Autor Tópico: Semana atípica no Rio de Janeiro  (Lida 36881 vezes)

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
Re: Rio de Janeiro
« Resposta #75 Online: 26 de Novembro de 2010, 00:57:01 »
Quem precisa de tropa de elite quando se tem isso :).
Sorry pela apatia.:fiu-fiu:
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 26 de Novembro de 2010, 02:11:18 »
Previsão: os petistas não colocarão a culpa no PMDB como fizeram com os ataques do PCC, colocando a culpa do PSDB. Coincidentemente, o PMDB é coligado ao PT, mas isso é só um detalhe. Haverá inúmeras explicações do por que eles não têm culpa nesse caso, mas o PSDB tinha toda culpa em SP.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #77 Online: 26 de Novembro de 2010, 08:21:23 »
Segundo um colega meu da PM do Rio, "A caça tá liberada...' :twisted:
« Última modificação: 26 de Novembro de 2010, 08:27:22 por Diegojaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #78 Online: 26 de Novembro de 2010, 08:27:01 »
Carta que tá rolando pelos blogs policiais:

A primeira vítima dessa união foi a língua portuguesa. Que descanse em paz... :(
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #79 Online: 26 de Novembro de 2010, 08:32:23 »
Algumas comparações curiosas entre então e agora:

O PCC atacou principalmente a polícia e matou cerca de 50 pessoas na época. Hoje os traficantes espalham medo queimando veículos e, de todas as ações que me lembro (mais de 80), só em duas ou três parece ter havido intenção de matar pelo menos um dos ocupantes dos veículos. Confesso que não lembro como foi a resposta da polícia de SP, mas a do RJ tem sido fria e metódica, focada em retomar o território dos bandidos. Coisa inédita em décadas, aliás; ou talvez desde sempre.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #80 Online: 26 de Novembro de 2010, 09:14:48 »
E vale a pena repetir:

http://tirasexperimentais.files.wordpress.com/2010/11/violencia3.png

Obrigado pela audiência e bom dia.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #81 Online: 26 de Novembro de 2010, 09:18:03 »
A operação na Vila Cruzeiro é uma exceção. Ainda agora um colega muito exaltado veio esbravejando "deviam ter feito isso antes! Isso é para se mostrar!!"

O Dbohr,
eu ouvi na tv que antes de uma UPP ser instalada, a polícia avisava para dar tempo dos traficantes sairem e não ter enfrentamento. Isso me parece que fez com que várias facções que estavam espalhadas por várias favelas aí do Rio se concentrassem principalmente em uma.
Se isso conferir, eu não sei se foi planejado, mas parece que foi uma boa estratégia, pois agora a polícia pode enfrentar os bandidos em uma área territorial restrita, e não espalhada por toda a cidade do Rio de Janeiro, que demandaria uma logística maior por parte da polícia, suponho.

Vc tem alguma informação sobre isso?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #82 Online: 26 de Novembro de 2010, 09:20:30 »
E vale a pena repetir:

http://tirasexperimentais.files.wordpress.com/2010/11/violencia3.png

Hehehe... pra quem não entende, só desenhando mesmo... ::)

Vou postar isso em outro tópico, pra não haver risco da discussão se desviar.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #83 Online: 26 de Novembro de 2010, 09:24:00 »
A operação na Vila Cruzeiro é uma exceção. Ainda agora um colega muito exaltado veio esbravejando "deviam ter feito isso antes! Isso é para se mostrar!!"

O Dbohr,
eu ouvi na tv que antes de uma UPP ser instalada, a polícia avisava para dar tempo dos traficantes sairem e não ter enfrentamento. Isso me parece que fez com que várias facções que estavam espalhadas por várias favelas aí do Rio se concentrassem principalmente em uma.
Se isso conferir, eu não sei se foi planejado, mas parece que foi uma boa estratégia, pois agora a polícia pode enfrentar os bandidos em uma área territorial restrita, e não espalhada por toda a cidade do Rio de Janeiro, que demandaria uma logística maior por parte da polícia, suponho.

Acho que esse foi um efeito colateral bem vindo e inesperado que agora vai ser divulgado aos quatro ventos como previamente planejado. Algo como: "Ahaaa!!! Esse era o meu plano desde o começo!!!"

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #84 Online: 26 de Novembro de 2010, 09:36:58 »

O Dbohr,

Gilberto,

Quando isso aconteceu a opinião pública caía em cima. Sabe os "cidadãos de bem"? Aqueles que querem que a polícia mate meia dúzia de vagabundos na favela e depois saiam de lá? Aqueles que só faltaram ter uma síncope quando coisas como a internet comunitária de banda larga foi instalada no Santa Marta? Pois é, esses eram os críticos mais vocais. Diziam que as UPPs eram demagógicas porque a bandidagem não morria.

Eu mesmo, confesso, achava estranho que dessem o serviço e deixassem os chefões escapando. Mas agora eu vejo a sutileza do Beltrame: ficaram só os moleques, que ainda têm como virar trabalhadores quando a cidadania se espalhar, enquanto a vagabundagem-mor ia recuando. Ele martelou isso direto na coletiva de ontem, que o importante era recuperar território carioca perdido para o tráfico ao longo de décadas de abandono.

E agora os vagabundos estão juntinhos no Alemão vendo de camarote a chegada dos blindados das FFAA e a ação conjunta das polícias. E devem estar com o cu na mão.

Citação de: DiegoJaf
Acho que esse foi um efeito colateral bem vindo e inesperado que agora vai ser divulgado aos quatro ventos como previamente planejado. Algo como: "Ahaaa!!! Esse era o meu plano desde o começo!!!"

É possível, claro. Mas o currículo do cidadão é invejável. Além disso ele sempre gostou de agir discretamente. Além do mais, cagada ou planejamento, o importante mesmo foi o oportunismo de dar o bote na hora certa!

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #85 Online: 26 de Novembro de 2010, 09:54:58 »
E vale a pena repetir:
Sou indiferente em relação à legalização da maconha, também a questão nem é essa, mas acho muito simplório colocar a culpa de tudo isso em maconheiros... São uma engrenagem? humm... pode ser, mas tem muito mais coisas envolvidas... Já li que europeus e americanos são os maiores consumidores de drogas e nem por isso eles têm situações como essa do Rio.  Tenho dúvidas se essa planta fedorenta desaparecesse a situação melhoraria. O post do Titoff resume o que estou querendo dizer.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #86 Online: 26 de Novembro de 2010, 10:05:58 »
Ele fala da maconha por ser a mais inofensiva, mas a verdade é que está tudo junto: maconha, cocaína, crack, o cacete. E a questão da responsabilidade é moral também: cada vez que você compra 100g na boca de fumo, cada vez que você molha a mão do guarda, cada vez que você instala um gato você se torna parte do problema. Desculpe. Não tem como escapar disso, nem como se justificar.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #87 Online: 26 de Novembro de 2010, 10:06:45 »
E vale a pena repetir:
Sou indiferente em relação à legalização da maconha, também a questão nem é essa, mas acho muito simplório colocar a culpa de tudo isso em maconheiros... São uma engrenagem? humm... pode ser, mas tem muito mais coisas envolvidas... Já li que europeus e americanos são os maiores consumidores de drogas e nem por isso eles têm situações como essa do Rio.  Tenho dúvidas se essa planta fedorenta desaparecesse a situação melhoraria. O post do Titoff resume o que estou querendo dizer.
Não acho que quando o cara usa o exemplo da maconha, ele esteja se limitando a somente uma droga.

De qualquer forma, essa discussão fica melhor em: ../forum/topic=23514.0.html

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #88 Online: 26 de Novembro de 2010, 10:10:06 »
O que não entendo são aqueles vagabundos correndo para o complexo do Alemão e ninguém fez nada. Será que só eu acho que seria correto ter fuzilado eles de um helicoptero? Se eu pudesse, lançava até um míssil ou foguete nessa corja.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #89 Online: 26 de Novembro de 2010, 10:16:28 »
O que não entendo são aqueles vagabundos correndo para o complexo do Alemão e ninguém fez nada. Será que só eu acho que seria correto ter fuzilado eles de um helicoptero? Se eu pudesse, lançava até um míssil ou foguete nessa corja.
Muita gente gostaria de acabar com esses caras, mas tem um lance... esqueci o nome, peraí... peraí.... acho que se chama Direitos Humanos... é isso.... Direitos Humanos, eles dão uma dor de cabeça.   

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #90 Online: 26 de Novembro de 2010, 10:18:57 »

Tá maluco? Em rede nacional pra depois ficar se justificando pra direitos dos manos? Nunca serão.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #91 Online: 26 de Novembro de 2010, 10:23:06 »

Tá maluco? Em rede nacional pra depois ficar se justificando pra direitos dos manos? Nunca serão.

Se ninguém está filmando...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #92 Online: 26 de Novembro de 2010, 10:25:10 »

Se ninguém está filmando...
Aí a coisa mudaria de figura...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #93 Online: 26 de Novembro de 2010, 10:48:01 »
Quanto ao que o Titoff escreveu, eu concordo discordando. É claro que ele está certo, mas não se pode esperar soluções mágicas imediatas. Traficantes e contraventores do Jogo do Bicho, crime centenário e "simpático" de uma outra época estão sendo sistematicamente desmontados pela Secretaria de Segurança. É claro que falta muito trabalho e que nem tudo é eficiência por aqui. Mas insisto que o projeto do Beltrame (dos quais as UPPs são apenas parte) é de retomar território e dar condições para que o Estado chegue a populações que cresceram sem nenhuma sombra de legalidade presente.

Leva tempo, dá um trabalho do cão, não é tão espetacular quanto apreender uma tonelada de maconha, mas é o que não se fez em décadas e está se tentando hoje em dia. Então na minha não tão humilde opinião, os senhores César Maia, José Serra e Fernando Gabeira podem enfiar as suas críticas naquele lugar.

As minhas preocupações e ressalvas são as seguintes:

-Em 2008 o BOPE hasteou bandeira no alto da Vila Cruzeiro. Sabemos que hoje a conjuntura é diferente, mas o que garante que desta vez vai ser diferente?

-Até quando a população vai continuar simpática e paciente se os ataques no asfalto continuarem?

-Quando os bandidos refugiados vão ser presos ou mortos? O que acontece com a boa vontade da opinião pública se escaparem de novo?

Eu confio que todas essas questões e muitas mais estejam sendo discutidas e planejadas nos gabinetes. E espero que desta vez seja realmente diferente hoje.

... e o RJ TV especial entrou agora às 10:40. 'Bora pra mais um dia de guerra civil pela TV! E hoje, Diego e 1985, a polícia fechou o espaço aéreo da Zona Norte...

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #94 Online: 26 de Novembro de 2010, 11:13:33 »

Os Mi-35 da FAB fariam a limpa

Mas nao gosto de ver as forças armadas atuando na segurança publica, abre um prescedente perigoso delas serem transformadas de uma vez por todas em meras gendarmarias ou guardas nacionais e a defesa externa ir de vez pro saco

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #95 Online: 26 de Novembro de 2010, 11:39:59 »
... e o RJ TV especial entrou agora às 10:40. 'Bora pra mais um dia de guerra civil pela TV! E hoje, Diego e 1985, a polícia fechou o espaço aéreo da Zona Norte...
:o

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #96 Online: 26 de Novembro de 2010, 11:45:14 »
Para proteger aeronaves civis enquanto a polícia faz missões de reconhecimento aéreo, segundo comunicado oficial. O Centro está fechado também. Aliás, os bandidos estão atirando nos helicópteros de reconhecimento neste exato momento.

Na cidade o clima é de tensa tranquilidade. O trânsito está ótimo e os ônibus estão na rua. Mas na Penha o comércio pequeno está fechando e a boataria "garante" que este final de semana vai ter um ataque em massa. Não sei se vai mesmo acontecer tal ataque, mas sinto que amanhã e depois serão decisivos para ver se já atingimos o ponto alto dos atentados.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #97 Online: 26 de Novembro de 2010, 13:51:07 »
Eis aqui um cidadão com preocupações válidas sobre o Dia Seguinte da mega-operação. Compartilho muito do que ele pensa, mas é a tal história: se não retomar o território, se não reestabelecer a presença do Estado, vai fazer o quê? Esperar o tráfico morrer à míngua em mais trinta anos?

http://luizeduardosoares.blogspot.com/2010/11/crise-no-rio-e-o-pastiche-midiatico.html

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #98 Online: 26 de Novembro de 2010, 14:05:39 »
Carta que tá rolando pelos blogs policiais:

Sei lá... não acredito que isso seja legítimo.

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #99 Online: 26 de Novembro de 2010, 14:06:52 »
Notem que quando eu postei uns pensamentos sobre a violência do Rio, eu não me coloquei contra as UPPs.

Eu não consigo defende-las cegamente, mas eu vejo como a melhor estratégia apresentada até agora.

De tudo que já foi feito, essa se destaca claramente. Se o modelo não é perfeito (não existe isso), tem que colocar para funcionar melhor, ir "calibrando" a política e estratégia, recebendo inputs da realidade, não de posições ideológicas, dogmas, etc.

Sair matando todo mundo não é e nunca será política de segurança pública. Mesmo que todos sejam assassinos psicopatas loucos, é algo muito triste de se presenciar. Em outras épocas eu vibraria mais, hoje me parece que poderia ser visto no máximo como um mal necessário...

Me preocupa muito ver agentes da lei (do Estado) agindo na marginalidade e fora da lei (do Estado) e todos achando que isso é o certo e deve ser estimulado e comemorado. Claro que eu entendo perfeitamente as motivações disso.

Também acho que não adianta muito trocar domínio de traficantes por domínio de milícias (máfia policial). As histórias de ambos na população mais humilde são igualmente escabrosas.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2010, 14:19:27 por Titoff »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!