Pouquíssimas pessoas conhecem os aspectos teóricos do marxismo, pois viveram quase sempre sob um sistema de produção capitalista com variações apenas na intensidade da intervenção do Estado. Não há e nem nunca houve uma sociedade moderna que tenha vivido plenamente um regime marxista ou um regime anarquista ou um sistema 'capitalista' pleno.
O que se viu e se vê é uma miríade de regimes/sistemas intermediários sob diversas denominações: sociais-democratas; liberais sociais; liberais clássicos; ultraliberais; sismondianos; keynesianos; etc.
Em relação ao marxismo, o que eu percebo é que é muito pequena a parte da população que busca os seus paradigmas, em especial a parte que preconiza a abolição do direito à propriedade privada, mesmo aqueles que permitem a produção, que seria o meio de continuidade da "dominação do capital burguês".
Agora sim: esse é o Geotecton que tenho acompanhado nos debates.
Gostei do seu comentário e concordo com ele.
Marx, a partir da teoria de valor, popõe o que seria, segundo ele, a sociedade ideal. Esta sociedade seria gerida pelos produtores, os que trabalham. Apesar do conceito simples, a maneira de implementação dessa idéia tomou muitas formas e descambou para o regime autoritário dos paises comunistas que foi um retumbante fracasso histórico.
Concordo que poucos compreendem os aspectos téoricos das análises de Marx.
Marx gostava de analisar a realidade em todos os seus aspectos e desta análise tentar entender a essencia das coisas.
Quando era jovem escreveu um artigo para um jornal: "Por uma crítica implacável de tudo o que existe", em que argumentava que existem muitas pessoas sérias que pensaram e escreveram muito sobre o mundo e que devem ser respeitadas, não importa quão erradas ou distorcidas sejam suas idéias. Acho que todos nós deveriamos respeitar tambem Marx pelas suas contribuições que foram honestas apesar de terem sido deturpadas posteriormente.
Eu apenas tenho uma opinião pessoal de que o capitalismo será substituido no futuro por uma sociedade socialista. A forma dessa sociedade e como ela se realizará é ainda uma questão a se debater.
E, por favor, eu não espero o Messias. Gosto apenas de especular sobre o assunto com a ajuda dos amigos foristas.