Autor Tópico: Desarmar o povo... de novo?  (Lida 139184 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Desarmar o povo... de novo?
« Resposta #1075 Online: 01 de Abril de 2013, 21:03:30 »
Impunidade é que gera crimes, não as armas.

Os dois são fatores, não são excludentes entre si e coexistem com muitos outros.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1076 Online: 01 de Abril de 2013, 21:07:37 »
Coincidentemente são regiões que experimentaram aumento expressivo na criminalidade depois que o combate ao crime foi intensificado na região sudeste E o crime organizado migrou pra lá. O número de armas por lá aumentou nesse período ou as armas já se encontravam por lá?

Se não tivessemos armas legais em SP, o crime das favelas de heliópolis ou paraisópolis não existiriam, claro. Os bandidos não iriam roubar porque não teriam armas. :stunned:
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1077 Online: 01 de Abril de 2013, 21:48:40 »
Impunidade é que gera crimes, não as armas.

Os dois são fatores, não são excludentes entre si e coexistem com muitos outros.

Então concorda que o número de crimes nas estatísticas seria bem menor se o mesmo bandido não passasse 50 vêzes pela mesma delegacia, pelos menos crimes?

Se concorda, me explique o seguinte:

Por qual motivo até agora o pessoal do Viva Rio, do Nóis semos da pais, o Sarney e aquela turma toda que é a favor do desarmamento não se manifestou por uma reforma no código penal?

Não acha no mínimo estranho que eles se apeguem tanto ao controle de armas mas não a pedir uma reforma no sistema judicial para acabar com a impunidade crescente?

Aguardo...

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1078 Online: 01 de Abril de 2013, 21:50:39 »
E não acha estranho que dois pastores desses movimentos citados tenham sido presos vendendo fuzis para traficantes da Rocinha?

Sim, postei o link em outro tópico.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1079 Online: 01 de Abril de 2013, 21:51:47 »
 bom ponto Arcanjo no post 1077. Ou então não melhorar a investigação e acelerar os julgamentos. Eles querem pegar o ponto certamente mais marginal e investir nele.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1080 Online: 01 de Abril de 2013, 22:01:23 »
bom ponto Arcanjo no post 1077. Ou então não melhorar a investigação e acelerar os julgamentos. Eles querem pegar o ponto certamente mais marginal e investir nele.

Essa é a questão, muito de fala no controle de armas e queriam nos empurrar um segundo referendo sobre o mesmo assunto, só que como já comentei diversas vêzes eu sempre fico com um pé atrás quando gente como o Sarney, o Rainha do MST, Stédile etc se juntam e mostram interesse demais em algo.

E posso dizer que reparo muito bem quando evitam certos assuntos.

Até hoje nenhum deles propôs uma mudança no código penal, no ECA a fim de diminuir a impunidade, então qual é o interesse escondido no meio disso tudo?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #1081 Online: 01 de Abril de 2013, 22:18:40 »
Até hoje nenhum deles propôs uma mudança no código penal, no ECA a fim de diminuir a impunidade, então qual é o interesse escondido no meio disso tudo?
Ou é medo, ou estão envolvidos no tráfico de armas (ou outros tráficos também)...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #1082 Online: 01 de Abril de 2013, 22:19:17 »
Acho que seria bom dar uma segurada nas teorias conspiratórias, Arcanjo.

Sobre mudanças no código penal:

fonte: http://oglobo.globo.com/infograficos/alteracoes_propostas_leis/

Ver também: http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=106404

Sou a favor da redução da maioridade penal e concordo que a sensação de impunidade pode ser um grande estímulo para os criminosos, mas mesmo as tímidas mudanças propostas nesse projeto já são interessantes.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #1083 Online: 01 de Abril de 2013, 22:28:54 »
E o 1/6 de pena em regime fechado (que antes era 1/3) qual a vantagem disso?

Eu não consigo ver nenhuma defesa ingenua do desarmamento por parte dos políticos, principalmente porque eles andam com segurança armado com pistolas (e não com flores). Na verdade crianças perguntaram isso para um político a favor do desarmamento :lol: que, segundo relatos, não respondeu e saiu com um sorriso amarelo na cara e escoltado por seguranças armados ::) .

E mesmo 83% da população tendo votado contra, os políticos impuseram o estatuto do desarmamento... Vai saber o real interesse da classe política desse país.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1084 Online: 01 de Abril de 2013, 22:36:14 »

Então concorda que o número de crimes nas estatísticas seria bem menor se o mesmo bandido não passasse 50 vêzes pela mesma delegacia, pelos menos crimes?

Mas a impunidade não está aí. Quando o bandido passa pela delegacia, em geral vai ser preso e punido. O problema da impunidade está na resolução dos crimes e principalmente dos homicídios que não são esclarecidos. Isso que você está apontando se chama reincidência, é do camarada que já foi punido e volta a sê-lo.

Se concorda, me explique o seguinte:

Por qual motivo até agora o pessoal do Viva Rio, do Nóis semos da pais, o Sarney e aquela turma toda que é a favor do desarmamento não se manifestou por uma reforma no código penal?

Não sei, ele não apoiam uma reforma no código penal, tem certeza? Mas uma coisa eusei que o aumentar o grau de punição, diminuir a maioridade, implementar a pena de morte, etc, como os mais conservadores querem não vai resolver o problema.

Não acha no mínimo estranho que eles se apeguem tanto ao controle de armas mas não a pedir uma reforma no sistema judicial para acabar com a impunidade crescente?

Aguardo...

Primeiro, você fala de reforma penal ou judicial?

Segundo, não, não acho.

Terceiro, não estou por dentro de quem apoia ou não a reforma no código penal, mas existem propostas polêmicas, como a legalização do aborto ( que eu apoio) ou a prisão de dois anos pra quem assiste uma luta de animais ( que acho estranho pra cacete), entre muitas outras questões complexas que passam longe do dualismo por você proposto.

Quarto não acho que a reforma do código penal, por si só, ou mesmo parcialmente vai resolver o problema da impunidade, que passa muito mais pelos estados que não aparelham as polícias técnicas e os peritos, ou o problema da reincidência que passa pelo processo sócio educativo, que cadeias superlotadas, que violam de quase todas as formas os Direitos Humanos e dominadas por facções criminosas, vigiadas por uma polícia mal paga, mal aparelhada e as vezes largada a própria sorte, não são minimamente capazes de oferecer.

E só mais uma coisa, o desarmamento da população é uma questão importante para resolver  a questão da violência, na minha visão, mas não é algo que isoladamente vai resolver esse problema, passa por todos os pontos que eu coloquei ai em cima, além de outros, como a mudança de concepções de nossa sociedade, como a descriminalização das drogas e do usuário, pra ficar num exemplo.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1085 Online: 01 de Abril de 2013, 23:25:45 »
Juca o índice de resoluções de crimes por investigação é menor que 5%. Querem acabar com a violência comecem com punições eficientes.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #1086 Online: 01 de Abril de 2013, 23:34:48 »
Mas a impunidade não está aí. Quando o bandido passa pela delegacia, em geral vai ser preso e punido. O problema da impunidade está na resolução dos crimes e principalmente dos homicídios que não são esclarecidos. Isso que você está apontando se chama reincidência, é do camarada que já foi punido e volta a sê-lo.

A qual país você se refere?

BRASILIA/BRASIL - No Brasil, dos quase 135 mil inquéritos que investigavam homicídios dolosos - quando há a intenção de matar - instaurados em todo o território nacional até o final de 2007, apenas 43 mil foram concluídos. Dos concluídos, pouco mais de 8 mil se transformaram em denúncias - 19% dos responsáveis pelos assassinatos foram ou serão julgados pela Justiça. Ou seja, no Brasil foram arquivados mais de 80% dos inquéritos de homicídio.

http://port.pravda.ru/news/sociedade/06-08-2012/33473-homicidio_arquivado-0/
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #1087 Online: 02 de Abril de 2013, 01:41:33 »
Em um país como o Brasil, onde a justiça inexiste, facilidade de acesso à arma de fogo é o que falta para um guerra declarada entre população de bem e marginais.

"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #1088 Online: 02 de Abril de 2013, 02:26:25 »
De marginais, não sei, porque nem todo marginal considero bandido. Mas, bandidos, é o que falta para a extinção deles como a instituição que se tornaram aqui.

Essas propostas aí em cima, além de ridículas, não contestam em nada as supostas "teorizações conspiratórias" do Arcanjo. Nesse assunto, só vejo mesmo o Arcanjo conseguir não exprimir besteiras. O que ele está dizendo é FATO, CLARO, NÍTIDO, VERIFICADO. A campanha para o desarmamento é um espetáculo da mídia. Se alguém ousa falar em EXTINÇÃO de menoridade penal (porque se for para diminuir para qualquer valor específico, sou contra, já que não terá efeito suficiente e diminuir mais depois deverá ser batalha ainda pior) parece que está cometendo crime hediondo.
« Última modificação: 02 de Abril de 2013, 02:28:29 por Cientista »

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1089 Online: 02 de Abril de 2013, 09:58:44 »

Ver também: http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=106404

Sou a favor da redução da maioridade penal e concordo que a sensação de impunidade pode ser um grande estímulo para os criminosos, mas mesmo as tímidas mudanças propostas nesse projeto já são interessantes.

Considerando que algumas das propostas acima estão em andamento desde 1991...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #1090 Online: 02 de Abril de 2013, 10:16:16 »

Considerando que algumas das propostas acima estão em andamento desde 1991...
E, mesmo se forem aprovadas, não vão resolver grande coisa.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1091 Online: 02 de Abril de 2013, 14:31:55 »
<a href="http://www.youtube.com/v/bFfWYYCfCZI" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/bFfWYYCfCZI</a>

Seria interessante ver os detalhes dessas pesquisas e se não há problemas como não considerarem violência local em mais casas com armas terem vítimas de assassinato, se suicídios por armas são um aumento geral de suicídios, etc.

<a href="http://www.youtube.com/v/DconsfGsXyA" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/DconsfGsXyA</a>

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1092 Online: 02 de Abril de 2013, 14:56:58 »
Juca o índice de resoluções de crimes por investigação é menor que 5%. Querem acabar com a violência comecem com punições eficientes.

Pra mim está valendo, só continuo achando o desarmamento da população uma questão vital para a segurança pública.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1094 Online: 02 de Abril de 2013, 15:01:36 »

Pra mim está valendo, só continuo achando o desarmamento da população uma questão vital para a segurança pública.

No Brasil ou como regra geral?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1095 Online: 02 de Abril de 2013, 15:08:15 »

A princípio estamos discutindo a situação local. Qual a relevância?

Seria melhor o desarmamento dos criminosos, que serão os únicos não afetados.

Como desarmar os criminosos se as armas ilegais são fornecidas pela população em geral, que as compra legalmente?
« Última modificação: 02 de Abril de 2013, 15:11:29 por _Juca_ »

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1096 Online: 02 de Abril de 2013, 15:27:52 »

De acordo.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1097 Online: 02 de Abril de 2013, 16:02:37 »

Total relevância para saber que ponto devemos debater. Como você respondeu que é local, eu posso colocar um estudo detalhado ultra recente sobre o assunto no Brasil que pode enriquecer o debate.

Mapa da Violência 2013

A conclusão do estudo parece dar um pouco de respaldo para os dois lados da discussão aqui. Leiam, é extremamente informativo e esclarecedor.
« Última modificação: 02 de Abril de 2013, 16:05:03 por Gaúcho »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1098 Online: 02 de Abril de 2013, 16:58:32 »

Seria melhor o desarmamento dos criminosos, que serão os únicos não afetados.

Como desarmar os criminosos se as armas ilegais são fornecidas pela população em geral, que as compra legalmente?

Juca, quer dizer que sem as armas compradas pelo cidadão comum os bandidos não teriam como se armar, é isso?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #1099 Online: 02 de Abril de 2013, 19:21:26 »

Pronto, li o relatório completo agora.

Só conseguiram traçar a origem de 30% das armas

Numeros:

30% das armas apreendidas ja foram legais um dia, isso inclui armas roubadas ou vendidas pela polícia, exército, civis assaltados, armas perdidas e armas legais vendidas ilegalmente(54% das armas de civis apreendidas são rifles de caça em regiões rurais).

20% armas estrangeiras que entram ilegalmente

28% armas nacionais que entram ilegalmente pelo Paraguai e Bolívia(o estudo não fornece de onde veio esse numero, devem ter um balanço anual dos traficantes de armas)

Os 22% restantes incluem armas de fabricação caseira, armas nacionais ilegais que entram por outra fonte além de Paraguai e Bolívia (unica fonte de contrabando registrada no relatório), armas antigas, como bacamartes e garruchas, e armas com a numeração raspada que não puderam ser rastreadas.

Segundo o relatório a que o Juca tanto se apega, armas de pequeno porte roubadas de civis representam uma fatia beeem pequena nesse bolo.

Putz, não vi essa resposta do Barata.

O estudo diz ainda que 22,5% são caseiras e 24,9% são de caça.

28% eram brasileiras reintroduzidas via Paraguai e Bolívia.

Tudo isso corroba minha posição de que quanto mais armas disponíveis nas mãos de civis aliado ao descontrole dos arsenais do Estado, mais fácil elas entram na ilegalidade e acabam sendo usadas no crime. Não somente pelo roubo, como também pelo repasse direto, indireto interno que é são a principal fonte, como também pelo tráfico internacional de armas brasileiras reintroduzidas e estrangeiras. É um estudo, feito pelo Ministério da Justiça junto com uma ONG respeitadíssima por seu trabalho. É difícil de entender como as pessoas ainda conseguem sustentar o argumento de que o porte e a posse de armas por civis é um fator de segurança pessoal. Pode ser lá na Suíça ou na Noruega do Agnóstico, onde a população não é violenta, mas está demonstrado que no Brasil ( eu incluiria a América Latina por tabela) isso não funciona, só piora o quadro, está demonstrado por A mais B em números.

Caramba Juca, voce tem problemas com numeros?

A pesquisa mostra que a maior parte das armas apreendidas vem do tráfico de armas internacional:

20% armas estrangeiras que entram ilegalmente
28% armas nacionais que entram ilegalmente pelo Paraguai e Bolívia(o estudo não fornece de onde veio esse numero, devem ter um balanço anual dos traficantes de armas)

O trafico de armas sai ja com 48% do total de armas apreendidas, isso sem contar as armas nacionais que entram por outros modos, além do Paraguai e da Bolívia. Segundo o especialista em crime organizado Wálter Maierovitch, as armas entram e saem do país muito facilmente, vindo muito pelo porto.

As apreendidas legas representam apenas 30% das armas e entre esses 30% as armas de caça são 25%, mas esses 30% incluem armas vendidas ilegalmente por policiais e soldados, armas perdidas por soldados e policiais, armas antigas. Das armas civis, na mão de pessoas comuns as armas de caça representam 54%.

Quer dizer, descontando tráfico, armas de fabricação caseira, armas de caça, policiais e soldados corruptos, o cidadão comum tem uma contribuição muito pequena nesse bolo.

He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!