Caro forista - "agnóstico":
Apresento-lhe aqui alguma literatura, publicada por pesquisadores psíquicos.
Joseph Banks Rhine, nasceu em Waterloo, Pensilvânia, 29 de setembro de 1895 e faleceu em 20 de fevereiro de 1980, melhor conhecido como J. B. Rhine, foi um pesquisador norte-americano, pioneiro no desenvolvimento de pesquisas científicas na área da paranormalidade (parapsicologia).
Rhine era casado com Louisa Ella Rhine. Os dois foram biologistas e eram ligados ao Departamento de Psicologia da Universidade de Duke. Nessa instituição, Rhine fundou no final da década de 60 o laboratório de parapsicologia, o "Journal of Parapsychology", e a "Foundation for Research on the Nature of Man".
No final da década de 1930, Rhine dedicou-se à investigação dos fenômenos de psicocinese, realizando uma série de experimentos em condições controladas de laboratório.
Rhine procurou demonstrar que uma pessoa poderia influenciar o resultado de dados lançados utilizando-se de recursos psíquicos - inicialmente com a mão da própria pessoa, mais tarde com os dados jogados através de um copo, e finalmente com uma máquina de lançamento de dados sem interferência humana.
Em 1934 Rhine publica sua monografia Extrasensory Perception After Fifty Years - "Percepção Extra Sensorial" que provocou uma intensa reação no público, tanto no sentido de incentivar novas pesquisas e outros grupos de pesquisas quanto pressões para que a universidade encerrasse seu patrocínio as pesquisas de Rhine.
Assim nasceu o Duke Parapsychology Laboratory independente da Universidade de Duke porém com todo o acervo e histórico de pesquisas parapsicológicas.
Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas
O Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas é um instituto particular de pesquisas científicas brasileiro. Está sediado na cidade de Bauru, no estado de São Paulo.
Entre as suas pesquisas, destacam-se aquelas sobre o Modelo Organizador Biológico (corpo espiritual), a reencarnação e os fenómenos de "poltergeist", além de investigações sobre mediunismo, Experiência em Leitos de Morte (em língua inglesa, "Near Death Experience"), Experiência de Quase Morte, Experiência Fora do Corpo (em língua inglesa, "Out of the Body Experience") e Transcomunicação Instrumental.
Foi fundado em 13 de dezembro de 1963 por Hernani Guimarães Andrade, com o objetivo de promover a pesquisa científica em torno dos fenómenos psíquicos, biológicos e físicos, em todos os seus domínios e implicações dentro do campo dos fenómenos paranormais, assim como promover a difusão cultural relativa a tais conhecimentos, através de publicações, conferências ou outros meios equivalentes. Não possui fins lucrativos.
Em 1976 o IBPP publicou o primeiro trabalho referente aos casos de reencarnação pesquisados no Brasil. Esse trabalho referia-se à monografia intitulada: "Um Caso que Sugere Reencarnação: Jacira & Ronaldo". O IBPP, ao longo dos anos, reuniu cerca de sessenta ocorrências, todas devidamente catalogadas, que sugerem reencarnação.
A pesquisadora brasileira Sônia Rinaldi também tem o seu nome ligado a este Instituto.
A Psicobiofísica Como definido pela instituição, a Psicobiofísica é uma disciplina científica cujo objecto é o estudo dos fenómenos psíquicos, biológicos e físicos, em todas as suas manifestações de carácter paranormal.
Ao contrário da abordagem tradicional desses fenómenos, estudados no campo da Psicologia, a Psicobiofísica:
Aceita, "a priori", a possibilidade de tais fenómenos; procura detectá-los; e
uma vez registrados, classifica-os em algumas ou em todas as três categorias a saber, a psíquica, a biológica, e a física.
A partir então dos factos observados, tenta explicá-los e descobrir as leis que os regem. Admite, desse modo, a possibilidade mesmo de eliminar-se o carácter de paranormalidade de tais fenómenos, incluindo-os no elenco de fenómenos naturais.
Caracteriza-se pelo aspecto científico e humanístico, estruturada com base na investigação dos fenómenos paranormais, particularmente os mediúnicos...
são sete vídeos.
O INSTITUTO MONROE.
O Instituto Monroe é uma organização de pesquisa e educação sem fins lucrativos, fundado por Robert A. Monroe, que estuda a Consciência e a Percepção há mais de 30 anos e tem membros espalhados pelo mundo, representando o seu trabalho, em 46 países!
Este trabalho tem respaldo científico, pois vem sendo testado e comprovado não apenas em seu próprio Laboratório, mas também em conjunto com Escolas, Universidades, Centros de Pesquisa, Hospitais, Clínicas Médicas e Psicológicas, e pesquisadores independentes, tanto nos Estados Unidos, como em outros países (vide pesquisas no site do Instituto Monroe em inglês)
Robert A. Monroe, começou a ter experiências extra-corpóreas, na década de 1950. Tudo começou, quando viu-se saindo de seu corpo físico, para explorar "Locais" não determinados pelos conceitos convencionais de tempo e espaço.
Começou a pesquisar o assunto, e percebeu que até aquela data, nada ainda havia sido escrito a respeito. Pediu a ajuda de outros estudiosos, visitou alguns Institutos de Pesquisa, sem muito sucesso, e resolveu conduzir ele mesmo uma rigorosa investigação científica sobre o assunto.
Como era Engenheiro de Som, iniciou sua exploração com determinados estados de consciência provocados por alguns tipos de sons, o que culminou na fundação do Instituto Monroe. Lá em seu Laboratório, acabou desenvolvendo um processo auditivo que equilibrava as ondas elétricas dos dois hemisférios cerebrais.
Registrou suas diversas aplicações e patenteou todo o seu trabalho (este processo possui três patentes) . Este processo de sincronização das ondas elétricas dos dois hemisférios cerebrais chama-se "Hemi-Sync"® .
Toda a experiência e trajetória de Robert A. Monroe, acha-se documentada para o público, em seus três livros, já publicados em 8 idiomas:
1) "Viagens fora do corpo" (Editora Record)
2) "Viagens além do Universo" (Editora Record)
3) "A Última Jornada" (Editora Record / Nova Fronteira)
Há também inúmeras publicações, fruto de várias teses, em diversos países, provando a eficácia e as mais variadas aplicações do processo "Hemi-Sync"®.
Etc.
artur