Eu dou o braço a torcer. Sinto um enorme alívio. Perto do que eu temia, está sendo a copa das copas. Esperava um verdadeiro caos, desorganização geral, quebradeira, violência, prejuízo em cima de prejuízo e não só financeiro. Temia principalmente pela segurança, sobretudo dos estrangeiros. E ainda temo um revés em caso de eliminação do Brasil. Só vou relaxar mesmo quando acabar.
Não estou curtindo, pela primeira vez, desde 82, e gosto de futebol, até porque o excesso de trabalho devido a copa não permite, mas principalmente devido às proprias circunstâncias do evento que dispensam comentários.
Independente dos meus prejuízos pessoais, que por enquanto tem sido menores do que imaginava, mas que felizmente posso recuperar em pouco tempo ou assim espero, não vislumbro ganhos para o país a médio ou longo prazo. Sequer o retorno dos investimentos, se é que se pode chamar tanto desperdício de tempo e dinheiro de investimento. O saldo final, na minha opinião, tende a ser bastante negativo. Tomara para o bem de todos, meu incluisive, que isso se reverta.
O legado dessa brincadeira terá sido se, como aparenta, por causa dela, a população tiver realmente se conscientizado dos problemas do país, não só a elite branca, como dizem alguns. Porque até parece que antes só mesmo a casta que não vivia na pele esses problemas é que tinha noção deles. O que saberemos através do resultado das urnas em breve.