Correio....
Desculpe-me se meu post parece um tanto quanto inflamado.
Comecei a participar das discussões agora e sei que tenho que ser um pouco mais cordial, e como acompanho o forúm há algum tempo sei que és devidamente respeitado neste espaço e me incluirei nisto.
Eu já fui espírita por muitos anos e parte da minha familia ainda é, e apoio o que você disse, a base da doutrina é sim o amor ao próximo, a caridade, o bem estar, enfim, tentar viver na terra uma vida plena e feliz.
Mas o que disse eu é verdade e tenho presenciado muito isso, e aliás, é só entrar nos portais espíritas e centros do Brasil para verificar o que digo. Um monte de livros, PhD's disso e daquilo(já vi de Psiquiatras, Físicos e Geneticistas) com as mais diversas variações de explicações para este fenônemo aqui discutido e muitos outros como teoria "M", das cordas, Evolução das espécies, big bang, etc.
Acho que cada coisa deve ficar no seu lugar, pois acabam surgindo as mais absurdas alegações acerca destes assuntos e as pessoas acreditam
e tomam por verdade absoluta, sendo que nem para a própria ciência elas são totalmente explicadas. E aliás este é mais um ponto a ser posto na mesa. Sempre que a ciência em geral não tem um fenômeno totalmente compreendido e respondido vejo as mais diferentes publicações(espíritas) dando seu ponto de vista, que geralmentevai de encontro aos estudos daquela área.
Um exemplo clássico que posso citar é a apostila número 1 de estudos da Doutrina que é distribuída nos centros para os "novatos". Ali contém algumas coisas bizarras como refutação(tosqussima aliás) da Origem das Espécies, formação da terra, fenômenos naturais, magnetismo animal(isso existe?), fluido universal, éter, entre outras coisas, que são passadas aos alunos como sendo pura ciência. Isso é comum pelo menos nos centros de SP e ABCD. Acho que pelo menos aquilo que já foi bem refutado deve ser descartado pela doutrina, senão ela mesma se perderá em seus conceitos.