Então concorda que o número de crimes nas estatísticas seria bem menor se o mesmo bandido não passasse 50 vêzes pela mesma delegacia, pelos menos crimes?
Mas a impunidade não está aí. Quando o bandido passa pela delegacia, em geral vai ser preso e punido. O problema da impunidade está na resolução dos crimes e principalmente dos homicídios que não são esclarecidos. Isso que você está apontando se chama reincidência, é do camarada que já foi punido e volta a sê-lo.
Se concorda, me explique o seguinte:
Por qual motivo até agora o pessoal do Viva Rio, do Nóis semos da pais, o Sarney e aquela turma toda que é a favor do desarmamento não se manifestou por uma reforma no código penal?
Não sei, ele não apoiam uma reforma no código penal, tem certeza? Mas uma coisa eusei que o aumentar o grau de punição, diminuir a maioridade, implementar a pena de morte, etc, como os mais conservadores querem não vai resolver o problema.
Não acha no mínimo estranho que eles se apeguem tanto ao controle de armas mas não a pedir uma reforma no sistema judicial para acabar com a impunidade crescente?
Aguardo...
Primeiro, você fala de reforma penal ou judicial?
Segundo, não, não acho.
Terceiro, não estou por dentro de quem apoia ou não a reforma no código penal, mas existem propostas polêmicas, como a legalização do aborto ( que eu apoio) ou a prisão de dois anos pra quem assiste uma luta de animais ( que acho estranho pra cacete), entre muitas outras questões complexas que passam longe do dualismo por você proposto.
Quarto não acho que a reforma do código penal, por si só, ou mesmo parcialmente vai resolver o problema da impunidade, que passa muito mais pelos estados que não aparelham as polícias técnicas e os peritos, ou o problema da reincidência que passa pelo processo sócio educativo, que cadeias superlotadas, que violam de quase todas as formas os Direitos Humanos e dominadas por facções criminosas, vigiadas por uma polícia mal paga, mal aparelhada e as vezes largada a própria sorte, não são minimamente capazes de oferecer.
E só mais uma coisa, o desarmamento da população é uma questão importante para resolver a questão da violência, na minha visão, mas não é algo que isoladamente vai resolver esse problema, passa por todos os pontos que eu coloquei ai em cima, além de outros, como a mudança de concepções de nossa sociedade, como a descriminalização das drogas e do usuário, pra ficar num exemplo.