Autor Tópico: Desarmar o povo... de novo?  (Lida 139177 vezes)

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Re:Desarmar o povo... de novo?
« Resposta #900 Online: 27 de Dezembro de 2012, 23:06:23 »
Porque o raciocínio é meio que "proíbo o álcool, menos gente consome álcool" e semelhantes. Infelizmente a lógica humana e a sociedade é bem mais complexa do que esses enunciados dom causa e efeito.
São mais complexos, mas sua comparação é horrível: armas são diferente de drogas, em vários aspectos. O que valer pra uma não necessariamente valerá pra outra. O mundo é complexo, afinal.
Quem tem perfil e vontade para ter uma arma, vai ter. E provavelmente o mercado ilegal vai:
1- alimentar o mercado negro
2- com o mercado negro atuante, muita gente pode comprar armas que não são rastreaveis
3- bandidos se sentem cada vez mais seguro em entrar em qualquer casa, já que ninguém tem armas
4- como a impunidade é garantida pela não rastreabilidade das armas, mais crimes acontecem
Sim, sim. Como o Price disse, nosso estado é incapaz de desarmar quem deve. Mas não era essa a questão na minha suposição. Veja, armas nas ruas não implicam somente em proteção discutível contra bandidos.

Agora preciso ver o que o Price me trouxe.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #901 Online: 27 de Dezembro de 2012, 23:10:25 »
Gráfico do Jaf.
Só olhar as fontes que eu te mandei.

Não olhei direito as fontes, retornarei nelas. Pra falar a verdade, não as entendi direito.
Mas sobre esse seu gráfico: as mortes estão em número absoluto, apenas. Liberar armas no Brasil, puxaria o gráfico para cima ou para baixo. A não ser que você apenas espere proteção contra estes números, afinal você se tornará um cidadão armado contra esta violência, não há como saber se o gráfico há de aumentar ou diminuir, no caso do Brasil.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #902 Online: 27 de Dezembro de 2012, 23:11:04 »
Acha a comparação horrível? Quis exatamente dizer que são daquelas proibições contraproducentes, batalha completamente perdida.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #903 Online: 27 de Dezembro de 2012, 23:15:51 »
Sim. É muito do que eu penso no caso das drogas. Não sei se é aplicável no caso das armas, são coisas diferentes, utilizadas em circunstâncias diferentes, por motivos diferentes.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #904 Online: 27 de Dezembro de 2012, 23:23:08 »
Tente abstrair.

Preciso comprar/ter X, sei que sou responsável, o estado não te, nada a ver com isso, sei me controlar, tenho meu dinheiro.

Se X for coisas importantes para parcelas significativas da população, vai rolar. Não é muito útil proibir álcool, armas, drogas, prostituição, religião, etc..

Esses X permitem um universo de racionalizações comuns, a disposição de qualquer ser humano médio usar. Não é o mesmo que "preciso matar tal pessoa", como muita gente tenta fazer ao equacionar os tipos de delitos (posem até ser nem quero discutir isso, mas não para o ser humano médio)
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #905 Online: 27 de Dezembro de 2012, 23:42:53 »
Gráfico do Jaf.
Só olhar as fontes que eu te mandei.

Não olhei direito as fontes, retornarei nelas. Pra falar a verdade, não as entendi direito.
Mas sobre esse seu gráfico: as mortes estão em número absoluto, apenas. Liberar armas no Brasil, puxaria o gráfico para cima ou para baixo. A não ser que você apenas espere proteção contra estes números, afinal você se tornará um cidadão armado contra esta violência, não há como saber se o gráfico há de aumentar ou diminuir, no caso do Brasil.

Segundo a UNODC, os países com maiores índices de homicídios são do que têm menos armas legalizadas/que têm total ou maior restrição sobre as armas: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_pa%C3%ADses_por_taxa_de_homic%C3%ADdio_intencional

Segundo o Mapa da Violência a quantidade de homicídios no Brasil teve leve aumento depois do começo do desarmamento: http://mapadaviolencia.org.br/
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #906 Online: 28 de Dezembro de 2012, 08:53:09 »
Tente abstrair.
Abstração é o que mais fazemos aqui. Eu prefiro me utilizar do nome correto das coisas, principalmente pelo fato já mencionado de serem coisas diferentes.
Preciso comprar/ter X, sei que sou responsável, o estado não te, nada a ver com isso, sei me controlar, tenho meu dinheiro.
Se X for coisas importantes para parcelas significativas da população, vai rolar. Não é muito útil proibir álcool, armas, drogas, prostituição, religião, etc..
Você achar que é responsável não faz você uma pessoa responsável. E sim, é dever do estado resguardar pela segurança da população. O fato dele não o fazer, por aqui, talvez torne a posse de armas pela população algo aceitável.
Esses X permitem um universo de racionalizações comuns, a disposição de qualquer ser humano médio usar. Não é o mesmo que "preciso matar tal pessoa", como muita gente tenta fazer ao equacionar os tipos de delitos (posem até ser nem quero discutir isso, mas não para o ser humano médio)
:hein:

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #907 Online: 28 de Dezembro de 2012, 09:11:41 »
Segundo a UNODC, os países com maiores índices de homicídios são do que têm menos armas legalizadas/que têm total ou maior restrição sobre as armas: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_pa%C3%ADses_por_taxa_de_homic%C3%ADdio_intencional
Por que a Groelândia é azul escuro? Enfim...

Considerado apenas este gráfico de maneira isolada, terminaria minha conversa contigo por aqui. Contudo, considero que cada país tem conjunturas diferentes onde as mesmas circunstâncias podem ensejar resultados diferentes. Não se pode olhar um fator isolado, desconsiderar outros e apenas concluir dele. Como disse o Agnóstico, o mundo é complexo. Eu complemento: por isso prefiro decisões conservadoras. Ter armas no Brasil é diferente de as ter nos EUA, Austrália, China, Bangladesh, Índia.
Próximo de nós, considero o México, talvez a Rússia.

Lógico, isso são impressões. O que me deixaria realmente feliz foi uma pergunta feita há um tempo sobre a efetividade e circunstâncias da posse de armas em situações de perigo. Além de notícias aqui e ali, não vi estudos, sequer levantamentos. Por isso minha desconfiança. Não só. Outra questão é a do aumento de crimes cometidos por pessoas sem intenção de os cometer. Sujeitos como nós, por aí armados com o intento de nos defender apenas.
Eu não consigo abstrair, de mapas genéricos, com informações absolutas, conclusões ou respostas pra essas minhas perguntas.

Segundo o Mapa da Violência a quantidade de homicídios no Brasil teve leve aumento depois do começo do desarmamento: http://mapadaviolencia.org.br/
Pode ser desencadeado por outros fatores. For decorrência da ausência de armas em posse de sua população, voto à favor da liberação. Por ser assunto delicado, mesmo perigoso, insisto nas minhas ressalvas.

[edit:
Price, você baixou e leu algum dos estudos?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #908 Online: 28 de Dezembro de 2012, 10:17:36 »
Tente abstrair.
Abstração é o que mais fazemos aqui. Eu prefiro me utilizar do nome correto das coisas, principalmente pelo fato já mencionado de serem coisas diferentes.
Você achar que é responsável não faz você uma pessoa responsável. E sim, é dever do estado resguardar pela segurança da população. O fato dele não o fazer, por aqui, talvez torne a posse de armas pela população algo aceitável.

Caspita Tiago, não estava falando de mim nem discutindo o estado. Estou dizendo que as pessoas não vão se deixar tolher pelo estado pois se acham responsáveis para ter a arma ou simplesmente a quem ter e nem precisarão de racionalizações.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #909 Online: 28 de Dezembro de 2012, 11:22:38 »
Caspita Tiago, não estava falando de mim nem discutindo o estado.
Eu me utilizei da expressão "você", mas não necessariamente é "você". Foi força de expressão. Agora, lei a frase neste contexto.
Estou dizendo que as pessoas não vão se deixar tolher pelo estado pois se acham responsáveis para ter a arma (...)
Se as pessoas vão ou não se deixar tolher pelo estado é relevante para a discussão por quê? Aliás, até o presente momento as pessoas tem respeitado o estado, à exceção dos criminosos. Ou todo mundo tem uma arma em casa, exceto eu?
(...) ou simplesmente a quem ter e nem precisarão de racionalizações.
Ininteligível a conclusão da sua frase.

Meu caro, meu pensamento sobre a questão, em parte, foi sintetizado ao Price. Leia.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #910 Online: 28 de Dezembro de 2012, 15:38:59 »
Por que a Groelândia é azul escuro? Enfim...
Veja a metodologia.

Considerado apenas este gráfico de maneira isolada, terminaria minha conversa contigo por aqui. Contudo, considero que cada país tem conjunturas diferentes onde as mesmas circunstâncias podem ensejar resultados diferentes. Não se pode olhar um fator isolado, desconsiderar outros e apenas concluir dele. Como disse o Agnóstico, o mundo é complexo. Eu complemento: por isso prefiro decisões conservadoras. Ter armas no Brasil é diferente de as ter nos EUA, Austrália, China, Bangladesh, Índia.
Se você é conservador não faz sentido ser contra as armas. Ter armas no Brasil é diferente de ter armas em qualquer outro lugar, mas o efeito das armas nas mãos dos cidadãos é semelhante em qualquer lugar.

Lógico, isso são impressões. O que me deixaria realmente feliz foi uma pergunta feita há um tempo sobre a efetividade e circunstâncias da posse de armas em situações de perigo. Além de notícias aqui e ali, não vi estudos, sequer levantamentos. Por isso minha desconfiança. Não só. Outra questão é a do aumento de crimes cometidos por pessoas sem intenção de os cometer. Sujeitos como nós, por aí armados com o intento de nos defender apenas.
Eu não consigo abstrair, de mapas genéricos, com informações absolutas, conclusões ou respostas pra essas minhas perguntas.
Se a resposta não foi respondida certamente foi por causa da sua falta de atenção nos meus posts. Foi demonstrado que em países com mais armas os crimes contra o patrimônio e contra pessoas são menores do que os de países com restrições nos armamentos.
No decorrer do tópcio foram demonstrados dados relativos e absolutos sobre a posse de armas, se isso não lhe é suficiente jeito é você mesmo pesquisar ou esperar uma boa alma para te fornecer o que necessita.

Pode ser desencadeado por outros fatores. For decorrência da ausência de armas em posse de sua população, voto à favor da liberação. Por ser assunto delicado, mesmo perigoso, insisto nas minhas ressalvas.
Não é essa a questão. Na campanha do desarmamento foi afirmado que a violência é menor em locais com menos armas, isso não é verdade.
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #912 Online: 28 de Dezembro de 2012, 22:03:43 »
Caspita Tiago, não estava falando de mim nem discutindo o estado.
Eu me utilizei da expressão "você", mas não necessariamente é "você". Foi força de expressão. Agora, lei a frase neste contexto.
Estou dizendo que as pessoas não vão se deixar tolher pelo estado pois se acham responsáveis para ter a arma (...)
Se as pessoas vão ou não se deixar tolher pelo estado é relevante para a discussão por quê? Aliás, até o presente momento as pessoas tem respeitado o estado, à exceção dos criminosos. Ou todo mundo tem uma arma em casa, exceto eu?
(...) ou simplesmente a quem ter e nem precisarão de racionalizações.
Ininteligível a conclusão da sua frase.

Meu caro, meu pensamento sobre a questão, em parte, foi sintetizado ao Price. Leia.

Desculpe pela parte ininteligível do ultimo parágrafo, escrever com IPad é f.. Troca o certo, o errado.. Enfim.

Se você não entendeu porque é relevante ou não para a discussão não deve estar seguindo a discussão. Leia.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #913 Online: 29 de Dezembro de 2012, 00:36:11 »
Se você é conservador não faz sentido ser contra as armas. Ter armas no Brasil é diferente de ter armas em qualquer outro lugar, mas o efeito das armas nas mãos dos cidadãos é semelhante em qualquer lugar.

Então um povo com elevado grau de renda e cultura e familiarizado com armas como o suíço tem respostas semelhantes em situações semelhantes a um povo como o brasileiro?
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #914 Online: 29 de Dezembro de 2012, 00:40:59 »
Foi demonstrado que em países com mais armas os crimes contra o patrimônio e contra pessoas são menores do que os de países com restrições nos armamentos.

Então a Austrália, o Japão e a Grã-Bretanha tem mais crimes contra as pessoas e o patrimônio que o EUA? Mesmo o Canadá tem mais crimes que os seus vizinhos do sul?

Eu não localizei o estudo que mostra isto. Ele foi apresentado por aqui?
Foto USGS

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #915 Online: 29 de Dezembro de 2012, 01:12:29 »

Então um povo com elevado grau de renda e cultura e familiarizado com armas como o suíço tem respostas semelhantes em situações semelhantes a um povo como o brasileiro?

Até agora ninguém provou o contrário.

Foi demonstrado que em países com mais armas os crimes contra o patrimônio e contra pessoas são menores do que os de países com restrições nos armamentos.

Então a Austrália, o Japão e a Grã-Bretanha tem mais crimes contra as pessoas e o patrimônio que o EUA? Mesmo o Canadá tem mais crimes que os seus vizinhos do sul?

Faltou uma pequena ressalva que não há constância nos resultados, foi somente nesse comentário que me esqueci disso. De qualquer modo, pode-se encontrar crimes que são mais frequentes no Japão do que em países também desenvolvidos como Republica Tcheca, Finlândia e Noruega, assim como o inverso também é possível.
"Foi demonstrado que em geral" seria o correto.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #916 Online: 29 de Dezembro de 2012, 09:37:09 »
Desculpe pela parte ininteligível do ultimo parágrafo, escrever com IPad é f.. Troca o certo, o errado.. Enfim.
Se você não entendeu porque é relevante ou não para a discussão não deve estar seguindo a discussão. Leia.
Liberar armas apenas sustentando-se na responsabilidade das pessoas é um argumento muito fraco. Você acha que é suficiente, eu não.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #917 Online: 29 de Dezembro de 2012, 09:37:56 »
Veja a metodologia.

O sentido de conservador não se restringe à orientação política geral e tenho sérias dúvidas sobre a segunda parte da frase. Aqui, cultura e educação vejo como fundamentais.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #918 Online: 29 de Dezembro de 2012, 09:39:23 »
Se a resposta não foi respondida certamente foi por causa da sua falta de atenção nos meus posts. Foi demonstrado que em países com mais armas os crimes contra o patrimônio e contra pessoas são menores do que os de países com restrições nos armamentos.
No decorrer do tópcio foram demonstrados dados relativos e absolutos sobre a posse de armas, se isso não lhe é suficiente jeito é você mesmo pesquisar ou esperar uma boa alma para te fornecer o que necessita.
Pelo contrário, li tudo com atenção. Se do meu questionamento só consegue deduzir preguiça, daí complica. :)

Não é essa a questão. Na campanha do desarmamento foi afirmado que a violência é menor em locais com menos armas, isso não é verdade.
Não vou me repetir sobre países diferentes com conjunturas diferentes. Mais, não necessariamente essas taxas variam pela quantidade de armas nas mãos das pessoas.
E é engano seu dizer que houve aumento das taxas. Elas praticamente se mantêm constante nos últimos 10 anos. Até dá a entender que a campanha do desarmamento foi inútil...
http://mapadaviolencia.org.br/pdf2012/mapa2012_web.pdf
Página 18.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2012, 11:00:01 por _tiago »

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #919 Online: 29 de Dezembro de 2012, 09:41:16 »
E, Price, isso aqui se mantém:

1. Há efetividade da posse de armas em situações de perigo, em quais circunstâncias?
2. Outra questão é a do aumento de crimes cometidos por pessoas sem intenção de os cometer. Sujeitos como nós, por aí armados com o intento de nos defender apenas.

Quer me ajudar a concluir isso, agradeço. Do contrário...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #920 Online: 29 de Dezembro de 2012, 09:52:28 »
Até agora ninguém provou o contrário.

As estatísticas sobre violência contra pessoas e patrimônio já mostram que há uma diferença gritante. Resta saber qual é o percentual disto que provém de crimes intencionais e qual é o de motivos fúteis.

Então a Austrália, o Japão e a Grã-Bretanha tem mais crimes contra as pessoas e o patrimônio que o EUA? Mesmo o Canadá tem mais crimes que o seu vizinho do sul?

Faltou uma pequena ressalva que não há constância nos resultados, foi somente nesse comentário que me esqueci disso. De qualquer modo, pode-se encontrar crimes que são mais frequentes no Japão do que em países também desenvolvidos como Republica Tcheca, Finlândia e Noruega, assim como o inverso também é possível.

A discussão é sobre violência cometida por armas-de-fogo, por ações intencionais (crimes) e por motivos fúteis (desavença no trânsito, por exemplo). Para que a discussão avance, especialmente a sua tese de que a posse legal  de armas-de-fogo NÃO aumenta a violência, você deve demonstrar que a taxa e o número absoluto da violência são semelhantes entre os países que permitem e os que não permitem a posse.

E "não", eu não estou desprezando o fato de que cada povo tem peculiaridades culturais que podem influenciar no uso das armas-de-fogo.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #921 Online: 29 de Dezembro de 2012, 14:51:23 »
Liberar armas apenas sustentando-se na responsabilidade das pessoas é um argumento muito fraco. Você acha que é suficiente, eu não.

Também acho um problema, mas tenho a impressão que se evitaria mais estragos com uma maior redução ao número/acesso a automóveis.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #922 Online: 29 de Dezembro de 2012, 15:02:08 »
Bem observado Buck! :)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #923 Online: 29 de Dezembro de 2012, 15:25:44 »
E só para deixar claro, não é ironia nem "tu quoque"/levar ao absurdo/declive escorregadio, "se vão proibir as armas, tinham que proibir carros também; se isso não é feito, então não se proíbe nada". Acho mesmo que deveriam te critérios melhores para habilitação de motorista, mais alternativa em transporte público e etc, e que isso provavelmente teria um efeito mais significativo no número de mortes desnecessárias do que esses reforços recentes no controle de armas, ou até mesmo que uma eventual relativa "liberação" do porte em níveis não-insanos supostamente teria (negativa ou positivamente). Mas são coisas independentes.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #924 Online: 29 de Dezembro de 2012, 15:29:27 »
E só para deixar claro, não é ironia nem "tu quoque"/levar ao absurdo/declive escorregadio, "se vão proibir as armas, tinham que proibir carros também; se isso não é feito, então não se proíbe nada". Acho mesmo que deveriam te critérios melhores para habilitação de motorista, mais alternativa em transporte público e etc, e que isso provavelmente teria um efeito mais significativo no número de mortes desnecessárias do que esses reforços recentes no controle de armas, ou até mesmo que uma eventual relativa "liberação" do porte em níveis não-insanos supostamente teria (negativa ou positivamente). Mas são coisas independentes.

Concordo 100%. Vivemos numa situação insana de dependência de uma tecnologia de transporte que mata dezenas de milhares de brasileiros todos os anos, além de poluir o ambiente e tomar espaço nas cidades. O mais absurdo dessa situação é que nos acostumamos a essa carnificina. Mas isso é assunto para outro tópico.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!