Autor Tópico: Os animais têm direitos?  (Lida 23047 vezes)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
Re:Os animais têm direitos?
« Resposta #225 Online: 27 de Junho de 2013, 14:13:56 »
O Adolescente judeu conversando com o amigo adolescente palestino, não tendo em conta que seus pais eram inimigos mortais:

"Ontem participei do meio primeiro bacanal".
"E como foi?"
"Ah, foi o máximo, era uma égua, duas cabritas e três galinhas. Fiquei exausto...”
“Poxa, sorte a sua que seu pai é fazendeiro. O meu é comerciante e já negociou meu casamento com a filha do sócio”

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #226 Online: 28 de Junho de 2013, 15:13:39 »
[1] 1- somando o direito de não ser maltratado e o direito à vida, dei os exemplos de como a lei causava problemas.

[2] Então você está negando que controle do uso de animais tenha qualquer efeito negativo no andamento de pesquisas científicas e afirmando que não há absolutamente nenhum prejuízo financeiro na adequação dos abatedouros às normas atuais?

[3] Motivo sempre vai ter, nem que seja diminuir o sofrimento animal, proteger a família, manter a raça ariana pura...  :umm:

[4] É como se proibissem o uso de saias e dissessem que não há problema pois as pessoas poderiam usar calças no lugar, o que atenderia as necessidades delas. Isso só é justificável se o uso de saias for de alguma forma prejudicial à outros. Você ainda não demonstrou como maltratar animais é prejudicial à outrem.

[1] Não deu. Conjecturou. E como eu disse: levante quantas hipóteses você quiser, se não demonstrar que nenhuma vem ocorrendo ou ocorreu, você está temendo fantasmas. Eu queria um caso concreto pra, ao menos, pra discutir o problema. Isso você não apresentou.
[2] Não disse isso. Novamente você está temendo fantasmas: não é porque você acha que está causando atraso que esteja causando atraso. Demonstre, afinal é você quem está alegando isto.
[3] Declive escorregadio. Isto é sequer um argumento.
[4] Seja mais claro, por favor.

[1] 1- já que você insiste em negar o óbvio...
§ 5o Experimentos que possam causar dor ou angústia desenvolver-se-ão sob sedação, analgesia ou anestesia adequadas.
Lei nº 11.794, de 08.10.2008

Anestesia não é gratuita.
Não é exemplo direto de atraso, mas não importa, é um exemplo de problema que você pediu. Outro problema obvio: se não seguir essa lei serei multado ou preso.

3- O problema está na sua interpretação. Nem de longe isso é um declive escorregadio, eu disse que simplesmente apresentar um motivo qualquer não é o suficiente.

4- Você cria uma lei inútil e prejudicial e a justifica pela possibilidade das pessoas se adequarem à ela.

[1] Não neguei nada, eu pedi pra você trazer à discussão mais que seus fantasmas. E ainda assim, você não cumpre o mais básico dos requisitos de uma discussão: levante quantas hipóteses você quiser, se não demonstrar que nenhuma vem ocorrendo ou ocorreu, você está temendo fantasmas. Eu queria um caso concreto pra, ao menos, poder discutir o problema. Isso você não apresentou. Um parágrafo de uma lei é somente um parágrafo de uma lei. Ninguém diz que uma lei é inútil, frágil ou qualquer outra coisa só por causa de um parágrafo na lei.
Mais: se a anestesia é amenizar o sofrimento animal, completamente válido! E isso não necessariamente está prejudicando laboratórios. Como eu disse: suas afirmações carecem de fatos, não se sustentam e sequer se justificam!
[3] O mais puro declive: diminuir o sofrimento animal, como eu já disse, não implica em pretensões idiotas de proteger a raça ariana ou qualquer coisa que o valha.
[4] Não é uma lei inútil, eu já disse: é pra diminuir o sofrimento animal. E sim, sempre bom as pessoas se adequarem às leis. Por que isso é um problema?

E meu, cá comigo: qual o problema de lei pra diminuir o sofrimento animal? Qualé a tua cara pálida?

[1] A lei prevê gastos. Isso é concreto, não é uma hipótese, é o que ocorre: é necessário gastar com anestesias sempre que se for submeter o animal à procedimentos dolorosos. Eu não preciso apresentar um caso específico em que o laboratório X gastou Y a mais para se adequar à lei, os gastos estão previstos na lei em si, assim como às regulações e a burocracia pela qual o laboratório tem que passar para utilizar animais em experimentos. O único modo de isso não ocorrer é se animais não forem, nunca, submetidos à procedimentos dolorosos em laboratórios.
Por que é completamente válido obrigar outros a elevarem seus custos para diminuir o sofrimento animal? [2] Repetir isso várias e várias vezes não vai tornar correto.
[3] E eu não disse de forma alguma que implica, eu comparei as justificativas. Dizer que é válido pois diminui o sofrimento animal não é diferente de dizer que é válido pois protege a família. Repito, você precisa mostrar como maltratar animais causa danos à outrem.
[4]O problema não é se adequar à lei, é justificar a lei pela possibilidade de adequação à ela. Sobre não ser inútil, ver [3].

[5] O maior problema é a burocracia inútil pela qual os laboratórios tem que passar, mas vejo como uma afronta à liberdade.
Que lucro existe em diminuir o sofrimento animal?

[1] Não é concreto. Você não tem a menor ideia se isto vem prejudicando ou não os laboratórios, se isso vem atrapalhando ou não as pesquisas. Você conjecturou isso simplesmente com base em letra de lei. Previsão legal é somente previsão legal. E mais: se for em benefício do animal, acho completamente válido. Não somente, pois aumento de custos com o intuito de se proteger um bem que a sociedade considera moralmente digno de proteção, não é só justificado, como também é louvável. Outra: tem que ver em que contexto há aumento de custos. Dizer que aumento de custos é ruim por ser aumento de custos, é uma piada.
[2] Qual o sentido de correto pra você? Se for em relação a juízo de valor, eu acho correto.
[3] Eu disse que maltratar animais é ruim para os próprios. Muito gente se compadece, inclusive você.
[4] E quem está justificando uma lei pela possibilidade ou não de adequação a ela?
[5] Não é inútil. Pra todo conjunto de regras existe um conjunto de formalidades a serem seguidas. Inclusive, é uma forma de se organizar o trabalho.
E por que seguir essa lei é uma afronta à liberdade?
« Última modificação: 28 de Junho de 2013, 15:16:00 por _tiago »

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #227 Online: 28 de Junho de 2013, 20:38:53 »
[1] Não é concreto. Você não tem a menor ideia se isto vem prejudicando ou não os laboratórios, se isso vem atrapalhando ou não as pesquisas. Você conjecturou isso simplesmente com base em letra de lei. Previsão legal é somente previsão legal. E mais: se for em benefício do animal, acho completamente válido. Não somente, pois aumento de custos com o intuito de se proteger um bem que a sociedade considera moralmente digno de proteção, não é só justificado, como também é louvável. Outra: tem que ver em que contexto há aumento de custos. Dizer que aumento de custos é ruim por ser aumento de custos, é uma piada.
[2] Qual o sentido de correto pra você? Se for em relação a juízo de valor, eu acho correto.
[3] Eu disse que maltratar animais é ruim para os próprios. Muito gente se compadece, inclusive você.
[4] E quem está justificando uma lei pela possibilidade ou não de adequação a ela?
[5] Não é inútil. Pra todo conjunto de regras existe um conjunto de formalidades a serem seguidas. Inclusive, é uma forma de se organizar o trabalho.
E por que seguir essa lei é uma afronta à liberdade?
[1] Ser obrigado a fazer algo contra sua vontade é ser prejudicado. Você pode argumentar que eu não sei se realmente há laboratórios que não querem seguir a lei. Supondo que isso seja verdade, a lei é inútil porque todos já fariam isso por vontade própria. Se for mentira, então a lei está prejudicando algum laboratório. Para alguém que não se importa com o bem-estar animal, o aumento de custos derivado de medidas que visam diminuir o sofrimento animal obviamente é indesejável.
[2] Correto teve sentido de verdadeiro. Você pode achar correto, mas obrigar os outros a seguir seu ponto de vista só por causa disso é ditadura.
[3] Eu me compadeço, e por isso eu vou desincentivar a prática, odiar que faz esse tipo de coisa, etc, e não obrigar por lei os outros a concordarem comigo e agirem de acordo.
[4]
E mesmo causando, é necessário ver em quais circunstâncias ocorre o prejuízo, pois ele pode ser resolvido por nova lei ou, então, mudando-se a forma de pesquisa.
Você usou isso como argumento, talvez não para justificar a lei, mas para tentar mostrar que seu prejuízo pode ser reparado.
[5] É claro que é inútil, a única utilidade é impedir o sofrimento animal, e quem quiser fazer isso não precisa de burocracia. Se regras e formalidades fossem sempre desejáveis...

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #228 Online: 01 de Julho de 2013, 22:10:40 »
[1] Pra quem não se importa com o sofrimento animal é indesejável o aumento de custos. E daí? O mundo não foi feito só pra eles! Mas lógico, para quem não se importa em matar outras pessoas pra conseguir dinheiro, o código penal é realmente um prejuízo, também.
E exato, você não sabe nada dos laboratórios. Tanto quanto não sabe se a lei é inútil nessa sua perspectiva ou não. Como também não faz a menor ideia se a lei traz ou não prejuízos para os laboratórios.
Além do que reduziu uma questão maior a um parágrafo mal interpretado de lei e cujos efeitos desconhece completamente.
[2] Realmente faz todo o sentido: ser favorável a leis que pretejem animais implica que serei um ditador! Talvez dê ensejo a um novo holocausto...
[3] Você ou eu, ou seja quem for a favor desta lei não obriga ninguém. É uma vontade aceita pela sociedade e que pode ser alterada. E essa perspectiva de que não sou eu quem obriga é fundamental: afinal eu não sou senhor do mundo.
[4] É só uma hipótese. Não entendi a invalidade dela.
[5] Sempre e nunca jamais vêm ao caso de coisa alguma. Aliás, se você não tem a menor ideia de como funciona a burocracia que obriga os laboratórios, é a última pessoa que pode alegar que esta burocracia é inútil.

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #229 Online: 21 de Julho de 2013, 16:04:27 »

India bans captive dolphin shows, says dolphins should be seen as ‘non-human persons’

India's Minstry of the Environment and Forests released a statement banning "any person / persons, organizations, government agencies, private or public enterprises that involves import, capture of cetacean species to establish for commercial entertainment, private or public exhibition and interaction purposes whatsoever.”

In so doing, India became the largest of four countries to ban the practice -- which includes Costa Rica, Hungary, and Chile. But the ministry didn't stop there; their thoughtful reasoning behind the ban seems squarely aimed at the dozens of countries across the globe, like in Europe and the United States, where dolphin shows are big business.

“Whereas cetaceans in general are highly intelligent and sensitive, and various scientists who have researched dolphin behavior have suggested that the unusually high intelligence; as compared to other animals means that dolphin should be seen as ‘non-human persons’ and as such should have their own specific rights and is morally unacceptable to keep them captive for entertainment purpose,” reads the ministry's statement.

.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #230 Online: 21 de Julho de 2013, 18:12:44 »
Não sei quem estava acusando outros sobre doenças mentais, mas ad hominem por ad hominem, para mim doença mental é achar que animais são equivalentes a seres humanos.

Muitos outras  espécies são capazes de sofrer  da mesma forma que a espécie Homo sapiens sapiens.  Neste ponto são equivalentes.

Cachorros, vacas,  porcos, chimpanzés ou bonobos sofrem se forem esfaqueados  da mesma forma que  um primata Homo sapiens sapiens também sofre.

.
« Última modificação: 21 de Julho de 2013, 18:18:48 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #231 Online: 21 de Julho de 2013, 18:24:57 »

Então, para voce, é lícito e moralmente aceitável alguém atropelar ou atirar em um animal apenas por, digamos, prazer?
Não me afetando de alguma forma, não vejo problema. Explicando melhor, o simples fato de saber que alguém fez isso não vai me afetar.

Se alguém achar que atropelar você não o afetará. Então é correto e bom atropelar você ?

.
« Última modificação: 21 de Julho de 2013, 18:30:34 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #232 Online: 21 de Julho de 2013, 18:29:55 »
No meio libertário, quando surge esses debates sobre veganismo, a maioria concorda que animais são apenas propriedades privadas.

A maioria dos brancos concordava que racismo era uma coisa boa há cerca de 250 anos atrás. E que negros eram apenas propriedade privada.

.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #233 Online: 21 de Julho de 2013, 19:17:47 »
Não sei quem estava acusando outros sobre doenças mentais, mas ad hominem por ad hominem, para mim doença mental é achar que animais são equivalentes a seres humanos.

E não são?

Para um especista seres sencientes da espécie Homo sapiens sapiens não podem ser submetidos a sofrimentos  (sem que seja para pagar por algum sofrimento que tenha causado a outros Homo sapiens sapiens, ou que seja para que o próprio ser tenha um benefício maior, ou que seja para dar fim a um sofrimento contínuo e maior), já seres de outra espécie senciente diferente podem ser submetidos a sofrimento sem que que seja para que o próprio ser tenha um benefício maior, ou que seja para dar fim a um sofrimento contínuo e maior, é um pensamento semelhante ao de racistas do passado que consideravam que não havia nenhum problema ético em causar sofrimento a um negro.

Só corrigindo um erro que tinha ficado, faltou um "não" no início da resposta:

Para um NÃO especista seres sencientes da espécie Homo sapiens sapiens não podem ser submetidos a...

.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #234 Online: 21 de Julho de 2013, 20:27:03 »

India bans captive dolphin shows, says dolphins should be seen as ‘non-human persons’

India's Minstry of the Environment and Forests released a statement banning "any person / persons, organizations, government agencies, private or public enterprises that involves import, capture of cetacean species to establish for commercial entertainment, private or public exhibition and interaction purposes whatsoever.”

In so doing, India became the largest of four countries to ban the practice -- which includes Costa Rica, Hungary, and Chile. But the ministry didn't stop there; their thoughtful reasoning behind the ban seems squarely aimed at the dozens of countries across the globe, like in Europe and the United States, where dolphin shows are big business.

“Whereas cetaceans in general are highly intelligent and sensitive, and various scientists who have researched dolphin behavior have suggested that the unusually high intelligence; as compared to other animals means that dolphin should be seen as ‘non-human persons’ and as such should have their own specific rights and is morally unacceptable to keep them captive for entertainment purpose,” reads the ministry's statement.

Alguém perguntou aos golfinhos se eles não querem ser artistas?  Podemos estar destruindo o sonho de uma vida...  :P
"Deus prefere os ateus"

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #235 Online: 21 de Julho de 2013, 20:31:06 »
Verdade. Além do mais eles acham divertido, veja como estão sempre sorridentes. Os seres humanos são maus, não permitem o lazer e ocupação profissional que os animais querem e, aliás, exigem.

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #236 Online: 21 de Julho de 2013, 20:51:32 »
[1] Pra quem não se importa com o sofrimento animal é indesejável o aumento de custos. E daí? O mundo não foi feito só pra eles! Mas lógico, para quem não se importa em matar outras pessoas pra conseguir dinheiro, o código penal é realmente um prejuízo, também.
E exato, você não sabe nada dos laboratórios. Tanto quanto não sabe se a lei é inútil nessa sua perspectiva ou não. Como também não faz a menor ideia se a lei traz ou não prejuízos para os laboratórios.
Além do que reduziu uma questão maior a um parágrafo mal interpretado de lei e cujos efeitos desconhece completamente.
[2] Realmente faz todo o sentido: ser favorável a leis que pretejem animais implica que serei um ditador! Talvez dê ensejo a um novo holocausto...
[3] Você ou eu, ou seja quem for a favor desta lei não obriga ninguém. É uma vontade aceita pela sociedade e que pode ser alterada. E essa perspectiva de que não sou eu quem obriga é fundamental: afinal eu não sou senhor do mundo.
[5] Sempre e nunca jamais vêm ao caso de coisa alguma. Aliás, se você não tem a menor ideia de como funciona a burocracia que obriga os laboratórios, é a última pessoa que pode alegar que esta burocracia é inútil.

[1] A diferença óbvia é que matar outras pessoas prejudica outras pessoas, enquanto matar animais não. Você ainda não explicou porque uma prática que não gera nadosdanos à outrem deve ser criminalizada. Só pela vontade da maioria? Dano psicológico obviamente não pode ser considerado, ou terminar com o namorado seria justificadamente criminoso também (o dano que isso causa é, na minha opinião, bem maior do que o da visão de um animal sendo maltratado). Eu não reduzi a lei a um parágrafo, mas o parágrafo existe e prevê gastos que pessoas podem achar desnecessários. Repito, alguém que ache desnecessário diminuir o sofrimento animal verá essa lei como um prejuízo desnecessário. A lei traz prejuízos para os laboratórios, e se todos estiverem felizes em pagar para diminuir o sofrimento animal, a lei é inútil.
[2] Você está impondo seus valores morais a outrem e potencialmente modificando suas atividades.
[3] "aceita pela sociedade" aceita pela maioria você quer dizer, e parece que isso lhe basta, contanto que você faça parte da maioria. Você não dita nada sozinho, mas a sociedade como um todo, num sistema democrático, dita e reprime minorias, restringindo sua liberdade.
[4]A burocracia é inútil para que não quer segui-la, isso é óbvio.
« Última modificação: 21 de Julho de 2013, 22:45:03 por caerus »

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #237 Online: 21 de Julho de 2013, 21:17:14 »

[1] A diferença óbvia é que matar outras pessoas prejudica outras pessoas, enquanto matar animais não. Você ainda não explicou porque uma prática que não gera nados à outrem deve ser criminalizada. Só pela vontade da maioria? Dano psicológico obviamente não pode ser considerado, ou terminar com o namorado seria justificadamente criminoso também (o dano que isso causa é, na minha opinião, bem maior do que o da visão de um animal sendo maltratado). Eu não reduzi a lei a um parágrafo, mas o parágrafo existe e prevê gastos que pessoas podem achar desnecessários. Repito, alguém que ache desnecessário diminuir o sofrimento animal verá essa lei como um prejuízo desnecessário. A lei traz prejuízos para os laboratórios, e se todos estiverem felizes em pagar para diminuir o sofrimento animal, a lei é inútil.
[2] Você está impondo seus valores morais a outrem e potencialmente modificando suas atividades.
[3] "aceita pela sociedade" aceita pela maioria você quer dizer, e parece que isso lhe basta, contanto que você faça parte da maioria. Você não dita nada sozinho, mas a sociedade como um todo, num sistema democrático, dita e reprime minorias, restringindo sua liberdade.
[4]A burocracia é inútil para que não quer segui-la, isso é óbvio.

É simples: a maioria das pessoas irá defender animais de situações de sofrimento da mesma forma que defenderiam outras pessoas. Motivos racionais podem ou não existir para ambas as situações, mas não são o principal "trigger" para a ação. As pessoas farão o que for necessário para evitar o sofrimento de animais. Elas podem usar a violência contra quem os maltrata, ou podem influenciar os governantes a criarem leis protegendo-os de sofrimento desnecessário.

Nos dias atuais, a maioria das pessoas acha injustificável a provocação de sofrimento gratuito e animais, mas não vêem problemas em matá-los sem causar sofrimento, para fins justificáveis (ex: alimentação, matéria-prima para bens essenciais, etc). Existe uma graduação no "status" dos animais a depender da proximidade que têm com os seres humanos: quanto mais próximos, menor a tolerância com a violência contra os mesmos.

Para mim, e um simples caso de atribuir "pessoalidade" parcial a outros seres a depender do grau de semelhança anátomo-fisiológica e comportamental que estes têm com a espécie homo sapiens. Quanto mais assemelhados ao homo sapiens (fisicamente ou comportamentalmente), mais "direitos" os animais ganham das pessoas. 
Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #238 Online: 21 de Julho de 2013, 22:01:02 »
Você está certo, mas é justamente contra isso
Elas podem usar a violência contra quem os maltrata, ou podem influenciar os governantes a criarem leis protegendo-os de sofrimento desnecessário.

que eu estou advogando. A atribuição de "pessoalidade" parcial aos animais não é feita universalmente, e são concepções morais individuais, apesar de majoritariamente aceitas, que levam as pessoas a pensar que isso é o certo a se fazer e que é válido utilizar a violência para proteger os animais, mesmo que isso não seja essencialmente diferente de outras imposições que eles julgam ditatoriais/erradas.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #239 Online: 21 de Julho de 2013, 22:28:39 »
Utilizar violência pra proteger animais? Não entendi esta passagem caerus.

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #240 Online: 21 de Julho de 2013, 22:43:27 »
Se eles fazem com que os governantes criem a lei estão de forma indireta utilizando violência já que o estado irá punir o descumprimento da lei.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #241 Online: 22 de Julho de 2013, 07:18:11 »
Se eles fazem com que os governantes criem a lei estão de forma indireta utilizando violência já que o estado irá punir o descumprimento da lei.

Caerus, agora você viajou bastante  :lol:...
"Deus prefere os ateus"

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #242 Online: 22 de Julho de 2013, 08:24:57 »
Você está negando que o estado usa coerção para assegurar o cumprimento das leis? Ou está negando que ao eleger democraticamente governantes que criam as leis desejadas ou exigir a criação da lei a governantes já eleitos os cidadãos estão cientes de que o estado utilizará coerção para assegurar o cumprimento dessa lei?

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #243 Online: 22 de Julho de 2013, 12:40:42 »
Você está negando que o estado usa coerção para assegurar o cumprimento das leis? Ou está negando que ao eleger democraticamente governantes que criam as leis desejadas ou exigir a criação da lei a governantes já eleitos os cidadãos estão cientes de que o estado utilizará coerção para assegurar o cumprimento dessa lei?

Se o sujeito não quer sofrer coerção, simples, não desobedeça à lei.

O que pode causar violência não é a criação de uma lei, é a desobediência dela.
"Deus prefere os ateus"

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #244 Online: 22 de Julho de 2013, 17:56:49 »
E depende do entendimento dele de violência, pois muitas vezes é só multa. Sem contar que criar lei não é violência... :P

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #245 Online: 22 de Julho de 2013, 18:01:48 »
E depende do entendimento dele de violência, pois muitas vezes é só multa. Sem contar que criar lei não é violência... :P

Daqui a pouco surge o argumento de que "multa é uma violência econômica"...  :P
"Deus prefere os ateus"

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #246 Online: 22 de Julho de 2013, 18:08:28 »
 :lol:

Daí eu saio da discussão.

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #247 Online: 22 de Julho de 2013, 18:33:14 »
Eheheehe. Então vou apontar uma arma em sua cabeça; se me desobedecer, eu atirarei em você. Se você não quer ser vítima de violência, é simples, me obedeça. É evidente que eu não estou te coagindo. :rolleyes:

Da wikipedia:
Coerção o ato de induzir, pressionar ou compelir alguém a fazer algo pela força, intimidação ou ameaça.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #248 Online: 22 de Julho de 2013, 18:37:46 »
Eheheehe. Então vou apontar uma arma em sua cabeça; se me desobedecer, eu atirarei em você. Se você não quer ser vítima de violência, é simples, me obedeça. É evidente que eu não estou te coagindo. :rolleyes:

Da wikipedia:
Coerção o ato de induzir, pressionar ou compelir alguém a fazer algo pela força, intimidação ou ameaça.

Sua analogia não é válida. Leis são feitas por legisladores devidamente eleitos, não são nem de longe comparáveis a colocar uma arma na cabeça de alguém.

O Estado tem legitimidade para elaborar leis e obrigar os cidadãos a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, uma pessoa com uma arma na mão não tem esta legitimidade. Além do que a punição estatal pode ser uma simples multa, o que não é violência, bem diferente de ameaçar a vida de alguém.
"Deus prefere os ateus"

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #249 Online: 22 de Julho de 2013, 18:42:05 »
Coerção não significa só isso, caerus. Em direito, é a autoridade (e seu exercício) do Estado para impor a lei e seu cumprimento. Existem fundamentais diferenças entre a coerção de um bandido, exemplificada por você, e a do estado. Uma é legítima, necessária, esperada, prevista e desejada; a outra não.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!