Quanto ao que o Titoff escreveu, eu concordo discordando. É claro que ele está certo, mas não se pode esperar soluções mágicas imediatas. Traficantes e contraventores do Jogo do Bicho, crime centenário e "simpático" de uma outra época estão sendo sistematicamente desmontados pela Secretaria de Segurança. É claro que falta muito trabalho e que nem tudo é eficiência por aqui. Mas insisto que o projeto do Beltrame (dos quais as UPPs são apenas parte) é de retomar território e dar condições para que o Estado chegue a populações que cresceram sem nenhuma sombra de legalidade presente.
Leva tempo, dá um trabalho do cão, não é tão espetacular quanto apreender uma tonelada de maconha, mas é o que não se fez em décadas e está se tentando hoje em dia. Então na minha não tão humilde opinião, os senhores César Maia, José Serra e Fernando Gabeira podem enfiar as suas críticas naquele lugar.
As minhas preocupações e ressalvas são as seguintes:
-Em 2008 o BOPE hasteou bandeira no alto da Vila Cruzeiro. Sabemos que hoje a conjuntura é diferente, mas o que garante que desta vez vai ser diferente?
-Até quando a população vai continuar simpática e paciente se os ataques no asfalto continuarem?
-Quando os bandidos refugiados vão ser presos ou mortos? O que acontece com a boa vontade da opinião pública se escaparem de novo?
Eu confio que todas essas questões e muitas mais estejam sendo discutidas e planejadas nos gabinetes. E espero que desta vez seja realmente diferente hoje.
... e o RJ TV especial entrou agora às 10:40. 'Bora pra mais um dia de guerra civil pela TV! E hoje, Diego e 1985, a polícia fechou o espaço aéreo da Zona Norte...