E mais uma vez:
Não foi uma curva, foi um ângulo reto com uma mudança imediata de direção e avião algum faz uma manobra daquela.
Foi como se o objeto tivesse batido em uma parede e mudado de direção em 90 graus.
Conforme eu expliquei com os desenhos, uma curva "complexa" (não muito, na verdade, apenas não ocorre completamente no plano horizontal) vista de baixo, teria a aparência exata de um ângulo reto, de 90 graus, então isso simplesmente não é objeção para poder ser um avião.
Essa outra visualização deve ser melhor:

Seria bem mais sensato para quem não estava lá suspender o julgamento, isso sim seria ceticismo, do que ACREDITAR que era um fenômeno comum como um avião.
No caso eu estou tentando entender o que leva a pessoa que viu a ACREDITAR que não poderia ser de maneira alguma um avião, uma vez que, a meu ver, é sim uma possibilidade que não pode ser descartada, e até bastante provável dado ter ainda acrescentado que é elevado o tráfego aéreo na área. Não deve ser a única possibilidade, mas é a possibilidade ordinária mais óbvia e verossímil.
Não ajo aqui fundamentalmente diferentemente de como agiria ante a relatos de alguém ter presenciado um milagre, ou qualquer coisa que parecesse trivialmente "inexplicável", com causas corriqueiras, conhecidas. Estas serão as mais prováveis, então é também mais provável que uma ou outra variável também não-fantástica seja responsável pelo que estiver sendo julgado como aparência anômala.
É apenas a linha de pensamento natural de quem não "QUER ACREDITAR".