E o seu argumento só faz sentido se a premissa que os animais não têm direito à vida. Você diz que vê empatia determinando a lei ao invés da racionalidade, mas também não demonstrou como é racionalmente justificável a retirada do direito à vida dos animais. Empate.
Mas inicialmente nada tem direitos, os direitos precisam ser concedidos. Em outras palavras, se você acha que os animais tem direito a vida você tem que justificar isso, assim como teria se quisesse dar direitos à plantas, pedras, ao vácuo, etc.
E já foi justificado, animais não devem ser mortos ou expostos ao sofrimento se houver alternativa.
Só que essa justificativa não é suficiente: por que não? Por que matar e causar dor é malvado?
Não é porque o método não é utilizado que o que é utilizado é errado. O abate atualmente é feito com a minimização do sofrimento do animal sem tiros disparados. Você pediu UM método indolor, não O método indolor.
Certo, mas a questão inicial permanece. Vamos supor então que há zero dor no abate de animais. Pegando outro exemplo, por que é justificável causar dor nos animais para pesquisa científica, mas não na caça por diversão? Porque os frutos da pesquisa, que poderão se converter em uma melhora na qualidade de vida e no prazer da população são melhores que o prazer gerado pela caça?
A pesquisa é aceita quando não há alternativa, assim como na morte de animais. O critério para o aceitável não é "o que causará benefícios à população" mas sim "o que não tem alternativa". Para a caça existem alternativas de entretenimento, para a pesquisa cientítica não existem alternativas senão as práticas atuais.
E mais; prazer é emoção, subjetivo, pessoal e irracional, busque um argumento decente para a justificativa da caça.
Existem alternativas de alimentação ao consumo de carne também. Você não pode simplesmente jogar tudo num saco e chamar de entretenimento, estaria se contradizendo.
Esse argumento não visa justificar a caça, e sim mostrar, partindo do princípio de que causar dor em animais é errado, a arbitrariedade na ação humana. Não preciso usar pesquisas também; a pesca por exemplo mata os peixes sufocando-os, um processo bem doloroso. Um homem que usa um burro como meio de transporte o submete a condições de sofrimento( esforço físico é sofrimento). E se minha piscina estiver cheia de insetos/girinos não propagadores de doenças, posso mata-los? Se você disser que posso estará se contradizendo pois, segundo você, existem alternativas de entretenimento à nadar, se disse que não posso, acho que tem muitos criminosos donos de piscina por aí, e isso iria ser contraditório a sua defesa da criação de gado, por exemplo.
Não preciso justificar a caça se não existe justificativa para sua proibição ( considerando que a caça não traz prejuízos perceptíveis ao resto da humanidade, ou seja, casos em que a presa está em risco de extinção, etc, não se aplicam).
AH, HAHAHA. Perfeitamente possível isolar todo o esgoto de cidades com milhões de habitantes. Isso sem falar na excelente limpeza das vias públicas.
Pode ser inviável economicamente, mas é possível ( principalmente a segunda alternativa), e se a elevação dos gastos é uma justificativa suficiente para causar dor nos animais, posso usar métodos de abate menos custosos e mais doloridos por exemplo.
É inviável economicamente, fisicamente e gerencialmente, a proposta é simplesmente um argumento absurdo. E não, de acordo com o que é discutido, é permitido matar animais quando estes oferecem riscos, somente, isto não tem relação nenhuma com inviabilidade de morte não-dolorosa em abate pois a própria morte de pragas pode ser feita de modo não-doloroso.
E bois oferecem riscos? Além disso, se é impossível impedir a infestação nos esgotos significa que eles já estão infestados. Se só é possível matando os ratos, ainda não justifica que ratos sejam assassinados em outras ocasiões. E se poder ser feito sem dor não significa que é; ratoeiras e veneno, além de chutes ou pauladas e diversos outros métodos são usados e ninguém dá a mínima.
Também poderia ser comparável com o direito à vida dos animais, dá no mesmo.
Se você assumir que os animais tem direito à vida.
E se você assumir que quem mata animais tem direito à vida, que gays têm direito a se casarem... Quem está propondo isto não sou eu.
Como eu já disse, estou assumindo que humanos conscientes tem direito a vida mesmo, se você discorda disso podemos discutir.