DDV, qual a diferença entra a social-democracia e o liberalismo social*?
*economicamente falando.
Social-democracia é herdeira de idéias socialistas. Consideram a igualdade algo a ser sempre buscado, porém dentro da economia de mercado e da democracia. Ao invés de pregarem a destruição da economia de mercado (como o socialismo), eles pregam uma economia de mercado "pastoreada" pelo estado em direção ao socialismo (alguns), à igualdade (grande parte) ou ao bem-estar social (a grande maioria).
Liberalismo social é apenas uma variação do liberalismo. Como todo liberal, ele coloca a liberdade individual como o bem supremo, sendo todas as demais coisas (felicidade, bem-estar, etc) condicionadas a isso e da alçada de cada indivíduo. A diferença para o liberalismo clássico e o ultraliberalismo está no que se entende por "liberdade": para o liberal clássico e o "neoliberal", apenas as liberdades negativas* devem ser garantidas pelo estado (ou seja, a não-coação). Já o liberal social reconhece a existência de liberdades positivas (Ex: um seguro-desemprego pode aumentar o grau de liberdade individual do beneficiado, já que ele ficará menos vulnerável ao negociar outros empregos).
*Liberdades negativas: coisas que o estado não faz ou impede que outros façam (coagir, oprimir, censurar, matar, perseguir, discriminar, etc)
Liberdades positivas: coisas que o estado faz (seguro-desemprego, regulamentações, programas sociais, serviços públicos, etc).