Fiote, se eu não morasse em SP onde um "rio" que se parece com graxa de caminhão corta a cidade e não visse um lixão em cada esquina, poderia até jogar a culpa nos países ricos.
Só que por exemplo, vi em um programa de televisão que na Alemanha não usam sacolas descartáveis em supermercados, cada um leva a sua de casa.
Aqui no Brasil, vc tem idéia de quantas sacolinhas uma rede de supermercados do tipo Extra ou Carrefour usa todo ano?
E vc sabe que invariavelmente vão acabar num lixão, não sabe?
E vamos jogar a culpa pela poluição ambiental neles?
Há vários tipos de poluição. Você está certo no que diz respeito à cultura de reciclagem (no Japão você não só é obrigado a reciclar, assim como tem dias específicos para cada tipo de material e multa se não o fizer direito), e você também está certo se falarmos das políticas de meio ambiente. Mas infelizmente tudo isso é bastante recente e o CO2 emitido é produzido em outras fontes, como o tipo produção baseado em combustíveis fósseis.
O que posso dizer 'a favor' do livre mercado é que, à medida em que ganhou-se uma consciência global sobre o perigo de continuar esse tipo de políticas, bastante coisa mudou nos países que mais emitiam CO2. As críticas dos próprios consumidores mudam isso, e o fazem com mais velocidade e efetividade do que numa ditadura.
O que você e eu vemos nos rios de São Paulo é vergonhoso , mas é outras coisa, é 'esgoto ao céu aberto', é falta de saneamento básico, além da irresponsabildiade de empresas que jogam seus dejetos sabendo que não serão penalizadas, porque o nosso querido prefeito está mais preocupado com o seu novo partido do que com governar. Ou pior, ele é mais um que está preocupado com o próprio umbigo e que não levará a sério a questão.