Heliocentrismo para que, exatamente? (!)
Mas, até o mecanismo de Antikytera?!!! Essa é nova para mim!
Para se prever eclipses solares.
Heliocentrismo não é necessário para isso. Basta "colocar o Sol" na "camada certa", fazer uns tantos "ajustes" e tudo parecerá funcionar com um relógio suíço.
Mas veja bem, me referia à capacidade técnica de se produzir algo tão complexo em uma época que para nós pode parecer como algo impossível, então aparecem uns ufólogos e classificam isso como "obra de uma civilização extraterrestre" só porque não podem explicar como foi feito ou para que servia.
Bom, eu entendi que a teoria não era sua, Arcanjo. Mas tenho a impressão de que te impressiona. Quanto à "capacidade técnica", é lamentável que a humanidade tenha percorrido esse caminho de crer que C&T são grandes constructos humanos de colaboração em moldes comunistas. Teve uma vez que um cliente meu, para me atiçar, me perguntou o que Thomas Edison diria se fosse ressuscitado no mundo hoje. Eu disse: inicialmente, ele ficaria muito excitado com tudo o que visse, mas, tão logo fosse informado da data atual, exclamaria, por certo, "foi só isso o que fizeram!".
Ademais, o mecanismo grego já foi muito bem explicado (seu funcionamento e sua construção) e até reconstruído. De fato, obra de raro gênio. Não recordo se as suspeitas caem sobre Arquimedes ou Herão ou algum outro.
Vi na televisão umas coisas encontradas na tumba de um imperador chinês, então imagine que esculpiram um caroço de azeitona em forma de barco com uma cobertura em que existem duas portas que se abrem, dentro dessa cobertura existem duas figuras humanas ao redor de uma mesa e sobre essa mesa existe um tabuleiro de xadrez com todas as peças.
Tudo feito em um único caroço de azeitona.
Não consigo imaginar que tipo de ferramentas um cara que viveu há milenios atrás possuia para fazer uma coisa dessas, infelizmente não achei nenhuma imagem para postar aqui.
Alegações extraordinárias exigem evidências extraordinárias... rsrsrsrs
Eu realmente gostaria de ver tal artefato, mas, independentemente de sua realidade ou não, pense na enormidade de coisas das quais você, muito provavelmente, não faz ideia de como são feitas hoje. Como se fabrica um disco rígido, por exemplo, inteiro e cada uma de suas partes? O grosso da humanidade vive confortavelmente sobre certas crenças difusas.