Você está pegando exemplos específicos em que pode ser benéfico e generalizando completamente... Seguindo sua lógica, se dermos às plantas direito a vida incondicional isso dará à sociedade o dever de proteger a vida das plantas, aumentando assim sua responsabilidade, "fortalecendo o tecido social" e melhorando a sociedade. E levando à extinção o povo que tomar essa decisão, mas isso são detalhes.
Não, estou pegando exemplos apenas para demonstração. E não, se pudesse seguir minha lógica você concluiria, ao contrário, que estou argumentando justamente contra a incondicionalidade por você proposta, ao clamar por direitos naturais. Direitos estão, por definição, sujeitos a condições. Só existem dentro do contexto social. É o que você não parece entender.
Essa é sua visão.
E devidamente justificada.
O que você ainda não entendeu é que ser responsável por algo não é sempre desejável. Eu não quero ser responsável pelo sustento e proteção alheia, por exemplo, acho que ninguém quer.
Não, você é quem não entendeu o que significa responsabilidade social. Fazer concessões não significa fazer caridade e sim, fazer trocas. É ceder para o seu próprio benefício, ainda que não possa ou não queira compreender.
E daí? Você fala como se dar direitos fosse sempre algo desejável para os humanos, o que obviamente não é! Se eu der direito à vida às bactérias, assumindo assim o dever de proteger a vida delas, inevitavelmente vou falhar com meu dever e ser punido, seu argumento não é justificável.
Novamente, direitos, por definição, estão sujeitos a condições. E justamente por isso, sim, dar direitos é sempre algo desejável. A aquisição de deveres fortalece a sociedade, beneficiando a todos que dela dependem.
E daí que é uma de nossas faculdades, ódio também, irracionalidade também. A ausência de razão como você bem disse, em seres humanos normais, é temporária, e a empatia não deve se sobrepor a ela em situações normais. Além disso, a mera ausência de empatia não é capaz de gerar escolhas desastrosas como a de um psicopata. Existem diversos outros sintomas associados a essa doença. Uma pessoa pode não ter empatia nenhuma e ainda assim obedecer à todas as leis, pelo medo de ser preso por exemplo, ou pela falta de motivos para infringi-las.
Ódio e irracionalidade não costumam evitar decisões ruins, ao contrário, a empatia sim. E razão não é garantia de nada, pois também leva a distorções. Mas, de fato, não é preciso fazer sobreposições. O ideal é o equilíbrio entre razão e empatia.
Certo. Isso ainda não justifica dar direitos à animais, assim como não justifica dar direitos à plantas.
Isso é o que justifica todo e qualquer direito, desde que você entenda o que são direitos e porque estão sujeitos a condições.
Já respondi. A concessão de um direito não necessariamente implica mais liberdade e segurança.
Eu quero porque quero não é resposta razoável. E sim, implica, pois impõe limites, prevendo sanções, dividindo entre todos os que da sociedade fazem parte a responsabilidade de combater o parasitismo social.