Autor Tópico: Ciência e Fé  (Lida 31442 vezes)

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
Re:Ciência e Fé
« Resposta #200 Online: 28 de Dezembro de 2011, 21:20:13 »
É melhor ter atitudes céticas que propriamente ser cético.
Eu pensava que atitudes céticas eram coisas de céticos....
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #201 Online: 28 de Dezembro de 2011, 21:23:32 »
Atitudes céticas são simplesmente atitudes céticas. Todo mundo é cético sobre alguma coisa em algum momento.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #202 Online: 28 de Dezembro de 2011, 21:35:19 »

Como é difícil fazer vocês permanecerem no assunto....
Vamos lá...
Estávamos falando sobre "Fugir do assunto" lembra? ai eu disse que quem "foge" são os céticos...Lembrou?
Ai eu disse que poderia provar que quem foge são os céticos... e tal... etc... pegou?

ou você esta fugindo do assunto de novo?

Merda, nem sei mais qual é o assunto, pensei que era que você não podia mostrar evidência que prova os argumentos da sua religião deísta-cristã sem nomenclatura e professada somente por você.

Se não é isso, deixa pra lá.  ::)

Sugiro então que você, antes de iniciar uma discussão se inteire do tema.

A tá !!! Tipo assim:

Jetro, mesmo que Albert Einsten fosse teísta, qual a diferença?
Para mim, nenhuma.
Defendo uma religião sem "Marca". Mas que sinto subjetivamente. Não posso provar. Não há evidências. Como disse, só acredito, ao ponto de quase confiar, na minha intuição.
óbvio que a opinião de um Cientista como Einstein, é muito relevante para mim nesse sentido.
É normal, para mim, o fato de um cientista ser Ateu, porque todos os nossos 5 sentidos, parecem que endossam essa opinião. Surpreendente é porém, saber que um "Einstein" aceita a possibilidade da existência de um "Ser Supremo", um "Deus" ou uma "Força Sobrenatural".
Para mim, como para qualquer um ser humano, a ideia da existência de um "Deus" seria algo maravilhoso! Fantástico! Não existem palavras para descrever o quão valioso seria. Esta "hipótese", somada à minha intuição, aos meus sentimentos, às minhas experiências, certamente um pronunciamento de um cientista como o Einstein, ao afirmar que: "Todos, no entanto, podem atingir a religião em um último grau, raramente acessível em sua pureza total. Dou a isto o nome de religiosidade cósmica e não posso falar dela com facilidade já que se e trata de uma noção muito nova, à qual não corresponde conceito algum de um Deus antropomórfico"*, de alguma forma, me dá força para continuar minha busca.

* "Como vejo o mundo" - 1953 - Albert Einsteins - Pg 12.

Considero como resposta o segundo quote.

Não há diferença alguma para o seu conceito de religiosidade para com as demais religiões, todas tem a mesma matiz ideológica e inconsistência lógica e conceitual, inclusive a sua, sendo convenientemente seletivo no que acredita, incrivelmente místico e falacioso nos argumentos, usa e abusa de subterfúgios para tentar escapar da crítica lógica, soa sempre como proselitista e é incapaz de mostrar evidências factíveis do que afirma.

Voce deseja que eu mostre evidencias de algo que acontece subjetivamente?

Sim, e isso é factível. Podemos ver evidências de qualquer sentimento subjetivo que qualquer pessoa afirme ter, como amor, tristeza, paixão, depressão, etc, ainda assim você diz não poder mostrar essa evidência por ser um sentimento e ainda por cima subjetivo. Isso não bate e é um subterfúgio bem fraco.
Acho incrivel como vocês sempre levam qualquer tópico para o mesmo assunto "Provar que Deus existe". Todos os tópicos que eu postei, nalguma hora, pende para esse lado. Mesmo eu lutando contra.

Vou repetir de novo, esta na sua premissa Jetro. É a partir de sua crença afirmativa em um deus cristão-panteísta que todo seu argumento se desenvolve, sua premissa  provém de um fato inverificável e portanto passivo de questionamento. Para desenvolver e provar que seu argumento está certo, é preciso mostrar e evidenciar que sua premissa é verdadeira, lógica e factível.

Voce deseja que eu mostre evidencias de algo que acontece subjetivamente?

Sim, e isso é factível. Podemos ver evidências de qualquer sentimento subjetivo que qualquer pessoa afirme ter, como amor, tristeza, paixão, depressão, etc, ainda assim você diz não poder mostrar essa evidência por ser um sentimento e ainda por cima subjetivo. Isso não bate e é um subterfúgio bem fraco.

Você pode me mostrar uma evidência que realmente sente o amor?

Bem fácil, os sentimentos são universais, todos sentimos e nos expressamos para nós mesmos e para os outros. São factíveis porque estão correlacionados a outra pessoa ou coisa a partir de uma ação. Do momento que outro diz que que odeia feijão, é perfeitamente normal não duvidar que esse sentimento existe porque o ódio e o feijão não precisam ser provados da existência, pois todos temos evidências pessoais e se preciso científicas da existência deles, o feijão está ali para qualquer um pegar e o ódio é verificável por aspectos psicológicos que experimentos diariamente, por todos nós seres humanos.

Agora sentir deus é o que? Primeiro não tem como evidenciar deus, segundo que dizer sentir é algo bem vago. Pode dizer que ama a deus, e isso é factível, embora o conceito de deuses seja pra lá de duvidoso, ainda assim é perfeitamente possível amar uma ilusão ou um fato ilógico. O problema é quando se propõe a exequibilidade dessa crença e por consequência da existência do sentimento que a origina como algo realmente verdadeiro como o amor e o ódio. Aí a porca torce o rabo.

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #203 Online: 28 de Dezembro de 2011, 21:45:35 »
Eu jamais disse que tenho ou que exista, alguma evidência sobre a existência de Deus!!!

Então se não existe nenhuma evidência da existência de Deus, você afirma que ele existe com base em que? Na intuição que você tanto fala?

Você pode colar aqui, o número da resposta onde eu tenha dito que "Deus Existe"?
Não é este meu empenho neste forum.

Não posso fazer isso até porque eu não acompanhei a discussão inteira, eu simplesmente fiz a suposição de que você acredita na existência de alguma divindade dado os posts que eu li, tanto seus quanto de outros foristas. Me corrija se eu estiver errado então.
Qual a sua posição, portanto?

Se for a de que a existência de alguma divindade é uma possibilidade, então nós concordamos, já que eu não ignoro a existência, por exemplo, do deus deísta, uma vez que não há, ainda, resposta suficientemente correta pra existência do Universo. Tenho minhas próprias idéias, e elas batem com o que é aceito cientificamente, porém eu acho que seria um pouco apressado se eu afirmasse com todas as letras que o Universo não foi criação de alguma entidade inteligente não conhecida (perceba que estou assumindo que até mesmo podemos viver numa Matrix, por exemplo). Mas o importante não é debater sobre o que é possível ou não, e sim qual a probabilidade de cada possibilidade. Eu julgo que explicações naturais são muito mais prováveis, usando o princípio da parcimônia, e isso é suficiente pra eu não ter fé em qualquer divindade ou explicação alternativa.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #204 Online: 28 de Dezembro de 2011, 22:45:25 »
Atitudes céticas são simplesmente atitudes céticas. Todo mundo é cético sobre alguma coisa em algum momento.

Exato. Crentes na Virgem Maria do Caixa Prego podem ser céticos em relação a Papai Noel. A própria teologia tem atitudes céticas em relação a pontos de vista religiosos. O que falta aos crentes em geral é o ceticismo científico.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #205 Online: 29 de Dezembro de 2011, 09:44:24 »

Exato. Crentes na Virgem Maria do Caixa Prego podem ser céticos em relação a Papai Noel. A própria teologia tem atitudes céticas em relação a pontos de vista religiosos. O que falta aos crentes em geral é o ceticismo científico.
Pois é! Concordo. 
Alguns até fazem "bom uso" do ceticismo científico, mas só até o momento em que este vai contra a sua crença.

Como alguem já disse, cristãos tambem são ateus em relação a outros deuses, nós só acreditamos em um deus a menos que eles...

"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #206 Online: 29 de Dezembro de 2011, 12:00:32 »
Eu jamais disse que tenho ou que exista, alguma evidência sobre a existência de Deus!!!

Então se não existe nenhuma evidência da existência de Deus, você afirma que ele existe com base em que? Na intuição que você tanto fala?

Você pode colar aqui, o número da resposta onde eu tenha dito que "Deus Existe"?
Não é este meu empenho neste forum.

Não posso fazer isso até porque eu não acompanhei a discussão inteira, eu simplesmente fiz a suposição de que você acredita na existência de alguma divindade dado os posts que eu li, tanto seus quanto de outros foristas. Me corrija se eu estiver errado então.
Qual a sua posição, portanto?

Se for a de que a existência de alguma divindade é uma possibilidade, então nós concordamos, já que eu não ignoro a existência, por exemplo, do deus deísta, uma vez que não há, ainda, resposta suficientemente correta pra existência do Universo. Tenho minhas próprias idéias, e elas batem com o que é aceito cientificamente, porém eu acho que seria um pouco apressado se eu afirmasse com todas as letras que o Universo não foi criação de alguma entidade inteligente não conhecida (perceba que estou assumindo que até mesmo podemos viver numa Matrix, por exemplo). Mas o importante não é debater sobre o que é possível ou não, e sim qual a probabilidade de cada possibilidade. Eu julgo que explicações naturais são muito mais prováveis, usando o princípio da parcimônia, e isso é suficiente pra eu não ter fé em qualquer divindade ou explicação alternativa.

Minha capacidade racional me obriga a concordar com você.
Meu instinto e experiência pessoal me induzem o contrário.

« Última modificação: 29 de Dezembro de 2011, 14:01:22 por Jetro »

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #207 Online: 29 de Dezembro de 2011, 13:55:26 »

Ceticismo para mim é não acreditar em uma verdade absoluta. E por isso, me considero cético.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2011, 14:02:01 por Jetro »

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #208 Online: 29 de Dezembro de 2011, 14:00:36 »

Visto que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação o que mais encontra-se nos forums são  "pseudo-céticos".

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #209 Online: 29 de Dezembro de 2011, 14:33:36 »

Visto que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação o que mais encontra-se nos forums são  "pseudo-céticos".

Exato! Exatamente como sua atitude de negação frente aos fatos sobre sua crença.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #210 Online: 29 de Dezembro de 2011, 14:38:27 »
Minha capacidade racional me obriga a concordar com você.
Meu instinto e experiência pessoal me induzem o contrário.

Você, portanto, concorda que sua crença, seja ela qual for, não é racional. Esse já é o primeiro passo.
O segundo é perceber que você não está aplicando o ceticismo aos seus instintos e experiências pessoais. Como os outros colegas já falaram, instintos e experiência pessoal não são as melhores ferramentas a nossa disposição pra garimparmos os fatos que se encontram entre as evidências brutas. Muito pelo contrário, ao não aplicar o ceticismo aos seus instintos e experiências, você acaba ficando tentando a ir para o lado oposto, se entregar às crenças improváveis e irracionais.

Mas tente ser mais específico, de que maneira, exatamente, seus instintos e experiências te levam a acreditar em algo que não é racional?

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #211 Online: 29 de Dezembro de 2011, 15:43:17 »
Exato! Exatamente como sua atitude de negação frente aos fatos sobre sua crença.

O Cético diria: "Concordo".

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #212 Online: 29 de Dezembro de 2011, 16:00:31 »
Você, portanto, concorda que sua crença, seja ela qual for, não é racional. Esse já é o primeiro passo.

Errado. Eu não disse isso. Só acho que racionalizar algo com base no insignificante conhecimento que temos, as vezes não é apropriado. E nessa hora o instinto fala muito alto.
Penso que deveria existir uma palavra intermediária entre "Racional" e "Sentimental". Mas eu não fico preso às palavras para discernir o que sinto.

O segundo é perceber que você não está aplicando o ceticismo aos seus instintos e experiências pessoais.

Sim estou. E é por conta disso que na condição de Teísta, estou aqui, explorando opiniões céticas e atéias.

Como os outros colegas já falaram, instintos e experiência pessoal não são as melhores ferramentas a nossa disposição pra garimparmos os fatos que se encontram entre as evidências brutas. Muito pelo contrário, ao não aplicar o ceticismo aos seus instintos e experiências, você acaba ficando tentando a ir para o lado oposto, se entregar às crenças improváveis e irracionais.

Não estou garimpando fatos evidenciados. Não sou engessado a este ponto. Entende? Também não acredito da verdade absoluta de nada.

Mas tente ser mais específico, de que maneira, exatamente, seus instintos e experiências te levam a acreditar em algo que não é racional?

Quando me senti atraído pela primeira vez, por minha esposa, não fiquei questionando a química que se formava em meu corpo. Naquele momento, eu simplesmente deixei de lado a "Lógica da coisa" e "segui meu instinto". E me dei bem!!!
Da mesma forma, sou "atraído" para buscar um "Ser Superior" que chamam de "Deus" e eu, da mesma forma, não estou muito disposto a fazer experimentos limitados em coisas materiais para tentar explicar o que senti quando fui "atraído" por essa força inexplicável. Eu simplesmente fui e me dei bem. Agora veja que, este tipo de assunto, não é agradável aos ouvidos dos céticos ou ateus porque eles ficam procurando explicações e não as encontram, justamente porque os fatos que possuem para o discernimento, não são suficientes para o entendimento. Assim como ha alguns anos atrás, a luz era uma incógnita.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2011, 16:03:47 por Jetro »

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #213 Online: 29 de Dezembro de 2011, 17:44:14 »
Trollismo na sua mais pura arte... Não dou mais comida pra esse bichão... :nao3:

Offline D|V

• Nível 20
  • *
  • Livre pensador
« Resposta #214 Online: 29 de Dezembro de 2011, 20:37:50 »
Errado. Eu não disse isso. Só acho que racionalizar algo com base no insignificante conhecimento que temos, as vezes não é apropriado. E nessa hora o instinto fala muito alto.
Penso que deveria existir uma palavra intermediária entre "Racional" e "Sentimental". Mas eu não fico preso às palavras para discernir o que sinto.

Não consigo ver onde que eu estou errado, já que você falou claramente que sua parte racional concordaria comigo, porém não é o caso. Então você, deliberadamente, está admitindo que abre mão da sua racionalidade em prol dos seus instintos e sentimentos, o que torna essa sua atitude irracional, por definição.
Infelizmente não existe meio termo, e isso não é uma limitação apenas decorrente da inexistência de palavras (afinal, existe sempre o neologismo), e sim porque são duas atitudes distintas, o que não significa que sentimentos não possam ser explicados racionalmente. Você se apaixonar por alguém é uma atitude emocional, você não racionaliza sobre a outra pessoa e chega a conclusão que o melhor a fazer é se apaixonar por ela, porém a paixão em si que você sente pode ser descrita utilizando hormônios, química etc.

Sim estou. E é por conta disso que na condição de Teísta, estou aqui, explorando opiniões céticas e atéias.

Não, não está. Isso não é ser cético. Se eu acredito em fadas e venho aqui debater sobre o assunto com céticos isso não me torna cético, afinal, eu acredito em fadas! A posição de crença, na minha opinião, já anula o ceticismo, pois acreditar sempre implica ter uma atitude positiva ou negativa diante de um fato sem ter provas, sem ter fatos, sem ter realizado experimentos, sem ao menos evidência. Tanto a atitude de "Fadas existem" quanto "Fadas não existem" são equivocadas, porque não há evidências que respalde nenhuma posição. O que há são os mitos que podem ajudar a entender porque as pessoas criaram esses seres, o conhecimento físico, biológico, que aponta para a impossibilidade da existência de pequenos seres mágicos que voam pimposamente, os relatos de avistamento de fadas que, em sua maioria, se provam mentirosos e por aí vai. Todo esse conjunto de fatos me fazem sustentar a opinião de que fadas são apenas produtos da imaginação humana, e não seres que de fato existem.

O mesmo com divindades. Se você acredita baseado em instinto, sentimentos, emoções, então você não está sendo cético.

Não estou garimpando fatos evidenciados. Não sou engessado a este ponto. Entende? Também não acredito da verdade absoluta de nada.

Se você não acredita na verdade absoluta, não deveria nutrir uma crença em Deus, já que, aparentemente, a existência dele é uma verdade absoluta pra você. Se não for esse o caso, então você tem que admitir que considera a hipótese da existência de Deus mais provável do que a hipótese contrária por X, Y e Z motivos (que devem ser diferentes de "Mas meus sentimentos me fazem achar que ele existe"), porém você está aberto a outras possibilidades, o que não parece ser sua posição neste tópico.
E desde quando pedir por fatos ou evidências é se "engessar"? Então ser livre é acreditar em qualquer coisa sem o mínimo de critério? Se eu te peço todo o seu dinheiro emprestado dizendo que vou investir num negócio muito bom e que isso vai render muito dinheiro pra gente, você vai me emprestar sem qualquer critério (sem me conhecer, sem querer saber que negócio é esse, sem um comprovante) ou você vai adotar a postura "engessada"? E porque?

Quando me senti atraído pela primeira vez, por minha esposa, não fiquei questionando a química que se formava em meu corpo. Naquele momento, eu simplesmente deixei de lado a "Lógica da coisa" e "segui meu instinto". E me dei bem!!!
Da mesma forma, sou "atraído" para buscar um "Ser Superior" que chamam de "Deus" e eu, da mesma forma, não estou muito disposto a fazer experimentos limitados em coisas materiais para tentar explicar o que senti quando fui "atraído" por essa força inexplicável. Eu simplesmente fui e me dei bem. Agora veja que, este tipo de assunto, não é agradável aos ouvidos dos céticos ou ateus porque eles ficam procurando explicações e não as encontram, justamente porque os fatos que possuem para o discernimento, não são suficientes para o entendimento. Assim como ha alguns anos atrás, a luz era uma incógnita.

Essa foi um analogia falsa. O fato de você não ter questionado a química do seu corpo não implica que ela não existisse. E não tem nada relacionado a acreditar em alguma coisa envolvida nesse relato. Você não acreditou que ela ia ser sua esposa e vocês seriam felizes só porque você estava apaixonado por ela, isso seria ridículo, tendo em vista que ela poderia não estar apaixonada por você, ou poderia simplesmente não ter dado certo.
Se você foi atraído por essa "força superior" e não se sente disposto a fazer nenhum experimento, ou não pensar racionalmente sobre o que pode ter causado essa atração, ótimo pra você. Mas não faz sentido você se dizer cético, muito menos vir num fórum como esse e achar que essa atitude é racional. Eu acho que se você simplesmente admitir que acredita em um deus puramente por fé, sem querer ser racional sobre isso, ninguém mais aqui vai te questionar.
Esse assunto é agradável pra mim, e acredito que pra muita gente aqui, afinal, se não fosse não teria ninguém aqui debatendo. E você falha em assumir que não temos explicação. Não só temos como é justamente por isso o ceticismo, o ateísmo. Você que é o "engessado" aqui, porque simplesmente segue seus "instintos" sem nem se questionar ou propor uma explicação alternativa, simplesmente existe porque você sente isso e acabou.

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #215 Online: 29 de Dezembro de 2011, 21:48:51 »
Que coisa . Ninguem tentou entender o que eu queria dizer com "pseudo-céticos" . Tem alguns links para explicar isso(apesarem de serem da Wikipedia,explicam bem):

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ceticismo#Pseudo-ceticismo
http://www.ceticismoaberto.com/ceticismo/2162/sobre-o-pseudo-ceticismo
http://en.wikipedia.org/wiki/Pseudo-skepticism#Pseudoskepticism

Basicamente o Pseudo-ceticismo é uma posição que parece ser de um cético,mas não é,porque a pessoa escolhe negar uma ideia e recusa o ônus da prova de explicar porque ao invés de questionar porque essa ideia estaria certa . Vêm do equivoco de acreditar que o ônus da prova só está com aquele que faz uma afirmação,porque existem várias ocasiões em que o ônus da prova fica com que está negando uma ideia . Isso é o pouco que entendi disso e não tem nada à ver com escoceses(o uso de escoceses aqui tá parecendo uma falácia do espantalho)
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2011, 21:55:37 por genjikhan »
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #216 Online: 29 de Dezembro de 2011, 21:55:30 »
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #217 Online: 30 de Dezembro de 2011, 08:39:21 »
Que coisa . Ninguem tentou entender o que eu queria dizer com "pseudo-céticos" . Tem alguns links para explicar isso(apesarem de serem da Wikipedia,explicam bem):

Basicamente o Pseudo-ceticismo é uma posição que parece ser de um cético,mas não é,porque a pessoa escolhe negar uma ideia e recusa o ônus da prova de explicar porque ao invés de questionar porque essa ideia estaria certa . Vêm do equivoco de acreditar que o ônus da prova só está com aquele que faz uma afirmação,porque existem várias ocasiões em que o ônus da prova fica com que está negando uma ideia . Isso é o pouco que entendi disso e não tem nada à ver com escoceses(o uso de escoceses aqui tá parecendo uma falácia do espantalho)

Cabe a você apontar quem, onde e porquê alguém aqui nesse tópico ou no fórum é por definição um pseudo-cético,ou o ônus cabe a mim? Se não conseguir mostrar, a falácia do escocês cabe perfeitamente na sua argumentação.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #218 Online: 30 de Dezembro de 2011, 08:44:57 »
[...]
Vêm do equivoco de acreditar que o ônus da prova só está com aquele que faz uma afirmação,porque existem várias ocasiões em que o ônus da prova fica com que está negando uma ideia.
[...]

Cabe demonstrar o ônus da veracidade de uma afirmação inicial, a quem a propõe. Uma vez feito isto, aí sim caberia o ônus de demonstrar a refutação, se alguem dela duvidou.
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #219 Online: 30 de Dezembro de 2011, 08:49:14 »

O Cético diria: "Concordo".
Porque?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #220 Online: 30 de Dezembro de 2011, 08:50:29 »

Mas isso ficou claro, é a posição dele.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #221 Online: 30 de Dezembro de 2011, 10:22:36 »
Este é mais um tópico que não vai chegar a lugar algum mas que sempre dá aos crentes aquela sensação de conquista diante do cansaço dos céticos que se recusam a perseguir uma vitória de Pirro.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #222 Online: 30 de Dezembro de 2011, 15:11:51 »
Este é mais um tópico que não vai chegar a lugar algum mas que sempre dá aos crentes aquela sensação de conquista diante do cansaço dos céticos que se recusam a perseguir uma vitória de Pirro.
Pode ser, Giga... Mas é esse tipo de tópico, onde damos corda e os crentes ficam enrolando é que expõe mais evidentemente como é fraco esse tipo de discurso crente.

E esse tipo de "discussão"  tão cheio de falacias mais óbvias é um bom treino para os que estão iniciando...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #223 Online: 30 de Dezembro de 2011, 21:12:36 »
Pode ser, Giga... Mas é esse tipo de tópico, onde damos corda e os crentes ficam enrolando é que expõe mais evidentemente como é fraco esse tipo de discurso crente.

E esse tipo de "discussão"  tão cheio de falacias mais óbvias é um bom treino para os que estão iniciando...

De fato. :ok:

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #224 Online: 30 de Dezembro de 2011, 22:49:41 »
Não consigo ver onde que eu estou errado, já que você falou claramente que sua parte racional concordaria comigo, porém não é o caso. Então você, deliberadamente, está admitindo que abre mão da sua racionalidade em prol dos seus instintos e sentimentos, o que torna essa sua atitude irracional, por definição.

Por favor, continue agindo com razoabilidade. Não estamos diante de um juri portanto, não atue como advogado. Tente entender o que eu digo.
Eu disse: a minha "Capacidade Racional" e expliquei o quão limitada ela é.
Eu não "abro mão" da minha racionalidade por conta dos meus instintos.. que é isso? Você está formando conceitos inexistentes com base em algumas palavras.
Eu sei que você entendeu o que eu disse, tanto é, que abaixo, se manteve no cerne da mensagem.

Infelizmente não existe meio termo, e isso não é uma limitação apenas decorrente da inexistência de palavras (afinal, existe sempre o neologismo), e sim porque são duas atitudes distintas, o que não significa que sentimentos não possam ser explicados racionalmente.

O radicalismo atrapalha o discernimento.
A tênue fronteira entre o "Racional" e o "Sentimental" é imperceptível ao ser humano.
Isso é um fato e contra fatos, não há argumento.

Você se apaixonar por alguém é uma atitude emocional, você não racionaliza sobre a outra pessoa e chega a conclusão que o melhor a fazer é se apaixonar por ela, porém a paixão em si que você sente pode ser descrita utilizando hormônios, química etc.

Apaixono-me pelo que quero. E é assim com todo mundo. Nossa razão é frágil diante do poderoso instinto animal.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!