Sim, meu ponto é que mesmo aviões não são coisa que vamos poder estimar exatamente a que distância estão e que movimentos estão fazendo, devido a distância e ausência absoluta de referencial no céu vazio. Mas o problema da falta de referencial persista para qualquer coisa no céu, mesmo que não sejam aviões.
Você poderia estimar com algum grau de certeza em quantos metros ou quilômetros se deu a "curva reta"? Como?
Visto exatamente de baixo, como você descreveu ser o seu ponto de observação, uma curva gradual para baixo ou para cima, seguida de uma curva gradual para o lado, ainda em ascendência ou descendência, tará a aparência exata de um ângulo reto, mas conforme você olha por outros ângulos, percebe que não há reta alguma.
(Pegue um fio de arame maleável, dobre ele num "C", e então torça o "C" no meio de forma que a parte de cima e de baixo fiquem perpendiculares, e olhe então por "baixo" do que era um C; você vai poder ajustar o ângulo de visão de forma que veja um "L")
Se você visse aviões fazendo essa manobra exata que eu descrevi, como poderia ser distinto do que viu? O que evidenciaria serem de fato aviões fazendo a manobra e não outra coisa?