Autor Tópico: Ciência e Fé  (Lida 31441 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re:Ciência e Fé
« Resposta #175 Online: 27 de Dezembro de 2011, 20:36:33 »

Ótimo exemplo esse seu!
Você está começando a me entender.

E você continua sem entender. Ver abaixo:

É óbvio que a intuição foi o precursor desses enganos. Mas também foi o combustível da descoberta da realidade.

Nossa intuição nos disse que "Havia água no Céu" assim mesmo como nos diz que existe um "Ser Espiritual Superior que nos observa".
A descoberta da verdade é só uma questão de tempo.

Você está equivocado: a intuição por sí só NÃO leva à verdade. A verdade sobre o Universo vem da investigação experimental dos processos naturais. E essa investigação tem mostrado que com muita frequência a intuição, pelo contrário, leva ao erro. É por isso que temos repetido exaustivamente neste tópico que acreditar que um sentimento seja evidência de qualquer coisa é pura TOLICE. Aliás, o que percebo, é que você simplesmente parece irracionalmente incapaz de aceitar isso, e por esse motivo fica repetindo as mesmas falácias continuamente. Se você acha que uma sensação vaga e mal definida da presença de um papai-do-céu que o ama muitomuitomuito é algo maior do que um fenômeno psicológico, algo que transcende a mera carência afetiva, fique à vontade. Mas saiba que esse tipo de argumento é irrelevante e inútil por aqui, como já lhe disse inúmeras vezes. E sabe de uma coisa? Estou cansado de ficar refutando os mesmos argumentos furados seus. Portanto, não vejo mais motivo para minha participação neste tópico.

"Não existe nenhum caminho lógico para a descoberta das leis do Universo - o único caminho é a intuição" (Frase atribuída a Einstein)

Se Einstein disse isso, então ele falou uma tremenda besteira.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #176 Online: 27 de Dezembro de 2011, 20:44:46 »
Ninguém aprecia o que não conhece.

Engano seu.
O desconhecido é mais apreciado do que você pensa e é o motor de toda busca pelo conhecimento.
O "desconhecido", não o desconhecido. Percebe a diferença?

Mais nobre seria você dizer "É verdade". Isso sim seria ser cético. Não precisa se empenhar tanto em refutar. Ainda mais o que não pode ser refutado.
Eu futo e depois refuto.  E se eu refutasse de novo, eu estaria rerrefutando. O que levaria a questão de que se uma vez refutando eu rerrefutasse o futo que eu futei seria rerrerrefutado. :smartass:

Pera aí, pensando bem... :umm:
Até onde eu sei eu não sei.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #177 Online: 27 de Dezembro de 2011, 21:22:43 »
Eu percebo que as discussões aqui (com os religiosos) nunca seguem um caminho saudável.

Graças aos céticos deste fórum que insistem em distorcer o motivo do tópico.
Você teria força para mudar de opinião se eu comprovasse o que digo?

hafauhaufhauhfahhuah !!!! É só o que o pessoal está pedindo desde o seu primeiro post...  :lol:

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #178 Online: 27 de Dezembro de 2011, 22:23:12 »
Eu percebo que as discussões aqui (com os religiosos) nunca seguem um caminho saudável.

Percebo que existem muitos "céticos" por aqui que não mudariam de opinião,mesmo que você mostre que está certo(mostrar no sentido de dar evidências,no campo fisico ou explicar a lógica de suas ideias,no campo das ideias) . São cegados pela fé,que nem os religiosos,embora tenha uma vergonha profunda de admitir isso(fé no sentido de uma crença que permaneçe inabalável,apesar de já ter sido exposta como incoerente com o mundo real) . Pelo pouco que li,parece que você é um deísta e o tipo de Deus que você prega não é do tipo criador,que a ciência já mostrou ser descartável na explicação de várias coisas,como a origem do universo e a origem do ser humano .
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #179 Online: 27 de Dezembro de 2011, 23:57:45 »
Percebo que existem muitos "céticos" por aqui que não mudariam de opinião,mesmo que você mostre que está certo...

É mesmo? Voce diria que eles são quantos, em termos percentuais?
Foto USGS

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #180 Online: 28 de Dezembro de 2011, 00:41:38 »
Percebo que existem muitos "céticos" por aqui que não mudariam de opinião,mesmo que você mostre que está certo...

Não estou falando dos céticos e sim dos "pseudo-céticos" .
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #181 Online: 28 de Dezembro de 2011, 02:26:24 »

Seriam eles escoceses, por acaso?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #182 Online: 28 de Dezembro de 2011, 02:29:18 »

Entendido.

Mas de qualquer modo eu repito a pergunta: Qual é a sua estimativa em percentil?
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #183 Online: 28 de Dezembro de 2011, 08:56:31 »

Seriam eles escoceses, por acaso?

Não!!! Eles só não são escoceses de verdade.   :wink:

Offline bylex

• Nível 04
  • *
« Resposta #184 Online: 28 de Dezembro de 2011, 09:23:49 »

Claro que mudaria meu caro Jetro. Mas lembre-se (para que ao menos não haja perda de tempo): aqui aceitamos somente teses comprovadas pelo método científico. Caso venha a empreender algo desse tipo, não se esqueça de entender muito bem o que se classifica como "método científico".

Uma pergunta para você (aproveito e volto ao assunto do tópico): considerando que a maioria das evidências encontradas até agora, se não apontam para o surgimento da vida ao acaso, com certeza não apontam para um criador divino, qual é sua posição em relação ao assunto?

Por favor não faça do trabalho de um bando de cientistas um motivo de chacota e vamos debater saudavelmente perante os fatos e não mera opiniões pessoais. Afinal, o que quero deixar claro aqui é que independente do que você ou eu achamos, de nossas crenças e criações familiares, os fatos estão aí. Entenda que eu não escolho "acreditar" nisso ou naquilo, a questão é que eu não posso ou, no mínimo acho muito insensato ir contra os fatos.

Abraços

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
« Resposta #185 Online: 28 de Dezembro de 2011, 18:01:02 »
Você está equivocado: a intuição por sí só NÃO leva à verdade. A verdade sobre o Universo vem da investigação experimental dos processos naturais. E essa investigação tem mostrado que com muita frequência a intuição, pelo contrário, leva ao erro. É por isso que temos repetido exaustivamente neste tópico que acreditar que um sentimento seja evidência de qualquer coisa é pura TOLICE. Aliás, o que percebo, é que você simplesmente parece irracionalmente incapaz de aceitar isso, e por esse motivo fica repetindo as mesmas falácias continuamente. Se você acha que uma sensação vaga e mal definida da presença de um papai-do-céu que o ama muitomuitomuito é algo maior do que um fenômeno psicológico, algo que transcende a mera carência afetiva, fique à vontade. Mas saiba que esse tipo de argumento é irrelevante e inútil por aqui, como já lhe disse inúmeras vezes. E sabe de uma coisa? Estou cansado de ficar refutando os mesmos argumentos furados seus. Portanto, não vejo mais motivo para minha participação neste tópico.

Quem falou que a "Intuição por si só leva a realidade" ? Onde você leu isso?

Porque você insiste em falar sobre "evidência" ?
Eu jamais disse que tenho ou que exista, alguma evidência sobre a existência de Deus!!!
estou mostrando teorias que forçam o raciocínio a respeito da existência ou não de um Deus. Cabe a você, aceitar ou discordar, mostrando onde erro nos argumentos.
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #186 Online: 28 de Dezembro de 2011, 18:02:32 »
Ninguém aprecia o que não conhece.

Engano seu.
O desconhecido é mais apreciado do que você pensa e é o motor de toda busca pelo conhecimento.
O "desconhecido", não o desconhecido. Percebe a diferença?

Mais nobre seria você dizer "É verdade". Isso sim seria ser cético. Não precisa se empenhar tanto em refutar. Ainda mais o que não pode ser refutado.
Eu futo e depois refuto.  E se eu refutasse de novo, eu estaria rerrefutando. O que levaria a questão de que se uma vez refutando eu rerrefutasse o futo que eu futei seria rerrerrefutado. :smartass:

Pera aí, pensando bem... :umm:

Não posso nem chamar de "boa escapada".

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #187 Online: 28 de Dezembro de 2011, 18:05:43 »
hafauhaufhauhfahhuah !!!! É só o que o pessoal está pedindo desde o seu primeiro post...  :lol:
[/quote]

Como é difícil fazer vocês permanecerem no assunto....
Vamos lá...
Estávamos falando sobre "Fugir do assunto" lembra? ai eu disse que quem "foge" são os céticos...Lembrou?
Ai eu disse que poderia provar que quem foge são os céticos... e tal... etc... pegou?

ou você esta fugindo do assunto de novo?

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #188 Online: 28 de Dezembro de 2011, 18:07:54 »
Eu jamais disse que tenho ou que exista, alguma evidência sobre a existência de Deus!!!

Então se não existe nenhuma evidência da existência de Deus, você afirma que ele existe com base em que? Na intuição que você tanto fala?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #189 Online: 28 de Dezembro de 2011, 18:29:10 »

Vamos lá...
Estávamos falando sobre "Fugir do assunto" lembra? ai eu disse que quem "foge" são os céticos...Lembrou?
Ai eu disse que poderia provar que quem foge são os céticos... e tal... etc... pegou?

Merda, nem sei mais qual é o assunto, pensei que era que você não podia mostrar evidência que prova os argumentos da sua religião deísta-cristã sem nomenclatura e professada somente por você.

Se não é isso, deixa pra lá.  ::)

« Última modificação: 28 de Dezembro de 2011, 18:31:15 por _Juca_ »

Offline bylex

• Nível 04
  • *
« Resposta #190 Online: 28 de Dezembro de 2011, 19:05:51 »

Então se não existe nenhuma evidência da existência de Deus, você afirma que ele existe com base em que? Na intuição que você tanto fala?

Jetro, você tinha pedido para indicarmos momentos de fuga ao argumento dos foristas, pois bem, não estou afirmando que você fugiu, já que nem respondeu nada ainda, mas gostaria que você respondesse a essa pergunta da forma mais séria que você conseguir.

Obrigado.

PS: Lhe fiz uma pergunta no meu post anterior a este, se puder, se manifeste.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #191 Online: 28 de Dezembro de 2011, 19:43:31 »
Percebo que existem muitos "céticos" por aqui que não mudariam de opinião,mesmo que você mostre que está certo

Sinto que há algum tipo de "disputa" e isso atrapalha o raciocínio e o entendimento. É preciso se ter ciência de que quando um compreende o outro, o crescimento é maior. Não é vergonha ceder, ou entender o ponto de vista alheio. Muito pelo contrário, é nobre e vantajoso.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #192 Online: 28 de Dezembro de 2011, 19:44:47 »

Entrometendo-me...
Já tive oportunidade de conversar com cético autêntico. É muito bom o clima de imparcialidade.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #193 Online: 28 de Dezembro de 2011, 19:47:32 »
[...]
estou mostrando teorias que forçam o raciocínio a respeito da existência ou não de um Deus. Cabe a você, aceitar ou discordar, mostrando onde erro nos argumentos.

Caro Jetro

Voce já percebeu que este é um fórum composto principalmente por céticos, muitos deles envolvidos diretamente com a Ciência. Então não há sentido nenhum voce querer apresentar teorias, hipóteses ou sequer especulações que não tenham por base a realidade objetiva (sim, isto mesmo, aquela que é identificada e estudada pela razão e pelos sentidos).

As suas especulações não tem nenhum respaldo científico e somente estão no campo das possibilidades para aqueles que admitem que há algo além do material, que como todos sabemos - incluindo voce - não há nenhuma evidência científica minimamente respeitável.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #194 Online: 28 de Dezembro de 2011, 19:50:59 »

Entrometendo-me...
Já tive oportunidade de conversar com cético autêntico. É muito bom o clima de imparcialidade.

Malditos escoceses, malditos !!!!  :palavrao:

:lol:

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #195 Online: 28 de Dezembro de 2011, 20:35:40 »
É melhor ter atitudes céticas que propriamente ser cético.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #196 Online: 28 de Dezembro de 2011, 21:01:42 »
Caro Bylex.

Se você continuar cético e imparcial, iremos longe. Ou, definiremos nossas posições em algumas linhas.

Claro que mudaria meu caro Jetro. Mas lembre-se (para que ao menos não haja perda de tempo): aqui aceitamos somente teses comprovadas pelo método científico. Caso venha a empreender algo desse tipo, não se esqueça de entender muito bem o que se classifica como "método científico".

Eu falei "comprovar", o que acabara de dizer, na primeira linha do parágrafo. Nada mais.

Uma pergunta para você (aproveito e volto ao assunto do tópico): considerando que a maioria das evidências encontradas até agora, se não apontam para o surgimento da vida ao acaso, com certeza não apontam para um criador divino, qual é sua posição em relação ao assunto?

Se eu fosse me basear apenas em evidências científicas para aceitar uma hipótese, teria de deixar de lado, meu instinto, sentimentos e anseios, sendo que meus valores são todos fundamentados nessas três palavras.

Baseando-me apenas nas evidências, eu seria um robô engessado, sujeitado a aceitar como verdade apenas o que fosse constatado. Isso até parece ser coerente. Mas na verdade não é. O universo desconhecido é maior que o conhecido e eu estaria ignorando muitas possibilidades.

Aceito as descobertas da ciência SIM. Sem problema algum. Mas não às tenho como verdade absoluta.

Que são as estrelas?
O que é a luz?
Será o universo infinito?
De onde surgiram os seres humanos?
O tempo passa com a mesma velocidade em todos os lugares?

Estas são questões filosóficas que um dia foram válidas e muitas respostas foram dadas pelos cientistas até que uma se firmasse por adequação, e a partir daí, a aceitamos como "verdade". Mas foram respostas baseadas apenas em fatos conhecidos e isso torna a verdade científica um fato temporal.
Não posso e não devo tomar decisões acerca de certos assuntos com base nas evidências.

Deus existe?

Por favor não faça do trabalho de um bando de cientistas um motivo de chacota e vamos debater saudavelmente perante os fatos e não mera opiniões pessoais. Afinal, o que quero deixar claro aqui é que independente do que você ou eu achamos, de nossas crenças e criações familiares, os fatos estão aí. Entenda que eu não escolho "acreditar" nisso ou naquilo, a questão é que eu não posso ou, no mínimo acho muito insensato ir contra os fatos.

Eu jamais chacoto de alguém.
Jamais luto contra os fatos.

Mas os fatos não bastam para mim.

Eu acho a ciência fantástica. Mas ela se baseia naquilo que conhecemos e o universo desconhecido é muito maior do que o conhecido. Portanto existem questões tão distantes dos nossos olhos, que tentar responde-las com base no que conhecemos é um ato afoito para mim. É o mesmo que escrever uma música com as notas naturais apenas.

A ciência para. A filosofia continua. Filosofando se voa mais alto. Afinal de contas, a própria Física foi originada da Filosofia Natural.

Por fim, a filosofia, se baseia naquelas três palavras que citei acima.

Minha "Luta" não é fazer com que os céticos "aceitem" a existência de um Deus mas sim, deixar a porta aberta para que a possibilidade seja aceita. Não posso provar a existência de Deus assim como ha alguns anos atrás, a luz era um mistério, acredito que o homem alcançará uma resposta satisfatória a esse respeito.
Hoje sinto as coisas espirituais como antigamente se via a luz.
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2011, 21:12:34 por Jetro »

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #197 Online: 28 de Dezembro de 2011, 21:14:06 »

Você pode colar aqui, o número da resposta onde eu tenha dito que "Deus Existe"?
Não é este meu empenho neste forum.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #198 Online: 28 de Dezembro de 2011, 21:15:55 »

Vamos lá...

Merda, nem sei mais qual é o assunto, pensei que era que você não podia mostrar evidência que prova os argumentos da sua religião deísta-cristã sem nomenclatura e professada somente por você.

Se não é isso, deixa pra lá.  ::)

Sugiro então que você, antes de iniciar uma discussão se inteire do tema.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #199 Online: 28 de Dezembro de 2011, 21:19:03 »

Caro Jetro

Voce já percebeu que este é um fórum composto principalmente por céticos, muitos deles envolvidos diretamente com a Ciência. Então não há sentido nenhum voce querer apresentar teorias, hipóteses ou sequer especulações que não tenham por base a realidade objetiva (sim, isto mesmo, aquela que é identificada e estudada pela razão e pelos sentidos).

As suas especulações não tem nenhum respaldo científico e somente estão no campo das possibilidades para aqueles que admitem que há algo além do material, que como todos sabemos - incluindo voce - não há nenhuma evidência científica minimamente respeitável.

Amigo.

Eu não vim aqui para falar de Deus e se o fiz em alguns momento, foi porque fui questionado a respeito.
Sempre tenho dito que minha crença não está em questão aqui, pois se baseia em minhas experiências pessoais e intuição.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!