Segundo a UNODC, os países com maiores índices de homicídios são do que têm menos armas legalizadas/que têm total ou maior restrição sobre as armas: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_pa%C3%ADses_por_taxa_de_homic%C3%ADdio_intencional
Por que a Groelândia é azul escuro? Enfim...
Considerado apenas este gráfico de maneira isolada, terminaria minha conversa contigo por aqui. Contudo, considero que cada país tem conjunturas diferentes onde as mesmas circunstâncias podem ensejar resultados diferentes. Não se pode olhar um fator isolado, desconsiderar outros e apenas concluir dele. Como disse o Agnóstico, o mundo é complexo. Eu complemento: por isso prefiro decisões conservadoras. Ter armas no Brasil é diferente de as ter nos EUA, Austrália, China, Bangladesh, Índia.
Próximo de nós, considero o México, talvez a Rússia.
Lógico, isso são impressões. O que me deixaria realmente feliz foi uma pergunta feita há um tempo sobre a efetividade e circunstâncias da posse de armas em situações de perigo. Além de notícias aqui e ali, não vi estudos, sequer levantamentos. Por isso minha desconfiança. Não só. Outra questão é a do aumento de crimes cometidos por pessoas sem intenção de os cometer. Sujeitos como nós, por aí armados com o intento de nos defender apenas.
Eu não consigo abstrair, de mapas genéricos, com informações absolutas, conclusões ou respostas pra essas minhas perguntas.
Segundo o Mapa da Violência a quantidade de homicídios no Brasil teve leve aumento depois do começo do desarmamento: http://mapadaviolencia.org.br/
Pode ser desencadeado por outros fatores. For decorrência da ausência de armas em posse de sua população, voto à favor da liberação. Por ser assunto delicado, mesmo perigoso, insisto nas minhas ressalvas.
[edit:
Price, você baixou e leu algum dos estudos?