[...]
E, por favor, eu não espero o Messias. Gosto apenas de especular sobre o assunto com a ajuda dos amigos foristas.
Eu sei que voce não aguarda ninguém. Foi apenas uma brincadeira, pois eu acho que a sua expectativa beira a utopia.
De qualquer modo voce é um otimista comparado a mim, pois não nutro nenhuma expectativa em relação ao futuro da humanidade.
Pois eu tenho esperanças na humanidade. Tenho a esperança que a humanidade toda ,se torne com regimes como a democracia liberal (no sentido que incue também os países social-liberais ,como os países escandinavos) e que com isso acabem as guerras.
Também estou perdendo as esperanças, principalmente no Brasil. Brasileiro tem é que tomar no centro do C... mesmo, principalmente os das classes C e D, pois são os que mais precisam de mudanças economicas, políticas e sociais, porém não movem uma palha pra que sejam vistos e levados a sério. Por exemplo, este protesto mundial que houve ontem, reuniu pouqussimas pessoas pelo país, cuja principal reivindicação aqui era o fim da corrupção, ou melhora dela a patamares mais aceitáveis, entre várias outras coisas ultra essenciais para nós da terra das bananas. Estou começando a deixar de ter compaixão pelos brasileiros e passando a ter raiva. Parece a história da mulher que vive reclamando do marido por ser rotineiramente espancada e humilhada, mas que não larga nunca dele. É um fenômeno meio bizarro isto, mas estou começando achar que o brasileiro médio (grande maioria), apesar de tudo, gosta desta situação, de uma forma meio estranha querer não querendo, gostar não gostando.
E mesmo em outros países, tirando algumas exceções, as concentrações foram bem abaixo da espectativa.
Acho que a humanidade vai mesmo é continuar aí, empurrando com a barriga a civilização, até que algo, como uma catastrofe ambiental de grandes proporções (já a caminho) terminar de falir todo o sistema e nos mandar de volta pra idade da pedra. E não adianta ficar achando que se não mudarmos radicalmente a nossa forma de produção e apenas implantarmos um sistema político mais bonzinho (tipo social democracia ou seja la o que for), vá melhorar muito as coisas. Pois, com o atual sistema predatório, mesmo que TODOS os habitantes do planeta consigam um ótimo nivel de vida (o que realmente considero impossível, mesmo se substituirmos este TODOS aí por GRANDE MAIORIA), ainda sim, o atual modo de produção visando crescimento infinito, lucro sempre crescente e o aumento constante do numero de consumidores, irá nos levar à catastrofe e a guerras constantes, que podem também levar ao colapso da civilização, pois imaginem o que ocorreria se houver mais uma guerra mundial com os atuais níveis das tecnologias das armas militares, tanto as de destruição em massa como as de estilo "convencional".
O que acho é que o capitalismo vai acabar nos jogando em uma depressão economica mundial um dia, o que nos levará a uma outra guerra mundial. Daí, a merda toda ta feita. O jeito é mesmo ir vivendo da melhor forma possível, antes que tudo isto exploda um dia. Espero que quando isto ocorrer (e estou cada vez mais certo de que irá) eu já esteja morto.