Interessante: 10% dos membros do CC preferem estar na merda junto com todos do que estar bem vendo outros em situação melhor.
Dez por cento é uma fração bastante significativa, bem maior do que a que eu esperava antes de criar a enquete.
Talvez porque as discussões não seguem essa tendência dicotomica e dirigida da sua enquete. De um modo geral os tons de cinza prevalecem sobre sua visão preto e branco do sistemas sociais.
A enquete foi feita com o intuito de saber qual valor deve ser priorizado caso ambos entrem em conflito, se o bem-estar (ou riqueza) ou a igualdade.
Não há lógica de se perguntar isso porque pode existir bem-estar e igualdade(desigualde) juntas, separadas, e em infinitas escalas de diferenças entre elas. É uma pergunta dirigida de cunho capitalismo x socialismo e deveria ser feita com mais clareza do seguinte modo:
Entre as 2 opções abaixo, caso só possa haver ambas, qual a preferível em sua opinião?
1 - Uma grande igualdade entre as pessoas, porém todos com um padrão de vida mais baixo, como nos países socialistas comparados ao capitalistas mais desenvolvidos
2- Uma grande desigualdade, porém os mais pobres com um padrão de vida superior à opção anterior, como em alguns países capitalistas mais desenvolvidos.
Ainda daria pra acrescentar...
3- Uma grande desigualde, porém com os mais pobres sendo mais pobres que a opção 1 e os ricos tão ricos quanto a opção 2, como nos países capitalistas menos desenvolvidos.