Onde vocês se sentiriam mais seguros?
Em Honduras, que quase ninguém tem arma, ou nos EUA com um monte de camarada naturalmente armado?
A pergunta supra obviamente foi retórica, só pra trazer novamente o conceito essencial: saber quem está armado importa mais do que a arma em si.
Discordo. Creio que o que importa mais é saber se o estado consegue garantir uma certa medida de segurança para os cidadãos independente da presença de armas ou não. A pergunta é: vamos supor que os cidadãos canadenses fossem desarmados [1], a violência aumentaria significativamente? Não posso responder isso, mas meu chute é que não, não aumentaria. Por outro lado, as evidências indicam que uma diminuição na posse de armas poderia diminuir a taxa de suicídios. [2]
Tem também um detalhe desse argumento "mas eu quero ter o direito de me defender sozinho!" que não consigo entender: isso parece se referir a um cenário muito específico: um bandido invadindo sua casa. Deve-se pesar nessa questão o gasto para se conseguir uma arma mais o risco de se reagir a uma invasão contra o custo de uma tranca na porta ou um cachorro... A não ser que se esteja defendendo que todos andem armados pelas ruas. Pode fazer sentido para os defensores das armas, mas para mim não faz.
Caríssimo, o que falta a muita gente entender, na minha visão, é que do ponto de vista prático, é necessário/obrigatório se defender sozinho. Não há outra alternativa por aqui, exceto por viver ao deus dará ou caso você seja a Maria Betânia e, aí sim, dê uma arma ao seu segurança enquanto faz lobby pelo desarmamento do outro.
Não existe o escândalo ou mimimi de "eu quero brincar de revólver". A coisa é séria e o problema é enorme.
Sobre trancas e cachorros... bem... eu ando pelo Brasil e vejo trancas, grades, cercas elétricas sendo apenas um tomador de tempo do criminoso.
Não estou defendendo que todos andem armados pelas ruas, claramente. Estou defendendo que eu tenha a escolha de ter uma arma se eu quiser para me defender.
E sobre o sagrado direito do cidadão se defender, eu sugiro que o uso de granadas se tornasse obrigatório para todos os adultos. Se alguém lhe ameaçar com uma arma, basta puxar o pino da granada! Mesmo que você leve um tiro, o ladrão não vai conseguir roubar suas coisas.
Ladrões não dão tiros, pois no Brasil o porte de arma é proibido. Você só levará um tiro de um ladrão caso você vá até a casa dele ser roubado, e lá ele use a arma que tem guardada junto ao documento de posse.
[3] Traduzindo: uai, é uma arma também! Primeiro eu pensei em espadas, mas tem o problema do alcance...