infelizmente, não concordo que o salário seja desculpa para isso. Não sei também se é a grande maioria, na verdade torço para que seja.
Por exemplo, em TODAS as vezes que fui para uma delegacia tive um tratamento de merda. Conhecidos meus que foram atendidos em uma delegacia são quase unânimes em dizer que o tratamento é de merda.
E polícia boa? Você sabe qual é a taxa de resolução de homicídios no brasil? Não chega a 2%. Porque eu deveria dizer que isso é bom??
Acho que temos que parar de colocar "é bom porque é barato" e parar de tratar a maioria da corporação como heróis por causa de alguns casos de heroismo. Temos que analisar a polícia do jeito que ela é.
Ah sim, a qualidade dos serviços pode ser muito ruim mesmo, mas pra mim que moro no interior, os serviços são geralmente bem melhores que na capital. Quanto aos policias, existem os FDP, corruptos e aqueles que você tem que agradecer por existir.
e quanto aos 2%?
Realmente é uma merda, mas esse trecho dessa reportagem, dá uma pista do porque do descaso com os direitos humanos, neste caso com a taxa de homicídios e a falta de vontade de resolvê-los, puni-los e principalmente evitá-los:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u714198.shtml"Temos um personagem das vítimas que coincide no Brasil com quem os vitima. Vítimas e algozes compartilham da mesma estrutura. Quem é esse nosso personagem? É um jovem entre 15 e 24 anos, provavelmente na faixa de 20 a 23 [anos], morador de periferia urbana, pobre, de baixo índice educacional, homem, e que, por motivos culturais, fúteis e banais, mata o outro", explicou o pesquisador e sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz, do Instituto Sangari.
e nos mostra onde está a solução de verdade:
Segundo ele, a história de violência no Brasil é demonstrada pela matança de sua juventude e pode ser explicada por um aspecto cultural. "[A matança de jovens] não é natural porque em metade dos países do mundo a taxa é de menos de um homicídio para cada 100 mil jovens. E nós temos 50. Ou seja, é cultural. Se fosse natural teria que estar em todos os países do mundo", afirmou.
De acordo com Waiselfisz, enquanto não houver uma solução para os problemas do jovem no Brasil, não haverá solução para o problema da violência. E uma dessas soluções, segundo ele, passaria pela educação. "Pela dimensão continental, penso que a nossa estratégia é notadamente educacional. A escola tem um papel muito grande, primeiro porque a própria escola é um foco de violência. E essa violência está, nesse momento, desestimulando os estudos", disse ele.
-------
A grande maioria que morre é jovem, negro, pobre suburbano e morre por motivos banais. Não tenho dados, mas em casos muito mais raros em que os homicídios são de brancos, classe média/alta tenho quase certeza que a taxa de resolução é maior.
É como se a aparelhagem do Estado dissesse: deixem que se matem.