E há alguma garantia que armar a população resolve a situação?
A questão não é a população resolver a situação, o que é um cenário imaginável em alguns casos, mas sim o Estado não conseguir desarmar quem deve ser desarmado.
Price, ou eu não entendi sua resposta ou você não a respondeu. Novamente: armar a população é solução para o problema da violência urbana? E quanto aos efeitos colaterais alardeados por quem é contra a liberação, como o aumento de assassinatos por motivos fúteis, é realmente fantasia?
Veja: o estado não conseguir desarmar quem deveria: isso realmente é um problema. Então iremos armar a população pois [encaixe sua resposta aqui]? 
Eu não sei, eu não tenho opinião formada, por isso sempre pergunto pra quem parece ter.
Não, na verdade eu que não havia entendido a sua pergunta, então eu não a respondi adequadamente.
Armar a população é um ato bastante peculiar, não caberia ao Brasil.
A facilitação na compra de armas vai diminuir pricipalmente os crimes contra o patrimônio, afinal o porte de armas no Brasil é extremamente restrito. Eu considero todo homicídio fútil, a qual caso específico você se refere?
O Estado não deve liberar a compra por não conseguir desarmar os bandidos, o Estado deve liberar a compra pois a maioria do povo decidiu que devia ter acesso ao armamento como sempre teve.
*Depois postarei um vídeo