Se toda vez que alguém tratar de uma parte isolada do problema for "simplificação", fica difícil discutir qualquer coisa. Se dizem que o usuário é culpado por algo, é simplificar. Se dizem que as UPP's são uma forma de combater o crime organizado, também é simplificar.
Porra, ninguém disse que o problema é simples ou fácil de se combater, mas tem que se começar em algum lugar com algum dos culpados ou geradores do problema ou como disse o Dbhor, fica-se esperando trinta anos por uma solução completa.
Um dos culpados é o usuário. É o único? Dificilmente alguém aqui disse isso. Mas é facilmente identificável e com um pouco de vontade e menos paternalismo pra cima desse monte de pulha, poderia-se combater essa parte do problema.
As UPP's são a solução final? Jamais. Uma comunidade que fica à margem do desenvolvimento social precisa de muito mais do que polícia. Mas é um começo e se não é o começo ideal, quer dizer que não deve-se fazer nada até lá?
Me ajuda aí.
A problema é enxergar em preto e branco apenas.
A verdade é que o grupo consumidor nunca deixou de existir, antes mesmo de proibirem desta forma.
Outro fato é que se puniu sempre o consumo. No Brasil, só de 2006 para cá que isso mudou (mais ou menos), então logicamente não é por falta de punição que chegamos até aqui.
Os EUA punem rigorosamente usuários (agora menos, em alguns estados), o resultado foi aumento do consumo e uma população carcerária crescente que não cometeu nada de violento. São décadas fazendo isso, sem resultados positivos.
Paternalismo eu acho que é ficar decidindo o q um cidadão pode ou não pode fazer com sua própria vida sem gerar danos a terceiros. Mas isso é outro assunto que foge do tópico.
Com toda a sinceridade, eu comprava maconha de uma garota que ia até Pedro Juan Caballero e trazia direto. Era uma "traficante autonoma" (como vários), apesar de não ter quadrilha (eram 3, tecnicamente acho que já é quadrilha, mas vc entende o que eu quero dizer) e nem tocavam em armas.
Todas as vezes que subi o morro era para trabalho voluntário (que por acaso ficava lá em cima) ou para visitar amigos.
Não sei se isso se enquadra como engrenagem de máfia e corrupção no Brasil. Acho que não.