso já é trollismo, o que vc acha 2 grande religiões monoteistas: os cristãos e os mulçumanos só ai jah vai mais da metade dos individuos da terra.E dariamos para colocar o hinduismo no pacote pois se não é monoteista mas apresenta um punhado de deuses pessoais.
Lusitamo deste jeito vamos inundar o CC de tópico desnecessários, vamos tentar ser mais objetivo com respostas que ambos sabemos quais são.

e tentar se fazer de desentendido pega mal num forum de céticos, pois isso é um comportamento visivelmente retórico, e não produtivo.

É justamente por estar num clube de "cépticos", que eu apresento esta maneira de opinar. :idea:
Que foi isto um ato falho de trollismo? Vc esta se confesando retórico?
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #132 Online: 23 de Novembro de 2010, 00:07:59 »
Queira vc ou não o conceito foi criado pelos homens, para explicar o que eles não conseguiam
Com certeza este conceito foi criado pelos homens, mas Deus em sua existencia jamais poderia ser criado por alguém humano.
Se ele existir, é meio óbvio esta sua afirmação. Mas não prova que ele existe.
Mas façamos de conta que ele existe, pq vc acha que ele gostaria tanto que acreditassemos nele?
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #133 Online: 23 de Novembro de 2010, 07:54:08 »
Não observo nada disso. Circularidade vejo no conceito de deus e o ateísmo expõe isso muito bem.
Não é só o ateísmo que tem dúvidas e explicações do conceito Deus. O teu ateísmo sabe explicar isto muito bem.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #134 Online: 23 de Novembro de 2010, 07:58:55 »
Se ele existir, é meio óbvio esta sua afirmação. Mas não prova que ele existe.
Mas façamos de conta que ele existe, pq vc acha que ele gostaria tanto que acreditassemos nele?
Talvez por respeitar nossos desejos ele se escondeu para ver realmente quem são os bons entre os maus. Mesmo que Deus não queira se manifestar nossas atitudes não justificaria ser pessoas ruins.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #135 Online: 23 de Novembro de 2010, 09:58:47 »
Senhor realidade, quem tem de provar que deus existe são os que creem nele  :ok:

Se você não conseguir provar, ele vai "cair" na mesma categoria do unicórnio rosa.
Não deseje.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #136 Online: 23 de Novembro de 2010, 12:04:16 »
Logo, ele não existe.
Desculpe-me, mas discordo de voce.
Não é pelo fato de um Deus não querer se manifestar que alguém já tem provas que ele não existe.

E isto também se aplica a Fada, Doendes e Gnomos?

Desculpe-me, querer acreditar em deus não é vergonha nenhuma, mas acreditar sem evidências é crença por crença somente.

Afie seu ceticismo e descubra as lacunas que é crer em algo que não se manifesta da forma como você gostaria.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #137 Online: 23 de Novembro de 2010, 21:28:13 »
Não é só o ateísmo que tem dúvidas e explicações do conceito Deus. O teu ateísmo sabe explicar isto muito bem.

Não vejo dúvidas sobre a explicação do teísmo. Porém é muito extenso a quantidade de conhecimento objetivo ateísta, que são principalmente os seus livros.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #138 Online: 23 de Novembro de 2010, 21:32:05 »
Senhor realidade, quem tem de provar que deus existe são os que creem nele  :ok:
Se você não conseguir provar, ele vai "cair" na mesma categoria do unicórnio rosa.
Discordo também.
Qual a obrigação que tenho de provar um Deus se somente acredito que ele exista?
O unicórnio Rosa já sei que foi alvo de ficção, mas o Deus em que acho existir eu nunca o ví. Não é porque não posso provar que já está concretisado que ele não existe.
Muitos ateus até dizem: Ele pode existir...

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #139 Online: 23 de Novembro de 2010, 21:35:51 »
Qual a obrigação que tenho de provar um Deus se somente acredito que ele exista?
Certo, mas pq então vc vem discutir isso em um fórum cético ???

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #140 Online: 23 de Novembro de 2010, 21:36:44 »
E isto também se aplica a Fada, Doendes e Gnomos?
Desculpe-me, querer acreditar em deus não é vergonha nenhuma, mas acreditar sem evidências é crença por crença somente.
Afie seu ceticismo e descubra as lacunas que é crer em algo que não se manifesta da forma como você gostaria.
Eu nunca aceitarei fazer semelhança entre o Deus em que creio poder existir para personagens inventados pelo homem. Sou cético também quanto a existencia de Deus, mas as evidencias que ele possa existir me faz crer que ele existe.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #141 Online: 23 de Novembro de 2010, 21:38:39 »
Certo, mas pq então vc vem discutir isso em um fórum cético ???
Quero ouvir as opiniões céticas com relação a Deus. Será que voce quer dizer que céticos nunca dirão que possa existir?

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #142 Online: 23 de Novembro de 2010, 21:42:14 »
Quero ouvir as opiniões céticas com relação a Deus.
Mas se vc quer ouvir as opiniões, mas não aceita discutir provas ou de comparações entre deus e qualquer outra superstição, então acho que vc não está dando nenhuma alternativa de discussão.
Acho que vc está meio perdido ...

Será que voce quer dizer que céticos nunca dirão que possa existir?
Céticos geralmente querem falar sobre provas ... se vc não quer discutir isso ... não tem muito sentido a sua conversa aqui ... pelo menos na minha opinião ....

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #143 Online: 23 de Novembro de 2010, 21:43:07 »
Não vejo dúvidas sobre a explicação do teísmo. Porém é muito extenso a quantidade de conhecimento objetivo ateísta, que são principalmente os seus livros.
Eu ao contrário apesar de ter um certo grau de ceticismo, ainda insisto em acreditar que ele exista por causa de alguns focos que a ciencia não explica.
Eu não entendo por exemplo porque tínhamos que ser superior a qualquer animal no quesito moral.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #144 Online: 23 de Novembro de 2010, 21:48:47 »
Mas se vc quer ouvir as opiniões, mas não aceita discutir provas ou de comparações entre deus e qualquer outra superstição, então acho que vc não está dando nenhuma alternativa de discussão.
Acho que vc está meio perdido ...
Me faça entender então que semelhança existe de uma fada madrinha criado pelo homem para um Deus que possivelmente criou o mundo?
Céticos geralmente querem falar sobre provas ... se vc não quer discutir isso ... não tem muito sentido a sua conversa aqui ... pelo menos na minha opinião ....
Mesmo que seja pelas provas, voce acha correto dizer que algo não existe sem ter absoluta certeza?
Todos nós poderíamos dizer que não existem seres em outros planetas porque não existem provas. Mas pode existir, não pode?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #145 Online: 23 de Novembro de 2010, 21:49:59 »
Eu ao contrário apesar de ter um certo grau de ceticismo, ainda insisto em acreditar que ele exista por causa de alguns focos que a ciencia não explica.
Eu não entendo por exemplo porque tínhamos que ser superior a qualquer animal no quesito moral.
Essa é uma questão polêmica até mesmo por aqui. A maioria vai daqui vai defender que somos iguais ou até mesmo inferiores em relações a outros animais para a questão da sobrevivência da espécie.

E assim como não tem nada mais ético que a vida do indivíduo, no nível subjetivo, considero que não tem nada mais valioso para a espécie que a continuidade de sua sobrevivência no meio ambiente.
« Última modificação: 23 de Novembro de 2010, 22:17:34 por Adriano »

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #146 Online: 23 de Novembro de 2010, 22:06:50 »
Me faça entender então que semelhança existe de uma fada madrinha criado pelo homem para um Deus que possivelmente criou o mundo?
Eu não posso te fazer entender ... isso depende só de vc ...
Mas fadas madrinhas e deus são ambos superstições, mitologia, etc ... ou seja, sem um critério de prova, tudo é possível, deus, fadas, zeus, etc.

Mesmo que seja pelas provas, voce acha correto dizer que algo não existe sem ter absoluta certeza?
Todos nós poderíamos dizer que não existem seres em outros planetas porque não existem provas. Mas pode existir, não pode?
Aí depende do seu conceito da palavra EXISTE.

Acho que vc está confundido os termos de EXISTE com o de PODE SER QUE EXISTE ... para mim isso é bem diferente.
A minha definição de EXISTE, são as coisas que já tenham evidências suficientemente aceitas de sua existência.

Eu como cético, só acredito no que eu vejo evidência do que realmente EXISTE ... e acho que a maioria dos céticos tb. Por isso somos em maioria ateus ... pq deus não EXISTE, de acordo com a minha definição.

Agora, eu entendo aqueles que entendem que deus EXISTE, mas se querem discutir isso com um cético, não podem fazer como vc que não aceita discutir sobre provas ou sobre comparações, pois isso não tem muito sentido para nós céticos.

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #147 Online: 23 de Novembro de 2010, 22:06:59 »
Eu ao contrário apesar de ter um certo grau de ceticismo, ainda insisto em acreditar que ele exista por causa de alguns focos que a ciência não explica.
Normalmente eu lhe tentaria explicar como isso nada mais é do que um apelo a ignorância, mas vou tentar responder isso como uma pergunta, pois responder algo com uma pergunta força o individua a pensar.

Na sua opinião, quando alguém lhe faz um pergunta na qual vc não sabe a resposta, você acha que é mais intelectualmente honesto:
A) Dizer que não sabe.
B) Inventar uma resposta.

É simples, não existe moral absoluta. O que existe é moral relativa. Nós somos os juízes de nossa própria moral, e eu acredito que a moralidade se melhora com o tempo. Por exemplo, um dia foi moralmente correto ter escravos, hoje em diz ainda é considerado moralmente correto em muitos países industrializados a pratica do mutilamento das genitálias de seus filhos recém nascidos.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #148 Online: 23 de Novembro de 2010, 22:12:38 »
Eu não posso te fazer entender ... isso depende só de vc ...
Mas fadas madrinhas e deus são ambos superstições, mitologia, etc ... ou seja, sem um critério de prova, tudo é possível, deus, fadas, zeus, etc.
Acreditar que possa existir um Deus é supertição?
Agora, eu entendo aqueles que entendem que deus EXISTE, mas se querem discutir isso com um cético, não podem fazer como vc que não aceita discutir sobre provas ou sobre comparações, pois isso não tem muito sentido para nós céticos.
Quem tem provas que ele não existe, se alguns que são do ramo da ciencia acredita e são religiosos?
« Última modificação: 23 de Novembro de 2010, 22:17:23 por Realidade »

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #149 Online: 23 de Novembro de 2010, 22:14:02 »

Se você confessa não ter nenhum bom motivo para a sua crença, então acho que veio ao lugar errado. Se a sua única justificativa é "acredito e pronto", então não tem muito o que se discutir. Alguns de nós ( céticos por definição ) requerem uma justificativa para nossas crenças.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!