Enquete

Qual a sua posição em relação a pirataria?

Contrário(a) a qualquer tipo.
9 (15%)
Contra o comércio de produtos, considero o download pirataria e sou favorável a ele, mesmo sendo ilegal.
8 (13.3%)
Contra o comércio de produtos, não considero download ilegal.
12 (20%)
Contra o comércio de produtos e download, faço o download por necessidade, apenas do que preciso, mas acho errado.
8 (13.3%)
Favorável a qualquer tipo de pirataria (download ou compra de produtos) e não considero isso ilegal.
14 (23.3%)
Outra Posição (Especifique).
9 (15%)

Votos Totais: 58

Autor Tópico: Enquete sobre Pirataria.  (Lida 39125 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re: Enquete sobre Pirataria.
« Resposta #225 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 23:10:31 »
Daonde que voz-fina é pré-requisito para cantar heavy metal?

Acho que dá pra arrotar, também, né?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #226 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 23:18:34 »
Bom... se eu baixar, hoje, o Windows95 para instalar em um 486 DX-II 100MHz, isto ainda é considerado "pirataria".

Eu acho que isto já é uma tremenda bobagem.... que "lucro" eu estaria obtendo???? Que "prejuízo" eu estaria causando.

Esta lei é caduca e obsoleta atualmente... precisa ser revista.

Não estou falando da MS abrir mão dos códigos fontes de um SO... apenas do direito de utilização, privada, de algo que atualmente é considerado obsoleto.

Tenho um LapTop K6-300... e o SO é o Win98.... pirata... que minhas filhas usam para jogar o CD de jogos do Ronald McDonalds. PISSA que vou pagar um SO que nem a fábrica mais comercializa para minhas filhas jogarem um joguinho.... vão cachimbar formigas!

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #227 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 23:20:28 »
Daonde que voz-fina é pré-requisito para cantar heavy metal?

Acho que dá pra arrotar, também, né?

Se tem arroto é black metal :D
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #228 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 07:14:46 »
Bom... se eu baixar, hoje, o Windows95 para instalar em um 486 DX-II 100MHz, isto ainda é considerado "pirataria".

Eu acho que isto já é uma tremenda bobagem.... que "lucro" eu estaria obtendo???? Que "prejuízo" eu estaria causando.

Supostamente estaria deixando de comprar uma licença de XP ou Vista, não?  Isso supondo que o 95 não seja mais comercializado.

Esta lei é caduca e obsoleta atualmente... precisa ser revista.

Não estou falando da MS abrir mão dos códigos fontes de um SO... apenas do direito de utilização, privada, de algo que atualmente é considerado obsoleto.

Tenho um LapTop K6-300... e o SO é o Win98.... pirata... que minhas filhas usam para jogar o CD de jogos do Ronald McDonalds. PISSA que vou pagar um SO que nem a fábrica mais comercializa para minhas filhas jogarem um joguinho.... vão cachimbar formigas!

Essa obsolescência planejada realmente praticamente pede pirataria.  Acho que devíamos pressionar as empresas de software (principalmente jogos) para terem mais suporte para Linux.

Mas vai ser difícil enquanto a pirataria do Windows e dos próprios jogos estiver tão disseminada.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #229 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 07:20:34 »
A meu ver, e posso estar muito enganado, o combate deveria visar principalmente quem produz este material, e não, como algumas propostas que surgiram, policiar a rede de alguma forma. Eu mantenho a minha opinião (expressa em um tópico anterior) de que uma ferramenta de controle da internet nas mãos de um estado inexcrupuloso poderia ser muito perigosa, sem falar que tal ferramente teria que ser, devido a sua natureza, bastante invasiva.

Concordo até certo ponto.  Só que, realisticamente, tem MUITA gente produzindo cópias piratas de CDs de música, vídeos de anime e filmes e software para ganhar dinheiro.  Pelo que tenho visto nas "feiras de importados" da vida, reprimir essa atividade é tão necessário quanto problemático.  Muitas pessoas humildes teriam problemas financeiros graves se a pirataria fosse reprimida para valer.  De certa forma é a versão contemporânea da febre dos sacoleiros do Paraguai de 1980.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #230 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 11:39:13 »

Supostamente estaria deixando de comprar uma licença de XP ou Vista, não?  Isso supondo que o 95 não seja mais comercializado.

Não! Devo ter uns 3 micros (desktop) obsoletos aqui em casa... desde 486 até um K6II 300MHz. Não tem hardware adequado para rodar SO mais novos. Estão guardados, inúteis...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #231 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 13:29:36 »
Inúteis em termos.  Windows não é a única opção para SO.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #232 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 14:04:28 »
Para jogar joginhos da pantera cor de rosa em um pentium 2 ou k6-2 é :P

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #233 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 14:59:52 »
Inúteis em termos.  Windows não é a única opção para SO.

O problema é que o Linux para estas máquinas, naquela época, não era um SO voltado para usuários desktop e sim para aplicações dedicadas de alto nível... a popularização do Linux para usuários desktop é algo bem recente. As versões novas o Linux rodam (ou melhor dizendo, se arrastam) da mesma forma que se arrastariam com um 98, XP ou Vista. Aliás, até já tentei.  :wink:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #234 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 15:01:18 »
Você que pensa. Você pode escolher gerenciadores de janelas mais leves, como o XFCE ou até o AWN e rodar sem problemas.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #235 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 16:22:03 »
meu ISP esta throttling a minhas portas de P2P, eu pago US$80.00 por mes pra poder ter uma conexao de 10 Mbits/s e eles me fazem isso
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #236 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 18:14:06 »
Hoje se fala muito sobre pirataria e muito pouco sobre inovações. Quando a música passou a ser registrada em LP's, muitos artistas gravavam aos montes, mas ninguém ganhava nada pelo excesso de plágio. Até que um dia, os estúdios passaram a proteger as músicas por Lei. Quem copiava integralmente a música do outro, respondia a processo e todo o lucro obtido passaria para o verdadeiro autor da composição. Creio que para época, foi uma solução extraordinária. Porém hoje, ainda se fala em pirataria... Nenhuma indústria, seja da música, filmes e/ou games ainda tiveram uma idéia revolucionária para a questão... E vão reclamar até quando? A pirataria digital só existe ainda, pois ninguém fez absolutamente nada para contê-la ou contorná-la...

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #237 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 23:46:37 »
Compo DVD pirata de filmes antigos, que não tem outro jeito de conseguir.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #238 Online: 10 de Fevereiro de 2009, 00:29:02 »
Hoje se fala muito sobre pirataria e muito pouco sobre inovações. Quando a música passou a ser registrada em LP's, muitos artistas gravavam aos montes, mas ninguém ganhava nada pelo excesso de plágio. Até que um dia, os estúdios passaram a proteger as músicas por Lei. Quem copiava integralmente a música do outro, respondia a processo e todo o lucro obtido passaria para o verdadeiro autor da composição. Creio que para época, foi uma solução extraordinária. Porém hoje, ainda se fala em pirataria... Nenhuma indústria, seja da música, filmes e/ou games ainda tiveram uma idéia revolucionária para a questão... E vão reclamar até quando? A pirataria digital só existe ainda, pois ninguém fez absolutamente nada para contê-la ou contorná-la...
São situações diferentes. Não dá para imaginar fazer o mesmo.

Músicos são um grupo pequeno, que podem ser reconhecidos, e estão faturando dinheiro.
Usuários que fazem download são um grande percentual da população, onde a questão sobre quando e onde é ilegal não é clara, e é voltado para o uso pessoal.

Offline 4 Ton Mantis

• Nível 32
  • *
Brasil: Uma Nação de piratas
« Resposta #239 Online: 14 de Maio de 2009, 17:29:10 »
http://www.wii-brasil.com/?sec=lernoticia&id=21512

A avenida Paulista pode ser facilmente considerada o coração de São Paulo, a maior cidade do Brasil. Esta é a rua onde você pode encontrar as sedes de algumas das maiores empresas do Brasil e do mundo.

Para um visitante recente, é uma cena curiosa. Pegue o metrô e saia na estação de Trianon-Masp. Se você olhar em volta, deverá ver um posto policial ali perto, e com mais um pouco de procura, o Paulista Center Mall. Lá você verá que praticamente todas as lojas são devotadas a vender mercadoria pirateada, principalmente cópias de softwares e jogos. É um paraíso da pirataria, e isso mostra como a pirataria se tornou permissível pela sociedade brasileira.

Apesar de não ser fácil encontrar dados, a Abragames estimou que em 2004 94% dos jogos vendidos eram piratas. O portal UOL reportou que em 2006 o mercado cinza representou 80% da venda de jogos e 94% da venda de consoles. Esses números levam a uma conclusão simples: se você joga video games no Brasil, muito provavelmente você está cometendo um crime.

O trecho acima é a tradução dos três primeiros parágrafos do artigo A Nation of Pirates, feito por Pedro Franco e publicado no site The Escapist. O artigo descreve a facilidade de se achar produtos piratas ou contrabandeados no Brasil e como a compra de produtos ilegais se tornou o padrão no país.

O artigo também enfatiza como a sociedade aceita e até apóia a pirataria. Confira a tradução de outro parágrafo abaixo:

O que é realmente perturbador, entretanto, é o que acontece depois, quando você menciona para outras pessoas que você comprou um jogo pirata. Ao invés de ser repreendido por ter cometido um ato ilegal, muitas pessoas nem piscarão os olhos. Se você estiver conversando com outro jogador, eles podem até mesmo elogiá-lo pela decisão.

Segundo o autor, até a metade dos anos 90 o mercado de jogos no Brasil era, em sua maior parte, constituída por produtos legais. As empresas lançavam oficialmente os consoles aqui e ofereciam suporte. Porém, a mistura de impostos excepcionalmente altos (segundo a edição da EGM Brasil de março de 2005, 45% do preço de um jogo de PC era formado por impostos), baixa renda da maior parte dos brasileiros, a falta de um programa anti-pirataria efetivo, e a mudança de cartuchos para CDs (o que ironicamente foi o que tornou os video games mais atraentes para as massas), acabou tornando a pirataria uma verdadeira epidemia.

Produtos pirateados normalmente são produzidos e vendidos pelo crime organizado, o que causa consequências óbvias. Além disso, o governo, as lojas, importadoras, e os desenvolvedores perdem uma potencial fonte de renda.

O artigo ainda compara o Brasil com o México, país com quem dividimos muitas semelhanças. Enquanto o México conseguiu se tornar o quinto mercado mais importante para o Xbox 360, no Brasil apenas uma desenvolvedora famosa (Ubisoft) estabeleceu um estúdio em São Paulo.

Confira abaixo a tradução de mais dois parágrafos, que dizem sobre os jogadores hardcore:

O que podemos dizer que vai acontecer em outros países onde a pirataria está se tornando mais prevalente? Se grandes mercados, como os EUA e o Japão forem mais atingidos pela pirataria, podemos esperar que a indústria encolha e provavelmente os jogadores hardcore serão os que mais vão sofrer. Afinal, as pessoas mais dispostas à pirataria são jovens, acostumados com tecnologias, e que gastam mais tempo e dinheiro em jogos. Perder estes jogadores seria um golpe fatal para a indústria, mas podemos esperar que as publishers e desenvolvedoras compensem isso investindo mais em jogos casuais e jogos MMO (um dos únicos tipos de jogos de PC que ainda são difíceis de piratear).

Se o exemplo do Brasil ensina alguma coisa, é que a indústria de jogos é mais vulnerável à pirataria do que ela quer admitir. Afinal, o mercado de jogos no Brasil passou de legítimo ao underground em menos de metade de uma década. Isso demonstra que se as condições são favoráveis, não é difícil a pirataria se tornar regra.

A parte final do artigo expressa preocupação pela crise econômica atual, que poderá servir como razão para mais pessoas optarem pela pirataria, ajudando a melhorar a infraestrutura de produtores de jogos piratas e plantando as sementes de um difícil futuro para a indústria de jogos.

FONTE:  http://www.escapistmagazine.com/articles/view/issues/issue_201/6059-A-Nation-of-Pirates
\"Deus está morto\"-Nietzsche

\"Nietzsche está morto\"-Deus

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #240 Online: 09 de Dezembro de 2009, 12:52:28 »
Maurício Pereira fala sobre pirataria (e sobre os Mulheres Negras).

<a href="http://www.youtube.com/v/9MKB6sm7nHg" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/9MKB6sm7nHg</a>

Interessante o ponto de vista dele...  :ok:

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #241 Online: 09 de Dezembro de 2009, 15:28:11 »
Falando sobre pirataria:

Eu não pirateei (assim que escreve??)  sequer um jogo para o meu ipod touch, pois acho uma sacanagem baixar jogo ilegais de 1 ou 2 dólares.
Mesmo os mais caros eu continuo comprando original, como por exemplo uma suite office de 15 dólares.

Mas ainda me recuso a pagar o preço abusivo dos cd´s (alguém ainda usa isso??) ou dvd´s.
E enquanto não tivermos uma loja online com preços decentes para músicas vou continuar apelando para os torrents.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #242 Online: 09 de Dezembro de 2009, 17:30:02 »
Falando sobre pirataria:

Eu não pirateei (assim que escreve??)  sequer um jogo para o meu ipod touch, pois acho uma sacanagem baixar jogo ilegais de 1 ou 2 dólares.
Mesmo os mais caros eu continuo comprando original, como por exemplo uma suite office de 15 dólares.

Mas ainda me recuso a pagar o preço abusivo dos cd´s (alguém ainda usa isso??) ou dvd´s.
E enquanto não tivermos uma loja online com preços decentes para músicas vou continuar apelando para os torrents.

Quanto é um preço descente? Pra você é o mesmo que pra alguem que ganha 20 mil por mês?O que é descente pra você é o mesmo pra um cara que ganha 300 reais por mês?

Qualquer desculpa é desculpa pra relatividade moral....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #243 Online: 09 de Dezembro de 2009, 17:33:58 »
O Barata tem razão.

Amigo meu largou o meio acadêmico pra trabalhar em economia e ganhar um salário dez vezes maior que o meu. Não pensou duas vezes antes de comprar Kindle e iPhone. Já eu tou fazendo planejamento de quase um ano pra comprar um playstation3. Pra ele deve ser decente pagar R$300,00 num ingresso de show. Pra mim não.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #244 Online: 09 de Dezembro de 2009, 18:01:08 »
Preço decente é aquele que representa o valor que eu vejo em algo e que justifica meu discurso de "roubo" porque sou explorado.

Eu realmente entendo que o mercado está mudando, que provavelmente as gravadoras não vão ganhar a batalha e que venha o novo mundo. Mas isso não tira o peso do ato que estamos fazendo hoje, que é o desrespeito ao trabalho de alguém, que é o usufruto de algo que não lhe pertence e que tira renda de outra pessoa.

Incrível como a definição de "roubo" passa ser um ato que é confinado ao caráter dos outros, não ao nosso. Eu digo que já baixei alguns MP3 e.. EU ROUBEI. Ninguém deveria ficar contando estórias para si mesmo da mesma maneira que qualquer político faz para justificar para si mesmo seus roubos, ou qualquer outro tipo de ladrão.

Outro ponto digno de nota é a capacidade que temos de culpar os outros por nossos erros. Toda a argumentação que ouço aqui se baseia em "roubo" porque a culpa é de alguém, como se alguém tivesse colocado uma arma em nossa cabeça para nós agirmos.  Roubo porque é fácil, roubo porque o mercado está mudando, quando na verdade é roubo porque meu conjunto de valores permite que eu prejudique alguém em meu próprio benefício.

Se quer baixar para conhecer a música? Apague depois e compre se gostou.
Quer baixar Software, baixe um trial. E depois compre. Não tem dinheiro? Compre o máximo que pode, use SW livre e se for piratear reconheça o que está sendo feito. Faz bem para o cérebro não mentir para si mesmo.

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #245 Online: 09 de Dezembro de 2009, 18:28:13 »
 :apoiado: :yahoo: :dedos: :louva:
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #246 Online: 10 de Dezembro de 2009, 06:41:10 »
:apoiado: :yahoo: :dedos: :louva:
Já ouvi gente se perguntando se os Nomicons não são marca registrada. Não é porque qualquer foruinzinho da Internet tá usando que nos dá o direito.

Sabiam que também pode ser roubo postar imagens em um fórum sem antes verificar a autoria?

Qual a diferença entre copiar um CD de música, e ficar pondo imagens de quadrinhos no "Tópico nonsense com imagens" ou distribuir um software e ficar colocando scans de revistas lá em "A mulher mais gostosa que já vi"? Gostam de falar do MST, mas pelo jeito também ficam desapropriando a propriedade alheia.

Ou vão me dizer que só porque todo mundo faz, porque a lei não age, isso deixa de ser roubo?
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2009, 07:01:20 por Ilovefoxes »

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #247 Online: 10 de Dezembro de 2009, 10:45:23 »
A reprodução integral de textos não segue a mesma linha?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #248 Online: 10 de Dezembro de 2009, 11:40:14 »
Bem lembrado! Engraçado como todo mundo se esquece de taxar de ladrão ou assaltante quem faz isso. Criminoso é criminoso e é tudo igual.

"Mimimi, mas é só para informação"
"Mimimi, mas se o site sair do ar ninguém mais vai ver"

Não importa! Corre o risco do site de notícia ter menos acessos porque os links vem para este fórum, e se todo mundo fizer isso os jornalistas ficaram sem empregado!

Já imaginou se o filho do jornalista fica doente e ele não tem dinheiro porque o site não tem acessos? Ou seja, copiar textos é ASSASSINATO!

Offline biscoito1r

• Nível 30
  • *
  • 笑顔
« Resposta #249 Online: 10 de Dezembro de 2009, 11:44:03 »
Bem lembrado! Engraçado como todo mundo se esquece de taxar de ladrão ou assaltante quem faz isso. Criminoso é criminoso e é tudo igual.

"Mimimi, mas é só para informação"
"Mimimi, mas se o site sair do ar ninguém mais vai ver"

Não importa! Corre o risco do site de notícia ter menos acessos porque os links vem para este fórum, e se todo mundo fizer isso os jornalistas ficaram sem empregado!

Já imaginou se o filho do jornalista fica doente e ele não tem dinheiro porque o site não tem acessos? Ou seja, copiar textos é ASSASSINATO!

já ouviu falar em fair use ? VC pode copiar partes do texto para fins de educação e critica.
Be ashamed to die until you have won some victory for humanity

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!