Autor Tópico: Datena destila preconceito violento contra ateus (CALA BOCA DATENA)  (Lida 74477 vezes)

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Re: Datena destila preconceito violento contra ateus (CALA BOCA DATENA)
« Resposta #300 Online: 17 de Junho de 2011, 09:27:26 »
Acho que postaram a inicial algumas páginas atrás. Não foi você mesmo que postou não?

Acho que não... Esse texto que postaram aqui é a tutela antecipada. Tá aqui no meu mail.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #301 Online: 17 de Junho de 2011, 09:56:55 »
Acho que postaram a inicial algumas páginas atrás. Não foi você mesmo que postou não?

O que foi postada foi a decisão do juiz.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #302 Online: 17 de Junho de 2011, 10:10:07 »

Não, bem no início do tópico postaram um modelo para quem quisesse ajuizar a ação...

Edit: Acho que foi esse modelo de representação ao MP, mas acho que ainda existe outra... ../forum/topic=23306.25.html#msg537647
« Última modificação: 17 de Junho de 2011, 10:13:15 por Diegojaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #303 Online: 17 de Junho de 2011, 10:15:30 »
Do site da ATEA:

Juiz dá liminar em favor da Atea no caso Datena

Com a ajuda de muitos membros que contribuíram financeiramente com a instituição, permitindo que chegássemos até aqui, a Atea faz história mais uma vez conseguindo uma liminar que obriga a rede Bandeirantes a exibir nosso direito de resposta. Por motivos jurídicos, a ação foi movida pela diretoria da Atea, mas todos os eventuais benefícios se revertem à entidade.
A decisão é inédita em mais de um sentido, porque aponta a descrença como digna de proteção segundo a Constituição Federal e é explícita em reconhecer nomes de grandes ateus. Leiam um trecho do despacho do juiz Régis Rodrigues Bonvicino:

As manifestações foram de cunho preconceituoso posto ser a não crença uma espécie de crença e, portanto, assegurada pelo Estado nos termos do inciso VI, artigo 5º da Constituição Federal. Imagine se a ateia Angelina Jolie dissesse que, quem tem deus no coração, é assassino de um menino de dois anos de idade e tentaria fuzilar 3 ou 4 pessoas. Aliás, elenco uma lista de ateus que deram contribuição inestimável a humanidade, ao contrário do apresentador: Freidrich Niezsche, Albert Einstein, Voltaire, Galileu Galilei, Augusto Comte, Charlie Chaplin, José Saramago e o próprio inventor da lâmpada elétrica sem o qual o imprudente apresentador não teria existência. Imagina se Albert Einstein dissesse que, quem tem deus no coração, é assassino de um menino de dois anos de idade e tentaria fuzilar 3 ou 4 pessoas. 

Merece um agradecimento especial o advogado Danilo Gavião, responsável pelo formato final da ação vencedora e que gentilmente doou seus honorários à entidade.
Em nome da Atea, muito obrigado, Danilo! Esperamos que sua iniciativa sirva de exemplo para nossos membros.

E os diversos processos:
ATUALIZAÇÕES:

09-08-2010: a Atea expediu uma notificação extrajudicial em nome da entidade e outra em nome do presidente à TV Bandeirantes pleiteando direito de resposta.
17-08-2010: Datena comenta o pedido da Atea no ar, afirmando "que se lasque quem não acredita em deus... quem não acredita em deus geralmente não tem limites... acho que a Band deve dar direito de resposta para a associação de ateus... só faltava essa na minha vida agora... nunca meti o pau em quem não acredita em deus".
18-08-2010: Datena afirma que alguns criminosos particularmente violentos 'não têm deus no coração'.
03-09-2010: protocolada ação de indenização contra Datena no fórum de Taubaté, pleiteando indenização baseada nos lucros presumíveis do programa durante o tempo que se prestou a difamar ateus, que é cerca de 200 salários mínimos. O processo n.625.01.2010.018574-9 pode ser acompanhado aqui sob o número 018574.
05-09-2010: chegou ao nosso conhecimento o que é provavelmente a primeira ação do caso, protocolada no 4º Juizado Especial Cível do TJ-PR no dia 6 de agosto, em Curitiba. O processo 2010.0021228-2 pode ser acompanhado aqui pelo número único 0019925-76.2010.8.16.0012, e utilizou o modelo fornecido pela Atea.
09-09-2010: o cartório confirmou a entrega da notificação extrajudicial no dia 12 de agosto. A ausência de resposta comprova que a emissora não irá oferecer direito de resposta voluntariamente, dado importante a se incluir nas ações judiciais a que daremos início agora.
13-09-2010: a Folha de S. Paulo dá noticia sobre os processos e a ação da Atea.
14-09-2010: foi distribuída ontem, na 16a vara cível de Belo Horizonte, o que parece ser a terceira ação judicial contra Datena. O valor da causa foi arbitrado em 30 salários mínimos. O processo 213917-6 (número único 2139276-54.2010.8.13.0024) pode ser acompanhado aqui.
15-09-2010: o juiz do fórum de Taubaté citou ontem Datena e a tevê Bandeirantes para que apresentem defesa. 
16-09-2010: foi distribuída no dia 13 de agosto uma ação no valor de 20 salários mínimos, que terá audiência de conciliação no próximo mês. É o processo número 002.10.051100-9, que corre na 1ª Vara do Juizado Especial Cível - Foro Regional II de São Paulo e pode ser acompanhado aqui
17-09-2010: no dia 23 de agosto foi distribuído o processo número 0017491-27.2010.8.19.0208 no 13º Juizado Especial Cível da Comarca do Rio de Janeiro. A ação aguarda audência de conciliação e pode ser acompanhada aqui.
07-10-2010: no dia 15 de setembro, o Ministério Público de São Paulo instaurou o inquérito civil n. 14.725.355/10-6 para apurar o caso, dando 30 dias à TV Bandeirantes para apresentar defesa e informar se deseja assumir "compromisso destinado à compensação e retratação da violação".
08-10-2010: a Atea protocolou requerimento na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância pedindo abertura de inquérito criminal.
13-10-2010: foi distribuída hoje no TJ do Piauí mais uma ação contra Datena. É o processo 001.2010.025.856-3, no valor de 20 salários mínimos.
25-10-2010: o MP-DFT enviou o Memorando nº 413/2010/Ouvidoria ao seu Núcleo de Enfrentamento à Discriminação para providências.
23-11-2010: mais uma ação contra Datena foi ajuizada, desta vez no tribunal especial cível do tribunal de justiça do Piauí. Trata-se do processo 001.2010.029.475-8.
03-12-2010: Ministério Público Federal propõe Ação Civil Pública pedindo retratação de Datena.
17-06-2011: Juiz dá liminar em favor da Atea concedendo direito de resposta na rede Bandeirantes, ou multa diária de R$10.000.

http://www.atea.org.br/

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #304 Online: 17 de Junho de 2011, 13:56:11 »

Não, bem no início do tópico postaram um modelo para quem quisesse ajuizar a ação...

Edit: Acho que foi esse modelo de representação ao MP, mas acho que ainda existe outra... ../forum/topic=23306.25.html#msg537647

Verdade. Agora que você falou me lembrei. Mas isso foi bem no início do tópico mesmo. Imaginei que você estivesse se referindo à postagem do(a) RIZK.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #305 Online: 17 de Junho de 2011, 17:58:39 »
...

O texto do mermão acho que não é esse não...
A diretoria inteira da ATEA leu e não me lembro de nenhum comentário desses. Acho que isso é do juiz.
O texto é do escrevente, ditado pelo juiz, e realmente está horrível, acho que tem muito mais erros que os apontados pelo Uili: mas tem a desculpa de que o cara deve ter que digitar umas 500 páginas de texto igual a este por dia numa velocidade The Flash; mas tem o fator de que ele ganha pelo menos uns 5k só para digitar textos o dia inteiro; mas tem também que ele é funcionário público e pode digitar do geitu qui quiser que o salário tá sempre na conta :) ; e tem também que na verdade não é tão importante se a crase está ou não no a certo ;)

Offline rizk

• Nível 11
  • *
« Resposta #306 Online: 17 de Junho de 2011, 21:21:48 »
O texto é do escrevente, ditado pelo juiz, e realmente está horrível, acho que tem muito mais erros que os apontados pelo Uili: mas tem a desculpa de que o cara deve ter que digitar umas 500 páginas de texto igual a este por dia numa velocidade The Flash; mas tem o fator de que ele ganha pelo menos uns 5k só para digitar textos o dia inteiro; mas tem também que ele é funcionário público e pode digitar do geitu qui quiser que o salário tá sempre na conta :) ; e tem também que na verdade não é tão importante se a crase está ou não no a certo ;)

O salário de um escrevente em SP tá na faixa de $2900.

Os funcionários do TJ não recebem dissídio todo ano, como vocês. Teve em 2007 e esse ano (depois da greve monstra do ano passado).

Nesse meio tempo, tudo o que o Tribunal fez foi aumentar o valor do vale-alimentação: isso pra não ter que aumentar o dos aposentados, das pessoas em licença médica e das pessoas que tiram férias (como se a inflação não chegasse a eles). Se você tira férias, nem vê aquele 1/3 que a Constituição garante a todos: ele "repõe" o vale-alimentação que não é pago.

A média de escreventes por Vara, na capital, é de TRÊS. A situação tá tão feia que os escreventes fazem as vezes de juiz, os auxiiares as vezes de escrevente... e quem faz a função de auxiliar são uns guris do convênio que estão no ensino médio e ganham $200 por mês, os coitados!

Escrevente não só digita, não. Ainda mais "escrevente de sala", esse que trabalha junto do juiz. A maior parte dos casos é ele que DECIDE. Examina, decide, escreve, e justifica verbalmente em 15s pro juiz (por isso, é muito raro achar escrevente de sala que não seja bacharel). Isso porque dois juízes por Vara é muito pouco.

Hoje em dia, na realidade, os escreventes são em 2 grupos: os que não aguentam mais e estão só esperando pra se aposentar e os jovens estudantes de direito ou recém-formados que estão ali temporariamente, enquanto não passam num concurso melhor. É coisa de 15 anos pro TJSP esvaziar. Escrevam o que eu estou dizendo.

Isso pra ficar na Primeira Instância. Pra não falar dos acervos monstruosos, da zona de guerra que são os cartórios das Câmaras, das intermináveis sessões de julgamento, sustentações orais pavorosas, andaimes do Palácio, falta de CADEIRAS e de todas as coisas bacanas que só a Segunda Instância pode oferecer.

E aí é foda.

A pessoa rala, passa no concurso, vai trabalhar lá na PQP no meio das baratas e poeira e vírus da Gripe Espanhola dormitando nos autos de uma ação proposta em 1918 e ainda não sentenciada porque os advogados ficam causando, passa três anos sem dissídio, vivendo no meio do assédio moral entre juízes cheios de si e advogados mais cheios de si ainda, com aquele monte de gente pobre e carente procurando a Justiça e saindo com dois fervendo, e a pessoa vai ficando com tendinite, com úlcera, com LER, com depressão, gente do andar se suicidando, e OOOH O ESCREVENTE ERROU A VÍRGULA, NÃO SABE ESCREVER O NOME DO FILÓSOFO ALEMÃO.

Sabe. Convenhamos.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #307 Online: 17 de Junho de 2011, 21:37:37 »
...
Você é escrevente? :P

Bom, raramente funcionário público ganha o salário base. A composição do salário de um servidor é quase sempre o salário base + n + x+  y + z³ . Eu tava pensando recentemente em fazer um concurso para o TM daí de SP (sou servidor, mas administrativo da Prefeitura carioca :( ) e o salário inicial era algo em torno de 5000.

Isto posto: independente de só escrever ou fazer outras coisas, o serviço nos tribunais é bem pesado, foi o que eu disse. E quanto à última frase ("Sabe. Convenhamos."  :)), foi também o que eu disse: acho que ninguém manteria 100% de correção ortografico-gramatical nas condições de trabalho de um escrevente: eu tenho convicção de dominar perfeitamente o nosso idioma e você pode observar que quase todas minhas postagens tem uma mensagem de editado no final porque depois de postar eu sempre percebo que errei uma letra ou um acento ou uma vírgula... imagine o cara que passa o dia digitando zilhões de mandados e liminares e habeas corpus e sentenças e o escambau sempre contra o relógio e sem direito a revisar...

Os erros ficam muito evidentes e parecem muito numerosos quando lemos... e bate aquela vontade de gritar "ai que burro! dá zero pra ele", mas na real são absolutamente irrelevantes e plenamente justificáveis... foi o que eu tinha tentado dizer... concordo com você: paz ;)
« Última modificação: 17 de Junho de 2011, 21:41:54 por Donatello van Dijck »

Offline rizk

• Nível 11
  • *
« Resposta #308 Online: 17 de Junho de 2011, 22:16:02 »
O valor de $2900 é o total do salário, no começo de carreira, na primeira instância. Quem tem tempo na casa tem os quiquenios. Na segunda instância tem uma verba extra de coisa de $600.

Tudo bem. Desculpa também a reação exagerada. Essa órtese aqui me deixa meio sensível e sexta-feira é foda também :'(

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #309 Online: 18 de Junho de 2011, 10:09:19 »
O Datena era o que mais criticava o dinheiro santo daa Record e agora voltou pra ela?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #310 Online: 18 de Junho de 2011, 10:13:32 »
O Datena era o que mais criticava o dinheiro santo daa Record e agora voltou pra ela?

Quanto o dinheiro santo vai pra ele, a coisa muda...
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #311 Online: 20 de Junho de 2011, 14:53:53 »
E aí? A liminar ainda se mantém e vamos ter direito de resposta na quarta mesmo, ou já foi derrubada?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #312 Online: 21 de Junho de 2011, 23:47:47 »
É amanhã, né? Alguém sabe a que horas?

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #313 Online: 22 de Junho de 2011, 07:40:28 »
Pior é que o Datena já está na Record. O direito de resposta não vai ter o mesmo efeito. Queria ver com que cara ele iria ficar. Alguém tem mais alguma notícia?

Rhyan

• Visitante
« Resposta #314 Online: 22 de Junho de 2011, 07:42:42 »
Deixem o Datena falar o que quiser...

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #315 Online: 22 de Junho de 2011, 08:24:11 »
Deixem o Datena falar o que quiser...

Bicho, ele pode até dizer que não gosta de ateus, que acha o ateísmo isso ou aquilo. Mas a partir do
momento em que ele começa a acusar os ateus de serem bandidos, isso deve ser rebatido. Não se trata só
de uma ofensa, mas também de uma incitação ao ódio. Já basta o preconceito que ainda existe contra os
ateus.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Rhyan

• Visitante
« Resposta #316 Online: 22 de Junho de 2011, 08:45:52 »
Não tem nada de "a partir de"... deixe ele falar o que quiser.

Parecem gayzistas com o tal plc 122.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #317 Online: 22 de Junho de 2011, 08:49:39 »
Rhyan, é direito do Datena (como de qualquer outra pessoa) falar o que quiser, assim como é direito de quem se sentir ofendido processá-lo.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #318 Online: 22 de Junho de 2011, 08:54:13 »
Não existe o direito de não ser ofendido. Digo, na lei existe, mas moralmente não existe.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #319 Online: 22 de Junho de 2011, 09:04:30 »
No caso de uma figura pública como o Datena, o seu ódio contra ateus está sendo bem capitalizado e pode até estar influenciando a sua ida a Record, de volta ao Cidade Alerta. Investir uma merreca para pagar indenizações a ateus vai lhe render muito. E o Alenônimo está especulando que ele vai ganhar em torno de quatro vezes mais.

Guerra, Band e Record começam programas antes da hora

Na estreia de José Luiz Datena à frente do “Cidade Alerta”, na Record, a Band mostrou que não pretende assistir sem reagir ao abrupto rompimento de contrato com o apresentador.
O programa "Brasil Urgente", agora comandado por Luciano Faccioli, foi ao ar às 16h50, dez minutos antes do horário previsto. Imediatamente, a Record se viu obrigada a interromper o programa “E aí, Doutor” e colocar Datena no ar, também antes do horário programado.
Ao trocar a Band pela Record, previa-se que Datena ficaria fora do ar por três semanas, mas a bem-sucedida estreia de Faccioli em seu lugar na antiga emissora, alcançando o segundo lugar no Ibope, alterou os planos. Por conta da pressa, o apresentador inaugurou o “novo” “Cidade Alerta” sem cenário.
Datena apareceu caminhando pelos bastidores da emissora antes de saudar o público, tendo a redação do departamento de jornalismo como imagem de fundo. Disse que estava com a “garganta seca”, classificou a Record como “uma TV do Primeiro Mundo” e felicitou o comandante Hamilton, piloto de helicóptero, “minha alma gêmea”, por estarem novamente juntos.
Na Band, Faccioli exibia desde o início do programa imagens de helicóptero e de uma equipe “terrestre” a respeito de uma operação da PM de São Paulo na zona norte da cidade. Com algum atraso, Datena exibiu imagens feitas pelo helicóptero de Hamilton da mesma ação policial.
“Nós temos a agilidade”, disse Faccioli, numa referência ao concorrente. “Não me peçam fru-fru. Não sou ator, não. Sou jornalista”, disse o apresentador. “Nós estamos literalmente cercando o fato”.
Datena respondeu alguns minutos depois, dizendo que “a Record tem também o DNA da notícia”. E elogiou a “abrangência nacional da audiência” da sua nova emissora, numa clara referência à imagem de “TV paulista” da Band.
Se a Band mostrou primeiro imagens da ação da PM de São Paulo, a Record exibiu com “exclusividade” uma imagem feita por helicóptero no morro da Mangueira, no Rio, que mostra um traficante com um fuzil na mão sendo perseguido pela polícia. Em 60 minutos, o programa de Datena repetiu esta mesma imagem cerca de 20 vezes.
Além de reportagens idênticas, como a da "cliente abusada em boate de luxo", Faccioli e Datena capricharam em investimentos próprios. Na Band, "Mulher de 63 anos foge do estuprador e leva as calças dele", assim como "Dez mulheres já foram atacadas pelo maníaco da moto vermelha". Na Record, "Flagrante: traficantes em ação", narrada por Marcelo Rezende, e "Bandidos soltam cão feroz na polícia".
Ainda que em nova emissora, os elogios de Datena à polícia continuam os mesmos, no que é imitado por Faccioli. Bem a seu estilo, Datena fez piada com o editor do programa. Chamou-o de Salsicha e reclamou: "Não aumentaram meu salário. Não precisa colocar minha cara na tela toda hora".

http://www.paraiba.com.br/2011/06/21/56418-guerra-band-e-record-comecam-programas-antes-da-hora
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #320 Online: 22 de Junho de 2011, 09:04:53 »
Não existe o direito de não ser ofendido. Digo, na lei existe, mas moralmente não existe.

O que existe basicamente são os crimes contra a honra (injúria, calúnia e difamação) na esfera penal e a responsabilidade civil (dever de reparação de dano material/moral), combinados com o direito subjetivo de acionar o judiciário. Se alguém se acha ofendido (vítima de algum desses crimes) tem o direito de recorrer ao judiciário requerendo a punição pelo crime e a reparação civil dos danos.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #321 Online: 22 de Junho de 2011, 09:08:34 »
É óbvio que ele infligiu a moral ateísta, dado a repercussão do caso na comunidade ateísta. Porém ele inflou mais ainda o ego dos religiosos, que detestam os descrentes. Ainda mais agora na Record, que já tem histórico de chutar santa.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #322 Online: 22 de Junho de 2011, 09:52:52 »

O que existe basicamente são os crimes contra a honra (injúria, calúnia e difamação) na esfera penal e a responsabilidade civil (dever de reparação de dano material/moral), combinados com o direito subjetivo de acionar o judiciário. Se alguém se acha ofendido (vítima de algum desses crimes) tem o direito de recorrer ao judiciário requerendo a punição pelo crime e a reparação civil dos danos.

Eu sei. Não estou discutindo como a lei é. A maioria das leis são estúpidas.

O que eu penso de você é propriedade minha ou sua?

Liberdade de expressão é permitir discursos que odiamos.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #323 Online: 22 de Junho de 2011, 09:59:38 »

Isto. Daí um discurso cheio de ódio genocida convence toda uma a nação a praticar a liberdade de matar raças inferiores.

Ou seus argumentos beiram ao ridículo.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #324 Online: 22 de Junho de 2011, 10:13:12 »

Isto. Daí um discurso cheio de ódio genocida convence toda uma a nação a praticar a liberdade de matar raças inferiores.

Ou seus argumentos beiram ao ridículo.

Matar obviamente é uma agressão, violação do PNA. Vocês aqui são muito ignorantes sobre libertarianismo e ainda dão uma de arrogantes. Vai entender o tema antes de criticar.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!