Geo, sabe que uma coisa que eu questiono é essa questão da intencionalidade. Há cerca de 10 anos atrás eu era gerente de TI de uma empresa do setor financeiro. O diretor da empresa começou a oferecer café da manha para os funcionários, mas fechava rigorosamente a porta as 9:00. Bom, eu achei ótimo, mas algumas pessoas vieram me dizer que a empresa só fazia isso porque queria que os profissionais chegassem na hora.
Raios, raios.. uma das grandes baboiseiras que vejo é as pessoas analisarem de modo maniqueista e estereotipada as intenções das corporações. Nesse caso em específico eu era muito próximo ao diretor e ele apenas de maneira secundária pensou no horário, mas raios, ainda que fosse seu principal motivador, o fêz de maneira positiva, o que por si só seria tão nobre quanto dar o café da manha apenas por dar.
Não concordo com esse tipo de análise e mais uma vez, os esquerdalóides são pródigos nela. Não conseguem ver qualquer coisa positiva que sai de uma grande corporação e ao revés, conseguem pensar em qualquer ad hoc para tirar o mérito de suas decisões.
Um esquerdista prefere focar nas intenções ao invés do resultado prático.. assim, como exemplo, o desastre causado por Fidel e outros são aceitáveis devido a intenção (segundo a visão tosca esquerdalóide) deste ser positiva, já a prosperidade americana é condenável pois sua intenção é apenas obter lucros.
Acho que deveríamos parar de apontar intenções para todo o lado e julgar mais os efeitos diretos das políticas e ações.